quinta-feira, 23 de maio de 2013

O bolsa família , pão da vergonha ?




É impossível não se sensibilizar com tamanha maldade desencadeada por algum doente  em relação  ás pessoas que dependem do bolsa família . Um boato  criminoso , vindo deste doente ,  se espalhou no sábado passado 18/05/2013 , e  levou milhares de pessoas ao desespero  . O Bolsa Família iria acabar.

Com isso, dezenas de milhares de pessoas, em especial nas regiões Norte e Nordeste do Brasil , correram às agências da Caixa Econômica Federal para sacar o benefício antes que este fosse cortado.  Entretanto este desespero  revela , o que já desconfiava , a real situação do desespero das famílias que dependem totalmente deste Pão da Vergonha

Mesmo com os desmentidos , até mesmo  na segunda-feira  20/05/2013 , ainda eram registrados enormes filas e alguns tumultos nas agências da CEF e agora nas agências  lotéricas .Uma beneficiária , que conseguiu sacar o dinheiro depois de horas na fila , afirmou: “...retiramos o dinheiro a tarde. Foi um alívio. Já até comprei comida e paguei uma compra de um caderno que tinha feito para meu filho que estava em aberto". O desespero desta fala parece óbvio. O objeto também. Com o benefício comprou comida e pagou um caderno que havia pego fiado. Comida e caderno. Impossível não se sensibilizar.
Observei   também quando fui conversar com alguns  deles , o medo e a fome ( lembrei-me : O  Sudão mora ao meu lado . É meu vizinho ) estava estampada no rosto  das  pessoas ,  em dizer seus nomes. Medo de  retaliações por parte do  poder público , que fossem excluídas , banidas  do programa . História , tradição e clientelismo do Pão da Vergonha é uma constante em nosso meio . Sempre foram dependente de ‘bondades’ e ‘favores’ dos poderes locais. Assim, desconfiam mesmo quando o programa é institucional, “independente” dos potentados locais.

O bolsa Família é o maior programa de transferência condicional de renda do mundo, estudado por dezenas de pesquisadores. Tem diversos benefícios diretos e indiretos  , como a diminuição da pobreza extrema , a obrigatoriedade da educação dos filhos (que antes iam trabalhar ainda na infância para ajudar em casa), acesso a bens de saúde e diminuição da mortalidade infantil, além de benefícios indiretos como, por exemplo o empoderamento feminino, que emancipa as mulheres do jugo dos maridos, e de fazer girar toda uma economia local, estimulando o comércio e o emprego e gerando receitas paras  as pequenas prefeituras.  O FMI o chama de “modelo para o mundo”.
É  um programa que custa muito pouco em relação a  uma série de benefícios que leva para ás pessoas , inclusive desenvolvendo a economia local ( Município ) , o que , no médio prazo , é uma das portas de saída da miséria  ( cerca de  1,6 milhão de famílias já abriram mão do programa , mais ou menos  10% do total dependentes ) . Afirmar que este programa desestimula o trabalho  , novamente dados refutam esta hipótese , senão vejamos : mais de 70% dos beneficiários trabalham , mas ainda assim, em situação extrema , precisam do complemento de renda.
Quem não enxerga isso é porque não quer. A diferença que R$ 70,00 ou  R$ 100,00 podem não  fazer  diferença na vida de algumas pessoas , entretanto na vida de outras é enorme. É a de não ter nem café de manhã ou/e de  comprar o almoço  , ou  mesmo um simples caderno pro filho poder estudar. O que temos que fazer é nos dar as mãos e acabar com este Pão da Vergonha .
Empoderamento, ou empowerment, em inglês, significa em a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma realidade em que se encontra.
Por Paulo Godinho  Em : 23/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa