quarta-feira, 8 de maio de 2013

Decisões precipitadas

Toda decisão é precipitada. Tomar uma decisão, independente de que momento seja, é lançar-se num precipício onde não se conhece o fundo. É um jogar-se no abismo da incerteza das conseqüências. Sempre foi assim e assim sempre será.
A única coisa que podemos prever são os possíveis efeitos de determinados atos que são frutos de uma decisão. Previsão esta, embasada na observação das conseqüências de semelhantes decisões tomadas no passado. Explicando: tenho que tomar uma decisão, e quero saber as conseqüências decorrentes dela. O que eu faço? Tento lembrar-me de uma situação semelhante ocorrida no passado comigo ou com alguém, cujo todo o desenrolar da história é de meu conhecimento, e observo os efeitos dela passo a passo, momento a momento e os efeitos causados pelos efeitos causados até o presente instante. Dessa forma, julgo que todas as vezes que essa situação ocorrer, tais conseqüências se repetirão da mesma forma.
Ledo engano. Nunca devemos nos esquecer que o micro-contexto histórico vivido foi outro; que o mundo carrega em si, como característica principal, a mutabilidade contínua; e que as pessoas envolvidas são outras (e até que sejam as mesmas, estas já estão mudadas) o que não garante as mesmas reações. – Precipício de incertezas.
Além do mais, toda decisão é uma de-cisão. Isso mesmo: de-cisão. É um ato que promove uma ruptura, uma separação, uma fragmentação do curso normal da vida. Essa cisão, por mais que não percebamos, exerce influências enormes, sejam elas diretas ou indiretas (e desconhecidas) também nas vidas de outras pessoas. – Precipício de incertezas.
O que fazer então? Lancemo-nos nesse precipício de olhos abertos para deliciarmo-nos com as paisagens que enfeitam a queda sem salvação. Tenhamos coragem de viver, e não deixar que outras pessoas tomem decisões por nós, ou que as decisões delas exerçam uma influência grandiosa em nossas vidas enquanto a observamos pateticamente deixando-nos levar como pipas impulsionadas por ventos e controladas por crianças travessas.
Fonte:http://namedidadosensivel.blogspot.com.br/2008/03/decises-precipitadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa