
Mais de 5,5 milhões de moradias precisam ser construídas em todo o País para acabar com o deficit habitacional, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) 2008, utilizados pelo Ministério das Cidades. Lançado em 2009 e ampliado em março do ano passado, o programa Minha Casa, Minha Vida pretende construir ou reformar três milhões de moradias até 2014 para famílias com renda mensal de até dez salários mínimos.
A Medida Provisória 514/10, do Executivo, alterou as regras do programa e estabeleceu concessão prioritária de financiamento a famílias chefiadas por mulheres, desabrigadas ou que residam em áreas de risco e insalubres. De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 22 milhões de famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. Esse valor representa 35% das famílias em 2009, contra 27% em 2001.
O Prefeito Helder Barbalho do Município de Ananindeua novamente é referência para os demais Municípios do Brasil na construção das casas do programa Minha Casa, Minha Vida . Ele continua realizando o sonho da casa própria a centenas de familias daquele Município ,transformando a vida da população. Abaixo alguns apartamentos e casas já entregues :
Depois dos 330 apartamentos do conjunto Jader Barbalho entregues no início deste mês, ontem foi a vez de entregar as chaves dos 420 apartamentos do Residencial Jardim Campo Grande, no Maguari. Cada apartamento possui 42m², com sala, dois quartos, banheiro e cozinha. O condomínio é repleto de áreas de convívio que incluem uma quadra de areia e um salão de festas com churrasqueira.
Quatro cadeirantes, 22 portadores de outras necessidades especiais e 18 idosos também foram beneficiados. 54% das famílias atendidas são chefiadas por mulheres. A obra foi construída com recursos do programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal, via Caixa Econômica e em parceria com a Prefeitura de Ananindeua.
Jardim Jader Barbalho (Ananindeua): 1.869 famílias, 595 unidades habitacionais. Investimento: R$ 12 milhões.
Jardim Jader Barbalho (Ananindeua): 1.869 famílias, 595 unidades habitacionais. Investimento: R$ 12 milhões.
Jardim Campo Grande: Moradia digna e de qualidade para mais de 2 mil pessoas em Ananindeua
Ananindeua contabiliza 750 unidades habitacionais entregues
Com a entrega do Jardim Campo Grande, Ananindeua contabiliza 750 unidades habitacionais entregues apenas em janeiro. Estão em obras mais quatro empreendimentos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outros dois dentro do convênio do "Minha Casa Minha Vida", no município. Neste, a previsão é de entrega de mais 600 unidades até o fim do ano, que vão beneficiar mais de 3300 pessoas. Também será fechada, nessa semana, mais duas parcerias com a Caixa para a construção de mais de 900 moradias em dois residenciais.
Com a entrega, Ananindeua contabiliza 750 unidades habitacionais entregues apenas em janeiro. Estão em obras mais quatro empreendimentos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outros dois dentro do convênio do "Minha Casa Minha Vida", no município. Neste, a previsão é de entrega de mais 600 unidades até o fim do ano, que vão beneficiar mais de 3300 pessoas.

No último domingo (19), mais de 200 famílias que vão morar no Residencial Paulo Fonteles II, participaram do sorteio das unidades habitacionais, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O evento foi promovido pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação.Localizado na Rua Carlos Ano Bom, bairro Centro de Ananindeua, o "Residencial Paulo Fonteles II" possui 224 apartamentos com sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos. O condomínio é composto por cinco blocos de apartamento, playground, salão de festas, campo de futebol e quadra de areia.
Ananindeua tem maior programa de Regularização Fundiária .
Na última semana, foi concluído o registro das áreas da comunidade Carlos Marighella, no Anita Gerosa. Mais 2 mil famílias receberão o título definitivo de terra até o final de 2011. Com a regularização, serão mais de 13 mil Títulos de Propriedade de Terra cedidos pela Prefeitura de Ananindeua na gestão do Prefeito Helder Barbalho. Este é o maior programa de titulação de terras municipais em área urbana do Brasil. Na comunidade Carlos Marighella, já foram realizados serviços de drenagem e esgotamento. Está sendo finalizada a rede de água, para posterior pavimentação de 25 ruas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário