quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Navega e para...

NavegaPará para poucos


Resolvi produzir este artigo após ler reportagem de um jornal local em sua edição de domingo (26/07/09) que tratou do programa de inclusão digital do governo do estado do Pará, o Navega Pará, que se utiliza da cobertura de fibra ótica da Eletronorte para expandir o sistema Wireless, internet sem fio.

O objetivo do programa além de democratizar o acesso à internet para a sociedade é melhorar os laços institucionais do governo. Um programa sem crítica por sua importância social e democrática. Nem a oposição êxita em criar dificuldades.

O problema está no principal problema do estado. A baixa renda de grande parte de sua população. A renda per capita gira em torno de 450 a 500 reais. Pesquisas socioeconômicas demonstram que quase 1/3 dos paraenses ganham um salário mínimo, ou seja, 465 reais. Para essas pessoas é impossível adquirir um computador, que no mínimo custa duas vezes o seu rendimento mensal.

Neste sentido podemos afirmar que o programa de inclusão digital do governo abarca um contingente mínimo de pessoas. Como mostrado na reportagem, o município de Marituba, o primeiro a ser 100% digital, ou seja, receber em seu território o sinal da internet sem fio.
O problema é que o referido município detém um baixo índice de desenvolvimento econômico de sua população, limitando consideravelmente o acesso a rede mundial de computadores. Esse cenário pode ser reproduzido em outros municípios do estado.

Não tenho como intuito criticar o programa, mesmo porque o considero uma das mais importantes políticas públicas criada nos últimos tempos, mas ela retrata um cenário triste e que mostra o produto criado pelo modelo “desenvolvimentista” praticado pelo Estado. Esse programa cria ilhas tecnológicas em um Estado rico e ao mesmo tempo pobre.
fonte:http://henriquegeo.blog.terra.com.br/2009/08/07/navegapara-para-poucos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa