Diz um ditado francês que “Ninguém é ‘Herói’ para o seu mordomo de quarto”.
Um ditado português diz: “Muita confiança, pouco respeito”.
O que isso quer dizer é que ninguém respeita, como deveria, pessoas com quem convive com muita intimidade. Destes ditados podemos tirar uma grande lição empresarial.
Cuidado para não ficar íntimo demais de seus subordinados. Íntimo demais de seus fornecedores. Íntimo demais de seus clientes. O excesso de intimidade faz perder o respeito.
Mantenha uma distância inteligente para dignificar o seu cargo, a sua função. Gerentes que se imiscuem demais na vida particular de seus subordinados perdem o respeito quando mais precisam que o respeito exista.
Empresários e dirigentes empresariais que se envolvem demais com seus fornecedores perdem o respeito necessário ao terem que fazer negociações mais complexas.
Empresários, dirigentes empresariais que se envolvem demais com seus clientes, perdem a necessária autoridade e respeito desses clientes nas horas que precisam discutir uma situação de negócio mais delicada.
Chefes que se tornam muito íntimos de secretárias, recepcionistas, subordinados, não conseguem o necessário respeito e autoridade nos momentos delicados de chamar a atenção dessas pessoas ou mesmo puní-las por qualquer erro grave cometido.
Assim, o conselho é o de manter uma distância inteligente. Não se trata de ser arrogante, soberbo, distante dos subordinados. Mas o de respeitar o próprio cargo que ocupa, dignificando-o e mantendo a necessária distância para que o respeito possa existir em todas as circunstâncias.
Faça uma análise e veja como é a sua empresa. As pessoas têm consciência de que devem manter uma respeitosa distância entre si para que o trabalho possa ser o mais profissional possível? Há um genuíno respeito entre as pessoas que só uma certa distância pode fazer existir? As pessoas usam um tratamento cordial e polido umas com as outras?
A amizade é fundamental para a qualidade de vida no trabalho, mas reconhecer os limites da individualidade é fundamental no respeito entre as pessoas.
Pense nisso. Sucesso!
Fonte:http://colunistas.portalradar.com.br/post/A-distancia-inteligente.aspx