sábado, 8 de setembro de 2012

Vox Populi Mente 2


16/05/2010

às 7:17

PESQUISAS E CREDIBILIDADE

Há coisas que dão uma certa preguiça. Pesquisas do Vox Populi e do Sensus, por exemplo, estão entre elas. E não, como poderiam pensar os petralhas, porque elas trazem dados que me desagradariam ou coisa assim. Ocorre que seus números, tomada a série de levantamentos, compõem uma narrativa tão óbvia — na verdade, tão banal!



Ainda que os dados fossem coletados e tabulados com honestidade, o campo do Vox Populi foi feito enquanto iam ao ar inserções do PT na TV e no rádio — entre 8 e 13. No dia 3 de abril, o instituto dizia que Serra tinha 38% das intenções de voto, e Dilma, 33%. Duas semanas depois, no dia 17, o Datafolha encontrou os mesmos 38% para o tucano, mas Dilma aparecia com 28%, cinco a menos. Agora, o Vox Populi dá Serra com 35% e Dilma com 38% — ainda empatados tecnicamente, já que a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.



Nesta segunda, deve sair o resultado da pesquisa CNT-Sensus, com campo fechado no dia 14, incluindo o impacto daquele horário político ilegal do PT. Vamos ver: se, sem o programa, o Vox Populi apontou Dilma com 3 pontos de vantagem, o Sensus pode se sentir à vontade para alargar essa vantagem. Ou não foi esse instituto que já tinha apontado o empate entre o tucano e a petista (32,7% a 32,4%) três dias antes de o resultado do Datafolha vir a público?



Candidatos, partidos e marqueteiros não tomam os números da pesquisa, a esta altura do campeonato, como decretação de um destino. Falta muito tempo para a eleição. O que interessa é o noticiário que geram, a boataria, a máquina que mobilizam. Os petistas esperam essa suposta “virada” desde fevereiro. Terá acontecido no meio de maio? Vamos ver. A pesquisa anterior do Datafolha completa um mês amanhã. É bem possível que a próxima venha a público no fim da semana que vem. O Ibope do dia 21 de abril apontava Serra 7 pontos na frente (36% a 29%). Enquanto escrevo, nem um nem outro registraram pesquisas no TSE.





Com a fala de Lula do dia 1º de maio, as inserções do PT e o programa no horário político, pode até ser que a diferença no Datafolha e no Ibope tenha mesmo diminuído. Não é impossível que Dilma tenha passado… Nego-me a ficar fazendo adivinhações. Tudo é possível. A questão definitivamente não é essa.



A questão, no que concerne às pesquisas, é CREDIBILIDADE. Casar o levantamento de dados com a agenda de um partido poria, quando menos, sob suspeição as intenções de institutos não pusesse mesmo é o resultado apurado. “Se o Datafolha e o Ibope apontarem a mesma coisa, quero ver o que você vai dizer…” Ora, vou dizer que um eventual acerto não indica que o procedimento tenha sido correto.



Vocês conhecem aquela fábula do pastorzinho que vivia dando alarme falso: “Olha o lobo, olha o lobo…” Não foi o lobo que comeu todas as ovelhas do rapaz, mas a sua falta de credibilidade. Assim, certos ou errados os números de agora, não tenho como saber, espero dados oficiais para que possa fazer a devida análise.





Por Reinaldo Azevedo

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa