sábado, 4 de maio de 2013

Relacionamento - Ciúme exagerado

 Ciúme é um ingrediente positivo para o casal. Pode significar, cuidados e proteção.
No entanto, quando é intenso, exagerado, compromete o relacionamento. Posse, manipulação,
 controle, são algumas causas do ciúme exagerado. Insegurança, baixa auto-estima também
levam ao ciúme exagerado. Como saber a dose exata do ciúme que pode ser saudável?
Quando não compromete o relacionamento e prejudica o casal. Ciúme que limita e controla.
Alguns exemplos do cotidiano de vida de alguns casais:

Meu marido é quase vinte anos mais velho do que eu. Há algum tempo fez uma cirurgia de
próstata que comprometeu nossa vida sexual. Desse dia em diante, minha vida se tornou
um inferno. Ele tem ciúmes até da minha sombra, mas não quer conversar sobre nossa
vida sexual. Ele sempre foi ciumento, agora está insuportável! Não sei o que faço!
 Nesse caso, você terá que ter muita paciência. O médico da família poderá ajudar o casal.
Seu esposo tem receio de perder a virilidade, medo de traição. A medicina está muito
adiantada e fornece várias alternativas para amenizar ou resolver problemas de potência
masculina. O seu marido está é com medo de perder você.

Com o ciúme exagerado ele transfere a verdadeira causa e foge do assunto.
Mesmo assim, não se justifica o ciúme
intenso que tende a desgastar mais ainda o relacionamento do casal.
Eu tenho 59 anos. Meu marido depois que se aposentou ficou nervoso e implicante
dentro de casa. Agora, está com um comportamento diferente. Dá carona a vizinhas e
 amigas minhas mais novas do que eu. Os vizinhos acabam me contando. Morro de
ciúmes dele! Agora, piorou. Ligo para o celular dele várias vezes ao dia. Acho que ele
 deseja me trair! Não confio mais nele!

Seu marido deve ter muito medo de envelhecer. Quer provar a si mesmo que pode
conquistar e seduzir uma mulher. Intimamente deve estar se sentindo muito inseguro
com a aposentadoria. Quanto mais você insistir neste ciúme, pouco vai conseguir do
relacionamento. Tem que investigar as causas reais. Você está prestando muito
atenção ao seu esposo e descuidando de você mesma. Como está sua vida social e
emocional? Tem cuidado de você mesma? Da saúde e da beleza? Controlar a vida do
seu esposo não vai melhorar o relacionamento e nem impedir a traição, se ele quiser.
Pense mais em você mesma, na sua vaidade , na beleza, ocupe melhor o seu tempo.
Procure incentivar o diálogo. Isso não quer dizer que deva aceitar comportamentos
inadequados do seu esposo. Uma conversa franca pode ajudar bastante.
Tenho 20 anos e adoro usar roupa moderna, saia curta. Meu namorado vive brigando
comigo por causa das roupas que eu uso. O que eu faço com este ciúme?

Se você não quer mudar seu estilo de roupa, converse com ele. Não abra mão do diálogo!
Faça algumas concessões, ceda um pouco também. Como ele costuma olhar para as
mini-saias alheias, tem receio de que olhem para você também. Seu caso não é muito sério.
 Apenas controle o nível desse ciúme. Abrir mão das coisas que você gosta, pode gerar
ressentimento.
Tenho 48 anos e freqüento bailes de terceira idade. Arrumei um namorado de 58 anos.
 Depois que começamos a namorar , ele não me leva mais a bailes e brigamos muito por
 causa disso. Ele diz que tem ciúmes de mim e prefere ir a locais pouco freqüentados.
 Seu caso, pelo menos, aparentemente, não parece ser de ciúmes. Seu namorado não quer
mostrar aos colegas, amigos e amigas que está comprometido. Afinal, se ele a conheceu num
 ambiente de baile, é porque ambos gostam dessa vida social. Está mascarando algum problema.
Ou tem receio de que alguém olhe para você. Uma conversa franca , honesta, pode ajudar. Fazer
 o que ele deseja para evitar brigas e confrontos , não é a solução. Colocar a sujeira embaixo
do tapete.

Minha noiva é muito ciumenta. Moramos juntos há dois anos, mas ela não muda. Quando saio
de casa, ela liga mil vezes para meu celular querendo saber onde estou e com quem estou.
 Não gosta que eu saia sozinho. Está me sufocando!
 Esse relacionamento está em perigo. Poderá se desgastar ainda mais por conta do controle
 dessa jovem. Ela deveria procurar ajuda profissional para investigar as causas inconscientes
desse ciúme exagerado.
 Alguns homens se acomodam bastante depois que iniciam um relacionamento amoroso.
Explique o quanto é importante na sua vida a música e a vida social. Afinal, ele a conheceu
num baile, não? Abrir mão daquilo que você gosta poderá gerar mágoa e ressentimento.
Será que é realmente o ciúme que está prejudicando o casal? Ou será que ele não quer
mostrar para as pessoas que está comprometido?

A pessoa muito ciumenta pode ser insegura, egoísta ou controladora. Ciúme intenso é
posse, controle. Monitoramento. Quem deseja ser controlado o tempo todo? Se ela olhar
para dentro de si mesma e averiguar a quantas está sua auto-estima, poderá resolver em
parte seu ciúme exagerado.
 Às vezes, o ciúme pode ser fuga de um problema mais sério no relacionamento do casal.
Comparar relacionamentos passados pode gerar ciúme e insegurança. Deixe o passado
para trás e jogue fora o medo. Pessoas muito medrosas e inseguras tendem a sentir
muito ciúme. É apenas o reflexo de um passado sofrido e o medo de viver um novo amor.
 Ciúme exagerado é falta de respeito com a pessoa amada. Algumas pessoas são tão
 inseguras que invadem a privacidade da pessoa amada. Fiscalizam as mensagens do
celular, os telefonemas, a agenda, as roupas. Parecem que procuram febrilmente a traição.

Quem muito procura acha motivo para brigar e comprometer a harmonia da relação.
O casal precisa de privacidade, de ter seu espaço próprio e isso nada tem a ver com infidelidade.
 Mesmo que o parceiro dê motivos para suspeita ou desconfiança, o ciúme exagerado não
resolve o problema. A pessoa quando se sente vigiada ou cerceada o tempo todo, acaba se
afastando ainda mais. Dose seu ciúme e investigue as causas inconscientes do seu
comportamento inseguro e controlador. Se o seu ciúme for muito intenso e você não sabe
como lidar com ele, procure ajuda de um profissional.
 Obs: casos comentados são verídicos, mas a privacidade das pessoas foi mantida em sigilo.
   
Sandra Cecília
fonte http://www.relaxmental.com.br/main/materia_one.php?controle=49181&categ=Ps
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa