sexta-feira, 14 de março de 2014

Costumes americanos

COSTUMES – maneira de agir, prática, hábito, uso, procedimento, comportamento, etc., próprios de um povo, de uma época, de uma condição social.
Os Estados Unidos da América é o 4º país mais extenso do mundo, e por isso um país de contrastes que se revelam no campo e na cidade, no Norte e no Sul, na sociedade, no ambiente, nos seus costumes. Além de ser um país de proporções continentais, como o Brasil, o EUA foi descoberto e colonizado por um país europeu (Inglaterra). Lá já viviam os povos nativos. Com o tempo foram levados para lá os negros (africanos) para trabalharem como escravos. Então a sociedade norte-americana foi formada pelo encontro desses três povos: nativos, europeus e africanos. Mas hoje a população é predominantemente de origem européia (84%). E essa maioria da população influência na maneira de viver dos norte-americanos. É importante ressaltar que mesmo não sendo maioria, a população dos afro-americanos tem participação marcante na cultura do EUA.

Os norte-americanos são patriotas, isso implica em respeito, no dever de servir e se sacrificar pela pátria, até a morte, se preciso. E esse patriotismo é demonstrado através da Bandeira Nacional. Ela expressa o verdadeiro sentimento de amor à Pátria. É comum vê-las tremulando por todos os lugares do país. Outro exemplo de patriotismo, é a comemoração do “4 de julho” (dia da Independência dos EUA) que se repete todo ano, por todo o país com shows de fogos de artifícios.
Quando ouvimos a palavra EUA, na maioria das vezes nos vem a mente a imagem da Estátua da Liberdade, símbolo que representa a essência do povo norte-americano. Seu titulo é “A liberdade iluminando o mundo”. E é assim que eles se sentem.
Você sabe qual é a marca mais famosa e valiosa do mundo? Isso mesmo, “Coca-Cola”. Ela foi criada nos EUA e hoje é uma febre mundial. E o famoso hambúrguer?! Faz um par perfeito com a Coca-Cola e uma porção enorme de batatas-fritas. Isso é a cara dos norte-americanos. Outro produto que os norte-americanos gostam de consumir que vemos nos filmes as mães preparando o lanche da escola dos seus filhos, é a famosa “pasta de amendoim”. Além desses, temos: cereais matinais, salgadinhos, donut’s (rosquinhas que os policiais norte-americanos adoram), peru assado (são comidos costumeiramente no Dia de Ação de Graças), etc.

Como são as moradias? Se morar em cidade grande, pensamos em prédios altos (arranha-céus) ou casas luxuosas (mansões) com piscina, etc., mas se for cidade pequena afastada ou subúrbio, verá casas com telhados, um gramado com jardim, às vezes com uma pequena cerca em volta, onde quase sempre tem alguém aparando a grama ou jogando basquete na cesta fixada na garagem da casa. E se a família tem filhos em idade escolar, certamente nas férias escolares iram para as “colônias de férias”, onde ficam sem os pais e fazem todo tipo de atividade física, brincam, comem mashmallow aquecido na fogueira à noite, cantam e contam histórias de terror para assustarem seus companheiros. Quando seus filhos vão para faculdade, são batizados com o famoso “trote” pelos alunos antigos.
Nas férias da família, é comum viajarem todos juntos. Resolver o destino da viagem que é difícil. Que tal a “Disney”? As crianças adoram”! E os adultos também. E outro sugere : - E as “Cataratas do Niagara”? “Hollywood”? Pisar na calçada da fama. Hollywood para os norte-americanos, é o lugar do sonho dourado, lugar de ídolos e adoradores. E porque não ir até “Las Vegas” e vê aqueles prédios todos iluminados e tentar a sorte nos cassinos?! Como você pode ver os EUA em matéria de diversão proporciona aos seus habitantes uma infinidade de opções. Não só aos que moram lá, mas é um país visitado por todo o mundo.

Os norte-americanos são fanáticos por velocidade e esporte. E se puderem juntar as duas coisas, fica melhor ainda. Seja sobre uma moto Harley Davidson para o maior encontro de motocicletas na Flórida, ou nas corridas de Indianápolis, ou dentro de um carro movido a foguete no deserto de Nevada< ou ainda a bordo de um ônibus espacial. Mas o esporte preferido dos EUA é o beisebol, como aqui no Brasil é o futebol. Podemos ver criança, jovens, adultos ou idosos jogando-brincando esse esporte.
Estrela é uma marca dos norte-americanos: na bandeira, na calçada da fama, nos esportes, etc. E esse espírito contagia a todos. Elvis Presley, Marilyn Monroe, Madonna, Michael Jordan, Mickey Mouse, Will Smith, Stallone, etc. Esses astros são venerados não só em seu país, mas no mundo inteiro.
“Gostosuras ou travessuras?” Assim é que se fala na brincadeira mais famosa dos EUA, o Hallowe’em (Dia das Bruxas) que acontece em 31 de outubro. As pessoas vestem fantasias de: bruxa, drácula, fantasma, etc., e vão de porta em porta dizendo essa frase e recebem doces.
Qual é a festa mais conhecida e festejada do mundo? Natal! E os norte-americanos comemoram de maneira esplendorosa. Cada família decora sua árvore (pinheiro), enfeitam com luzinhas sua casa, colocam na porta uma guirlanda, meias na lareira, fazem biscoito e guardam os presentes ao redor da árvore. Se estiver nevando, fazem bonecos de neve. E trocam presentes dizendo: Merry Christmas!
Falar sobre os costumes desse país a princípio parece uma tarefa difícil pois se trata de um povo diferente do nosso, mas se pararmos e observarmos, veremos que muitos dos hábitos que temos hoje, são conseqüências dessa influência que invadiu o mundo. Nós vemos filmes, programas, documentários, jornal norte-americanos; comemos hambúrgueres, salgadinhos, etc.; vestimos sua moda; dirigimos seus veículos motorizados; brincamos com seus brinquedos; ouvimos suas músicas; etc. Ufa! Assim é a globalização.

Fonte: http://www4.antares.com.br/cgsclaudio/geografia_costunes_usa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa