“ Sejam humildes ! Eu sou a mão sobre as vossas cabeças ! Eu sou o Paradigma ! Vocês somente descobrem , se estiver(em) preparado(s) para tal ! Nada mais ! “
...”Ciência”,como você responderia às seguintes perguntas ? Por que nos diferentes períodos históricos e nas diferentes culturas existem modos diferentes de conceber e fazer Ciência ? Em outras palavras , por que a Ciência do mundo antigo é diferente da Ciência moderna e da Ciência contemporânea ? Será que entre elas haveria uma relação de continuidade,sendo que a Ciência de um momento posterior seria a evolução da Ciência anterior ? Ou haveria , pelo contrário , uma relação de quebra entre elas e aí a Ciência posterior partiria de princípios completamente diferentes daquelas que regeram a Ciência anterior ? Pense nessas questões , pois é a partir delas que vamos desenvolver esta aula .
Para responder a essas perguntas utilizaremos aqui um referencial teórico que admite a concepção de descontinuidade e rupturas entre as diferentes maneiras de conceber e fazer Ciência . Ou seja , estamos aceitando o fato de que , em determinadas , todo um modo de explicar cientificamente a realidade é deixado para trás porque já não responde mais às questões colocadas .Isso significa que as respostas que as pessoas davam em relação à pergunta mais básica – “ o que é esta coisa ? “ – perdem credibilidade e força explicativa .
Por causa disso , torna-se necessário inventar , mais uma vez , um modo consistente de olhar para a realidade e responder satisfatoriamente o que são fenômenos , os eventos , os acontecimentos , enfim, o que vem a ser esta realidade que se apresenta para nós . Vamos dar um exemplo .
Por que a pedra cai ? Aristóteles , no século IV a.C. , respondeu a esta pergunta a partir da teoria da queda dos corpos pesados , que se associava à Teoria dos Lugares Naturais e à composição da pedra . Os corpos caíam para chegarem ao seu lugar natural . Uma vez que a pedra possuía mais o elemento terra em sua formação , naturalmente ela iria para seu lugar natural junto ao elemento terra e por isso cairia e não subiria . Essa explicação vigorou por séculos e somente teve uma resposta à altura com a física de Newton , no século XVIII,que utilizou a lei da gravitação universal para explicar a queda da pedra .
De acordo com o marco referencial descontinuísta , é ilusória a compreensão da Ciência como um processo linear ,estabelecido como o somatório progressivo e acumulativo de descobertas científicas . Então , como a Ciência se daria ?.....
Nesse sentido , a Ciência é uma produção teórica , um discurso construído a partir de determinados parâmetros aceitos historicamente como válidos . As teorias científicas são , portanto , soluções temporárias para os problemas cotidianos que , em cada época , promovem a compreensão racional dos fenômenos naturais e sociais . Como podemos entender esses parâmetros ? ( Fundamentos da Educação I , Licenciatura em Matemática vol 1 , UFPa ,pag126/127 CEDERJ )
......Quando os cientistas iniciaram as pesquisas em escala muito pequena , no nível subatômico , eles se depararam com um paradoxo : as partículas subatômicas se comportavam ora como partículas e ora como onda e esse comportamento dependia de como eram examinadas , indicando que a observação influenciava o objeto observado , o que contraria a física clássica na qual havia uma clara distinção entre sujeito e objeto e entre observador e observado .Estudos posteriores mostraram que as unidades subatômicas da matéria apresentam um aspecto dual ( onda/partícula ), o que era impossível descrever na física clássica.
A teoria quântica , diferentemente da teoria clássica ( determinista ) , é pautada numa medida de probabilidade e pelo Princípio da Incerteza ,postulada por Heisenberg . Este princípio afirma que no nível subatômico , independentemente do avanço tecnológico , quando se mede a velocidade não é possível realizar uma medida precisa da posição , assim , se conhecermos com certeza a velocidade , não se conhece com precisão a posição de uma partícula subatômica . De acordo com Capra (1982) : “ A física do século XX mostrou-nos de maneira convincente que não existe verdade absoluta em ciências , que todos os conceitos e teorias são limitados e apeoximados “ (p.53).
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Uma nova disciplina tem sido proposta – a teoria dos sistemas complexos – para o estudo de problemas que tem desafiado a ciência e que de acordo com Nussenzveig “...incluem a origem da vida , a evolução das espécies , o funcionamento do sistema imunológico e do sistema nervoso central “ (1999,p.9 ) .( Oliveira , Valéria Rodrigues de , Desmitificando A Pesquisa Científica – Belém : EDUFPA ,2008 ) .
Humildemente , e com o coração aberto a Deus aprendemos que ao nascer , o homem carnal ( que é nós ) é um universo único , seu olhar para esse mundo , também , é único ( ninguém tem o mesmo olhar ). È predestinado ,porém com capacidade de quebrar esse paradigma , através do livre arbítrio , que o mesmo possui . Logo , pode ser o que ele bem entender ( por que assim Ele quer ). E como farei essa mudança ? Enquanto isso ,não lendo , vá , estudando a Bíblia .
Continua..
Em,1/10/2012
Paulo Godinho , Prof. De Matemática
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