sábado, 1 de setembro de 2012

O vício compulsivo de mentir é a fuga da realidade


Agência Unipress Internacional


Por Nilbe Shlishia

A pseudolalia é uma doença grave. Trata-se do vício compulsivo de mentir. Segundo psiquiatras e psicólogos, a prática freqüente de viver uma situação imaginária pode ser o resultado de uma profunda insegurança emocional, além de traumas de infância. A atitude funciona como um mecanismo de autodefesa para pessoas que apresentam um quadro de carência acentuada.



Estudos comprovam que crianças vítimas de uma educação julgadora, imposições, disciplinas rígidas, e que por vezes vivem dominadas com autoritarismo, são fortes candidatas à doença.



Pesquisas também demonstram que uma pessoa que carrega o vício de mentir pode não conseguir se controlar, tornando-se semelhante a quem tem o vício do jogo ou é dependente de drogas ou álcool.



Visão de quem entende



Na opinião da dra. Leila Cury, Livre Docente, que já tratou vários casos de pseudolalia, a compulsão pela mentira é uma distorção.



"Existem pessoas que chegam ao ponto de não saber mais o que é verdade. Embora o assunto seja mais voltado para a criança, há muitos adultos vivendo o problema, o que torna a situação ainda mais grave", disse a médica.



Segundo a dra. Leila, é muito mais fácil trabalhar o problema na infância do que na fase adulta.



"O que acho muito importante ser destacado é que educadores e familiares precisam compreender o sentido de uma criança se comportar de uma determinada maneira. As coisas não acontecem por acaso", explicou.



A especialista esclareceu que precisa haver cautela em se dizer, por exemplo, que uma criança de 2 ou 3 anos mente.





"Para essa faixa etária, se eles sonharem com o gato entrando no quarto, quando acordam vão crer que o gato de fato entrou no quarto. O grande problema é quando quebram um vaso e dizem que foi a empregada ou pegam algum objeto para si e não assumem", alertou.



A médica afirma que a mentira é um grande problema quando denuncia uma dificuldade na aceitação da própria realidade. Ela também chama a atenção para o fato de que na avaliação do certo ou errado, com relação ao quesito mentira, o adulto dificilmente dirá que uma pessoa, após ter cortado o cabelo, ficou feia, mas a criança expõe com facilidade o que sente por ser naturalmente muito sincera.



De olho na freqüência



De acordo com a opinião da dra. Leila, o perigo é quando a mentira começa a ser freqüente e a criança passa a incriminar outras pessoas. Outro fator de perigo, segundo a médica, é quando a criança nega a sua própria realidade.



"Uma criança que pega dinheiro para comprar coisas que não pode ter, que tira brinquedos dos outros, ou um material escolar de qualidade que ela não tem. Isso denuncia que ela não está conseguindo viver a sua realidade. Às vezes, tem um pai que trabalha numa profissão X e diz para os amigos que ele tem uma profissão Y. É preciso investigar o porquê de a criança não estar aceitando os pais que tem ou a vida que leva, ou até mesmo a sua própria realidade", orienta.



Quando se descobre o problema



"A primeira atitude é não se alarmar nem criar um clima de castigos, punições e interrogatórios", disse a médica.



Segundo ela, valorizar o fato de a criança admitir a mentira é muito importante, além de passar para elas que a verdade, ainda que pareça uma coisa muito ruim em determinadas ocasiões, é sempre a melhor solução.



"Não estou dizendo com isso que os pais devem achar lindo o erro do filho, mas que devem discutir com ele o porquê de ter feito, que sentido tem para ele e que tipo de ajuda pode ser dado", explica.



Solução



Um caso que acontece com freqüência, segundo a especialista, é o de pais que acobertam o filho quando ele pega o material de um outro colega ou até mesmo dinheiro.



"Uma criança que é protegida ao cometer um erro desse gênero vai continuar fazendo sempre. Isso é muito prejudicial porque ela não tem o limite que a realidade impõe", ressalta.



A médica trabalha com psicoterapia e psicodinâmica, com abordagens psico comportamentais. Sempre que necessário, dra. Leila exerce suas funções juntamente com a família da criança para melhorar a relação.



"Explico sempre à criança, adolescente ou jovem, que ele vai viver sempre melhor com a própria realidade, aceitando a si mesmo. Deixo claro que ele pode mudar o que deseja para a sua vida", conclui.



Visão bíblica



De acordo com o pastor Cleber, da IURD de Padre Miguel, subúrbio do Rio, o homem sempre tentou enganar Deus por meio da mentira, embora não se possa ocultar nada d¨Ele. O pastor cita a passagem da Bíblia de Romanos 1:25, que diz: "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que criador, que é bendito eternamente."



"As pessoas tentam mostrar a mentira em forma de verdade, o mundo dita que o mais importante é justamente o que está errado", afirmou.

Segundo o pastor, o ser humano valoriza muito mais as coisas erradas do que as certas, pelo fato de a verdade ter um preço que, na maioria das vezes, as pessoas não querem pagar.



"O ser humano pensa em se beneficiar através da mentira, porque ela sempre foi a maneira que encontrou para fugir da realidade. Ele não quer a verdade por achar que vai perder alguma coisa ou ser sacrificado", explica.



Embora o dito popular diga que "pau que nasce torto não se conserta", o pastor Cleber ressalta que, em Jó 14:7,8,9, Deus deixa para o homem uma mensagem bem diferente: "Porque há esperança para a árvore, pois,mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como a planta nova."



"Assim também é na vida do ser humano. Deus recupera qualquer pessoa. Temos na Bíblia, o exemplo de Zaqueu, que mentiu, roubou e enganou praticamente toda a sua vida, mas no momento em que conheceu Jesus e resolveu dar ouvidos às Suas palavras, teve a vida completamente recuperada", destaca.



O pastor disse ainda que quando uma pessoa segue a direção de Deus, se assemelha à árvore que foi cortada, mas que brotou ao cheiro das águas.



"A água é a palavra de Deus, por isso quando uma pessoa entende as escrituras passa a enxergar os valores da vida como eles realmente são. Não há nada melhor do que viver a verdade", finaliza o pastor.

Um comentário:

  1. Égua broder eu não sabia que a mentira é uma doença ia votar num candidato doido para prefeito aqui em Ananindeua,município do Pará. Depois que li esta matéria , comecei a prestar atenção .O doido promete tudo .diz que vai fazer e isso e aquilo .Fiquei pensando mas , ele já não foi prefeito ,e porque não fez . Ele ta é doido pra dá o golpe .Ta doido doido.

    ResponderExcluir

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa