domingo, 15 de setembro de 2013

Mobilidade Social

Quando um cidadão consegue aumentar sua renda, melhorar suas condições de vida e mudar de classe social, esse processo pode ser conceituado como mobilidade social. Porém, no campo sociológico, a mobilidade social visa estudar e compreender as diferentes formas utilizadas para diferenciam um conjunto de pessoas pertencentes a uma mesma cultura.

Além da ascensão social, a mobilidade social também se refere ao rebaixamento social. Ao estudar as causas e efeitos da mobilidade social, torna-se possível detectar o nível de relações conquistadas e perdidas, comportamentos e capacidade de mobilidade de uma sociedade.  Além de verificar as vias de mobilidade.
Uma sociedade estratificada é aquela em que não há nenhuma possibilidade de ascensão, quando o mais pobre permanece pobre a vida inteira, e o mais rico permanece rico a vida inteira seja pelas condições econômicas ou imposições políticas de uma determinada região ou país.
A sociedade estratificada era muito comum no feudalismo, quando a elite era composta sempre pelos clérigos, nobres e reis, e a camada menos favorecida pelos servos, camponeses e guardas. Com ou sem mobilidade social, a sociedade é composta por hierarquias socioeconômica  e , em determinados países, políticas e religiosas.
A ideia de sociedade estratificada viria a cair a partir do renascimento comercial, no processo de formação das nações e, principalmente, a partir da queda do absolutismo, um processo de quebra de barreiras sociais que marcaria a era moderna por meio do avanço dos pensamentos liberais. Afinal, por que o rei deveria ser eternamente nobre, se o seu sangue tem a mesma cor do sangue dos servos?
A implementação de regimes políticos mais democráticos, como a República e a Monarquia parlamentarista, gerou a liberdade para a emergência social. Porém, a mobilidade social obedece padrões inerentes a cada tipo de sociedade, ou seja, enquanto que na sociedade brasileira e norte-americana a mobilidade é medida, principalmente, pela renda, em países situados no Oriente a hierarquia social é estabelecida a partir da política e da posição religiosa.
Existem dois tipos de mobilidade social, a horizontal e vertical.
  • Horizontal: mobilidade alcançada a partir de um estatuto sem alteração substancial sobre as condições materiais e culturais das classes sociais envolvidas. Por exemplo, a pessoa se casa, adquire um novo estatuto social, mas permanece nas mesmas condições de vida e renda.
  • Vertical: Quando, ao obter melhor ou pior renda, o indivíduo muda de classe social, emergindo ou decaindo para outra classe social.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobilidade_socialhttp://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/mobilidade-social.htmhttp://contextopolitico.blogspot.com.br/2008/10/sociologia-mobilidade-social.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa