domingo, 2 de fevereiro de 2014

Sentimento de ser mal compreendido (a)


A pessoa que tem sensação de ser mal compreendida, normalmente fica mais sensível ao que os outros lhe falam. Muitas vezes se torna mais irritada, sentindo que todos estão contra ela. De alguma forma pensa que vai ser agredida pelo outro. Cada palavra dita é como fosse um ataque. Com isso, a pessoa pode acabar se isolando, ou passa a ser mais explosiva. Assim, com frequência sente que ninguém no mundo a entende.
Precisa pensar:
  • Será que os meus sentimentos estão tão confusos, que nem eu sei bem o que está acontecendo comigo?
  • Os outros se afastam, ou eu que me excluo das relações com esse “jeito” que estou agindo? Falta me colocar mais, estabelecer um limite de respeito na relação? Ou talvez tentar entender e ver o lado do outro, e perceber que sou eu q/ estou afastando?
  • Será que estou me sentindo mal, com baixa auto-estima e acabo achando que as pessoas não gostam de mim, não me aceitam e não me entendem?
  • Será que não estou me fechando? Caso a resposta seja “sim”, como os outros vão me entender?
A pessoa que se sentem dessa forma, tem que buscar entender o que e por que está acontecendo. Percebendo o que realmente está causando, precisa pensar qual o melhor jeito disso mudar, e logo em seguida tomar providências. Quando fica complicado fazer isso sozinho, é importante buscar ajuda de um psicólogo.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Trecho de O que Toda Mulher Inteligente Deve Saber, de Steven Carter e Julia Sokol

As mulheres inteligentes sabem que nenhuma mulher nasce inteligente.
As mulheres inteligentes também sabem que é possível aprender a ser inteligente de duas maneiras - a maneira difícil e a maneira fácil.
Em sua maioria, as mulheres inteligentes se tornam inteligentes da maneira difícil, isto é, através de experiências pessoais que deixam cicatrizes - recordações dolorosas de noites de insônia, lágrimas, incertezas, raiva, insegurança e ansiedade. Elas aprendem sobre a vida, sobre o amor e sobre os relacionamentos, mas pagam um preço muito alto por essa sabedoria.
Nós temos certeza de que existe uma maneira mais fácil para uma mulher se tornar inteligente - uma maneira mais fácil de aprender a ser sábia ao lidar com os relacionamentos e não precisar passar por experiências traumáticas que muitas vezes acompanham a aquisição desse conhecimento. Como? Simplesmente ouvindo e assimilando as experiências de outras mulheres. Sabedoria sem sofrimento, compreensão sem angústia, descobertas sem melodrama - é disto que trata este livro.
As mulheres mais inteligentes sabem que não precisam sofrer para se tornarem inteligentes
Uma mulher inteligente sabe que o seu bem mais valioso é a consciência de si mesma.
Se uma mulher quiser se tornar inteligente, ela precisa compreender o que isso significa. Vejamos, por exemplo, o caso da Debra. Embora seja inteligente, culta, criativa, espirituosa e organizada, ela ainda não sabe muito bem como conduzir a sua vida pessoal. Na realidade, ela seria a primeira a dizer que, quando inicia um relacionamento, é grande a chance de "deixar a cabeça" na porta de entrada. Debra diz que no correr da vida foram inúmeras as vezes em que perdeu de vista o seu eu e as suas metas. Assim como muitas outras mulheres, ela aprendeu que: uma mulher pode ser brilhante mas não saber se proteger em seus relacionamentos; uma mulher pode ser muito bemsucedida em sua carreira e mesmo assim sentir-se atraída pelas qualidades erradas de um homem; apesar de ser muito talentosa, uma mulher pode não ser emocionalmente inteligente. Por que isso acontece? Porque saber lidar com a vida, com o amor e com os relacionamentos é muito diferente de ser um gênio em física nuclear.
Então quais são as qualidades básicas que tornam uma mulher realmente inteligente e lhe dão as melhores oportunidades de ser pessoal e emocionalmente feliz?
Uma mulher inteligente sabe que ser inteligente significa:
• Manter-se racional.
• Deixar sua inteligência controlar suas emoções, e não o inverso.
• Confiar mais em seus valores do que em seus hormônios.
• Escolher relacionamentos que a façam feliz e permitam que ela cresça.
• Procurar e acolher pessoas otimistas e encorajadoras.
• Manter distância de relacionamentos que significam p-r-o-b-l-e-m-a.
• Afastar-se de pessoas que tentam controlá-la ou a façam sofrer.
Em um relacionamento, uma mulher inteligente sabe que precisa desenvolver uma visão realista daquilo...
...que deve dar a um parceiro.
...que pode esperar de um parceiro
E, mais importante do que tudo, uma mulher inteligente jamais se esquece de que ela é uma pessoa especial, com ou sem um homem em sua vida.
fonte;http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/o-que-toda-mulher-inteligente-deve-saber.shtml

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O canalha - refletindo


O canalha não tem jeito mesmo. E nunca terá. Ele é o sociopata do amor. Inspira confiança e expira mentiras. E você, na falta de algo melhor, vai respirando esse ar sedutor. No alto dos seus 1,70m de mulher independente, forte e sedutora, você sempre acha que pode consertá-lo. Esqueça, você está apaixonada e o antídoto para o canalha é o desprezo. O canalha finge que não é um canalha. Posa de bom moço, carente, apaixonado e infeliz. E você acredita ser a salvação dessa alma perdida, depois de tantas desilusões amorosas. O canalha cria uma nova identidade, mas sem registro em cartório. Ele age por instinto, não sabe ser de outra forma. A sedução faz parte da sua sobrevivência emocional. Ele é uma fera e você o prato de comida.

tradução da frase: Eu só quero amar você.

Mas ele tem um jeitinho tão meigo, uma conversa tão bacana, não é mesmo? O canalha é inteligente, sagaz, enigmático e te faz rir. Pronto, o cara perfeito. O único porém é que ele nunca será completamente seu. Amar um canalha é entrega sem devolução. A submissão é ingrata: revolta, mas apaixona. O canalha é o disfarce da conquista, máscara do engano. E é justamente isso que te encanta nele. Ele sorri em versos, fala em melodia e te decifra com os olhos. O canalha parece ter o manual de instruções para seduzir. E faz isso sem nenhuma força. Você consegue ver sensualidade nele caminhando na rua, tomando whisky, acendendo um cigarro e até dirigindo.

O canalha nem bonito é, mas parece ter nascido para desafiar o seu bom gosto. Ele faz você escutar músicas que você nem sabia que existiam, faz você pesquisar textos e frases que traduzam o que você está sentindo. Faz você acordar de manhã e lembrar dele, pelo menos, na hora de passar o perfume.

O canalha não pede, manda. Você adora e depois se odeia. Tenta escapar e horas depois, cai numa armadilha. Mas não fique triste, o canalha é o “teste drive” para qualquer corrida amorosa. É pré-requisito para as provas de amor. Toda mulher precisa de um bom e cruel canalha no seu caminho para encontrar o próprio valor. Somente depois de alguns meses mendigando atenção e se alimentando de mentiras cobertas por uma camada de ilusão, que você vai encontrar a correspondência do seu amor. Não nele, claro. Mas antes do coração achar o endereço certo para se apaixonar, é preciso primeiro ter garantias. É a conquista do chamado amor próprio.

Amar um canalha faz parte da vida, é a construção de si mesma, leitura obrigatória para o vestibular sentimental que vem pela frente. Estar com um canalha é mais do que necessário. É gostoso.
fonte:http://www.verdadefeminina.com.br/o-canalha/
 

sábado, 4 de janeiro de 2014

A pessoa mesquinha

A mesquinhez é terrível, principalmente se vem travestida de "coitadinha". O mesquinho tem a alma pequena porque seu maior bem é o dinheiro. O mesquinho é limitado não vê para além da realidade embutida no noticiário das 20h e acha que sabe tudo. O mesquinho recusa mudar, porque a sua mudança depende de terceiros.

Depende do julgamento que outros fazem dele, por isso o mesquinho vive em pressão constante. Para ele a vida é difícil. O mesquinho está sempre sujeito às pressões e opiniões de terceiros sobre ele próprio. O mesquinho vive com medo. O mesquinho é no entanto uma pessoa muito "segura" de si, pelo menos é nisso que ele acredita piamente! 

Ao adaptar um estilo de vida "socialmente aceitável", o mesquinho vai vivendo dentro da "sua zona de conforto" e critica tudo o todos os que vivem fora dela. O mesquinho cansa-se de ouvir muito rapidamente, especialmente quando lhe falam de coisas que ele não compreende. 

O mesquinho nunca diz: "Não sei, explica-me como". O mesquinho acha-se uma pessoa sociável porque fala muito e eventualmente aqui e ali, ele encontra um conjunto de pessoas "limitadas", num contexto social "brejeiro" que o escutam e que lhe dão uma sensação de importância (falsa e momentânea). Ele não percebe que criticar, limitar o que não concorda ou não compreende, é tudo menos socializar e só contribui para a sua própria degradação como pessoa. 

O mesquinho evita interagir com pessoas cujo o conhecimento seja superior ao seu, isso incomoda-o. O mesquinho não é mau por natureza, ele apenas é... Mesquinho! Ele ignora por exemplo que, daqui a duzentos anos ou coisa que o válha, ninguém se lembrará mais do que ele fez ou disse, a não ser que (obviamente) ele faça algo grandioso, como "Alexandre o Grande ou Bonaparte". 

No entanto ele vive constantemente dependente  daquilo que pensam dele e transporta essa visão para os outros, limitando-os. E quando lhe falam em mudanças, o mesquinho ri-se em desdém... "Bhaa, mudanças, lá vem você com suas teorias".

E diz do alto do seu EGO de certezas inabaláveis! "Ahahaha, isso é tão estúpido, você pensar dessa forma!". O mesquinho não mede as opiniões dos outros. O mesquinho não comunica, impõe, critica e dá lições de moral, muitas lições de moral! Ele "compra guerras", muitas guerras, sem estas, ele não é nada. Ele quer "caos"! O mesquinho não aprende, porque acha que já sabe tudo, mesmo sem (muitas das vezes) ter saído do seu próprio bairro, ele refuta tudo dizendo. "Eu vi na televisão ou nos jornais, eu sei das coisas!!"

O mesquinho culpa toda a gente menos a ele próprio, se a sua situação de vida não lhe for favorável. A culpa jamais é dele, existe sempre um motivo exterior para...


No entanto o mesquinho falha em perceber que a verdadeiro conhecimento é aquele que vem de dentro. A verdadeira mudança é aquela que acontece de dentro para fora e não de fora para dentro. Não precisamos que os outros mudem para nós mudarmos. Somos nós que mudamos as nossas atitudes e com elas mudamos os outros. Se achar-mos o contrário, então estamos dependentes de outras pessoas para mudar a nossa realidade, o que quer dizer que entregamos o controle da nossa vida aos outros. 

Quero dizer, se renunciamos as responsabilidades, também renunciamos o controle sobre as nossas vidas. Renunciamos ao controle da nossa existência, pois se a culpa ou responsabilidade não é nossa, o controle da vida também não o é!

E isso é o que faz de nós pessoas mesquinhas. Portanto, assumir as rédeas da vida e assumir as responsabilidades pelos nossos actos (ou falta deles), faz de nós pessoas integras e autênticas e eleva-nos a outro nível. 

Como saber se somos mesquinhos? É fácil, basta perguntar a si mesmo o seguinte:

"Eu ajo desta forma porque me sinto desta forma, ou ajo desta forma para que os outros percebam que sou aquilo que eu não sou?"      Por: Sérgio Quintiliano

A essência da arte da guerra


Hoje em dia o livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu está em todas as livrarias com mais de 30 traduções. Encontra-se “A Arte da Guerra” para todo tipo de freguês: a arte da guerra para mulheres, para advogados, etc. A verdade é que qualquer grande livro da antigüidade, se for lido corretamente, pode conter ensinamentos valiosos para o homem de todas as épocas. Com “A Arte da Guerra” ocorre isso. E é, sem dúvida, um dos maiores tratados de estratégias já escritos. Porém, hoje nós vivemos – como dizem os taoístas – no reino das 10.000 coisas.
 
 A informação é tanta que existe muita desinformação embutida no meio. Há muita teoria para cada detalhe. Isso acaba nos afastando do verdadeiro conhecimento, do princípio básico que rege todas as coisas. Temos muita informação, mas não sabemos o que fazer com ela. Não temos sabedoria. Os grandes livros do passado foram escritos por sábios, homens que podiam raciocinar com tranqüilidade. Hoje, a nossa leitura é muito poluída e nos perdemos no meio dela.
Se você der uma folheada no livro “A Poética”, de Aristóteles, vai encontrar lá a seguinte informação: “O mito tem começo, meio e fim.” Se formos analisar essa frase com base em tudo aquilo que foi escrito sobre o mito, iremos desenvolver uma verdadeira tese em cima dela.
 
Se formos ler esse livro corretamente, entendendo o contexto no qual foi escrito, descobriremos que a palavra mito, para o grego contemporâneo de Aristóteles, significava apenas uma fábula.
Portanto, mito é igual a fábula, que evidentemente deve ter começo meio e fim. É uma descrição simples e direta, não carece de nenhuma tese. O sentido da leitura muda totalmente. Aliás, leitura não é apenas decifrar códigos escritos, é dar sentido a eles.
 
“A Arte da Guerra” foi escrito para um povo que possui uma visão de mundo totalmente integrada à natureza. Um povo que se comunica por ideogramas e cuja língua tem uma sonoridade que estimula os sentidos. No Oriente o hemisfério cerebral que comanda a linguagem é o direito, enquanto que no Ocidente é o esquerdo, o hemisfério lógico, analítico. Isso foi descoberto na metade do século passado. “A Arte da Guerra” é um livro para ser lido com os sentidos, não com a lógica dura e analítica. Se for lido assim não passará de um simples livreto de administração, pobre e inferior a qualquer livro básico de nossos dias.
 
É preciso ler “A Arte da Guerra” dando sentido a ele, e isso não é fácil. É preciso que se dê o sentido correto para que as lições contidas nesse valioso livro apresentem algum resultado. E existe um sentido correto a ser dado a esse livro? Existe! E o sentido correto é bastante flexível. É universal e aplicável ao homem de qualquer época, nação ou cultura. É um livro que está acima da descrição e do julgamento. E esse é o primeiro erro dos executivos que lêem Sun Tzu. Subestimam o conteúdo dos escritos como quem está lendo um livro primitivo e exótico. Esse é um erro crasso! É preciso, no mínimo, conhecer um pouco do pensamento budista e taoísta. Sun Tzu, o escritor deste livro, era um monge guerreiro.
O livro está fortemente influenciado pelo I CHING – o Livro das Mutações – e pelo modo de vida do povo daquela época. A visão que o chinês tem da guerra não é a mesma que nós temos. É muito mais abrangente. O guerreiro mestre é visto como um sábio, como um homem superior, capaz de lidar com todos os aspectos da vida. Perito na administração de conflitos, sejam eles quais forem. Na China, o mesmo ideograma que serve para identificar a palavra corte, é o mesmo para a palavra lucro. Conclusão: se você é um guerreiro hábil no manejo da espada (corte) é também um hábil negociante (lucro).
 
Um verdadeiro perito na arte da guerra precisa administrar as necessidades de seu exército com a mesma maestria com que administra um negócio ou o seu lar. O guerreiro mestre de nossos dias pode ser comparado a qualquer um que ocupe um cargo de liderança em qualquer setor onde tenha que apresentar resultados, que tenha uma missão definida. É impressionante notar que “A Arte da Guerra” tem despertado a atenção de tantos executivos, mesmo com o foco na figura do líder tradicional. Justo numa época em que o foco maior é o trabalho em equipe, a descentralização e a participação dos grupos nas tomadas de decisões. Mas isso não conflitua em nada com os princípios propostos por Sun Tzu.
 
No moderno ambiente coorporativo ainda há lugar para a disciplina. As decisões de grupos de executivos – os comandantes do exército – podem se assemelhar às de um conselho de guerra. A figura do grande líder não irá desaparecer nesse novo paradigma coorporativo. “A Arte da Guerra” nunca foi tão atual. Um dos maiores líderes de nossa época é sem dúvida Jack Welch, que durante décadas esteve à frente da GE e foi responsável por um crescimento magnífico desta empresa. Ele descreve em seu livro que a sua maior jogada na GE foi priorizar os chefes que melhor sabiam trabalhar em equipe. Mas é bom lembrar que as inovações propostas por ele foram aplicadas numa empresa com tradição militar, onde a disciplina e a hierarquia estavam bem inseridas neste cenário, compondo a clareza organizacional da empresa.
 
 Abílio Diniz é outro exemplo de grande líder. Sua figura pode servir de inspiração a seus subordinados. É bem sucedido em todos os setores de sua vida, além de tem uma saúde e forma física invejáveis, como todo guerreiro mestre que se preza. A necessidade que os homens têm de encontrar líderes que sirvam como fonte de inspiração é a verdadera razão do sucesso deste clássico, escrito há mais de 2.000 anos, que nunca sairá de moda.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Ana, mãe de Samuel – Texto 1 Sam. 1: 1 a 7

O seu nome, assim como o seu modo de ser, nos apresenta uma mulher "graciosa" amável, mansa e generosa.
Apesar de possuir estas tão boas características, ela vivia triste.
A Bíblia nos diz que ela e Penina eram esposas de Elcana. Mas enquanto 
"Penina tinha filhos" ela "Ana não os tinha".
Num lugar mais profundo do seu coração, estava o imenso desejo de ser mãe. A sua alma ansiava por um filho mas a Bíblia diz que 
"o Senhor lhe tinha cerrado a madre" (1Sa 1:5b).
O seu desejo não estava coincidindo com o desejo de Deus na sua vida naquele momento. O tempo de Deus era diferente do seu tempo, assim como foi o tempo de Sara, o de Rebeca e o de tantas outras mulheres que amavam ao Senhor mas tinham também suas madres cerradas.
 
Podemos hoje aprender muito com a vida de Ana.
Podemos dividir sua vida em três fases
1ª Fase – Anos de tristeza.
1ª Característica, Verso 5 – O milagre que ela queria não acontecia.
Porque? Porque ela era estéril.
 
2º Característica, - verso 4 – O milagre que ela não tinha a rival tinha sobrando.
Quem já olhou para alguém e disse “Deus, me dá só 10% do que este fulano tem?
 
3ºCaracterística  Verso 6 –  AFRONTA.
Já imaginou,  Penina irritando Ana? Ana por favor me ajuda com este menino enquanto eu cuido dos outros 30 que eu tenho, afinal você esta ai sem nenhum.
Penina provocava Ana, e ela passava mal.
 
4ºCaracterística. Verso 7 – Depressão. Ana chorava e não comia. Chorar, tristeza e falta de apetite são sintomas de depressão.
 
5º Característica- Verso 7 – Rotina ou Tédio. Isto acontecia ano após ano.
Pior coisa em nossa vida, é por uma expectativa e nada mudar, tudo igual.
Nada acontece. Tudo igual, nada muda. Mesma gordura, mesmo salário, mesmos problemas.
As vezes muda sim, fica pior.
 
Era esta a vida de Ana.  Não tinha o milagre, o que ela não tinha os outros tinham sobrando, era afrontada, depressiva, e tédio, tudo sempre igual.
 
2º Fase na vida de Ana - A mudança
Mas houve um ano onde tudo mudou, houve um ano que ela agiu diferente, e por causa deste um ano que ela agiu diferente todos os outros anos foram diferentes. Deus quer que você entenda que sua vida não tem a ver só com você mesmo. Tem a ver com uma geração, tem a ver com seus filhos e até seus netos.
Se Ana não mudasse, se um dia ela não tivesse tomado uma postura diante do Senhor, seu filho Samuel, o homem mais importante de seu tempo, não teria nascido.
 
1ª Atitude diferente - verso 9 –- Ana foi falar com Deus.
Não adianta falar do seu problema pra todo mundo e não falar com quem realmente pode mudar a sua vida.
Você costuma contar seu problema pra todo mundo? Você dedica tempo em oração à Deus apresentando suas necessidades? Conforme esta passagem, Filipenses 4:6, como devemos proceder?
 
2º Atitude diferente - verso 11 – Ela fez um voto.  Ela fez uma promessa pra Deus.
Ela fez um desafio, se o Senhor me der, eu te devolvo.
Você já fez um voto? Você já jejuou alguma vez em sua vida?
 
3ª Atitude diferente – verso 12 a 18. Ela creu na palavra de vida que saiu da boca do profeta, do sacerdote. Nem o profeta Eli sabia do poder que estava na boca dele. Mas ele falou e Ana creu. Sabe o que Ana fez, ela pegou a palavra e disse “é para mim”.
A prova de que ela creu, é que ela voltou a comer e a sua tristeza foi embora. Foi embora a incredulidade e a depressão.
 
4ª Atitude – Verso 19 – Ela agiu. Se relacionou com seu esposo, e quando estava com ele no leito, diz a palavra, Deus se lembrou dela.
A Bíblia diz: “Ele faz da estéril, alegre mãe de filhos”.
 
Reflita
Você precisa de um milagre? Quais são as atitudes que você está tendo para ver seu milagre acontecer?
 
3ª Fase da vida de Ana.  Os anos da alegria.
1Samuel 21 e 22
1ª Característica dos anos de alegria. Ana não tinha que ir a forra com gente, ela tinha que ir a forra com a afronta, é contra o capeta que você tem que esfregar o seu milagre, a preocupação de Ana não era provar para Penina e para os homens, sua preocupação era com seu voto a Deus.
 
Deus é o Deus que cura a esterilidade.
Quais são as áreas de esterilidade em sua vida? Ele pode curar, Ana é um exemplo, tome uma atitude, este ano vai ser o seu ano da multiplicação se você agir, vai ser o ano da virada se você se levantar para buscar a Deus, vai ser o ano da vitória se você começar a orar e suplica em vez de reclamar.
 
2ª característica dos anos de alegria de Ana. 2 Samuel 2: 21. Ela teve Samuel e + 5 filhos. Ou seja, Ela teve mais filhos que Penina. Quando Deus abre um ventre, ele abre, quando Deus abençoa uma vida, ele abençoa. A benção do Senhor é sem medida.
 
3ª Característica dos anos de alegria de Ana. Morreu Eli o homem mais importante de Israel naquele tempo, quem assumiu o lugar dele? Samuel. Naquele tempo, era a mesma coisa que assumir a presidência da nação.
O que virou a mãe de Samuel do dia pra noite? Virou a dona Ana, a mãe do presidente.
 
Todas as pessoas, de alguma forma, passam por afronta nesta vida, vejam nosso Senhor Jesus, Ele suportou a terrível afronta da cruz, mas a glória e o poder da ressurreição foi algo indescritível.
 
Reflita
É da afronta que se levanta para a vitória.
 
Oração
Senhor ajuda-nos a agir da forma correta, a não sermos conformistas com o que esta errado e mal resolvido em nós. A orarmos e suplicarmos com mais intensidade e frequência, a agirmos com fé e não com incredulidade, a não reclamarmos, mas sim, apresentarmos diante de ti nossas necessidades e aflições. Livra-nos da depressão e do tédio, ajuda-nos a nos levantarmos e ver em nós cumprido os seus propósitos.
fonte:http://www.igrejadafamiliaemsantos.com.br/index.php/grupos-pequenasfamilias/estudos-peq-familia-categoria/item/194-ana-m%C3%A3e-de-samuel

Quais são as 5 competências fundamentais do líder atual?

Por Fundação Dom Cabral
Na busca de maior competitividade e superação, o mundo corporativo aposta cada vez mais em lideranças capazes de influenciar pessoas, para que estas atuem de forma eficaz no negócio e nos processos de modo a alavancar os resultados organizacionais. Mas dispomos de lideranças preparadas para isso?
Há excelentes profissionais que, muitas vezes, enfatizam suas competências técnicas em detrimento das emocionais. Saber lidar com esta variável sempre presente no âmbito da liderança – a emoção – denota a verdadeira medida de inteligência do líder.
Com base em dados empíricos coletados nos programas de liderança da Fundação Dom Cabral e em uma pesquisa com 1.200 gestores sobre o ‘status das competências de liderança emocional’, a escola de negócios destaca as cinco competências fundamentais que os líderes precisam urgentemente desenvolver:
1º – Autoconhecimento
Refere-se à autoanálise contínua do líder, revendo suas possibilidades, valores, pontos críticos e fortes, e avaliando o impacto de suas atitudes nas outras pessoas. É uma competência central dentro da constelação de características da Liderança Emocional.
2º – Desenvolvedor de pessoas
Refere-se à capacidade do líder de não só atender às necessidades dos colaboradores e demais membros da cadeia de valor da organização, mas, sobretudo, desenvolver novas lideranças e talentos no ambiente em que atua. É o líder educador, o líder transformador, o líder criador de líderes.
3º – Autocontrole emocional
É a capacidade do líder de reconhecer suas emoções destrutivas e impulsos e mantê-los sob controle, de modo a se manter em condições de administrar adequadamente as diversas situações de conflito e tensão.
4º – Comunicador
É a capacidade do líder de expressar ideias, orientações e diretrizes com clareza e assertividade, preocupando-se em perceber seu impacto sobre as pessoas e fazer os ajustes necessários.
5º – Inspirador
É a capacidade que o líder tem de inspirar e engajar os demais, criando um alinhamento com os valores da organização, uma visão mais ampliada e com significado acerca dos objetivos da organização, evidenciando assim que o líder é um exemplo a ser seguido.
fonte:http://www.almadonegocio.tv/quais-sao-as-5-competencias-fundamentais-do-lider-atual

Pessoa, Sociedade e Humanos Direitos


Dalmo de Abreu Dallari
 
         A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas às outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.
            Sem a vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo. E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando nas cidades, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite de outros muitas vezes por dia.
            Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, roupa, moradia, meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além disso, todo ser humano tem suas crenças, tem sua fé em alguma coisa, que é a base de suas esperanças.
            Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana. Assim, por exemplo, se dependesse apenas de vontade, seria possível uma pessoa muito rica isolar-se em algum lugar, onde tivesse armazenado grande quantidade de alimentos. Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo falta de companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar e trocar idéias, necessitadas de dar e receber afeto. E muito provavelmente ficaria louca se continuasse sozinha por muito tempo.
            Mas, justamente porque vivendo em sociedade é que a pessoa humana pode satisfazer suas necessidades, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim. E não basta que a vida social permita apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou de todas as necessidades de apenas algumas pessoas. A sociedade organizada com justiça é aquela em que os benefícios e encargos são repartidos igualmente entre todos.
            Para que essa repartição se faça com justiça, é preciso que todos procurem conhecer seus direitos e exijam que eles sejam respeitados, como também devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais.
 

DIREITO À IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

 
            Há quase 2 mil anos o Cristianismo vem pregando que os seres humanos são todos iguais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos também afirma isso, dizendo no seu preâmbulo que todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos. Em quase todas as Constituições do mundo está escrito que todos são iguais perante à lei.
            Pois apesar de todas essas afirmações, repetidas e reforçadas por muitos filósofos e pensadores políticos, o que se vê na realidade é que as pessoas são tratadas como desiguais. As próprias leis garantem a desigualdade, e nos costumes de quase todos os povos encontra-se muitas práticas baseadas na desigualdade, podendo-se ver claramente que em grande número de situações as pessoas são tratadas como iguais.
            Essas leis e esses costumes já se acham tão arraigados que quase todas as pessoas consideram normal o tratamento desigual. E existem mesmo pessoas que falam e escrevem que todos são iguais e não percebem que, na prática, agem como se os seres humanos nascessem e continuassem desiguais.
            Para perceber e corrigir essas contradições é preciso, em primeiro lugar, compreender o que significa afirmar que todos nascem iguais. É evidente que as pessoas nascem fisicamente desiguais, sendo diferentes nas feições, no tamanho, na cor da pele e em inúmeras outras características físicas. Não é, portanto, essa igualdade que se está afirmando.
            Quando se diz que todos os seres humanos nascem iguais, o que se está afirmando é que nenhum nasce valendo mais do que o outro. Como seres humanos, todos são iguais, não importando onde nasçam, quem sejam seus pais, a raça e que pertençam ou a cor de sua pele.
            Se todos nascem iguais, valendo a mesma coisa, como se explica que uns já nasçam muito ricos, tendo toda a assistência, proteção e conforto, enquanto outros nascem miseráveis, mal podendo sobreviver, sem cuidados médicos e sem a certeza de que terão os próprios alimentos indispensáveis à vida? Como justificar essa diferença de situações e de possibilidades, se no momento em que nascem as crianças são iguais e não existe como saber o que cada uma fará de bem ou de mal, de útil, ou de inútil, durante sua vida?
            Aí está, justamente, a principal diferenciação estabelecida pela sociedade contra a natureza, acarretando conseqüências para a vida inteira das pessoas. Os seres humanos nascem iguais, mas a sociedade os trata, desde o começo, como se fossem diferentes, dando muito mais oportunidades a uns do que a outros. E isso é apoiado pelas leis e pelos costumes, que agravam ainda mais o tratamento desigual e criam grande número de barreiras para que aquele que foi tratado como inferior desde o nascimento consiga uma situação melhor dentro da sociedade.
            Assim, por exemplo, um menino que nasce numa favela é igual ao que nasce numa família rica e vale o mesmo que este, mas dificilmente o favelado conseguirá boa alimentação e boas escolas e desde cedo será tratado como um marginal. Essa discriminação irá acompanhá-lo pela vida inteira. Fica bem evidente, portanto, que um menino nascido numa favela não tem o direito à igualdade de oportunidades, embora a própria lei diga que todos são iguais.
            Mas não é só por nascer na pobreza que muitas pessoas são tratadas como inferiores às outras. É negado o direito à igualdade em todos os casos de discriminação social e de preconceito de raça, de cor e de sexo. Quando alguém é impedido, direta ou disfarçadamente, de se hospedar num hotel, de permanecer num restaurante ou de freqüentar um clube por causa de sua cor ou de sua raça, está sendo negado o direito à igualdade. O mesmo se dá quando, antes mesmo de conhecer uma pessoa, de verificar seus costumes e comprovar sua capacidade, outras pessoas julgam que ela será mal-educada, ignorante ou incompetente, baseando-se apenas na raça, na cor e no sexo da pessoa discriminada.
            Assim, pois, todas as vezes em que uma pessoa é vítima de preconceitos, ocorre a negação do direito à igualdade. É por isso que a Organização das Nações Unidas condena os preconceitos, e em muitos países existem leis proibindo que as pessoas sejam tratadas como inferiores por motivo de raça, de cor ou de sexo. Essas leis procuram garantir para todas as pessoas de que todos nascem iguais e são naturalmente iguais.
            Mas a experiência tem demonstrado que adianta muito pouco a lei dizer que todos são iguais e proibir que umas pessoas sejam tratadas como inferiores às outras se não for garantida a igualdade de oportunidades para todos desde o nascimento. Com efeito, quando uns nascem ricos e outros pobres, as oportunidades são muito diferentes e por isso as pessoas se tornam socialmente diferentes, desprezando-se a igualdade natural.
            Não basta afirmar que todas as pessoas são iguais por natureza. Para que essa afirmação tenha resultados práticos, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que ninguém seja tratado como superior ou inferior desde o instante do nascimento. É preciso assegurar a todos, de maneira igual, a oportunidade de viver com sua família, de ir à escola, de ter boa alimentação, de receber cuidados de saúde, de escolher um trabalho digno, de ter acesso aos bens e serviços, de participar da vida pública e de gozar do respeito dos semelhantes.
            Todas as pessoas nascem iguais em dignidade, e nada justifica que não sejam dados os mesmos direitos a todos. Todos têm igual direito ao respeito das outras pessoas, e nada justifica que não tenham, desde o começo, as mesmas oportunidades.
Texto extraído do livro: DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: Conferência para educadores.
Organizado por Heloísa Occhiuse, Judith Patarra e Paola Cohen.
Seção Brasileira de Anistia Internacional 
fonte:        http://www.dhnet.org.br/educar/redeedh/bib/dallari2.htm

sábado, 14 de dezembro de 2013

O QUE A PRESSÃO PSICOLÓGICA PODE DESENCADEAR NO SER HUMANO

Conforme algumas pesquisas na qual foram realizadas pude observar diversos processos de pressão psicológica que desencadeiam problemas físicos e emocionais, segue abaixo o LER que além de ser causado por movimentos repetitivos pode apresentar os sintomas decorrentes do estresse psicológico e da pressão na qual vem sofrendo.
Causada principalmente por esforço repetitivo, a LER é um conjunto de doenças que irrita e ataca os músculos, nervos e tendões. Sua causa esta associada principalmente aos movimentos repetidos e contínuos com a sobrecarga do sistema músculo-esquelético - musculatura que recobre o esqueleto e esta totalmente presa ao osso, responsável pela movimentação corporal. Além de uma postura corporal inadequada, onde pode estar presente não apenas na coluna vertebral como também nos membros inferiores (pés, Joelhos...) e superiores (ombros, punhos...).

Estas deixam as articulações fora de eixos e desse modo o movimento gerado pelos músculos acontece fora dos padrões. A LER está sempre muito vinculada aos movimentos repetitivos ligados principalmente ao uso do computador, mas o que muitos não sabem é que a pressão psicológica e o estresse também podem provocar a doença.


As principais vítimas desta doença são os profissionais que passam grande parte do seu dia na dependência de um movimento. Ela não é um vírus e não é contagiosa, muito menos ocasionada por uma bactéria, mas sim por um movimento repetitivo, como uma atividade esportiva mal realizada, bem como uma pressão do chefe por resultados eficazes.


Atualmente os trabalhadores são cada vez mais exigidos em suas empresas. Falta flexibilidade no tempo e no ritmo de trabalho, faltam canais de diálogo entre estes trabalhadores e a empresa, e há uma constante pressão por parte da alta administração para manter a produtividade. Fatores que contribuem para o surgimento da LER.


Conheça outros tipos de pressões psicológicas


A pressão pode ser separada por tipos. A do tempo está relacionada à sobrecarga de trabalho quando alguém falta. "As pessoas pareciam acreditar que o desenvolvimento tecnológico dos últimos 50 anos teria atenuado a carga de trabalho. Em contrapartida, as pessoas teriam mais tempo para sua família e lazer, mas não é esse o cenário que se concretiza nas organizações".


Veja, abaixo, quais os tipos de pressão as quais prejudicam o processo criativo:


Pressão de tempo: Percepção de falta de tempo ou tempo insuficiente para execução de tarefas, que está relacionada com a sobrecarga de trabalho, por falta de pessoas e de recursos materiais, bem como pelo excesso de tarefas e pouco tempo para executá-las. Provoca esforço extra, leva ao estresse e prejudica a qualidade de vida;


Auto-exigência elevada: Pressão psicológica, ela é resultado da auto-cobrança pela necessidade de ser reconhecido, de não ser punido pela chefia ou colegas de trabalho por seus resultados ou comportamento;


Pressão da família e dos amigos: Resultado da cobrança pela ausência, contraposta pela necessidade de sustentar o lar;


Pressão por resultados: Cobrança da chefia para que um trabalho seja realizado, geralmente associada à necessidade de se atingir algum resultado previamente estabelecido por metas e indicadores financeiros, independentemente da disponibilidade de pessoal e de recursos.


Trocar idéias e experiências com os colegas é uma forma de enfrentar a sobrecarga e demais pressões. Além disso, é importante um planejamento de tempo.


Para as empresas


De acordo com diversas pesquisas, o desafio das empresas não é vender, mas gerir as pessoas de maneira positiva, para que elas possam vender cada vez mais. Uma forma de fazer isso seria, então, oferecer benefícios, para que atinjam suas metas?

"Quando a pressão por resultados é atrelada a recompensas financeiras, por exemplo, ela se torna mais aceitável, mas é importante ressaltar: isso não a torna saudável".


As mais simples demonstrações de reconhecimento podem servir como incentivo para que os funcionários melhorem seu desempenho e sua capacidade de tolerância à pressão. Contudo, é preciso refletir: os resultados organizacionais favoráveis são obtidos a que custo? Se houvesse mais espaço dedicado à criatividade nas organizações, os resultados seriam os mesmos? Seriam melhores ou piores? E a saúde do trabalhador, como ficaria?


O importante é observar os sintomas e decorrente desse fator deverá procurar um psicólogo para acompanhamento e minimização do estresse, praticar um esporte, fazendo com o que o estresse seja controlado.
  

  fonte:http://sonhodeliberdadecleo.blogspot.com.br/2011/05/o-que-pressao-psicologica-pode.html

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Seja audacioso

Josué 1:9 “Não to mandei eu? SÊ FORTE E CORAJOSO; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.
           
  Não importa quão pra baixo você esteja se sentindo, sempre existe esperança para aqueles que têm os seus olhos voltados para o Deus que é especialista em transformar crucificação em ressurreição. Não abandone o seu sonho. Seja audacioso. Você foi criado para expressar, criar, construir, amar, inspirar, viver. Deus lhe deu essa dádiva. Segure-se nesse princípio imutável e faça do resto da sua vida o melhor da sua vida!
            Às vezes deixamos nossa vida tornar-se uma verdadeira rotina. Mais um dia amanhece. Mais trabalho a ser realizado, problemas para serem resolvidos, contas a serem pagas, cartas a serem enviadas, e-mails para responder, telefonemas para fazer, tarefas e mais tarefas a cumprir.
            Por que? Para que tudo isto? O que tudo isso significa? Não muito, depende da importância que você dá. Sem sonhos a realizar, até mesmo a vida mais sofisticada pode se tornar tediosa. Porém, com uma clara e determinada visão, mesmo a vida mais simples e modesta pode se tornar empolgante e cheia de exuberância. Tudo depende para onde você está indo com a sua vida. A verdadeira felicidade só é encontrada quando definimos o propósito da nossa existência. Seja ousado e sonhe alto. Ouse sonhar.
            Espere o melhor de si mesmo e você terá uma chance muito grande de obter esse melhor; estabeleça um alvo arrojado, comprometa-se com ele e você não terá outra maneira, a não ser, se impulsionar para frente. Seja audacioso em tudo o que você fizer.
            Audácia não é arrogância. É simplesmente seguir através do melhor que você possa ser. Ser audacioso não significa ser irresponsável, tolo ou inconseqüente. Ser audacioso significa colocar tempo e esforço na mais alta visão que você tem para a sua vida.
            Pense na melhor de todas as possibilidades que você possa imaginar para si e para o resto do mundo. Viva audaciosamente e com uma grande expectativa naquilo que Deus pode fazer com a sua vida. O resultado não poderá ser outro a não ser ir para muito mais além do você jamais imaginou alcançar.
 
ILUSTRAÇÃO
            Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que serpenteava entre as montanhas.
            Em certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar.
            Olhou, então, para Deus e protestou: - Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e o Senhor me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?
            Deus respondeu: -Isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão e ousadia, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar.
            Assim é a vida. As pessoas engatinham nas mudanças. Quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força. É preciso entrar pra valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar.
            Se uma pessoa passar a vida toda evitando sofrimento, também acabará evitando o prazer que a vida oferece. Há milhares de tesouros guardados em lugares onde precisamos ir para descobri-los. Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o. Arrisque, seja audacioso, avance na vida. Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar.
            Seja audacioso, vá em frente, lute, avance, corra, deixe de ser um riacho, torne-se um mar.
            Josué 1:9 “Não to mandei eu? SÊ FORTE E CORAJOSO; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.
            Seja audacioso, Deus está com você.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Celtins - Responsabilidade socioambiental


Presente em todos os 139 municípios do Estado do Tocantins e participando diretamente do desenvolvimento socioeconômico do Estado, a Celtins reconhece que distribuir energia elétrica é, por si só, um fator imprescindível para a inclusão social.
Para a empresa, uma gestão sustentável é aquela que equilibra interesses econômicos, ambientais e sociais. Trata-se de articulação dessas três dimensões considerando os diferentes públicos interessados no negócio: colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, sociedade e governo.
Política de Sustentabilidade
A Celtins, considerando a importância dos públicos com os quais se relaciona (acionistas, poderes públicos, investidores, comunidade, clientes, fornecedores, público interno) e o ambiente no qual está inserida, cumpre o seu papel de empresa cidadã e adota o conceito de responsabilidade socioambiental em sua gestão, assumindo os seguintes compromissos:
Valores, transparência e governança
• Disseminar valores, políticas e manter canais de comunicação abertos com nossos stakeholders;
• Prestar contas de nossas ações e respectivos impactos de forma clara e transparente;
• Estabelecer uma relação de confiança e considerar as expectativas e opiniões de  nossos stakeholders.
Governo e sociedade
• Ao interagir com todos os nossos públicos, adotar padrões éticos, fundamentados em princípios de honestidade, integridade e transparência;
• Contribuir sempre que pertinente e possivelpossível, com políticas, programas e projetos que colaborem para o desenvolvimento sustentável de nossa área de concessão;
• Cumprir a legislação ambiental, a legislação de saúde e segurança do trabalho e demais normas vigentes.
Fornecedores
• Assegurar a equidade, a isenção e a integridade na relação com fornecedores e parceiros, contribuindo para o seu desenvolvimento por meio do compartilhamento de conhecimentos, diretrizes e valores, estimulando seu envolvimento em práticas de responsabilidade socioambientais.
Clientes e consumidores
• Atender às expectativas dos clientes, consumidores, acionistas, colaboradores, parceiros e órgãos reguladores, por meio do comprometimento constante com a melhoria da qualidade da energia fornecida e dos serviços prestados, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
• Promover a melhoria contínua de nossos sistemas de gestão.
Comunidade
• Atuar como agente de melhorias socioambientais, maximizando os impactos positivos e minimizando os impactos negativos de nossas atividades, viabilizando investimentos socioambientais que promovam o desenvolvimento regional,  a geração de renda, o esporte e a educação, respeitando a cultura, os valores e costumes das comunidades que atendemos;
• Respeitar os direitos humanos e apoiar o cumprimento das “Metas do Milênio”, incentivando nossa rede de relacionamento a fazer o mesmo.
Público interno
• Valorizar e respeitar o colaborador, adotando práticas de trabalho que promovam a segurança e a saúde, proporcionando um ambiente seguro e adequado, estimulando a participação na gestão do negócio, garantindo o direito à associação e à negociação coletiva, respeitando a diversidade; motivando a construção de uma harmonia interna e a melhoria da qualidade de vida.
Meio ambiente
• Promover a preservação do meio-ambiente, a prevenção da poluição e o consumo consciente;
• Estimular a educação ambiental dos colaboradores, fornecedores e da comunidade;
• Apoiar entidades de pesquisas, a inovação tecnológica e do setor elétrico associadas ao meio-ambiente, à saúde e à segurança do trabalho.
Relatórios
Prestam contas das ações da empresa e seus respectivos impactos de forma clara e transparente, abordando os aspectos econômicos, ambientais e sociais.
Rede Energia
2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005
Celtins
2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008  | 2007
Investimentos Socioambientais
Investir em projetos da comunidade é para a Celtins uma forma de apoiar o desenvolvimento do Estado. Esses investimentos são focados na educação; no esporte e no desenvolvimento regional, por meio de projetos que promovam a geração de renda.
Adesões e Parcerias
Através de ações concretas e de divulgação sistemática, a Celtins colabora com o cumprimento das Metas do Milênio, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e aderiu, em 2006, ao Compromisso Todos pela Educação oferecendo apoio por meio da comunicação, do investimento social, da mobilização, das relações com o poder público e de recursos financeiros, com objetivo de colaborar com a melhoria da qualidade da educação no Brasil.
Convênios de Arrecadação – Desde 2001 a empresa mantém convênios de arrecadação de doações de clientes por meio da conta de energia, para organizações sociais. A maior parte das organizações tem como finalidade o atendimento de crianças e adolescentes.


fonte:http://www.celtins.com.br/sobre-a-celtins/responsabilidade-socioambiental/

Fraudes contra o consumidor atingem novo recorde.



Descobrir uma compra na fatura do cartão de crédito ou um débito na conta bancária que você desconhece pode ser apenas o começo de uma grande dor de cabeça.O número de tentativas de fraudes contra consumidores bateu recorde neste ano, chegando a 1,42 milhão até agosto, segundo a empresa de informações financeiras Serasa Experian.



Na divisão por setor, a telefonia -móvel e fixa- lidera, respondendo por 42,3% do total e desbancando serviços (30%), que aparecia na liderança desde o início da medição, em 2010.Bancos e financeiras ocupam a terceira posição (18%), seguidos do varejo (7%).

De acordo com Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa, os dados refletem as dificuldades das empresas em acompanhar a "indústria da fraude", que cria novas formas de golpes com mais rapidez do que no passado.


RIGOR

Para os especialistas, falta um controle mais rigoroso ao checar as informações apresentadas pelo novo cliente. "As empresas não investem num sistema de segurança efetivo. A fraude só vai acontecer quando há falha na segurança, e isso quem tem que prover é o fornecedor do serviço", afirmam.

Outro problema são os entraves na hora de corrigir o erro. A facilidade que existe para contratar o serviço é inversamente proporcional à dificuldade de cancelá-lo. Às vezes o cliente só consegue resolver o problema depois de apelar para órgãos de defesa do consumidor. Em contra partida, já há uma movimentação de alguns setores para tentar melhorar a fiscalização.

COMBATE

As empresas afetadas já se articulam para conter os danos. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o desafio é "desenvolver formas de identificação e autenticação que previnam fraudes sem dificultar o acesso aos serviços".

A entidade cita, entre as soluções mais recentes, a autenticação biométrica. Ainda segundo a Febraban, os casos envolvendo a internet acabam ocorrendo porque o cliente é induzido a informar senhas para os criminosos.

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) afirma que as empresas do setor têm se esforçado para combater as fraudes. "Hoje, antes de abrir as portas, as empresas já contratam serviço de proteção", diz Miguel Nicoletti, assessor técnico da gerência de programas externos.

Já a Sinditelebrasil, representante do setor de telefonia, afirmou que "a base de serviços de telecomunicações é de mais de 350 milhões de acessos, entre telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura, e essa elevada quantidade de clientes já cria, por si só, possibilidades maiores de o setor ser vítima de fraudes".
"A empresa de telecom fraudada é vítima, tanto quanto o consumidor, e combate essas fraudes com a modernização contínua", completa em nota.
dados oficiais

Procurada, a Polícia Federal informou que não possui dados sobre fraudes, pois sua atuação diz respeito apenas aos crimes cometidos contra órgãos federais. Já o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, diz que "em regra, questões envolvendo fraudes não são captadas na análise macro" feita a partir do banco de dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que integra 25 Procons estaduais, o do DF e 223 Procons municipais.
fonte: http://blog.ccfacil.com.br/posts/051113-fraudes-contra-o-consumidor-atingem-novo-recorde

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aprenda a lidar com a diferença de idade nos relacionamentos amorosos

Casais de faixas etárias diferentes precisam compreender seus desejos e limites

Há casais que, aos olhos dos outros, passam por pai e filha ou mãe e filho, tal a diferença de idade dos dois. Quinze ou vinte anos de diferença realmente nos dão a sensação de duas gerações se relacionando - o que de fato é, não dá para negar. Isso pode ser absolutamente irrelevante para quem está na relação, e quanto mais velhos forem, menor será a importância dada a esse fato.
A questão se complica quando o mais velho começa a exigir do mais novo atitudes condizentes com sua idade e maturidade, o que o outro ainda não desenvolveu simplesmente por não ter tido as mesmas experiências e vivências. Aquele, com sua experiência de vida e maturidade, quer que o parceiro corresponda agindo e pensando como ele, mostrando impaciência e intolerância com certos desejos ou inseguranças do cônjuge comuns à fase de vida em que ele se encontra. Esquece de colocar-se no lugar do outro - atitude que todos nós deveríamos sempre ter - para perceber seu lado, o que ele realmente necessita.
 
O inverso também é verdadeiro: quando o mais novo começa a exigir coisas do mais velho que já não lhe cabem, pois está em outra fase de vida, e irrita-se quando percebe que seu parceiro não tem a mesma disposição para certas situações que, anos atrás, já fizeram parte de sua vida. Os anos passam, as prioridades e vontades mudam, a capacidade física e disposição se alteram. É preciso respeitá-las.
Um dos pontos que pesam para que uma relação tenha mais chances de sucesso é ambos estarem vivendo a mesma fase de vida, ou pelo menos estarem em fases parecidas. Por exemplo: um homem já divorciado, pai de filhos adultos, casa-se pela segunda vez com uma jovem com idade equivalente à dos filhos, e resolvem começar uma nova família. Essa jovem não viveu muitas coisas pelas quais o marido já passou, e tem vontade de vivê-las. Está em seu direito, claro. Mas é preciso enfrentar uma série de questões que provavelmente virão à tona em algum momento, como os comentários "irônicos" dos amigos, o olhar crítico da família de origem (pais, irmãos), a convivência com os filhos do primeiro casamento, que pode vir com resistência em respeitar uma madrasta que possui praticamente a mesma idade deles.
"O amor não tem idade para manifestar-se e ninguém pode julgar o que é melhor para o outro, posto ser a escolha do parceiro algo totalmente subjetivo"
O inverso, novamente, também é verdadeiro. Não estou dizendo que essas uniões estão fadadas ao fracasso, mas sim que enfrentarão mais dificuldades que outras em que as idades são mais próximas. O casal tem que se pautar em muita cumplicidade, apoio, confiança, coragem e, acima de tudo, amor, para vencer os obstáculos que surgirão.
É preciso muito respeito e, uma condição fundamental, a inversão de papéis a todo momento. Com isso quero frisar a importância de "colocar-se no lugar do outro" para que se percebam suas necessidades, a fim de evitar que se cobrem coisas impossíveis e não condizentes com a idade do cônjuge.
O amor não tem idade para manifestar-se e ninguém pode julgar o que é melhor para o outro, posto ser a escolha do parceiro algo totalmente subjetivo. Que tenhamos, então, a oportunidade de vivenciá-lo em sua plenitude!
 
fonte:http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/15748-aprenda-a-lidar-com-a-diferenca-de-idade-nos-relacionamentos-amorosos

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fugir das responsabilidades / Importância em se comprometer

 Assumir compromissos e responsabilidades pode gerar angústia, incertezas, medos (…), principalmente se a pessoa não “amadureceu” para a “nova” situação.
Em vários momentos da vida acontecem mudanças. Por exemplo:
  • Começa a trabalhar ou passa a ter diferente função no emprego
  • Torna-se pai / mãe, alterando a rotina e o planejamento financeiro
  • Inicia relacionamento mais sério (namoro, noivado, casamento), trazendo combinados e dinâmicas diferentes na vida de cada um.
            Essas transformações modificam o cotidiano, gerando a necessidade da pessoa se estruturar e se planejar para esse “novo” dia a dia. Algumas responsabilidades e comprometimentos exigem:
  • Saber confiar no outro
  • Responsabilizar-se por outra pessoa (exemplo: filho)
  • Mudar a rotina
  • Lidar com a possibilidade de fracasso
fugir mala cuiaO desgaste emocional aumenta quando tem dificuldade em se acostumar às mudanças, e assim pode ter comportamentos impulsivos. Surge a vontade de “largar tudo”, tentando fugir de sua própria vida. Muita vezes porque não se sente preparado, o medo faz evitar o “confronto” consigo mesmo.
É mais provável a pessoa se prejudicar fugindo de suas responsabilidades, do que enfrentando as dificuldades em ser responsável. Mesmo com a sensação de “escapar” dos problemas, é muito perigoso não pensar nas consequências ao fugir. Além disso, a fuga afasta a possibilidade de amadurecer emocionalmente, de melhorar sua forma de se relacionar e de se fortalecer para os próximos desafios da vida (…).
Sempre haverá fases na vida que trarão mudanças, e por esse motivo é importante aprender a lidar com os sentimentos confusos. Para isso, é fundamental o “trabalho” emocional, para conseguir se adaptar e internalizar o novo “estilo”  de vida.
   Quando a pessoa apresenta essa dificuldade, é importante descobrir porque está evitando as responsabilidades e tarefas no momento. O psicólogo é o profissional que poderá ajudar a compreender e enfrentar esses desafios. A solução não é fugir dos compromissos, a solução é aprender a lidar com eles.

fonte:http://curitibapsicologa.wordpress.com/tag/fugir-das-responsabilidades/

SPAM / Hackers

O QUE É ENGENHARIA SOCIAL E QUE EXEMPLOS PODEM SER CITADOS SOBRE ESSE MÉTODO DE ATAQUE

Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações. 
 
Os dois primeiros exemplos apresentam casos onde foram utilizadas mensagens de e-mail. O último exemplo apresenta um ataque realizado por telefone.
 
Exemplo 1: você recebe uma mensagem e-mail, onde o remetente é o gerente ou alguém em nome do departamento de suporte do seu banco. Na mensagem ele diz que o serviço de internet Banking está apresentando algum problema e que tal problema pode ser corrigido se você executar o aplicativo que está anexado à mensagem. A execução deste aplicativo apresenta uma tela análoga àquela que você utiliza para ter acesso a conta bancária, aguardando que você digite sua senha. Na verdade, este aplicativo está preparado para furtar sua senha de acesso a conta bancária e enviá-la para o atacante.
 
Exemplo 2: você recebe uma mensagem de e-mail, dizendo que seu computador está infectado por um vírus. A mensagem sugere que você instale uma ferramenta disponível em um site da internet, para eliminar o vírus de seu computador. A real função desta ferramenta não é eliminar um vírus, mas sim permitir que alguém tenha acesso ao seu computador e a todos os dados nele armazenados.

Exemplo 3: algum desconhecido liga para a sua casa e diz ser do suporte técnico do seu provedor. Nesta ligação ele diz que sua conexão com a internet está apresentando algum problema e, então, pede sua senha para corrigi-lo. Caso você entregue sua senha, este suposto técnico poderá realizar uma infinidade de atividades maliciosas, utilizando a sua conta de acesso a internet e, portanto, relacionando tais atividades ao seu nome.
 
Estes casos mostram ataques típicos de engenharia social, pois os discursos apresentados nos exemplos procuram induzir o usuário a realizar alguma tarefa e o sucesso do ataque depende única e exclusivamente da decisão do usuário em fornecer informações sensíveis ou executar programas.

fonte:http://duvidas.terra.com.br/duvidas/558/o-que-e-engenharia-social-e-que-exemplos-podem-ser-citados-sobre-este-metodo-de-ataque

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


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