Questões Concursos


Lingua Portuguesa prova concurso nível fundamental completo 
Prefeitura Fundão - CE Agente administrativo

Com base no Texto a seguir, Soneto de Fidelidade,
de Vinícius de Moraes, assinale a alternativa
correta das questões 1 a 20.
...................................................................Soneto de Fidelidade
1. De tudo, ao meu amor serei atento
2. Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
3. Que mesmo em face do maior encanto
4. Dele se encante mais meu pensamento.
5. Quero vive-lo em cada vão momento
6. E em seu louvor hei de espalhar meu canto
7. E rir meu riso e derramar meu pranto
8. Ao meu pesar ou seu contentamento.
9. E assim, quando mais tarde me procure
10. Quem sabe a morte, angústia de quem vive
11. Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
12. Eu possa me dizer do amor (que tive):
13. Que não seja imortal, posto que é chama
14. Mas que seja infinito enquanto dure.

http://www.releituras.com/viniciusm_fidelidade.asp. Acesso em
20 de Out. de 2014

1 O autor, nesse Soneto,
(A) fala do amor pela vida da mulher.
(B) fala do amor pela morte da mulher.
(C) fala do amor da mulher que o deixou.
(D) fala do sentimento de amor pela mulher amada.X
(E) não fala de amor.

2 As palavras amor e atento, retiradas da primeira linha, pertencem às seguintes classes gramaticais, respectivamente:
(A) substantivo e verbo.
(B) substantivo e advérbio.
(C) adjetivo e verbo.
(D) advérbio e adjetivo.
(E) substantivo e adjetivo.X

3 - Na linha 12 da quarta estrofe do Soneto, Eu e me(que tive):
(A) são, respectivamente, verbo e pronome.
(B) são, respectivamente, pronome e verbo.
(C) são, respectivamente, pronome e adjetivo.
(D) são, respectivamente, pronome e pronome.X
(E) não pertencem a nenhuma classe gramatical.

4 - O verbo Quero, na segunda estrofe do Soneto (linha 5), está no modo
(A) imperativo negativo.
(B) imperativo afirmativo.
(C) indicativo.X
(D) subjuntivo.
(E) gerúndio.

5 - Os verbos ser conjugados nas linhas 13 e 14 do Soneto, estão, respectivamente,
(A) ambos no modo imperativo negativo.
(B) ambos no modo imperativo afirmativo.
(C) no modo imperativo afirmativo e modo imperativo negativo.
(D) no modo imperativo negativo e modo presente do subjuntivo.X
(E) no modo imperativo negativo e modo imperativo positivo.

6 - “Quem sabe a solidão, fim de quem ama” (linha 11) De acordo com o verso acima, a consequência de quem ama é a
(A) solidão.X
(B) morte.
(C) esperança.
(D) vida.
(E) angústia.

7 - Para exprimir a mortalidade do amor, o autor utiliza a imagem
(A) da morte.
(B) da vida.
(C) da chama.X
(D) da imortalidade.
(E) do amor.

8 - De acordo com o 1º terceto do poema, quem ama terminará
(A) feliz.
(B) morto.
(C) infeliz.
(D) sozinho.X
(E) angustiado

9 - O verso “Quem sabe a morte, angústia de quem vive” (linha 10), significa para o autor que
(A) talvez o amor seja a angústia de quem vive.
(B) talvez a morte seja a angústia de quem vive.X
(C) talvez a solidão seja a angústia de quem vive.
(D) talvez a esperança seja a angústia de quem vive.
(E) talvez a vida seja a angústia de viver.

10 - “Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”
Nos versos acima, o autor fale sobre a
(A) efemeridade do amor.
(B) durabilidade do amor.
(C) superficialidade do amor.
(D) intensidade do amor.
(E) ausência do amor.

11 - Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso da crase.
(A) Fez a prova à lápis.X
(B) Chegamos às duas horas.
(C) Leu a prova às pressas.
(D) Voltei à cidade Fundão.
(E) O ônibus vai até à casa de Maria.

12 - Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
I. Ontem, ao chegar, ___ casa estava destruída.
II. Ontem ao chegar___casa de meus pais, fiquei feliz.
III. Os candidatos começaram ___fazer a prova.
IV. Os candidatos fizeram ___ prova.
(A) a / a / a / a
(B) a / à / à / à
(C) à / a / a / à
(D) à / à / à / à
(E) a / à / a / a X

13 - Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Regência Verbal.
(A) Nós discutimos a questão.
(B) Nós discutimos o caso.
(C) Concordamos com você.
(D) Entregamos o gabarito.
(E) O prêmio agradou o aluno. X

14 - O pronome oblíquo foi usado adequadamente nas orações a seguir, EXCETO em
(A) O carteiro entregou a carta para mim.
(B) O carteiro entregou a carta para eu.X
(C) Para eu fazer este concurso, estudei muito.
(D) Você vai fazer a prova comigo?
(E) Amanhã vou fazer a prova contigo.

15 - Assinale a alternativa em que o verbo está conjugado INCORRETAMENTE
(A) Eu canto bem.
(B) Canta tu amanhã.
(C) Não cantemos juntos.
(D) Tomara que seja aprovado.
(E) Tomara que seje aprovado.X

16 - Em “O aluno estudou muito, mas não foi aprovado,” a oração destacada é um exemplo de oração
(A) coordenada explicativa.
(B) coordenada adversativa.X
(C) coordenada aditiva.
(D) coordenada conclusiva.
(E) coordenada alternativa.

17 - Em “Mesmo que seja caro a entrada, irei ao teatro,” a oração destacada é uma
(A) final.
(B) condicional.
(C) temporal.
(D) causal.
(E) concessiva.X

18 - Assinale a alternativa em que todas as palavras são adjetivos.
(A) Livro, estudioso e atento.
(B) Livro, estudar e atentar.
(C) Livrar, estudioso e atento.
(D) Feliz, estudioso e dedicado.X
(E) Feliz, livro e dedicado.

19 - Assinale a alternativa em que todas as palavras são advérbios.
(A) Ontem, lentamente e felizes.
(B) Ontem, lentamente e correr.
(C) Ontem, lentamente e muito.X
(D) Lentamente, ontem e levar.
(E) Ontem, lentamente e livro.

20 - Assinale a alternativa INCORRETA com relação às concordâncias verbais.
(A) Faz 33 anos.
(B) Fazem 33 anos.X
(C) Na reunião, devia haver trinta clientes.
(D) Antes havia poucos funcionários nas lojas.
(E) Amanhã vai fazer quatro semanas.

01D 02E 03D 04C 05D 06A 07C 08D 09B 10X 11A 12E 13E 14B 15E 16B 17E 18D 19C 20B

10-X cancelada





QUESTÕES RESOLVIDAS
l













27-?
28-? 











Cetap/Concurso Ourém-PA 2017 Nível Médio
             



Questão de Matemática Concurso Cetap 2012

















Prova de Psicologia EAD

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Prova Regular D2-Curso: Letras/Pedagogia - Disciplina: Psicologia da Educação em: 27/04/17

1- Saúde, educação, organizações, entre tantas outras são campos de atuação em que a Psicologia se insere nos dias de hoje. Além disso, psicólogos podem atuar nas mais diversas áreas. Esta diversidade de atuação se dá pelo fato de a subjetividade estar em todos os lugares, inclusive na Escola (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008).
Com relação a este tema, analise as alternativas que se seguem e assinale a correta.

A)  O único elemento que interessa aos psicólogos na escola é a dimensão intelectual do aluno.
B)  Nas escolas, o psicólogo tem a função de atendimento clínico dos alunos com alguma dificuldade de aprendizagem.
C)  Cabe aos psicólogos, na escola, apenas a função de aplicar testes psicológicos e analisar o QI dos alunos.
D)  Os psicólogos podem ajudar no processo educacional desde que não se envolvam com os sujeitos.
E)  O que mais interessa aos psicólogos na escola é a sua subjetividade envolvida no processo educacional...........x

2- “A aprendizagem, portanto, depende desse organismo vivo que se comporta – de início como um conjunto articulado de reflexos e de processos fisiológicos ao nascer – e que, imediatamente em contato com o mundo, passa por mudanças qualitativas e quantitativas: de um simples organismo passa a constituir-se em pessoa, em indivíduo que não só responde ao meio que o cerca, mas interage e modifica o próprio meio” (CARMO, João dos Santos. Fundamentos Psicológicos da Educação. Curitiba: InterSaberes, 2012). Assim, sabe-se que a aprendizagem acontece por vários meios. Assinale com V para as alternativas que correspondem a meios de aprendizagem e, F, para as falsas.

(    ) Da interação social.
(    ) Da interação direta com os objetos do entorno.
(    ) Através da observação e imitação
(    ) Através da identificação com os outros
A sequência correta é:

a) V, V, V, V.
b) V, V, V, F........x
c) V, V, F, F.
d) V, F, F, F.
e) F, V, V,F.

3- Vários foram os autores que elaboraram teorias para explicar o desenvolvimento psicológico, entre estes estão: Piaget, Vygotsky e Wallon. Isso aconteceu após o término da 1ª Guerra Mundial e antes da chegada de 1950, que é quando a Psicologia de Desenvolvimento tem um grande avanço, passando então a ser incorporada à Psicologia da Educação.
Sobre as teorias interacionistas, analise as proposições que seguem e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I- O desenvolvimento do pensamento e o conhecimento são construídos a partir da interdependência do sujeito com o meio.
II- O sujeito interage ativamente com o meio, o qual modifica o sujeito em função de sua ação.
III- O ponto comum entre os três teóricos é a concepção de que a aprendizagem se dá devido à ação do sujeito.

IV- Para Piaget, o aluno constrói conhecimento se age e problematiza a sua ação.


A) I e II
B) I e III
C) I e IV
D) I, II e III........x
E) I, II e IV

4-  De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo que se realiza em todo o ser humano e tem um caráter sequencial, isto é, ocorre numa série de estágios, sendo cada um deles necessário.
De acordo com as fases ou estágio propostos por Piaget, marque V para as alternativas corretas e F, para as falsas.

(  ) No período sensório-motor o mundo é uma continuação do corpo da criança , sendo fundamental a estimulação ambiental para fazer a diferenciação.
(    ) No período sensório-motor, a criança inicia o desenvolvimento da capacidade simbólica, ou seja, começa a usar símbolos mentais.
(    ) No período pré-operacional a criança já consegue fazer a relação dos objetos concretos da realidade.
(    ) No período das operações concretas a construção do conhecimento lógico sobre os objetos da realidade se dá por meio de imagens mentais e linguagem.
(    ) No período das operações formais, a criança desenvolve o pensamento dependente da manipulação de objetos concretos.

A) V,V, V, V, V.
B) V, V, V, F, F.
C) V, V, F, F, F.
D) V, F, F, F, F......x
E) F, V, F, V, F.

5- O intelectual bielo-russo Leve Semenovich Vygotsky foi um dos maiores psicólogos do século XX, embora não tenha recebido educação formal em Psicologia, foi responsável pela criação de uma das teorias da aprendizagem mais promissoras desta disciplina. Suas obras estão embasadas nos aportes da cultura, na interação social e na dimensão histórica do desenvolvimento mental.
Vygotsky enfatizou que os processos mentais são mediados por sistemas simbólicos e, aquele que é básico de todos os seres humanos é a linguagem. A respeito da linguagem, assinale a alternativa correta.

A) Para Vygotsky, pensamento e linguagem estão ligados no processo de aprendizagem.........x
B) Para Vygotsky, pensamento e linguagem não tem ligação alguma e, portanto, não interferem nenhum processo.
C) Para Vygotsky, pensamento e linguagem não afetam o curso do desenvolvimento.
D) Para Vygotsky, em um primeiro momento o pensamento humano é pré-verbal, dependente da linguagem.
E) Para Vygotsky, quando a linguagem se torna pré-intelectual ela já tem a função de signo.


6- Vários são os autores que escreveram teorias acerca do processo de aprendizagem. Entre esses, tem destaque as obras de Piaget e Vygotsky que, embora suas teorias apresentem divergências teóricas, nota-se que o ser humano possui fontes essenciais de conhecimento: a herança biológica, a experiência individual e a herança social.
Acerca das teorias de Piaget e Vygotsky, analise as asserções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta todas as asserções corretas:

I- Piaget e Vygotsky discordavam sobre a influência da cultura no desenvolvimento cognitivo. Para o primeiro, a cultura não apresentava influência alguma sobre o desenvolvimento, mas para Vygotsky, a cultura é imprescindível para o crescimento e desenvolvimento cognitivo.
II- Por outro lado, Piaget e Vygotsky concordam em relação ao controle da linguagem. Para os dois teóricos, o desenvolvimento da linguagem é o centro da promoção do desenvolvimento cognitivo.
III- Para Piaget, a aprendizagem relaciona-se com o desenvolvimento biológico do ser humano.
IV- Vygotsky acredita na importância da interação cultural, juntamente com a linguagem para o desenvolvimento dos processos mentais superiores.

A) I e II
B) I e III
C) I, II e III
D) I, II e IV
E) I, III e IV..........X

7- Henri Wallon (1879-1962) nas ceu em Paris, França, onde viveu toda a sua vida (...) Wallon formou-se em Filosofia e Medicina e, após sua formatura, foi trabalhar como médico no exército francês, atendendo pacientes feridos de guerra, especialmente aqueles com lesão cerebral. A partir dessa experiência, Wallon repensou a neurologia e começou a ocupar-se da psicologia, em especial da psicologia da criança (Galvão, 2000). De acordo com suas experiências, Wallon formulou sua teoria baseando-se na ideia de que as emoções constituem o ser humano.
De acordo com a teoria Psicogenética de Wallon, assinale a alternativa correta:

A) Para Wallon, a escola não é a responsável por promover a formação integral do aluno.
B) Os quatro elementos básicos que embasam sua teoria são: afetividade, dimensão psicológica, capacidade de aprender e formação do eu como pessoa.
C) Para ele, a emoção não faz parte da afetividade, ela apenas serve para orientar o aluno.
D) Wallon defende que a escola representa um instrumento indispensável ao desenvolvimento da criança.
E) A criança, para Wallon, é essencialmente racional e gradualmente vai se constituindo em um ser sociocognitio.

8- De acordo com a Teoria Comportamental, comportamentos podem ser definidos como sendo as atividades que a pessoa realiza em relação ao seu ambiente. Desta forma, a Teoria Comportamental tem o comportamento como sendo seu objeto de estudo.
Acerca do comportamento respondente, assinale a alternativa correta.

A) É o comportamento que age sobre o ambiente, modificando-o de algum modo.
B) São os comportamentos voluntários, que acontecem por conta da vontade do sujeito.
C) Pavlov foi o precursor de seu estudo, que pode ser definido como sendo uma reação imediata e involuntária.
D) São as reações que o indivíduo apresenta que são provocadas por um estímulo subsequente.
E) Não é possível detectar automaticamente quais estímulos são aliciadores desses comportamentos.

9-Em sua segunda tópica, Freud faz referência aos elementos que tem a finalidade de alcançar a correspondência entre certos fatos que podem ser encontrados no conflito psíquico. Esta teoria divide a mente em três grupos de funções denominados: Id, Ego e Superego.
De acordo com esta teoria de Freud, analise as alternativas que se seguem e assinale a correta.

A) O Ego é inconsciente.
B) O representante moral da personalidade é o Ego.
C) O Id é regido pelo princípio da realidade.
D) O Superego é a estrutura que se desenvolve a partir do Ego.
E) O Id está ligado à razão.

10- Lacan faz referência ao conflito da relação dual através do estágio do espelho, afirmando que este está bem longe de apenas conotar um fenômeno que se apresenta no desenvolvimento da criança. (LACAN, 1967-57).
Levando em consideração o estágio do espelho proposta por Lacan, analise as asserções que se seguem e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as asserções corretas.

I- Estágio do espelho é um momento psíquico da evolução humana, entre 6 e 18 meses.
II- O estágio do espelho é a fase de estruturação da criança como sujeito, num processo inconsciente.
III- No estágio do espelho a criança identifica sua imagem antes que os outros ao seu redor.
IV- A fase do estágio do espelho é caracterizada pela elaboração das imagens do bebê em relação com o mundo.

A) II e II
B) I e III
C) I e IV
D) I, II e III
E) I, II e IV


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          Prova Avaliativa – Oficina de Biologia-EAD
Parte superior do formulário
Questão: 1

A humanidade, após a revolução industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.
Como consequências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:
      I.        Aumento da temperatura média do nosso planeta e da penetração de raios ultravioletas.
     II.        Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele.
    III.        Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.
Estão corretas:
(    ) a. somente I e III                     (    ) b. somente II e III                    ( X ) c. somente I e II
(    ) d. todas.                      (    ) e. somente II          
 Esta resposta está correta, pois a degradação da camada de ozônio permite que uma maior quantidade de raios UV choque com a superfície da Terra. O excesso do Efeito Estufa retém maior quantidade de calor, fator que aquece mais o Planeta.

Questão: 2

Em 2009, comemoram-se os 150 anos da publicação da obra a origem das espécies, de Charles Darwin.
Pode-se afirmar que a história da biologia evolutiva se iniciou com Darwin, porque ele:
Escolher uma resposta.
(X ) a. propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.
(   ) b. provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.
(    ) c. demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.
(    ) d. foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.
(    ) e. foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.
Esta resposta está correta, pois o mecanismo responsável por selecionar as características nos organismos é a SELEÇÃO NATURAL.

Questão: 3

Uma idéia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta:

(  X ) a. da interação entre os organismos e seus ambientes.
(    ) b. de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.                 
(    ) c. da manutenção das melhores combinações gênicas. 
(    ) d. do sucesso reprodutivo diferencial.
(    ) e. de uso e desuso de estruturas anatômicas.
Esta resposta está correta, pois tanto Lamarck quanto Darwin envolveram o ambiente em suas Teorias. Para Lamarck, o ambiente induzia mudanças nos organismos. Já Darwin, o ambiente seleciona aquilo que já foi alterado ao acaso.

Questão: 4

Está presente na célula bacteriana:
Escolher uma resposta.
(    ) a. aparelho de Golgi                      (    ) b. retículo endoplasmático             (    ) c. mitocôndria
(  X ) d. ribossomo                          (    ) e. carioteca
Esta resposta está correta, pois todas as células apresentam ribossomos, porém as bactérias, que são procariontes, não apresentam as demais estruturas citadas nas alternativas.


Question 5
Notas: 1
A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior
Escolher uma resposta.
a. absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio.
b. sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre.
c. liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta.
d. disponibilidade de combustíveis renováveis e, conseqüentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono).
e. retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa.

Parabéns! Esta resposta está correta, pois o texto refere-se à hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá uma maior retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, devido à fotossíntese. Assim, haverá diminuição do CO2 livre na atmosfera, o qual é responsável pelo efeito estufa.


Question 6
Notas: 1
A cidade de São Paulo, atravessada por dois grandes rios, Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é freqüentemente assolada por grandes enchentes nos períodos chuvosos. Após as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença, adotando as cinco medidas seguintes.
      I.        Exterminar o maior número possível de ratos.
     II.        Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos rios.
    III.        Multar as famílias que acumulam água nos fundos dos quintais.
    IV.        Evitar o acúmulo de lixo próximo a residências e margens dos rios.
     V.        Desenvolver campanha para estimular o uso de calçados, principalmente em dias de chuva.
As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose são
Escolher uma resposta.
a. II e III.
b. IV e V.
c. I e IV.
d. I e II.
e. III e V.


Parabéns! Esta resposta está correta, pois a leptospirose é transmitida através da urina de ratos, que contamina os seres humanos principalmente em momentos de enchente, pois a água contaminada entra em contato direto com os corpos dos indivíduos.


Question 7
Notas: 1
Comparando-se os ciclos reprodutivos das criptógamas (Briófitas e Pteridófitas) com os das fanerógamas (Gimnospermas e Angiospermas), destacamos a seguinte diferença:
Escolher uma resposta.
a. independência da água para a reprodução.
b. predominância da geração gametofítica sobre a esporofítica.
c. meiose gamética.
d. geração esporofítica diplóide.
e. ciclo de vida alternante.

Esta resposta está correta, pois as Gimnospermas e Angiospermas são vegetais, que devido à presença do grão de pólen, não dependem da água para reproduzir.


Question 8
Notas: 1
O fenômeno genético responsável pela criação de novos alelos e com conseqüente geração de variabilidade nas populações é:
Escolher uma resposta.
a. Mutação gênica.
b. Permuta Genética
c. DNA
d. Recombinação
e. Gene

A única capaz de gerar alteração possibilitando a produção de um gene novo é a mutação gênica.

Question 9
Notas: 1
O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema :

As etapas I e II podem ser, respectivamente:
Escolher uma resposta.
a. fotossíntese e queima de combustíveis.
b. decomposição e queima de combustíveis.
c. fotossíntese e quimiossíntese.
d. fermentação e respiração.
e. quimiossíntese e fotossíntese.



Esta resposta está correta, pois a fotossíntese e a quimiossíntese são os processos que, na natureza, transformam gás carbônico em matéria orgânica. A devolução desse gás para a atmosfera se dá através da respiração celular, da decomposição e da queima de combustívei

Question 10
Notas: 1
Toda célula viva possui
Escolher uma resposta.
a. membrana plasmática, mas pode não possuir núcleo e mitocôndrias.
b. núcleo, membrana plasmática e mitocôndrias.
c. núcleo, mas pode não possuir membrana plasmática e mitocôndrias.
d. membrana plasmática e mitocôndrias, mas pode não possuir núcleo.
e. núcleo e mitocôndrias, mas pode não possuir membrana plasmática.
Esta resposta está correta, pois toda célula apresenta membrana plasmática, ribossomos, material genético e hialoplasma.Parte inferior do formulário

       
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Avaliação de Literatura Brasileira EAD
1-Assinale a alternativa que indica corretamente uma vertente do pensamento filosófico que ajudou a moldar as bases do Realísmo.
A) Positivísmo...x
B) Judaísmo
C) Modernismo
D) Confucionismo
E) Dadaísmo
2-Assinale a alternativa que indica corretamente o autor a que se refere o trecho abaixo:
"Seus romances são psicológicos e denunciam aquilo que o ser humano possui e é, apresentando seus métodos, suas mesquinharias, suas hipocrisias. O autor faz o mesmo em relação à sociedade, que é igualmente desmascarada. Sua linguagem é cheia de ironia, fazendo-se uso de termos inusitados, com muita ousadia e, por meio da sua obra, afrontando a sociedade burguesa da época".
A) João Guimarães Rosa
B) Eça de Queirós
C) Fernando Pessoa
D) Machado de Assis...x
E) Lima Barreto
3-Assim como o Realísmo, o Naturalísmo nasceu na França. Assinale a alternativa que indica corretamente a obra que inaugurou o Naturalísmo francês.
A) Cortiço
B) A festa
C) Germinal...x
D) Flaubert
E) Nossa senhora de Paris
4) Assinale a alternativa que indica corretamente o mais destacado poeta do Parnasianísmo brasileiro, autor de Via Láctea.
A) Machado de Assis
B) João de Deus
C) Olavo Bilac...x
D) Jonas Só
E) Gonçalves Dias
5-O Simbolísmo, à semelhança dos outros estilos literários, se posiciona de forma contrária à escola anterior. Assinale a alternativa que indica corretamente o movimento literário a que se opõe o Simbolísmo.
A) Romantísmo
B) Realismo...x
C) Renascimento
D) Parnasianismo
E) Arcadismo
6-Assinale a alternativa que indica corretamente o estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas - especialmente o início da arte aplicada à indústria - que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1910,
inclusive no Brasil.
A) Modernísmo
B) Vanguardas
C) Art Noveau...x
D) Barroco
E) Pré-modernísmo
7-Assinale a alternativa que indica a fase do modernísmo brasileiro que se caracteriza pela solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernístas.
A) Pré-modernísmo
B) Fase heróica...x
C) Segunda fase
D) Nacionalismo
E) Simbolismo tardio

8-Assinale a alternativa que indica corretamente o conjunto de temas adotado pelos poetas da terceira geração modernista.
A) Nacionalistas
B) Românticos
C) Subjetivos...x
D) Existencialístas
E) Paternalistas
9-Assinale a alternativa que indica o autor que DESTOA do conjunto de autores marcados pela literatura engajada.
A) Graça Aranha
B) Graciliano Ramos
C) Vinícius de Morais
D) Olavo Bilac
E) Drummond de Andrade...x
10-Assinale a alternativa que indica corretamente o primeiro movimento internacional que teve, na sua criação, a participação direta, original, de poetas brasileiros, iniciado também em São Paulo, em 1956.
A) Confucionismo
B) Cabala
C) Futurismo
D) Dadaísmo


E) Concretismo...x


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Oficina de Língua Portuguesa III
Atividade Avaliativa

Question1

Leia as afirmações:

I. Resumo é um metatexto que contém as ideias centrais do texto base.
II.Texto base é o texto a ser resumido.
III. Resumo é feito para diversas finalidades.
IV. Resumo é um texto que deve ter coerência e coesão.

A partir de sua leitura das afirmações acima, pode-se considerar que:
Escolher uma resposta.

b) todas as afirmações estão corretas

Questão 2

Quando nos referimos a um resumo, vem-nos à mente um texto que:

e) é um metatexto que fornece informações sobre um texto fonte de modo que o leitor possa selecionar o que pretende/deve/precisa ler.

Question3

Resumo e Resenha são:

e) textos que pertencem a gêneros diferentes.

Question4

Se você for solicitado a elaborar uma resenha, você deve levar em conta que:

c) o título da resenha deve captar a ideia central da sua resenha e se referir também à obra resenhada.

Question5

Leia com atenção asafirmações a seguir:

I. Fazer uma resenha é escrever um resumo da obra resenhada acompanhado de críticas a essa obra.
II. Para ler e/ou escrever uma resenha, o conhecimento de mundo necessário implica uma atenção direta e exclusiva à obra que vai ser resenhada.
III. A finalidade da resenha é elaborar um comentário crítico da obra resenhada (ou seja, do texto base).

Baseado em sua leitura das afirmações, pode-se afirmar que:

d) as afirmações I e III estão corretas

Question6

Se nos referirmos a Resumos e Resenhas, podemos afirmar que:
Escolher uma resposta.

d) a resenha é um gênero muito requisitado nos bancos acadêmicos, pois revela a capacidade de resumir e de argumentar do estudante universitário

Question7

Em relação à elaboração deuma resenha acadêmica, é conveniente que:
I – Sugere-se que o autor tenha bom conhecimento de mundo, para fazer relações da obra resenhada com outras obras já lidas, mesmo que não seja obrigatório.
II - O autor faça um resumo bem detalhado da obra resenhada, para que o leitor se interesse em comprar a obra-base.
III - O autor pode fazer resenhas de livro, de capítulo de livro, de filme, de umaaula, entre outros.
IV - O autor da resenha ajuda as pessoas a selecionar o que devem ou precisam ler, pois, como é um texto menor, a resenha favorece a leitura mais rápida.

A partir de sua leitura, pode se afirmar que:

d) as afirmações I e III estão corretas.

Question8

8. Podem-se fazer resumos para:

a) resenha, o artigo científico, parecer, projeto de pesquisa, etc.

Questão 9

Com este exercício, vamos observar sua capacidade de leitura. Leia o texto a seguir, com atenção:

Nossa vida e nossa individualidade se constroem a partir de determinadas relações sociais das quais participamos.
Para que a sociedade funcione, é necessário que os indivíduos se submetam a regulamentos, acatem valores e se conformem a uma determinada situação. As normas, leis, disciplinas às quais precisamos nos submeter para conviver na sociedade implicam relações de poder.

O poder, portanto, não se limita à organização do Estado, mas está presente em todas as relações sociais. Assim, na família, somos geralmente orientados pela afetividade e pela autoridade dos pais; na escola, pela dedicação epela autoridade dos professores, que ensinam e decidem sobre nosso saber por meio de avaliações; no trabalho, os empregados se submetem à disciplina, horários e técnicas para manter ou aumentar a produtividade na sua unidade de trabalho; no hospital, os médicos decidem sobre o que é melhor para a nossa saúde; no trânsito, precisamos respeitar os sinais convencionais, para garantir a nossa vida e a dos outros; nas igrejas, os padres e pastores orientam a vida dos fiéis; no mercado, precisamos de dinheiro para comprar o que desejamos. Enfim, todas as situações que vivemos envolvem relações de poder que engendram e mantêm a ordem social. (CORDI, Cassiano. Cidadania e Política. In: Para Filosofar. São Paulo, Scipione, 1997. p. 133).

Leia agora as seguintes afirmações:

I. Ordem e regras são fundamentais em uma sociedade civilizada.
II. Autoridades em todos os setores determinam a conduta social das pessoas.
III. As relações de poder são responsáveis pela manutenção da ordem social.
IV.O poder é o Estado.
Escolher uma resposta.

a. Todas as afirmações estão corretas


           X
b. As afirmações I, II e III estão corretas 

    X

c. As afirmações I, II e IV estão corretas


d. Nenhuma das afirmações está correta


e. Só a afirmação lII está correta


Questão 10

Se você fosse resumir este texto em uma única frase, seu resumo se organizaria:
Escolher uma resposta.

         X
a. As estruturas sociais são fundamentais para a manutenção da ordem em sociedades civilizadas. 

   X

b. O poder é o Estado


c. O mundo se organiza em uma relação de poder financeiro


d. As pessoas devem ter suas vidas parametrizadas pelos mandamentos e ensinamentos de seus líderes religiosos


e. O poder está presente em todas as relações sociais, exceto nos hospitais


Questão 11

Assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.

           X
a. Resumo e avaliação crítica fazem parte da organização de uma resenha. 

  X

b. A resenha não deve revelar o posicionamento crítico de seu autor


c. O resumo deve conter a avaliação crítica do produtor do texto


d. Resumo e resenha nem sempre se referem a uma obra base


e. Resumo pode ser uma justaposição (colagem) do texto base


Questão 12
Notas: 1
Para avaliar sua leitura, leia o trecho a seguir:
Texto
Coesão e Argumentação
O fato de o ato de escrever ser um momento em que aquele que escreve se vê sozinho frente ao papel, tendo em mente apenas uma imagem de um possível interlocutor, faz com que haja necessidade de uma maior preocupação em relação à coesão. Em geral, o aluno não sabe até que ponto deve explicitar o que tenta dizer para que se faça compreender. Entretanto, o "fazer-se compreender" é um ponto central em qualquer texto escrito; a coesão deve colaborar neste sentido, facilitando o estabelecimento de uma relação entre os interlocutores do texto. O que se busca não é um texto fechado em si mesmo, impenetrável a qualquer leitura e sim algo que possa servir como veículo de uma interação entre os interlocutores.
Há ainda mais uma questão em que se deve pensar na consideração das especificidades da modalidade escrita – a argumentação. É através dela que o locutor defende seu ponto de vista. A argumentação contribui na criação de um jogo entre quem escreve o texto e um possível leitor, já que aquele discute com este, procurando lhe mostrar que tipo de ideias o levaram a determinado posicionamento. Dito de outra maneira, ao escrever um texto o locutor estabelece relações a partir do tema que se propôs a discutir e tira conclusões, procurando convencer o receptor ou conseguir sua adesão ao texto. Não se pode traçar uma distinção absoluta entre coesão e argumentação: a coesão garante a existência de uma relação entre as partes do texto que, tomadas como um todo, devem constituir um ato de argumentação. As duas noções contribuem para a constituição de um conjunto significativo capaz de estabelecer uma relação entre o sujeito que escreve e seu virtual interlocutor.
É próprio da linguagem seu caráter de interlocução. A escrita não foge a esse princípio: ela também busca estabelecer uma relação entre sujeitos. O texto deve ser suficiente para caracterizar seu produtor enquanto um agente, um sujeito daquela produção, ao mesmo tempo em que confere identidade ao seu interlocutor. O texto, enquanto totalidade revestida de significados, acaba sendo um jogo entre sujeitos, entre locutor e interlocutor.
(DURIGAN, Regina H. de Almeida et alli.
A dissertação no vestibular. In: A magia da mudança – vestibular UNICAMP: língua e literatura. Campinas: Editora da Unicamp, 1987. p. 14-15).
Escolher uma resposta.


a. O texto escrito é mais facilmente compreendido do que o texto oral, pois o produtor do texto, ausente fisicamente, não pode contestar as interpretações que o leitor realiza


b. O texto que você acabou de ler é basicamente um texto argumentativo e, por isto, não permite que se faça um resumo dele

   
         X
c. O texto que você acabou de ler é fundamentalmente um texto argumentativo, pois defende um ponto de vista. (X certa)

   X

d. A responsabilidade do ler e do escrever implica, necessariamente, o domínio da variante padrão da língua em que se escreve/lê


e. Jogos discursivos, entre locutor e interlocutor, dependem basicamente das condições de produção do texto, ou seja, presença física de locutor e de interlocutor

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Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


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