quinta-feira, 21 de março de 2013

Sistema biométrico

Visão geral de um sistema biométrico

 
Um sistema biométrico é, essencialmente, um sistema de reconhecimento de padrões que busca extrair o padrão mais distintivo de uma pessoa, armazená-lo para depois comparar como novas amostras e determinar a identidade de cada amostra dentro de uma população.


Assim sendo, um sistema biométrico típico tem pelo menos cinco componentes principais: componente de apresentação e captura de dados biométricos; componente de processamento do dado biométrico e extração do template; componente de armazenamento do template; componente de comparação de templates e decisão; e o canal de transmissão. Esse mesmo sistema tem dois processos importantes: processo de cadastro e o processo de identificação.


ComponentesApresentação e captura dos dados biométricos

O traço biométrico precisa ser apresentado a um sensor, que irá transformar a informação em uma representação digital (foto, vídeo, áudio, etc). É um componente crítico do sistema porque qualquer apresentação de traço biométrico introduz uma componente comportamental (e psicológica). Essa componente comportamental pode variar amplamente entre usuários, aplicações e entre os testes de laboratório e o ambiente operacional. A saída do sensor é uma combinação do traço biométrico, da forma como o traço foi apresentado ao sensor e das características técnicas do sensor.


Mudanças em qualquer um desses fatores pode afetar a capacidade de reconhecer um indivíduo e até mesmo de diferenciá-los dos outros indivíduos da população. Felizmente a apresentação e as características técnicas do sensor podem ser padronizados até um certo ponto. Normalmente esse sensores são câmeras, scanners, microfones, tablets, teclados, etc, adaptados ou não para o uso da biometria. Como o sensor define a interface entre homem e máquina, é fundamental para determinar a performance, aceitação e custo do sistema biométrico.


Processamento do dado biométrico e extração do template


Esse componente transforma a representação digital do traço biométrico em um template. Normalmente isso é feito através da segmentação da representação digital, avaliação (e melhoria) da qualidade e extração de características únicas. A segmentação identifica na representação digital a parte útil que será tratada, o que depende do traço biométrico em uso. No reconhecimento facial, por exemplo, é necessário localizar e separar a face da pessoa do fundo da imagem. A avaliação de qualidade visa determinar se existe informação útil e em que quantidade com o objetivo de determinar se a amostra é boa ou se o sistema deve pedir uma nova coleta. A extração das características únicas de cada indivíduo é a parte mais complexa de todo o sistema. As características únicas (features) são extraídas através de diversas técnicas de processamento de imagens, reconhecimento de padrões, estatística, inteligência artificial e visão computacional. O processo usado para extração é muitas vezes patenteado e sempre mantido em segredo pelas empresas.


Algumas características são obvias como a distância entre elementos da face, velocidade e pressão de uma assinatura, velocidade volume e frequência da fala; mas existem uma infinidade de maneiras engenhosas de extrair características e outra infinidade de características disponíveis para serem extraídas, por isso é seguro afirmar que a biometria ainda vai evoluir muito principalmente na extração de características.


O conjunto das características extraídas é representado matemáticamente e armazenado num registro chamado template. O template é uma forma compacta e segura de se armazenar a representação matemática do traço biométrico. Compacto porque normalmente tem menos de 1k byte e seguro porque normalmente não é possível reverter o template e transformá-lo novamente no traço biométrico do indivíduo.


A quantidade, qualidade e reprodutibilidade das informações extraídas é extremamente importante para a performance dos sistemas biométricos, isso ajuda explica porque alguns traços biométricos são mais interessantes do que outros. A impressão digital, por exemplo, possui características chamadas minúcias formadas de maneira aparentemente aleatória e em quantidade e que portanto permitem distinguir entre indivíduos de forma extremamente segura mesmo considerando toda a população do planeta.


Armazenamento do template

O armazenamento do template é um componente que apresenta crescente desafio e muitas opções de implementação. Com a popularização da biometria, base de dados contendo milhões de pessoas se tornou realidade e os recursos para garantir a segurança, qualidade, manutenção e gerenciamento desses dados podem ser enormes e o risco, em caso de perda de dados, considerável.


Os templates podem ser armazenado de 3 formas em sistemas biométricos: no sensor ou PC local, repositório central, cartão. O armezenamento local, em PC ou no próprio sensor propicia o desenvolvimentos de sistemas mais simples com processamento local, mas os templates ficam bastante vulneráveis. O armazenamento em repositório num ambiente seguro é a escolha mais adequada para sistemas de médio e grande porte, mas precisa ser projetado para o volume de requisições que serão tratadas centralizadamente. O armazenamento em cartão é atrativo por duas razões. Primeiro, não requer armazenamento local nem central e, segundo, o usuário carrega o seu template consigo, podendo usá-lo em qualquer leitor autorizado. Do ponto de vista da privacidade pode se argumentar que o usuário carrega seu template consigo, não dependendo de terceiros. Uma desvantagem é o cartão em si, já que a biometria eliminar os cartões. Outra ponto importante é que o sistema pode, sem o usuário saber, ainda reter seu template em um repositório central.


Comparação de templates e decisão


Na comparação de templates os valores matemáticos das características extraídas dos traço biométrico são comparados para determinar o seu grau de correlação ou similaridade, num processo chamado de matching (comparação). O processo de comparar dois templates biométrico resulta numa pontuação (score) que na maioria dos sistemas é comparado contra um limiar (threshold). A decisão é tomada de acordo com a relação entre a pontuação e o limiar.


O processo de casamento envolve a comparação de dois templates, um template de cadastro e um template de verificação. Nos sistemas de verificação a comparação é feita somente entre templates da mesma pessoa, que tem que se pré identificar. Nos sistemas de identificação, a comparação é feita em toda a base de dados.


Dois templates de uma mesma pessoa nunca são iguais devido a variações na apresentação e captura de dados. A pontuação dos sistemas de casamento apontam quanto eles são similares, mas não dizem se é ou não a pessoa. Dependendo da complexidade da biometria e do subsistema de aquisição teremos índices consideráveis de pessoas que terão baixas pontuações. Não há sistema de biometria que garanta 100% de exatidão entre o cadastro e a verificação.


Uma vez gerado uma pontuação, o sistema biométrico irá comparar essa pontuação com um limiar. Esse limiar, determinado pelo administrador, informa qual a pontuação necessária para que a comparação seja considerada um casamento de templates (embora os templates nunca sejam iguais). Limiares podem ser determinados a cada tentativa de casamento, por tipo de transação e até por usuário. O limiar determina, na prática, o quão seguro um sistema biométrico vai ser, o que não seria possível com um sistema baseado em senhas ou cartões.


Canal de transmissão


O canal de transmissão é um componente comum a todos os outros sistemas de informação. E assim como em outros sistemas, nos sistemas biométricos ele é muito importante para definir a arquitetura do sistemas, a política de segurança e privacidade. O canal de comunicação pode ser interno do sistema biométrico ou se utilizar da infraestrutura de comunicação existente. A comunicações entre componentes do sistema biométrico pode ocorrer, por exemplo, através da USB, rede local, Intranet e Internet. Cada canal tem suas particularidades que devem ser consideradas num projeto de sistema.


ProcessosCadastro (enroll)


No cadastro o traço biométrico é apresentado ao sistema com o objetivo de armazenar um template do indivíduo no banco de dados. A preocupação com a qualidade deve ser grande e é comum que sejam capturadas várias amostras para a criação de um template 'ideal'. O cadastro mau feito é garantia de problemas na hora da comparação. É comum o cadastramento de dados biográficos do indivíduo nesse momento bem como a verificação de documentos para garantir um cadastro correto. Como resultado o sistema deve informar do sucesso ou não do cadastro.

Comparação (match)

A comparação se utiliza de todos os componentes do sistema biométrico, porem de forma diferente do cadastro. Normalmente se captura apenas uma amostra da biometria e o seu processamento pode ser simplificado, já que a preocupação agora é com velocidade. O template não é armazenado no repositório, pelo contrário os templates existentes no repositório é que são requisitados para a comparação com o template recém capturado. Como resultado o sistema deve retornar sim ou não.


fonte:
http://www.forumbiometria.com

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa