terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cultura dos surdos


Os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala, tendo ainda uma cultura característica.

No Brasil eles desenvolveram a LIBRAS, e em Portugal, a LGP. Já outros, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal preferem utilizar a língua falada.

Progresso na cultura surda


Ao longo dos anos, as pesquisas interdisciplinares sobre surdez e sobre as línguas de sinais, realizadas no Brasil e em outros países, tem contribuído para a modificação gradual da visão dos surdos, compartilhada pela sociedade ouvinte em geral.

Esses estudos têm classificado os surdos em duas categorias:

  • Os portadores de surdez patológica, normalmente adquirida em idade adulta;

  • E aqueles cuja surdez é um traço fisiológico distintivo, não implicando, necessariamente, em deficiência neurológica ou mental; antes, caracterizando-os como integrantes de minorias lingüístico - culturais; este é o caso da maioria dos surdos congênitos.

O fato de integrarem um grupo lingüístico-cultural distinto da maioria lingüística do seu país de origem, equipara-os a imigrantes estrangeiros. Porém, o fato de não disporem do meio de recepção da língua oral, pela audição, coloca-os em desvantagem em relação aos imigrantes, com respeito ao aprendizado e desenvolvimento da fluência nessa língua. Essa situação justifica a necessidade da mediação dos intérpretes em um número infinito de contextos e situações do quotidiano dessas pessoas.

Devido ao bloqueio auditivo, seu domínio da língua oral nunca poderá se equiparar ao domínio da sua língua materna de sinais, ainda que faça uso da leitura labial, visto que, essa técnica o habilita, quando muito, a perceber apenas os aspectos articulatórios da fonologia da língua. Daí sua enorme necessidade da mediação do intérprete de língua de sinais.

No caso específico dos surdos brasileiros, cuja língua materna de sinais é a LIBRAS, os intérpretes que os assistem são chamados de “Intérpretes de LIBRAS”.

No Brasil, existem pelo menos duas situações em que a lei confere ao surdo o direito a intérprete de LIBRAS:

  • nos depoimentos e julgamentos de surdos (área penal);

  • e no processo de inclusão de educando os surdos nas classes de ensino regular (área educacional).

Devido as constantes modificações e progresso neste campo, nas concepções de ensino de língua de sinais, atualmente, tem-se dado ênfase ao mecanismo de aprendizado visual do surdo e a sua condição bilíngüe-bicultural. Contudo, o surdo é bilíngüe-bicultural no sentido de que convive diariamente com duas línguas e culturas: sua língua materna de sinais(cultura surda) e língua oral( cultura ouvinte), ou de LIBRAS, em se tratando dos surdos brasileiros.

Deficiência auditiva


O termo deficiente auditivo tem sido largamente utilizado por profissionais ligados à educação dos surdos. O uso da expressão deficiente auditivo, já foi muito criticado refletindo uma visão médico-organicista. Nela, o surdo é visto como portador de uma patologia localizada, uma deficiência que precisa ser tratada, para que seus efeitos sejam debelados.

Alguns fatores podem afetar o processo de aprendizagem de pessoas surdas, como por exemplo: o período em que os pais reconhecem a perda auditiva, o envolvimento dos pais na educação das crianças, os problemas físicos associados, os encaminhamentos feitos, o tipo de atendimento realizado, entre outros.

Embora os aspectos médico, individual e familiar ampliem o universo de análise sobre o fenômeno, nos chama a atenção para a necessidade de vê-los sob uma perspectiva sócio - cultural.

Todas as investigações atuais têm chamado a atenção para a multi-determinação da surdez e para a adequação do emprego do termo surdo, uma vez que é esta a expressão utilizada pelo surdo, para se referir a si mesmo e aos seus iguais. É muito importante considerar que o surdo difere do ouvinte, não apenas porque não ouve, mas porque desenvolve potencialidades psico - culturais próprias. Somos todos pessoas diferentes.

Surdo-mudo


Provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo. O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência.

Compreendendo o mundo surdo


Muitas crianças surdas que se tornam adultos surdos dizem que o que mais desejavam era poder comunicar-se com os pais.

Por anos, muitos têm avaliado mal o conhecimento pessoal dos surdos. Alguns acham que os surdos não sabem praticamente nada, porque não ouvem nada. Há pais que super protegem seus filhos surdos ou temem integrá-los no mundo dos ouvintes. Outros encaram a língua de sinais como primitiva, ou inferior, à língua falada. Não é de admirar que, com tal ignorância, alguns surdos se sintam oprimidos e incompreendidos.

Todos sentem a necessidade de ser entendidos. Aparentes inabilidades podem empanar as verdadeiras habilidades e criatividades do surdo. Em contraste, muitos surdos consideram-se “capacitados”. Comunicam-se fluentemente entre si, desenvolvem auto-estima e têm bom desempenho acadêmico, social e espiritual. Infelizmente, os maus-tratos que muitos surdos sofrem levam alguns deles a suspeitar dos ouvintes. Contudo, quando os ouvintes interessam-se sinceramente em entender a cultura surda e a língua de sinais natural, e encaram os surdos como pessoas “capacitadas”, todos se beneficiam.

Escutar com os olhos


A chave para uma boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriado contato visual. É uma necessidade, quando os surdos se comunicam. De fato, quando duas pessoas conversam em língua de sinais é considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual. E como captar a atenção de um surdo? Em vez de usar o nome da pessoa é melhor dar um leve toque no ombro ou no braço dela, acenar se a pessoa estiver perto, ou se estiver distante, fazer um sinal com a mão para outra pessoa chamar a atenção dela. Dependendo da situação, pode-se dar umas batidinhas no chão ou fazer piscar a luz. Esses e outros métodos apropriados de captar a atenção dão reconhecimento à experiência dos Surdos e fazem parte da cultura surda. Para aprender bem uma língua de sinais, precisa-se pensar nessa língua. É por isso que simplesmente aprender sinais de um dicionário de língua de sinais não seria útil em ser realmente eficiente nessa língua. Muitos aprendem diretamente com os que usam a língua de sinais no seu dia-a-dia — os surdos. Em todo o mundo, os surdos expandem seus horizontes usando uma rica língua de sinais.

Língua: Conjunto do vocabulário de um idioma, e de suas regras gramaticais; idioma. Por exemplo: inglês, português, LIBRAS.

Linguagem: Capacidade que o homem e alguns animais possuem para se comunicar, expressar seus pensamentos.

Língua de Sinais: É a língua dos surdos e que possui a sua própria estrutura e gramática através do canal comunicação visual, a língua de sinais dos surdos urbanos brasileiros é a LIBRAS, em Portugal é a LGP.

Cultura Surda: Ao longo dos séculos os surdos foram formando uma cultura própria centrada principalmente em sua forma de comunicação. Em quase todas as cidades do mundo vamos encontrar associações de surdos onde eles se reúnem e convivem socialmente.

Intérprete de Língua de Sinais: Pessoa ouvinte que interpreta para os surdos uma comunicação falada usando a língua de sinais e vice-versa.

Bebês de pais surdos


“Assim como os bebês de pais ouvintes começam a balbuciar com cerca de sete meses ... , os bebês de pais surdos começam a ‘balbuciar’ com as mãos imitando a língua de sinais dos pais”, mesmo sendo ouvintes.- Jornal londrino The Times.

A professora Laura Petitto, da Universidade McGill, em Montreal, Canadá, é da opinião de que os bebês nascem com sensibilidade a ritmos e padrões característicos a todos os idiomas, incluindo a língua de sinais. Ela disse que os bebês ouvintes que têm “pais surdos que sabem sinalizar, gesticulam de maneira diferente, seguindo um padrão rítmico específico, distinto de outros movimentos com as mãos. . . . É um balbucio, mas com as mãos”. Os bebês expostos à língua de sinais produziram dois tipos de movimento com as mãos, ao passo que os que conviviam com pais ouvintes produziram apenas um tipo. Os pesquisadores usaram um sistema de rastreamento de posição para registrar os movimentos das mãos dos bebês na idade de 6, 10 e 12 meses.

Como agir diante de um surdo


Muitas pessoas não deficientes ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isso é natural. Todos podem se sentir desconfortáveis diante do "diferente". Mas esse desconforto diminui e pode até mesmo desaparecer quando existem muitas oportunidades de convivência entre pessoas deficientes e não-deficientes.

Ao tratar uma pessoa deficiente como se ela não tivesse uma deficiência, estaríamos ignorando uma característica muito importante dela. Dessa forma, não estaríamos nos relacionando com ela, mas com outra pessoa, que não é real.

A deficiência existe e é preciso levá-la na sua devida consideração. Neste sentido torna-se de grande importância não subestimar as possibilidades, nem as dificuldades e vice-versa. As pessoas com deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas.

Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que uma pessoa não deficiente, ou que esta não possa ser eficiente. Provavelmente, por causa da deficiência, essa pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas atividades, mas por outro lado, poderá ter extrema habilidade para fazer outras coisas. Exatamente como todos.

A maioria das pessoas com deficiência não se importa de responder perguntas a respeito da sua deficiência ou sobre como ela realiza algumas tarefas. Quando alguém deseja alguma informação de uma pessoa deficiente, o correto seria dirigir-se diretamente a ela, e não a seus acompanhantes ou intérpretes. Segundo professores, intérpretes e os próprios surdos, ao se tomar alguns cuidados na comunicação com o surdo, confere-lhe o respeito ao qual ele tem direito.

Algumas dicas importantes


  • Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial, e podem fazer muitos sons com a garganta, ao rir, e mesmo ao gestualizar. Além disso, sua comunicação envolve todo o seu espaço, através da expressão facial-corporal, ou seja o uso da face, mãos, e braços, visto que, a forma de expressão visual-espacial é sobretudo importante em sua língua natural.

  • Falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar.

  • Usar um tom normal de voz, a não ser que peçam para falar mais alto. Gritar nunca adianta.

  • Falar diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela.

  • Fazer com que a boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Usar bigode também atrapalha.

  • Quando falar com uma pessoa surda, tentar ficar num lugar iluminado. Evitar ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta a visão do rosto.

  • Se souber alguma língua de sinais, tentar usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, as tentativas são apreciadas e estimuladas.


  • A conversar, manter sempre contato visual, se desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.

  • Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se houver dificuldade em compreender o que ela diz, pedir para que repita. Geralmente, os surdos não se incomodam de repetir quantas vezes for preciso para que sejam entendidas.

  • Se for necessário, comunicar-se através de bilhetes. O importante é se comunicar. O método não é tão importante.

  • Quando o surdo estiver acompanhado de um intérprete, dirigir-se a ele, não ao intérprete.

  • Alguns preferem a comunicação escrita, alguns usam linguagem em código e outros preferem códigos próprios. Estes métodos podem ser lentos, requerem paciência e concentração.

Em suma, os surdos são pessoas que têm os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, os mesmos receios, os mesmos sonhos, assim como todos. Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.                                                                              


 

sábado, 2 de novembro de 2013

Curso será exigido no 2º pedido do seguro-desemprego em 10 anos

Antes decreto estipulava que reciclagem deveria ser feita no 3º pedido.
Objetivo é incentivar trabalhador a voltar rapidamente ao mercado.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mudou novamente as regras da concessão do seguro-desemprego no país. Portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (11) altera o Decreto nº 7.721, de 16 de abril de 2012, que dispõe sobre o condicionamento do recebimento da assistência financeira do Programa de Seguro-Desemprego à comprovação de matrícula e frequência em curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas.

Agora, em vez de os trabalhadores terem de fazer o curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional na terceira vez em que forem solicitar o benefício em 10 anos, agora terão de fazê-lo já na segunda vez. A implantação da exigência de cursos para receber o seguro-desemprego foi feita no ano passado em todo o país.

O objetivo, segundo o Ministério do Trabalho, é incentivar o trabalhador a voltar rapidamente ao mercado de trabalho e impedir que ele recuse sem justificativa vagas que sejam condizentes com a qualificação e o salário anterior.
Veja abaixo o tira-dúvidas feito pelo G1 com base nas informações do decreto nº 7.721 e pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Como funciona o curso de formação para quem pede o seguro-desemprego?
Se o trabalhador pedir o seguro-desemprego pela segunda vez dentro de um período de 10 anos, para receber o benefício, terá de comprovar matrícula em um curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional que seja habilitado pelo Ministério da Educação. A modificação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério do Trabalho e Emprego. Os cursos serão disponibilizados no ato do requerimento do seguro-desemprego e caso ele aceite, já poderá efetuar a pré-matricula. O trabalhador continua recebendo o benefício durante o curso.

O curso é gratuito? Quem oferece?
O curso é gratuito e pode ser de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional. A carga mínima será de 160 horas, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Os cursos são presenciais e oferecidos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de educação profissional e tecnológica e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o Senac e o Senai. Eles são ministrados no período diurno, limitados a 4 horas diárias. Os participantes recebem auxílio-alimentação, transporte e material didático.

Em quais áreas?
Os cursos são montados de acordo com as características da região e do perfil dos trabalhadores. As informações são enviadas pelas secretarias estaduais e municipais de trabalho e os cursos são voltados para o perfil dos trabalhadores e para as características locais do mercado de trabalho.

Como é feita a matrícula?
A pré-matrícula ou a recusa serão realizadas nas unidades do Ministério do Trabalho e Emprego ou integrantes do Sistema Nacional de Emprego (Sine), quando o trabalhador for solicitar o seguro-desemprego. A concessão do benefício será condicionada à comprovação de matrícula e frequência no curso. Se o trabalhador recusar a pré-matrícula, o seguro poderá ser cancelado. Ele também poderá perder o benefício caso não realize a matrícula efetiva na instituição de ensino, no prazo estabelecido ou caso não compareça ao curso em que estiver matriculado.

Existe alguma exceção?
O pagamento do seguro-desemprego não será condicionado ao curso de formação caso não exista um curso compatível com a área de atuação e escolaridade do trabalhador no município ou região metropolina de domícilio do trabalhador ou em município limítrofe. Assim, o trabalhador vai receber o benefício sem ter que fazer o curso.

Posso optar por uma área diferente da minha formação?
O trabalhador pode optar por um curso em outra área, caso avalie que a nova formação vai ajudá-lo a retornar ao mercado de trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho, o encaminhamento observa, prioritariamente, a escolaridade mínima exigida para fazer o curso e, se ela for adequada, o trabalhador será incentivado a realizar o curso.

Após a primeira recusa, o trabalhador receberá uma nova oferta de curso?
A recusa a um curso compatível com o perfil profissional do trabalhador exige o cancelamento imediato do seguro-desemprego. Uma nova solicitação do benefício exigirá novo vínculo empregatício com rescisão contratual involuntária (demissão feita pela empresa). Com isso, haverá uma nova análise e encaminhamento para os cursos.

Outros trabalhadores também poderão fazer os cursos?
Segundo o Ministério do Trabalho, o projeto atende, prioritariamente, os trabalhadores segurados reincidentes. Posteriormente, serão estabelecidos procedimentos operacionais para atender os trabalhadores não reincidentes e até mesmo quem procura vagas de emprego no Sine.

O que é o seguro-desemprego?
O seguro-desemprego tem por objetivo "prover assistência financeira temporária" a trabalhadores desempregados sem justa causa e auxiliá-lo na manutenção e na busca de emprego, provendo ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional. A assistência financeira é concedida em no máximo 5 parcelas, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses.

O que pode causar o cancelamento do seguro-desemprego?
Reemprego, recusa à oportunidade de trabalho compatível com sua qualificação e salário anteriores, falsidade na prestação de informações, comprovação de fraude e morte do beneficiado. Caso o segurado tenha seu benefício cancelado, pode entrar com recurso administrativo na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Quais os documentos necessários para requisitar o benefício?
- Requerimento do Seguro-Desemprego SD/CD (2 vias - verde e marrom)
- Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão
- Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir)
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT devidamente quitado
- Documentos de Identificação - carteira de identidade ou certidão de nascimento/ certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção) ou carteira nacional de habilitação (modelo novo) ou carteira de trabalho (modelo novo) ou passaporte ou certificado de reservista
- 3 últimos contracheques, dos 3 (três) meses anteriores ao mês de demissão, que receberam comissão
- Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça)
- Comprovante de residência
- Comprovante de escolaridade
fonte:http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/10/mte-restringe-concessao-de-seguro-desemprego-no-pais.html

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Mude o papel de parede do Windows 7 Starter

O Oceanis Change Background é um programa que permite mudar o papel de parede do Windows 7 Starter.


O Windows 7 Starter é a versão mais simples do último sistema operativo da Microsoft. Apesar de ser uma boa opção econômica, este sistema tem algumas limitações. Uma das limitações é não deixar trocar o papel de parede padrão do Windows 7. Com o Oceanis Change Background você consegue mudar facilmente.
As opções do Oceanis Change Background são as mesmas do assistente do papel de parede do Windows 7: há um menu para a posição da imagem, outro para definir o tempo de troca entre os papéis de parede selecionados, opção de seleção aleatória e modo de economia energética.
A aparência do Oceanis Change Background é feia e dá a impressão de estar mal acabada, mas o importante é que o programa faz com que os usuários do Windows 7 Starter consigam mudar o papel de parede do PC.

Oceanis Change Background é compatível com

Está feito para funcionar apenas com o Windows 7 Starter Edition

Nota

É recomendado criar um ponto de restauração de sistema antes de instalar o programa.
É necessário reiniciar o sistema depois da instalação.
Se depois de uma atualização do Windows o Oceanis deixa de funcionar, desinstale e volte a instalar o programa.
Se comprar outra versão do Windows 7 desinstalar primeiro o Oceanis antes de fazer o upgrate do sistema.
Fonte:http://oceanis-change-background.softonic.com.br
Link para download
/http://oceanis-change-background.softonic.com.br/

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Controle da Raiva

Morrer de raiva Controle da Raiva Você já deve ter passado por situações de morrer de raiva . Tem dias que parece que tudo dá errado, o transito infernal, teu chefe nem deu bola para o trabalho que te custou um dia inteiro, o supermercado não tinha troco e te deu uma balinha. Não dá para segurar. Uma coisa destrutiva vai se formando dentro de você e, você acaba descontando todas as suas frustrações cima do marido, esposa, mãe, enfim, em cima de quem não tem nada a ver com a origem do problema. Temos que perceber que a raiva por si só não é uma coisa ruim, a raiva é um mecanismo de defesa e foi fundamental pra a sobrevivência das espécies. Um dos mecanismos de auto defesa é a raiva, pois ela de mobiliza contra o ataque alheio. Tem horas que dá mesmo vontade de gritar e até de agredir uns e outros. O problema surge justamente esse quando essa revolta te faz perder o controle e agir desproporcionalmente. Raiva está relacionada à frustração e aparece em 2 tipos de situações: - Quando você não consegue realizar uma coisa que queria muito - você se sente frustrado . - Quando você se sente desprezado, diminuído e desvalorizado. Tem gente que é craque em fazer os outros se sentirem diminuídos, e conseqüentemente morrendo de raiva, por exemplo, o freguês que coloca a loja abaixo, fala mal de todos os produtos e não compra nada, ou o chefe que parece que faz de conta que você não existe, ou as pessoas de casa que não reconhecem o trabalhão que você teve. Tudo isso mata qualquer um de raiva. Existem duas formas muito negativas de lidar com essa raiva: - Explodir e perder o controle. Quem perdeu o controle perde a razão, mesmo que a razão esteja toda com ele na hora da explosão ela vai para o “ralo”. - Abaixar a cabeça. Engolir sapo não é saudável. Normalmente a pessoa que engole é aquela que traz dentro de si uma educação onde deve sempre atender às expectativas dos outros. Quando você tem a crença que as necessidades dos outros são mais importantes que as suas você desenvolve um ego fraco, se torna uma pessoa incapaz de responder e de se impor quando precisa. Saber dizer “Não” é saber cuidar de si mesmo, é enfrentar o problema. Se não conseguir você ficará vítima e refém da raiva. Não ter raiva nenhuma é tão perigoso quanto explodir de raiva. Mas é preciso aprender a externar os sentimentos na hora certa, do jeito certo, na medida certa e com a pessoa certa. Raiva não expressa da forma correta pode desencadear depressão ou grandes desastres no trabalho, no grupo social ou escolar. Uma das piores coisas a fazer é disfarçar a raiva . Tem gente que diz “Eu me controlo” quando na realidade ele disfarçou, engoliu. Isso é péssimo. Controlar a raiva é aprender a lidar com ela. Raiva está diretamente ligada ao stress pois passar raiva dia após dia vai te debilitado e você nem percebe o porque. Identifique o estresse causando por raiva “engolida” - Irritação - Sono perturbado - dormindo demais ou de menos - Perdeu a capacidade de sentir prazer com a vida - Está comendo demais ou de menos - Está tendo problemas de relacionamentos Se você respondeu “sim” para a maioria destas cinco pontos você está estressado. Para aprender a lidar com a raiva, sem reprimir, sem explodir e se prejudicar ainda mais deve-se ir a fundo e descobrir quais são as crenças que estão por trás dessa raiva. A psicoterapia te dá meios de se desapegar do passado que causa raiva, ultrapassar a barreira da neurose e se livrar do fardo de ser uma eterna vitima. Precisamos nos reconciliar com as coisas que nos fizeram sentir frustrados ou desvalorizados para começar a superar estas situações e ter a coisa que mais interessa: o controle sobre sua própria vida! Mas entenda que reconciliação não significa esquecer ou fazer de conta que “não foi nada”. Significa continuar a viver de forma leve sem apegos emocionais e comportamentos desgastantes. A psicoterapia oferece alguns caminhos como a flexibilização de pensamento que lhe dará opções para reagir de formas adequadas, a mudança dos padrões de pensamentos para que as pequenas coisas do dia a dia sejam vistas apenas como são: pequenas coisas do dia a dia. Você não fará mais um “cavalo de batalha” quando furarem a fila, mas saberá agir com elegância e obter o respeito que merece. Você já deve ter passado por situações de morrer de raiva . Tem dias que parece que tudo dá errado, o transito infernal, teu chefe nem deu bola para o trabalho que te custou um dia inteiro, o supermercado não tinha troco e te deu uma balinha. Não dá para segurar. Uma coisa destrutiva vai se formando dentro de você e, você acaba descontando todas as suas frustrações cima do marido, esposa, mãe, enfim, em cima de quem não tem nada a ver com a origem do problema. Temos que perceber que a raiva por si só não é uma coisa ruim, a raiva é um mecanismo de defesa e foi fundamental pra a sobrevivência das espécies. Um dos mecanismos de auto defesa é a raiva, pois ela de mobiliza contra o ataque alheio. Tem horas que dá mesmo vontade de gritar e até de agredir uns e outros. O problema surge justamente esse quando essa revolta te faz perder o controle e agir desproporcionalmente. Raiva está relacionada à frustração e aparece em 2 tipos de situações: - Quando você não consegue realizar uma coisa que queria muito - você se sente frustrado. - Quando você se sente desprezado, diminuído e desvalorizado. Tem gente que é craque em fazer os outros se sentirem diminuídos, e conseqüentemente morrendo de raiva, por exemplo, o freguês que coloca a loja abaixo, fala mal de todos os produtos e não compra nada, ou o chefe que parece que faz de conta que você não existe, ou as pessoas de casa que não reconhecem o trabalhão que você teve. Tudo isso mata qualquer um de raiva. Existem duas formas muito negativas de lidar com essa raiva: - Explodir e perder o controle. Quem perdeu o controle perde a razão, mesmo que a razão esteja toda com ele na hora da explosão ela vai para o “ralo”. - Abaixar a cabeça. Engolir sapo não é saudável. Normalmente a pessoa que engole é aquela que traz dentro de si uma educação onde deve sempre atender às expectativas dos outros. Quando você tem a crença que as necessidades dos outros são mais importantes que as suas você desenvolve um ego fraco, se torna uma pessoa incapaz de responder e de se impor quando precisa. Saber dizer “Não” é saber cuidar de si mesmo, é enfrentar o problema. Se não conseguir você ficará vítima e refém da raiva. Não ter raiva nenhuma é tão perigoso quanto explodir de raiva. Mas é preciso aprender a externar os sentimentos na hora certa, do jeito certo, na medida certa e com a pessoa certa. Raiva não expressa da forma correta pode desencadear depressão ou grandes desastres no trabalho, no grupo social ou escolar. Uma das piores coisas a fazer é disfarçar a raiva . Tem gente que diz “Eu me controlo” quando na realidade ele disfarçou, engoliu. Isso é péssimo. Controlar a raiva é aprender a lidar com ela. Raiva está diretamente ligada ao stress pois passar raiva dia após dia vai te debilitado e você nem percebe o porque. Identifique o estresse causando por raiva “engolida” - Irritação - Sono perturbado - dormindo demais ou de menos - Perdeu a capacidade de sentir prazer com a vida - Está comendo demais ou de menos - Está tendo problemas de relacionamentos Se você respondeu “sim” para a maioria destas cinco pontos você está estressado. Para aprender a lidar com a raiva Sem reprimir, sem explodir e se prejudicar ainda mais deve-se ir a fundo e descobrir quais são as crenças que estão por trás dessa raiva. A psicoterapia te dá meios de se desapegar do passado que causa raiva, ultrapassar a barreira da neurose e se livrar do fardo de ser uma eterna vitima. Precisamos nos reconciliar com as coisas que nos fizeram sentir frustrados ou desvalorizados para começar a superar estas situações e ter a coisa que mais interessa: o controle sobre sua própria vida! Mas entenda que reconciliação não significa esquecer ou fazer de conta que “não foi nada”. Significa continuar a viver de forma leve sem apegos emocionais e comportamentos desgastantes. A psicoterapia oferece alguns caminhos como a flexibilização de pensamento que lhe dará opções para reagir de formas adequadas, a mudança dos padrões de pensamentos para que as pequenas coisas do dia a dia sejam vistas apenas como são: pequenas coisas do dia a dia. Você não fará mais um “cavalo de batalha” quando furarem a fila, mas saberá agir com elegância e obter o respeito que merece. Fonte: http://www.marisapsicologa.com.br/controle-da-raiva.html

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Águas-vivas têm mecanismo de propulsão otimizado, diz estudo

Medusas têm sistema único de recaptação de energia durante o nado.
Estratégia melhora os 'custos energéticos' do nado em 48%, diz estudo.
 
 
Um estudo publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy os Sciences of the United States of America” (PNAS) concluiu que as águas-vivas, ou medusas, têm o mecanismo de propulsão mais eficiente do mundo animal.

Intrigava os cientistas o fato de as águas-vivas terem a habilidade de se multiplicar e tomar conta de ecossistemas perturbados, mesmo sendo consideradas nadadoras ineficientes e precisando de contato direto com as presas para se alimentar.
Anel induz uma região de alta pressão (em vermelho / laranja) sob o corpo da água-viva. (Foto: Brad Gemmell/Divulgação)
Anel induz uma região de alta pressão (em
vermelho e laranja) sob o corpo da água-viva.
(Foto: Brad Gemmell/Divulgação)
Para entender como as águas-vivas conseguem competir e superar caçadores mais eficientes, como os peixes, os pesquisadores passaram a investigar o mecanismo de propulsão da medusa. A conclusão foi que a água-viva tem um mecanismo único de recaptação de energia, que reduz os gastos de energia dos músculos utilizados no nado.
No nado da medusa, a aceleração é atingida na fase de contração e a desaceleração, na fase de relaxamento. Ao observar a dinâmica da medusa na água, os autores concluíram que, na fase de relaxamento, o anel que fica sob o corpo do animal, por onde flui a água, gera uma pressão positiva, proporcionando um impulso extra que análises anteriores não haviam levado em conta.
“Estimamos que a demanda metabólica reduzida por recaptura de energia passiva melhora os custos energéticos do transporte em 48%, permitindo que as medusas atinjam grandes distâncias para encontrar as presas necessárias”, diz o estudo, da Universidade Roger Williams, dos Estados Unidos.
fonte:http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/10/aguas-vivas-tem-mecanismo-de-propulsao-mais-eficiente-do-mundo.html

sábado, 12 de outubro de 2013

Símbolos do curso de Letras

Normalmente o curso de Letras é representado por uma coruja, símbolo da sabedoria que representa também outras licenciaturas, como a pedagogia. Na Grécia Antiga, a coruja era a ave preferida da deusa protetora das atividades filosóficas e literárias, representando o conhecimento racional e a capacidade de reflexão.

Entretanto, entre os símbolos, encontramos também a flor-de-lis, representada assim:
 
O símbolo nasceu com Luís XVII, adotando a íris como seu emblema durante as Cruzadas, o nome evolui de "fleur-de-louis" para flor-de-lis. As três pétalas da flor representam a fé, a sabedoria e valor.

A flor-de-lis explica também a cor do curso (e do blog!): lilás. Então, pra quem esperava uma explicação mais interessante e profunda sobre a razão do curso de Letras ter o lilás como cor oficial, já quebrei todas as expectativas, é simplesmente por causa da flor.

A pedra do curso (oficializada em decreto) é a Ametista, pois simboliza o equilíbrio, quesito fundamental na promoção do conhecimento (ou será simplesmente por ser lilás?). Normalmente a pedra é usada em anéis de formatura ( quer ver um? ).

Já o pessoal de USP foi um pouco mais criativo:

fonte:http://letrasucs.blogspot.com.br/2009/07/s.html

Significado de Coruja

O que é Coruja:

CorujaCoruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não vêem.
A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo. A palavra inglesa para definir coruja é owl.
Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico. Pela sua característica de animal notívago (noturno), era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento.
Havia uma tradição que dizia que quem come carne de coruja adquire seus dons de previsão e clarividências, mostrando poderes divinatórios.
Enquanto todos dormem a coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.
A coruja tem a particularidade de conseguir girar o pescoço em até 270º para observar algo ao seu redor, permanecendo com o resto do corpo sem o menor movimento. A grande capacidade de visão e audição torna as corujas exímias caçadoras.
A coruja é escolhida como mascote dos escoteiros e dos cursos universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras.
O termo "coruja" geralmente é aplicado ao pai ou a mãe que ressalta com um certo exagero as qualidades dos filhos. É extensivo a outros familiares como tios, avós e outros.
Uma das espécies mais conhecidas é a coruja-buraqueira, que tem esse nome porque vive em buracos existentes no chão. Muitas vezes a coruja-buraqueira utiliza um buraco que foi feito e abandonado por outro animal, apesar de ser capaz de escavar o seu próprio buraco.
fonte:http://www.significados.com.br/coruja/

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Trabalhador temporário tem direitos iguais ao dos efetivos?

Ione Luques
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RIO - Como todo fim de ano, aumenta a oferta de empregos temporários, principalmente no comércio varejista. Muitos, no entanto, desconhecem os direitos que devem constar no contrato de trabalho, mesmo estando previstos em lei. Os temporários têm os mesmos direitos dos funcionários efetivos de uma empresa, como jornada máxima de oito horas diárias, 13º salário, férias proporcionais e vale-transporte, informa Eloísa Bestold, consultora trabalhista do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP).

Eloísa alerta para que o profissional fique atento às cláusulas do contrato e, caso não tenha obtido todos os direitos previstos por lei, entre com uma ação trabalhista ou se dirija ao sindicato competente, para ser informado sobre as providências a tomar. Mas, é claro, antes tente negociar com a empresa.Conheça os direitos dos trabalhadores temporários
Outra questão que merece atenção é o período máximo pelo qual um funcionário pode ser contratado como temporário. Segundo Eloísa, esse tipo de contrato deve ter o prazo de três meses, podendo - após solicitação de autorização da empresa ao Ministério do Trabalho - ser renovado uma única vez por mais três meses.
A consultora diz que, caso o contratante não se interesse mais pela prestação de serviço, o profissional deve dar essa informação à empresa terceirizada que o indicou:
- O estabelecimento contratante não tem vínculo com o trabalhador temporário. Todos os acertos são de responsabilidade da empresa que o encaminhou.
Se for demitido sem justa causa antes do término previsto em contrato, o temporário tem direito ao seguro-desemprego e à multa de 40% sobre o FGTS, lembra Rosania de Lima Costa, consultora trabalhista do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco).
Leia também: Trabalho temporário, um primeiro passo para emprego efetivo

Fonte:
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/emprego/trabalhador-temporario-tem-direitos-iguais-ao-dos-efetivos-3186545#ixzz2hRtQVZwz
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

UFPA abre inscrições para processo seletivo 2014

Serão ofertadas 5.411 vagas entre os campi de Belém e do interior.
Inscrições serão feitas online e seguem até o dia 25 de outubro.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) abre as inscrições a partir desta sexta-feira (4) para o Processo Seletivo 2014 (PS 2014). O procedimento será feito online pelo site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) até o dia 25 de outubro. O prazo para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20 é até o dia 29 de outubro. Estarão isentos da taxa de inscrição os candidatos que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública e que possam comprovar essa condição.
Neste ano serão ofertadas 5.411 vagas em Belém e nos campi do interior. Somadas às vagas do Processo Seletivo Especial (PSE) – que seleciona estudantes de origem indígena, remanescentes de quilombos e candidatos para os cursos de Etnodesenvolvimento, no campus de Altamira, e de Educação do Campo, ofertado em diversos campi da UFPA –, a UFPA disponibiliza 7.804 vagas no total, distribuídas em 156 cursos, para a capital Belém e para o interior do Estado.
A seleção para 80% das vagas ofertadas será por meio da nota alcançada pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será a única fase do concurso. Os outros 20% das vagas serão destinadas para concorrência via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Cotas
No ato da inscrição, o candidato optará se deseja concorrer na condição de cotista ou de não cotista. Tanto na seleção via UFPA quanto na seleção via Sisu, 50% das vagas de cada curso são para estudantes de escolas públicas. Dentro desse grupo, cerca de 15% são destinadas a alunos autodeclarados negros ou pardos; 8% para aqueles que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; duas vagas a mais podem ser criadas para estudantes indígenas; duas vagas a mais, para estudantes quilombolas; e uma vaga a mais, para Pessoas com Deficiência (PcD).
Candidatos com deficiência
Será reservada uma vaga em cada curso para os candidatos PcDs. O candidato que necessitar de atendimento especial deverá informar o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova, além de apresentar à Secretaria do Ceps/UFPA o laudo médico emitido por um especialista na área de sua deficiência ou enviá-lo por Sedex para o campus do Guamá, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, rua Augusto Corrêa, nº 1, Guamá, CEP: 66075-110, Belém-PA.
fonte:G1pa

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Brasil perdeu a mula da educação

O que falta para a Sociologia, a Filosofia e a Pedagogia reconhecerem as 7 Variáveis Administráveis da Autoridade Paternal, de modo a reformarem o processo educacional e cultural da sociedade? As 7 Variáveis Administráveis da Autoridade Paternal transcendem a todo o esgotado processo atual de educação e formação cultural.
Lewton Burity,
 
 

Coca-Cola vai lançar 2 mil quiosques com água, vacina, internet e comida

Objetivo é oferecer recursos básicos para comunidades em mais de 20 países diferentes

A Coca-Cola Company planeja erguer aproximadamente dois mil quiosques até 2015 em 20 países diferentes com o objetivo de oferecer água, conexões com a internet, energia, vacinas, refeições prontas, além de vender, claro, Coca-Cola e outros produtos relacionados.
A informação foi divulgada no site da empresa. Neste momento, já existe um quiosque em versão piloto, na cidade de Heidelberg, Africa do Sul. Trata-se de um contêiner alimentado por painéis solares, uma antena para a rede WiFi e um destilador de água Slingshot.

Modelo de negócio em discussão

De acordo com o The New York Times, o modelo de negócio dos quiosques ainda está sendo discutido pela Coca-Cola. Não está claro se os serviços serão gratuitos ou pagos, ou quais deles devem ser cobrados. Ao menos, os mais básicos devem ser gratuitos. Os quiosques serão distribuídos em países da África, Ásia, América do Norte e América Latina.
O problema atual enfrentado pela empresa é o custo de instalação: cada quiosque não sai por menos de 100 mil dólares. Entretanto a produção em volume deverá reduzir o preço para menos de US$ 2 mil.

Críticas ao modelo da Coca-Cola

A Coca-Cola Company afirmou que, idealmente, os quiosques serão comandados por mulheres, com o objetivo de capacitá-las através do empreendedorismo e oportunidades de emprego.
Segundo o jornal New York Times, as companhias de refrigerantes são frequentemente acusadas de contribuir para a epidemia de obesidade, e a Coca-Cola tem sido criticada por ampliar sua linha de produtos açucarados nos países pobres, onde a alimentação é de baixa qualidade e o atendimento odontológico é precário. 
              
Fonte: Coca-Cola

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/sustentabilidade/45368-coca-cola-vai-lancar-2-mil-quiosques-com-agua-vacina-internet-e-comida.htm#ixzz2h8fQ0SVt

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Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


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