Alterações já foram feitas nos resultados das votações de Tailândia e de Nova Esperança do Piriá. Até ontem, 9, pela manhã a prefeita eleita em Tailândia era Higia Frota, do PMDB, com 7.884 votos. Pouco antes de meio dia o TSE corrigiu o resultado e declarou eleito Rosinei Pinto de Souza, o Ney da Saúde do PSD, que obteve 17.524 votos. Em Nova Esperança do Piriá, Nilton, do PT, dormiu prefeito e acordou deposto. O TSE também julgou o recurso de Maria de Sousa Oliveira, do PSDB, que teve seus 6.345 votos finalmente validados.
O TSE já prometeu dar prioridade nesta semana ao julgamento de recursos que envolvem candidatos às eleições de 2012 impugnados pela Lei da Ficha Limpa. O tribunal informou que não será possível julgar todos os recursos, mas haverá esforço concentrado para acelerar as decisões. Depois do TSE, os candidatos podem ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
OUTROS
O julgamento no TSE pode mudar resultados das eleições em municípios onde candidatos barrados pela lei tiveram contagem de votos suficientes para serem eleitos ou para disputar o segundo turno, em 28 de outubro. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, explica que os candidatos com pendências no Tribunal não devem ter os votos invalidados até que a decisão da Justiça seja definitiva. Estes recursos podem se referir tanto a impugnações baseadas na Lei da Ficha Limpa, quanto a outras irregularidades.
No total no Pará restam ser julgados 17 recursos de candidatos a prefeitos.Em todo o país foram mais de 6,9 mil processos recebidos pelo tribunal, dos quais cerca de 3,6 mil estão com julgamento pendente. No caso da Lei da Ficha Limpa, há 2.247 recursos no TSE, dos quais 764 foram julgados até o momento.
NULOS
NULOS
E ontem mesmo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, no início da tarde, os votos dos candidatos com votação anulada ou o registro de decisão judicial. Eles aparecem com votação zero no resultado das eleições deste ano. No Pará, candidatos a prefeitos e vereadores de 77 municípios tiveram votos anulados e ficaram fora da eleição.
Em Belém o caso que mais chama a atenção é o do vereador Nadir Neves (PTB), que obteve 3.953 votos, mas ficou de fora da Câmara porque estava com a candidatura indeferida por supostas ilegalidades vinculadas à sua conduta nas eleições 2006.
Em Breves, o candidato a prefeito Luiz Furtado Rebêlo, perdeu 12.008 votos. A candidata a prefeita de Bujaru, Solange Cristina Cerqueira Muniz teve os seus 4.395 votos também anulados. Em Marabá, Maurino Magalhães de Lima, obteve 9.740 votos e Astrid Maria da Cunha e Silva, candidata a prefeita de Viseu, obteve 9.148 votos. Todos nulos, segundo o TRE.
Fonte:(Diário do Pará)