sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cidadania e Compreensão Humana



O individualismo e a cidadania de uma pessoa em uma sociedade é algo de muito debate, mas a mim deixa muito pouco a dizer. Eu me pergunto, Por que estamos aqui?

Como simples questões corriqueiras do dia-a-dia, como religião, participação social, pagamentos de impostos, leis e obrigações em geral, seja debatida e rebatida pelo mundo a fora em quase todos os países do globo.

Será que tememos que os erros do passado, nos deixaram escapar a verdade do interior de cada um?Seria isso?

Ou será o nosso grande e desgastante medo de um conflito interno ou externo que nos impede, acumulando simbolismo em casos que não pedem isso.

E der repente nos faz ver a verdade, mesmo quando ela se impõe imensa como uma montanha.

A verdade em muitos desses assuntos citados é afastada como um escravo fustigado de tempos em tempos, infeliz e desamparado.

E não por nenhuma sagacidade legal por parte dos governantes que muitas vezes ferem a liberdade por meio de leis, mas através do longo e poderoso braço do poder Judiciário e Executivo.

Estes não são meros casos de cidadania social, problemas raciais, pobreza e educação. O que de fato interessa é a própria natureza do homem.

O que pergunto seria mais do agrado de vocês?

Um governo que decida contra os menos favorecidos e marginalizados?

Eu acho que não. E esse é um detalhe importante.

O que muitas pessoas querem e fazem é leis que sejam decididas a todos sem exceção, mas isso é impossível, as leis judiciais são manipuláveis, são falidas e arcaicas.

Leis que seria o caso, de muitos governos ficarem orgulhosos.

Nos tempos atuais existem segmentos da sociedade que ensina não abertamente claro o seguinte pensamento: “um segmento da sociedade não prospera com o trabalho do outro, se voltarmos os olhos ao passado, para tempos remotos, tempos bíblicos a historia nos prova isso. No Éden onde duas pessoas foram criadas, até lá uma pessoa foi pronunciada subordinada a outra. A escravidão sempre esteve entre nós, não é pecado e nem imoral.”

Bem devo dizer que discordo com essas mentes “inteligentes” que defendem essa tese e alguns governantes que compartilham com essas idéias.

Afirmo que a condição natural do homem é a liberdade, a prova disso é o extremo que se vai para recuperar a liberdade, depois de perdida, um homem sem liberdade irá dizimar seus inimigos, ele tentará e tentara contra tudo e contra todos os desafios e preconceitos para voltar a ter sua liberdade de qualquer tipo.

Vejamos exemplos na historia em geral. Poucos negros, índios e amarelos foram considerados heróis pelo mundo afora, heróis de verdade. A historia é injusta, mas será que conseguimos ver como ela é realmente?

Nossas historias são de homens brancos, ingleses, franceses, alemães, português, americanos se esses heróis tivessem vivos não poderiam se levantar tal seria o peso das medalhas e honrarias.

Canções foram feitas a esses heróis, grandes autores escreveram livros a respeito deles. Essas historias são contadas e recontadas nas escolas para nossos filhos, porque nos certificamos disso, conhecem seus nomes muito bem como James Cook, Cristóvão Colombo, Cabral, Patrick Henry, Tiradentes entre outros.

Contudo se essas pessoas preconceituosas tiverem certas o que devemos fazer com esse embaraçoso e incomodo documento chamado Constituição?

O que fazemos com seus conceitos?

“... todos os homens criados iguais, direitos iguais, vida, liberdade, etc”

O que fazemos com isso?

Tenho uma modesta sugestão.

Rasgar a constituição.

Um dia desses, li um livro sobre tradições indígenas de tribos do norte das Américas, lá explicava que quando um membro da tribo se encontrava em situação que parecia não ter esperança, ele invocava seus ancestrais. Era uma Tradição!

A tribo acreditava que se pudessem invocar seus ancestrais é porque eles nunca se foram. E a sabedoria e força que eles geraram e inspiraram viriam para ajudar.

Nomes como: Jesus Cristo, São Francisco de Assis, Princesa Isabel, Papa João Paulo II, Martin Luther King, Jhon Kenneddy, Nelson Mandela, George Washington entre outros, ficaram para sempre na historia, temos resistido muito a lhes pedir ajuda, talvez temêssemos que ao fazê-lo, poderíamos reconhecer que nossa individualidade que tanto referenciamos não é totalmente nossa, talvez temêssemos que um apelo fosse confundido com fraqueza.

Chegamos à compreensão, a final que não é assim, compreendemos agora, fomos levados a compreender e abraçar a compreensão de que quem somos é quem nós fomos.

Se isso nos levar a uma guerra interior com nós mesmos, que ela venha, e que seja a ultima batalha a ser vencida.



(Ricardo de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa