sábado, 24 de novembro de 2012

Quais os benefícios e os prejuízos de se plantar eucalípto?


"Deserto verde" é uma das definições dadas por ambientalistas para as florestas plantadas de eucalipto, uma espécie usada pela indústria brasileira. Os órgãos de defesa do meio ambiente dizem que o eucalipto causa o esgotamento da água na área onde está plantado, prejudicando toda a biodiversidade do local.

A plantação acabaria até com nascentes de rios. Pesquisadores, porém, refutam essas teorias. Dizem que o eucalipto tem os seus benefícios e, se for plantado de maneira adequada, não causa prejuízos. Além disso, o eucalipto exerce uma outra função: diminui a pressão sobre os remanescentes de mata nativa.

O eucalipto é uma espécie originária da Austrália que se espalhou pelo mundo. Foi trazida para o Brasil por imigrantes em meados do século XIX. No início do século passado, o engenheiro Edmundo Navarro de Andrade, da extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro, começou a estudar espécies que poderiam substituir as árvores nativas nos dormentes das ferrovias e na produção de lenha. Foi assim que o eucalipto começou a se destacar.

A árvore tem um rápido crescimento, adquirindo mais biomassa em menos tempo em relação às espécies nativas. Entre as aplicações do eucalipto estão papel, celulose, siderurgia, carvão vegetal e móveis. As florestas plantadas, cuja produção é chamada de silvicultura, ocupam apenas 0,5% do solo brasileiro. O eucalipto perde em área plantada para o pinus, outra espécie exótica nessa atividade. Existem 600 espécies de eucalipto, plantado em mais de cem países.

Para o pesquisador Guilherme de Castro Andrade, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas, existe uma visão distorcida que propaga prejuízos do eucalipto, em um ponto de vista mais emocional do que científico. "Existem muitas pesquisas em hidrologia, de várias pessoas respeitadas, que refutam o que muitas organizações não governamentais dizem. O impacto do eucalipto é pequeno em comparação às atividades de agricultura e pecuária", afirma.

Andrade comenta que a hidrologia de uma floresta plantada não é muito diferente de uma mata nativa. Como a produção de biomassa é rápida, existe um consumo grande de água nos primeiros momentos, quando a árvore começa a crescer. O pesquisador diz que a cana-de-açúcar, uma das culturas mais difundidas do País, consome a mesma quantidade de água que o eucalipto.

O pesquisador informa que as áreas com baixa precipitação se tornam pouco viáveis para a silvicultura, como a caatinga. Se não houver irrigação, não haverá ganho de biomassa. O arranque de crescimento faz com que o eucalipto precise de mais água. "Mas, em compensação, consegue melhorar a qualidade da água que chega aos lençóis subterrâneos e aos rios, em comparação com as áreas agrícolas", enfatiza.

Andrade também não concorda com as declarações de que o eucalipto secaria nascentes. De acordo com ele, tudo depende de onde está localizada a nascente. Se for em uma área sem florestas em volta, com vegetação rasteira, o eucalipto pode afetar a produção de água local porque as árvores plantadas terão uma biomassa maior do que a vegetação natural.

"Mas isso não é exclusivo do eucalipto. Qualquer espécie provocaria este efeito", ressalta. Para não correr riscos, o ideal é manter a área em volta da nascente como ela é originalmente. A microbacia da região é estudada antes de se começar o plantio de árvores, para manter a sustentabilidade do sistema e atenuar os impactos.

Andrade também desmente que as florestas plantadas causariam grandes erosões e perdas de solo. "Um fator favorável do eucalipto é que há menos perda de solo. Ele fica protegido porque são ciclos de produção maiores do que a agricultura, que trabalha com espécies anuais. Além disso, a agricultura usa mais agrotóxicos do que as florestas plantadas", conta Andrade.

A plantação florestal recobre consideravelmente o solo, diminuindo as chances de erosão. O terreno é pouco atingido de maneira direta com as chuvas, principalmente se comparado com algumas espécies agrícolas, de acordo com o pesquisador.

Clima favorece plantação

O Brasil é o país que mais desenvolveu a plantação de eucalipto no mundo, mesmo tendo uma cobertura florestal grande. O potencial de terras e as condições climáticas favoreceram esse tipo de atividade, em conjunto com estudos desenvolvidos por institutos de pesquisa. As maiores taxas de crescimento de eucalipto no País estão nas áreas plantadas no litoral do Espírito Santo e sul da Bahia, onde há uma alta precipitação de chuvas e uma insolação abundante.

A silvicultura exerce um papel importante porque tira a pressão existente sobre os remanescentes de florestas. "A sociedade precisa de madeira e seus derivados. Imagine se não tivesse o eucalipto e o pinus. Onde se supriria essa demanda?

Provavelmente nas florestas nativas. Isso agravaria a situação de devastação existente, como a que acontece na floresta amazônica para a abertura de pastagens e plantio de grãos", relata o pesquisador Paulo Eduardo Telles dos Santos, também da Embrapa Florestas. O eucalipto consegue substituir as madeiras de árvores nativas com uma boa qualidade. As empresas especializadas precisam possuir certificados de garantia do produto.

Segundo Santos, não dá para esquecer que a floresta de eucalipto é plantada e, por isso, não possui tanta diversidade quanto uma floresta natural. Mas pode diminuir esses efeitos com algumas medidas, como preservar áreas nativas dentro da propriedade e direcionar corredores de vegetação nativa na área de plantação, o que favorece a fauna local e ajuda o conjunto a ter um melhor equilíbrio. "Existe uma preocupação sobre a presença de fauna e inimigos naturais.

O manejo é muito importante, até porque dentro de uma plantação de eucalipto não vai existir alimento. Ela oferece abrigo e lugares para a reprodução. Cuidados com a preservação de áreas nativas, de reservas legais, da mata ciliar, contribui para o equilíbrio da região"
Fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080101084439AAwyTmD

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa