sexta-feira, 23 de agosto de 2013

7 cientistas que foram mortos por suas pesquisas

Embora ninguém pudesse questionar sua dedicação à ciência, cientistas como Marie Curie e Carl Scheele, que morreram por conta de seus estudos, provavelmente não chegariam ao ponto de sacrificar conscientemente suas vidas em prol do avanço científico, mas acabaram vítimas de descuido na hora de lidar com elementos químicos e bactérias.
Conheça a seguir um pouco da história destes e de outros “mártires científicos”.

 

 

7. Carl Scheele (1742 – 1786)

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Diversos elementos químicos devem a Scheele seu lugar na tabela periódica: oxigênio, molibdênio, tungstênio, manganês e cloro foram descobertos por esse conhecido químico e farmacêutico.

Infelizmente, Scheele (e boa parte da sociedade na época) não tinha pleno conhecimento sobre o perigo dos elementos químicos que estudava – tanto que usava o olfato e até mesmo o paladar em seus experimentos. Morreu de intoxicação por metais pesados aos 44 anos, por conta de exposição cumulativa a mercúrio, chumbo e outros elementos.

 

 

6. Elizabeth Fleischman Ascheim (1859 – 1905)

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Encantada com a recente descoberta dos raios-X, Ascheim largou o trabalho de contadora, estudou engenharia elétrica e abriu um dos primeiros laboratórios de raios-X dos Estados Unidos. Atendeu diversos pacientes feridos na Guerra Hispano-Americana (1898) e se tornou uma renomada radiologista.
Por conta de experimentos excessivos com raios-X e de falta de proteção na hora de realizar tratamentos (para não deixar os pacientes desconfortáveis), contudo, sua carreira foi abreviada: morreu aos 46 anos, vítima de exposição excessiva a radiação.

 

 

5. Alexander Bogdanov (1873 – 1928)

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Médico, economista, filósofo, cientista natural, escritor de ficção científica, poeta, professor, político e pioneiro na área de cibernética, Bogdanov foi, também, fundador da primeira instituição do mundo dedicada exclusivamente a transfusões sanguíneas.
Fez com sucesso 11 transfusões em si mesmo, porém a última amostra que usou estava contaminada com malária e tuberculose.

 

4. Marie Curie (1867 – 1934)

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Junto com seu marido, Pierre, Marie Curie foi uma das mais célebres pesquisadoras da radioatividade da história, e seus estudos culminaram no isolamento do polônio e do rádio. Anos de pesquisa (e de exposição direta a elementos radioativos), porém, cobraram um alto preço: leucemia, que levou a sua morte em 1934.
Curiosidade: Marie Curie foi a única pessoa até hoje a receber o prêmio Nobel de duas áreas diferentes (química e física).

 

 

 

 

3. Haroutune (Harry) K. Daghlian Jr. (1921 – 1945)

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Mais uma vítima da radioatividade: durante um experimento para o Projeto Manhattan em 1945, Harry Daghlian derrubou um material dentro de um compartimento com plutônio e o removeu manualmente, se expondo a altíssimos níveis de radiação. Morreu em menos de um mês.

 

 

2. Malcolm Casadaban (1949 – 2009)

Image: Malcolm Casadaban






Professor de genética molecular, biologia celular e microbiologia na Universidade de Chicago (EUA), Casadaban morreu por causa de uma doença que ele mesmo estava estudando: peste bubônica.

 

 

 

 

 

 

1. Richard Din (1987 – 2012)

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Focado em criar uma vacina contra a Neisseria meningitidis, uma bactéria capaz de causar meningite, Din também foi vítima da doença que estudava, morrendo 17 horas depois que os primeiros sintomas começaram a aparecer.
Os estragos só não foram maiores porque boa parte das pessoas que haviam entrado em contato com o pesquisador naquele período receberam tratamento preventivo com antibióticos e não foram vitimadas. [MNM]




fonte:http://hypescience.com/7-cientistas-que-foram-mortos-por-suas-pesquisas/

Pontualidade e assiduidade

Pontualidade e assiduidade são obrigações funcionais do funcionário decorrente do contrato de trabalho mantido com o empregador. São condições preliminares para o desempenho de quaisquer relações de emprego. Assim, não deveriam ser tratadas pela avaliação de desempenho, mas ser objeto da disciplina da gestão de pessoas.

As organizações em geral, no entanto, dão grande ênfase à pontualidade e à assiduidade como dimensões fundamentais do comportamento do ser humano no trabalho. Não há sistemas de avaliação de desempenho que não as considere como fator de avaliação.

Não ser pontual é uma falha comum do ser humano. Mas uma coisa é chegar atrasado a um compromisso social, como um chopinho com os amigos. Outra é estar atrasado para dar início à jornada de trabalho.

Como o avaliador – na condição de supervisor ou gerente – é a pessoa mais próxima aos subordinados, dispõe das melhores condições para tratar o problema. E, assim, uma questão constante eminentemente das cláusulas do contrato de trabalho e das regras de disciplina transforma-se em um fator relevante de avaliação de desempenho. Esta é mais uma questão crítica que precisa ser enfrentada na implantação de um programa de avaliação de desempenho – incluir ou não assiduidade e pontualidade como fatores de avaliação? Tratá-los como problemas meramente administrativos – e aí incluídos em normas e procedimentos próprios – ou considerá-los problemas de natureza comportamental?

Maus hábitos são contagiosos. Se o gerente permite que um ou dois subordinados não sejam assíduos ou pontuais, logo o mau hábito vai disseminar-se, fazendo escola entre os demais. O gerente não pode ser conivente com o problema, pois de sua prontidão para enfrentar educacionalmente os faltosos depende o estabelecimento e a manutenção de um clima de trabalho de respeito aos compromissos e às obrigações.

Como gerente, o avaliador tem a responsabilidade de assegurar-se de que os subordinados cheguem ao trabalho no horário combinado. Isso pode ser feito de maneira mais eficaz com a ajuda das seguintes providências.

Chegue um pouco mais cedo.

Se você estiver no local de trabalho pouco antes do início da jornada, não só educará pelo seu exemplo como não deixará dúvidas de que está atento aos faltosos.
O respeito ao tempo é uma questão de cultura. É preciso estabelecê-lo desde o início e mantê-lo permanentemente. É um hábito que se reafirma no cotidiano. Os indefectíveis atrasos nas solenidades, sessões de cinema e teatro, palestras, congressos e seminários no Brasil são resultado de uma cultura de atraso que se estabelece ao início na abertura dos eventos e se prolonga até o encerramento. Fixa-se uma cultura de desrespeito aos horários. O mesmo acontece no cotidiano das relações de trabalho.

Deixe as regras do jogo claras.

Por mais óbvias que sejam as normas, mostre-as de maneira inequívoca. Pontualidade e assiduidade são questões básicas; as faltas devem ser vistas como infrações graves, um descumprimento ao contrato de trabalho estabelecido entre as partes. Razões legítimas para problemas de assiduidade e pontualidade devem ser tratadas como uma questão pessoal. Se não for assim, essas faltas não são aceitáveis. Recapitule as políticas e as diretrizes, as normas e os procedimentos da organização e advirta os funcionários das conseqüências funcionais que advirão caso eles mantenham a inadequação comportamental que apresentam.

Concentre a sua atenção nos faltosos renitentes.

Não é necessário que você espete muito os que raramente se atrasam. Module a sua ação corretiva à intensidade e freqüência das faltas. Fique atendo às causas de atraso. Há três causas mais comuns de atraso, como pode ser visto a seguir, e assim concentre sua atenção sobre elas.
Congestionamentos.
Ocasionalmente podem causar atraso, mas se ocorrerem freqüentemente e se você suspeita que sejam sendo utilizados como desculpa, não hesite em dizer ao faltoso para sair mais cedo de casa. É sempre útil nessas situações lembrar ao funcionário de que a pontualidade e a assiduidade afetam as suas chances de progresso funcional na organização.
Emergências pessoais inesperadas de última hora.
Muitas vezes são inevitáveis, mas também não devem ser aceitas como desculpa se ocorrerem com alguma freqüência. A incidência de muitas emergências pode ser o indício de que o funcionário não organiza adequadamente as suas atividades pessoais extraprofissionais e que estas estão interferindo no seu desempenho no trabalho.
Retardatários presentes.
Esta é uma forma insidiosa de atraso ao trabalho. O funcionário chega no horário, mas se envolve em diversas atividades que nada têm a ver com as suas funções. Distrai-se no cafezinho, num bate-papo interminável, visita os colegas em outros departamentos, dá uma voltinha pelo centro de convivência e, assim, simplesmente esquece de iniciar as suas tarefas. É uma forma dissimulada de atraso. É um presente-ausente.


Sintomas de problemas mais graves

Certifique-se sempre de se os atrasos ou as faltas ao trabalho são problema em si mesmo ou apenas sintomas visíveis dos reais problemas que você tem na sua equipe. A perda de eficiência e a da produtividade podem ser causadas por um sem-número de razões, em que a pontualidade e a assiduidade são apenas utilizadas como desculpa para justificar e encobrir os verdadeiros motivos. Admita que possam ser formas passivas de protesto dos subordinados contra práticas e procedimentos da organização ou mesmo pessoalmente contra você por atitudes que não lhes agradam.
fonte:www.wagnersiqueira.com.br
wagners@attglobal.net

Pessoas de Bom Coração

Gentis e amáveis, as pessoas de bom coração trazem estampado a sua bondade como uma espécie de marca própria, facilmente identificável por quem se permite observar. Se doam de maneira incondicional e são, por excelência, altamente altruístas.

Uma pessoa boa, simplesmente é. Dá-se por completo e interpreta o mundo de forma simples. É essencialmente otimista e acredita que as coisas sempre podem dar certo. Utiliza as palavras corretas com docilidade e permite que, a simples evocação de seu nome ou imagem, acalente e tranqüilize os que o fazem.


Há pessoas boas que são como diamantes: preciosas, de grande valor que revelam a sua bondade a cada entalhe da lapidação da vida. Comumente relacionam o sofrimento vivido com aprendizagem, paciência e tolerância. Consolam pelo entendimento de que a dor eleva e que, por pior que seja, pode ser percebida como privilegio.

As pessoas de bom coração seguem a máxima cristã – mesmo que dela não tenham conhecimento: “não permita que saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”.

Movimenta-se no mundo com leveza como se o seu mundo obedecesse outra regra. São leves como se a lei da gravidade não se aplicasse a elas. Conhecem o significado do perdão – e talvez esse seja o segredo da leveza!

Eu conheço pessoas de bom coração! São abnegadas e usam sua própria escala de valor, baseada no bem – e nem por isso são tolas! Não temem a doença; zombam dela. Não sofrem; aprendem. Não lamentam; trabalham. Não duvidam; oram. Não se doutrinam; conversam com Deus.

Por Paulo Madjarof Filho

Psicólogo Clínico e Mestre em Psicologia da Saúde com Dissertação sobre Hipnose.

Clínica com atendimento em São Paulo e em São Bernardo do Campo.
Clique aqui e envie um e-mail para maiores informações, ou ligue para (11) 3423.1340 para agendar uma entrevista.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Créditos de celulares pré-pagos não podem expirar, decide Justiça

MPF quer anular cláusula dos contratos que tratam de perda dos créditos.
Decisão foi unânime no TRF da 1ª região, mas ainda cabe recurso.

O relator do processo entendeu que o  prazo de validade dos créditos pré-pagos são "um manifesto confisco antecipado" e que esbarram no Código de Defesa do Consumidor.

A decisão foi unânime, mas ainda cabe recurso. Se descumprida, há multa diária de R$ 50 mil.
As operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e TIM têm 30 dias para reativar o serviço de todos os usuários que tiverem sido interrompidos, e devem devolver a exata quantidade de créditos em saldo que o cliente tinha à época da suspensão.
O Sinditelebrasil, representante empresas de telefonia, diz que as empresas aguardam a publicação da decisão para avaliar as medidas cabíveis.
A proibição foi dada em relação a um recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra sentença da 5ª Vara Federal do Pará. O MPF entrou com uma ação civil pública contra a Anatel e as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e TIM, mas a primeira decisão foi a favor das operadoras, ao afirmar que "a restrição temporal de validade dos créditos de celulares pré-pagos não apresenta qualquer irregularidade".

O MPF quer anular as cláusulas dos contratos firmados entre os usuários do serviço e as operadoras que preveem a perda dos créditos adquiridos após um certo tempo ou que condicionem a continuidade do serviço à compra de novos créditos.
No recurso, o MPF apontou que a expiração dos créditos são "afronta ao direito de propriedade e caracterização de enriquecimento ilícito por parte das operadoras" e considerou que as "cláusulas contratuais são abusivas", porque desequilibram a relação entre o consumidor e as operadoras que fornecem os serviços.
O relator do processo na 5ª Turma, desembargador federal Souza Prudente, entendeu que o  prazo de validade dos créditos pré-pagos são "um manifesto confisco antecipado" e que esbarram no Código de Defesa do Consumidor. Ele entendeu que se trata de abuso e de discriminação entre os usuários, já que os com menor poder aquisitivo não teriam tratamento isonômico em relação aos demais usuários desses serviços públicos de telefonia.

Legislação Uma resolução da Anatel (316/2002) estabelece que, esgotado o prazo de validade dos créditos, o serviço pode ser suspenso parcialmente, tanto com o bloqueio para chamadas originadas quanto para o recebimento de chamadas a cobrar. Fica permitido o recebimento de chamadas que não importem em débitos para o usuário pelo prazo de, no mínimo, 30 dias.
Depois deste prazo, o serviço poderá ser suspenso totalmente, com o bloqueio para o recebimento de chamadas pelo prazo de, no mínimo, 30 dias. Ao fim deste período, o contrato de prestação do serviço pode ser rescindido pela prestadora.
Segundo o TRF1, a resolução foi revogada por uma outra (477/2007) que estabelece que os créditos podem estar sujeitos a prazo de validade e que a prestadora deve oferecer, no mínimo, os com validade de 90 a 180 dias. Se forem inseridos novos créditos antes do prazo previsto para rescisão do contrato, os não utilizados e com prazo de validade expirado serão revalidados pelo mesmo prazo dos novos créditos adquiridos.
Julgamento
O desembargador federal Souza Prudente disse que a Anatel não pode nem deve extrapolar os limites da legislação de regência, como no caso, para "possibilitar o enriquecimento ilícito das concessionárias de telefonia móvel".
"Também não me convencem os argumentos no sentido de que a relação contratual estabelecida entre a concessionária e os usuários teria natureza eminentemente privada e, por isso, a fixação de determinado prazo de validade para os créditos por eles adquiridos não estaria sujeita à expressa previsão legal”, completou Souza Prudente, pois o serviço de telefonia é, sem dúvida, serviço público essencial, concedido a essas concessionárias, para disponibilizá-lo a seus usuários, com eficiência, qualidade, sem qualquer discriminação, observando-se os princípios da razoabilidade, proporcionalidade e moralidade.
fonte:http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2013/08/creditos-de-celulares-pre-pagos-nao-podem-expirar-diz-justica.html

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pai e filho desaparecidos há 40 anos são encontrados vivendo em floresta

Pai e filho desaparecidos há 40 anos são encontrados vivendo em floresta


Autoridades vietnamitas encontraram nesta quarta-feira um homem e seu filho que estavam desaparecidos há 40 anos. Ho Van Thanh, 82 anos, sumiu durante a Guerra do Vietnã com seu filho bebê, Ho Van Lang, hoje com 41 anos, e os dois viveram desde então em uma floresta na província de Quang Ngai. 
Segundo o site vietnamita Tuoitrenews, eles sobreviveram comendo frutas, mandioca e milho, que eles plantavam. Os dois usavam apenas tangas feitas a partir de cascas e tinham construído uma casa em uma árvore. 
De acordo com o site, moradores locais que visitaram a floresta alertaram as autoridades sobre a aparição de dois "selvagens" de gestos estranhos. A polícia então montou um time de busca e, após cinco horas, encontrou pai e filho dentro de uma pequena cabana em cima de galhos de uma grande árvore.  
Devido ao isolamento, eles falavam apenas poucas palavras da etnia Kor, minoritária no Vietnã. Eles foram levados para um hospital local, onde receberam tratamento médico. 
Após uma investigação, descobriu-se que Thanh vivia uma vida normal na comunidade Tra Kem Hamlet quando, há 40 anos, uma explosão matou sua mulher e dois outros filhos. Ele então teria fugido com a criança sobrevivente, se refugiado na mata e evitado contato com outras pessoas. 
Veja algumas imagens:
Médico examina Ho Van Thanh, 82 anos, em hospital

Ho Van Lang, 41 anos, após ganhar roupas e receber atendimento
Roupas fabricadas e usadas por pai e filho na floresta
O idoso é carregado pela equipe de resgate

fonte:http://crentenordestino.blogspot.com.br/2013/08/pai-e-filho-desaparecidos-ha-40-anos.html

A punição pra quem ler a Bíblia

A PUNIÇÃO PRA QUEM LER A BÍBLIA NA ARÁBIA SAUDITA
Esta é uma nova forma de punição em uma das nações sauditas. De acordo relatórios enviados, esta é uma nova punição utilizado em pelo menos uma pessoa encontrada para possuir uma Bíblia [a mostra um acidente, mas é um exemplo dos danos causados ​​por este de punição e ferramentas utilizadas] .

Para além da sua lei Sharia, com base da doutrina do seu "profeta Mohammed (senhor da guerra e pedófilo), a Arábia Saudita tem sido aquém do cabeça-helicópteros para as suas + execuções 2.500 por ano PER carrasco e foram anunciando para preencher essas vagas sujas por muito em algum momento.

O carrasco é um trabalho feito por "status inferior" indivíduo e é uma posição que é pago por execução pelo governo sob acordos de confidencialidade. O governo também oferece a espada. O governo saudita tem considerado pelotões de fuzilamento para preencher a escassez de executores.

carrascos disseram que estão "orgulhosos de fazer a obra de Deus." Mas é um deus ou um homem que frase dessas pessoas, sem um julgamento justo, torturados para confissões?

E ele não fica melhor em outras sociedades muçulmanas. O governo iraniano anunciou novas ferramentas de punição legal sob Sharia: uma serra eletrônico agora está sendo usado para cortar mãos, dedos e pés [ver foto do anúncio do governo abaixo]. E agora um tipo de máquina trituradora é implementado em alguns lugares para punições. 



 Melhor em outras partes do mundo muçulmano. Um homem tem sua mão cortada. Em janeiro de 2013, o governo iraniano publicou fotos de uma nova ferramenta para o corte de dedos e mãos as pessoas. O aparelho, semelhante a uma serra, foi utilizado para a amputação público dos dedos de um adúltero na quarta-feira. As foram publicadas pela imprensa em agências oficiais iranianas. Parece que a máquina tenha sido usado antes, mas não está por quanto tempo. A máquina tem a intenção de substituir o corte manual de membros por faca.



Livros didáticos distribuídos nas da Arábia Saudita ensinar as crianças a mãos e pés de um ladrão sob a lei Sharia - Foto Daily Mail. Os livros foram publicados e entregues aos 9 e 10 séries do ensino fundamental, apesar das promessas da Arábia Saudita para limpar livros didáticos no reino. Ali Al-Ahmed, do Instituto para os Assuntos do Golfo, disse à Fox News: "Este é o lugar onde o terrorismo começa, no sistema de ensino. "Eles mostram aos como cortar (a) mão e os pés de um ladrão", ele said.The livros foram impressos para o ano lectivo de 2010-2011 e traduzido do árabe pelo instituto. Em um deles, para nono ano de escolaridade, os alunos são ensinados a aniquilação do povo judeu é imperativo. Além de pedir o assassinato de judeus, os textos supostamente chamar as mulheres "fraco" e ensina que gays são perigos são perigosos e devem ser condenados à morte.


fonte:http://crentenordestino.blogspot.com.br/2013/08/esta-e-uma-nova-forma-de-punicao-em-uma.html

Adesão do Pará à independência do Brasil


Neste dia 15 de agosto, um feriado estadual lembra uma importante data histórica para o Pará: Sua adesão à independência do Brasil. Até os dias de hoje, percorrendo a Cidade Velha ou o bairro da Campina, os primeiros de Belém, ainda é possível observar resquícios da colonização portuguesa na Região Amazônica e justamente esta estreita relação dos paraenses com a população lusitana foi o principal motivo para a tardia adesão da então Província do Grão-Pará à nova Nação, criada pelo grito de Dom Pedro I, às margens do Ipiranga, em 1822.
Para a professora da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), Magda Ricci, a adesão do Pará à independência do Brasil é o momento histórico no qual começa a ser traçada uma identidade brasileira entre o povo paraense, até então, isolado do resto do País.
“É um momento especial de formação de uma identidade local. O que nasceu mais rápido foi um sentimento de pertencimento ao Pará. A adesão do Pará e a dos paraenses à causa brasileira, em 15 de agosto de 1823, foi o primeiro passo para a formação de uma identidade patriótica maior”, explica a historiadora.
Províncias - A pesquisadora conta que, até 1822, o Brasil que conhecemos, hoje, era dividido em duas províncias: A do Grão Pará e Maranhão e a do Brasil. O contato das elites e as trocas comerciais e culturais locais eram realizadas, diretamente, com Portugal e havia pouco diálogo com a província irmã no sul, o que, atualmente, é chamado de Brasil. Até 1815, com a transferência da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro, as províncias separadas passaram a ser uma única, batizada de “Reino Unido”. Porém, com o retorno de Dom João VI para Portugal, em 1820, começou uma crise no Estado, que precisava decidir se deveria aliar-se ao Brasil ou permanecer ligado a Portugal.
“O Pará foi o primeiro local a aderir à causa revolucionária portuguesa, pois significava poder político para Lisboa e o Pará poderia ter mais liberdade política e econômica. Contudo, com a declaração da independência, as cortes de Lisboa se radicalizaram e ouviam, cada vez menos, os deputados que estavam fora de Portugal”, narra Magda Ricci. A elite da cidade de Belém era ligada à nação lusitana de várias maneiras, desde a relação comercial com portugueses da cidade do Porto até a presença de militares lusitanos que eram fiéis ao antigo monarca e que pouco conheciam o jovem imperador Dom Pedro I.
Para integrar o País, Dom Pedro enviou uma frota que deveria seguir até a Bahia para incentivar a adesão à causa da independência. Os militares, porém, seguiram até o extremo norte, no Pará, e, em um blefe, afirmavam que eram o primeiro de uma frota de navios que invadiria o Estado, caso os paraenses não aceitassem, pacificamente, se tornar brasileiros. Quando as elites perceberam o golpe, era tarde demais e elas já estavam politicamente obrigadas a assinar o documento de adesão.
“Contudo esta tomada não mudou muita coisa na vida dos paraenses, especialmente na vida dos mais pobres e dos escravos, dos povos indígenas e dos mestiços. Deixamos de pertencer ao império português e passamos a pertencer ao império brasileiro. Havia uma expectativa de mudanças, especialmente entre os paraenses natos. Todavia nada disso ocorreu e rapidamente eclodiram revoltas. A do brigue palhaço foi a mais conhecida e trágica”, aponta a historiadora.
O processo de adesão no Pará foi complexo e delicado, já que bastava assinar um documento e jurar fidelidade ao novo monarca para ser considerado brasileiro e manter seus títulos e poderes no Estado. Essa situação revoltou parte da população paraense.
“Três meses após a adesão, uma revolta das tropas paraenses foi duramente reprimida. Exatos 256 paraenses que lutavam por cidadania e direitos iguais aos dos portugueses que aqui viviam foram confinados no porão do Navio São José Diligente e morreram asfixiados, sufocados ou até mesmo fuzilados. Este episódio marcou um momento de consciência política e de identidade local. Nasceu ali um forte sentimento de identidade paraense que irá explodir mais tarde em outras revoltas, como na sangrenta Cabanagem, que explodiu em 1835.
Incertezas e dúvidas - “A dúvida maior era a de se descobrir como se tornar ‘brasileiro’”, explica Magda Ricci. Para alguns paraenses, ser brasileiro era aderir ao movimento liderado pelo Rio de Janeiro; para outros, era ter nascido no País. “Assim, depois da adesão de 1823, houve ainda um tempo de incertezas e dúvidas. Se a elite local estava dividida, a população mais pobre e os escravos de origem africana perceberam rapidamente que a independência não mudou suas vidas e, diante da fragilidade da elite, poderiam também fazer uma revolução mais ampla para mudar suas vidas. Tudo isso culminou em muitos levantes e mortes, que se concluíram com a sangrenta Cabanagem de 1835.”
De acordo com a pesquisadora, esse processo de construir uma identidade brasileira no norte do Brasil ainda não se encerrou e permanece “até os nossos dias, quando é preciso lutar para se fazer uma identidade nacional mais ampla e formadora de uma cidadania plena”, considera.
Arquivo Público guarda documentos e história do Pará - A ata de adesão, com as assinaturas dos cidadãos e os ofícios trocados entre as autoridades de Lisboa e do Rio de Janeiro com as do Pará estão guardadas no Arquivo Público. Os jornais O Paraense e o Luso- Paraense, que retratavam a época, também estão arquivados no local. Ainda é pouco lembrado pela população paraense. “Todos estes são periódicos muito efêmeros e pequenos em número de páginas. Contudo são peças fundamentais de divulgação de ideias e demonstram bem o clima político acirrado que existia então”, conclui Magda Ricci.
Texto: Núcleo de Imprensa e Informação da Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Reprodução
fonte:http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6432

Pré-sal para a educação - Atualidades

No dia 26 de junho de 2013, a Câmara dos Deputados em Brasília, aprovou projeto de lei que destina 75% dos royalties provenientes da extração de petróleo e gás natural do Pré-sal para a educação. Os 25% restantes serão destinados para a saúde. Apesar de o Brasil ter investido mais em educação entre os anos 2000 e 2010, as demandas e carências na qualidade do ensino, na valorização dos professores e dos aparelhos de ensino ainda são altas.

plataforma petroleoDevemos considerar que a população não é um objeto estático, as gerações nascem, crescem e se desenvolvem, necessitando de boas escolas públicas e privadas nas diferentes regiões do Brasil. Porém, com mais verba disponível, devemos repensar a pedagogia a ser implementada no nosso país. Bastaria somente construir e reformar mais escolas, digitalizar integralmente as salas de aula com computadores e tablets e aumentar consideravelmente o salário dos professores?
Além dos objetivos citados acima, o Brasil precisa renovar a sua visão de sociedade, de direito social, de acesso e interpretação da realidade do cotidiano e dos livros. Devemos nos enxergar como brasileiros, herdeiros da África, da Península Ibérica e de todos os traços culturais que nos formaram; além de nos afastarmos da autoalienação imposta por uma escola limitada transmissora somente de regras gramaticais, fórmulas matemáticas e decorebas de mapas e fatos históricos.
A escola precisa ensinar o aluno a pensar, a interpretar, a planejar e a viver utilizando o conhecimento como instrumento de apoio e não como objeto final de aprovação acadêmica. Outra questão que me preocupa é a arquitetura do conhecimento sobre ecologia aplicado nas escolas brasileiras, principalmente, no ensino fundamental. Sabemos que em escolas públicas e privadas, há bons trabalhos de ensino sobre assuntos ambientais iniciados por professores dedicados, independente da matéria que lecionam.
Porém, no Brasil, numa visão geral, a educação ambiental ainda não está profundamente presente nas salas de aula independente dos livros de biologia. Mesmo sendo uma competência inserida na biologia, acredito que as questões ambientais devem ser abordadas pelo professor de história do Brasil, ao relatar, por exemplo, sobre os impactos ambientais da  expansão da monocultura  da cana-de-açúcar no Nordeste na época do Brasil Colônia; pelo professor de geografia ao relatar as divisões geográficas de nossos estados, inserindo a visão das fronteiras agrícolas e a responsabilidade de cada estado sobre determinados biomas e ecossistemas; e até mesmo, pelo professor de química, para explicar o comportamento do carbono na atmosfera em regiões cada vez mais afetadas pela poluição atmosférica.
Precisamos retirar a educação ambiental brasileira da superfície, a ecologia precisa ser mais inserida nos livros didáticos de todas as matérias. O professor de física necessita ter computadores em sala capazes de simular os desequilíbrios climáticos respeitando o entendimento básico de nossos alunos.
O pré-sal é gerador de combustível fóssil poluente, nada mais consciente do que utilizar seus recursos para ensinar e conscientizar nossos jovens sobre as questões ambientais iminentes.
Fontes:
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12289http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/camara-destina-75-dos-royalties-para-educacao-e-25-para-saude.html

Combate à Poluição

Dia do Combate à Poluição 14/082013

No dia 14 de agosto comemora-se o dia de combate à poluição. Nesse dia, busca-se orientar as pessoas sobre os diversos tipos de poluição e as principais formas de combatê-los.
 
A poluição é a degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas. Isso acontece em razão da remoção ou adição de substâncias que prejudicam a natureza, seja no ar, no solo ou na água.
Em virtude do crescimento populacional em todo o mundo, o homem necessita construir novas cidades, moradias, comércios e com isso vai ocupando as áreas reservadas à natureza, para sua sobrevivência e para criar condições de vida.
 
Desmatam áreas arborizadas para construir indústrias e com isso, retiram boa parte do oxigênio que respiramos, despejando resíduos dessas indústrias sobre nossos rios e mares.
Porém, essa destruição tem causado sérios problemas, pois o bem estar do homem está relacionado com a manutenção e preservação do meio ambiente. Quanto mais se destrói o ambiente, menos condições de vida se têm. Essas condições podem não aparecer hoje, mas as gerações futuras sofrerão as consequências de todos os prejuízos causados à natureza na atualidade.
A poluição das águas, além de resíduos industriais, pode acontecer através de produtos agrícolas, como os venenos e também pela falta de rede de esgoto nas cidades, onde as fezes correm a céu aberto, chegando aos rios e mares. Nas localidades onde não há água tratada, ou redes de saneamento básico, a mesma água contaminada por fezes humanas e animais é a que vai para as casas da população, para o preparo dos alimentos, bem como para beber, tomar banho, lavar roupas, etc., causando a contaminação das pessoas.
Além dos homens, os animais aquáticos sofrem muito com a poluição dos rios, pois o oxigênio das águas é eliminado, fazendo com que não tenham como respirar.
A poluição do ar é causada, principalmente, nos grandes centros urbanos, com a grande movimentação de carros, pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), pela grande quantidade de indústrias, pela geração de energia, etc. Além desses, os produtos sprays, como desodorantes, inseticidas, medicamentos, também liberam substâncias que destroem a camada de ozônio do planeta.
A poluição do ar tem causado o aumento das doenças respiratórias, principalmente nas crianças. Com a chegada do período do inverno, clima frio e seco, doenças como bronquites e pneumonias são mais frequentes, em razão do excesso de poluição a que estamos sujeitos. Além disso, as doenças cardiovasculares também têm aumentado muito em face do excesso de poluição.
A poluição do solo também acontece em razão dos produtos agrícolas, onde usam venenos para matar as pragas das lavouras, levando-os para as camadas superficiais da terra, contaminando também animais, vegetais e a água.
Elementos radioativos também têm sido descartados de qualquer forma, causando a poluição do solo. Pilhas, baterias de celulares, baterias de carros, dentre outros, soltam metais pesados como Níquel, Mercúrio e Cádmio, aumentando essa contaminação.
Além desses tipos de poluição, temos convivido com a poluição sonora, causadora de doenças da modernidade, como o estresse. O barulho intenso das grandes cidades não permite que as pessoas descansem o necessário, causando-lhes irritabilidade e cansaço mental. Isso, ao longo dos tempos, poderá acarretar doenças, pois o corpo fica fragilizado, diminuindo a resistência física das pessoas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Brasil Escola
fonte:http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-combate-poluicao.htm

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Como Recuperar Fotos Deletadas




Quando você deleta fotos em seu computador com o Microsoft Windows ou mesmo em um cartão de memória, o link para o conteúdo desaparece, mas os dados continuam no disco até que sejam substituídos por novos arquivos. Se você agir rápido, você será capaz de recuperar com sucesso fotos deletadas em seu computador ou cartão de memória. Caso você não possa recuperar fotos deletadas em seu computador através da Lixeira, você pode restaurar versões salvas anteriores dos arquivos. Para restaurar fotos deletadas de um cartão de memória, no entanto, você precisará baixar um programa de recuperação de fotos.

Passos

Utilize a lixeira para recuperar fotos deletadas em seu computador
1
Abra a Lixeira (encontrada em sua Área de Trabalho ou no Menu Iniciar) e procure pelos arquivos de fotos deletadas

2
Selecione os arquivos ou pastas que você deseja recuperar.3
 
3
Clique com o botão direito e escolha "Restaurar" no menu que lhe será apresentado. Estas ações restaurarão os arquivos ao seu local original antes de serem deletados.
 
Restaure versões anteriores ou fotos deletadas em seu computador
 
 
  1. Acesse o menu Iniciar e selecione "Computador" para localizar o diretório que continha as fotos que você deseja recuperar. Certifique-se de que seja o diretório correto, onde as fotos realmente estavam armazenadas, ao invés de uma biblioteca.
  2. Clique com o botão direito do mouse na pasta designada e, no menu que será apresentado, selecione "Restaurar Versões Anteriores". Caso seus arquivos tenham estado em um diretório localizado em uma unidade, tal como "C:\, então selecione "Restaurar Versões Anteriores" clicando com o botão direito naquela unidade em particular.
 
3Reveja a lista de versões anteriores do diretório ou arquivos neste diretório/unidade. Determine qual a versão mais recente dos arquivos de fotos, ou do diretório que as continha, que você deseja restaurar e clique duas vezes sobre ela.
 
4Mova os arquivos de fotos deletados ou diretório contendo-as para uma nova localização em seu computador, clicando e arrastando-as para este local no menu de acesso que se encontra no lado esquerdo da janela "Computador". Locais ideias para salvar podem ser um novo diretório, a Área de Trabalho ou um disco externo.
 

Recuperar fotos deletadas em sua câmera ou cartão de memória

  1. 1
    Acesse uma porta USB para conectar sua câmera ao computador e recuperar as fotos deletadas de seu cartão de memória. Alguns computadores possuem leitores de cartão de memória, permitindo-lhe inserir o cartão de memória diretamente no computador para este processo.
  2. 2
    Baixe um programa de recuperação de fotos em cartões de memória. Procure por um programa gratuito que seja um arquivo executável que você não precise instalar em seu computador, tais como o ArtPlus Digital Photo Recovery, PC Inspector Smart Recovery ou o Kingston Memory Card Data Recovery Tool.
  3. 3
    Execute o programa clicando duas vezes sobre o arquivo executável baixado e em seguida em "Executar".
  4. 4
    Escolha a unidade contendo as fotos deletadas a partir das unidades de cartão de memória disponíveis ou unidades de câmera no menu que será apresentado.
  5. 5
    Indique a localização em seu computador onde você deseja armazenar os arquivos recuperados. Insira esta informação no local apropriado do programa.
  6. 6
    Inicie o processo de restauração clicando em "Start" (Iniciar). Dependendo do número de arquivos deletados que você está tentando recuperar, o processo pode levar desde poucos minutos até muitas horas.
    fonte:

Compromisso e Responsabilidade

Seja fiel aos seus compromissos,cumpra-os com responsabilidade, não deixe que o seu trabalho  possa  tornar-se inútil e as suas ações inválidas.Utilize bem o seu potencial criativo, ouse quando  tiver  a
necessidade de ser ousado. Seja otimista e busque a vitória confiante
de que não terá dificuldades para vencer.Assim agindo sua força  de
vontade, seu espírito empreendedor, sua credibilidade,tornar-se-ão   o
ponto alto da vitória conquistada.
      O seu poder de realizalização fará de sua vitória a compensação dos seus esforços e da autoconfiança.
      Vencer é saber conquistar todos os resusltados passo a passo
com otimismo, acreditando em si e fazendoda da coragem o equilíbrio dos seus pontos negativos,contabilizando sempre os resultados  que
considerar positivos.
      Se você agir com esse autopoder de realização será sempre fiel aos seus princípuios de ser humano e com os seus compromissos.
      Essa é a condição básica para que possamos tornar realidade os
nossos ideais e fazer dos nossos sonhos uma ação concreta, uma conquista verdadeira.
fonte:http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/671781

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pagamentos do PIS e do Abono 2013/2014

A Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos do abono salarial e rendimentos do PIS no dia 23 de julho, este pagamento corresponde ao exercício de 2013/2014. O novo exercício se encerra no dia 30 de junho de 2014, até 19,4 milhões de trabalhadores podem solicitar abono salarial e 26,5 milhões de trabalhadores podem receber os rendimentos do PIS.
No momento apenas quem possui conta corrente ou conta poupança pode sacar. Quem trabalha em empresa conveniada com a Caixa e PIS tem o benefício creditado direto na folha de pagamento. Apenas no dia 13 de agosto os demais podem sacar os benefícios em uma das agências da Caixa.

Neste último caso o pagamento é feito de acordo com o mês de nascimento do beneficiado. Por exemplo, quem nasceu de Julho a agosto recebe a partir do mês de agosto, quem nasceu do mês de Novembro a fevereiro recebe a partir de setembro. O abono ou rendimento do PIS pode ser sacado com o cartão cidadão no Caixa eletrônico da Caixa ou na agência.

Quem tem direito ao PIS

São determinados trabalhadores que tem direito a receber os benefícios do PIS. O abono salarial tem o valor de um salário mínimo. Pode receber os trabalhadores cadastrados no PIS até 2008, e que tenha trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, em 2012 com carteira de trabalho assinada pela empresa. É preciso sempre ter no mínimo 5 anos e cadastramento no PIS para receber, por isso recebe o

Abono de 2013/2014 que está inscrito pelo menos desde 2008. Outro requisito é ter recebido a média salarial de até dois salários mínimos, e o trabalhador precisa estar com os dados corretos no Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano de 2012. Quem não saca no prazo determinado não pode sacar depois e o valor volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Saque do Abono

Já o saque do PIS-PASEP tem direito aqueles que foram cadastrados até 4 de outubro de 1988 e logicamente que tenha saldo na conta PIS. Quem foi cadastrado depois deste período não tem direito a sacar, exceto nos casos de idade igual ou superior a 70 anos, transferência de militar para a reserva remunerada, aposentadoria, invalidez permanente ou reforma militar, morte do titular, titular ou dependente portador de neoplasia maligna ou portador do vírus HIV (SIDA/AIDS). Pode sacar também pessoas portadoras de deficiência e idosos.

Se você vai receber o PIS (PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL) esse ano, e ainda não sabe a data, confira em nosso site o calendário atualizado.

Calendário de pagamento PIS 2013 – 2014 – Oficial site Caixa Econômica


Lembrando que para sacar seu Pis basta ter em mãos alguns dados:
- Número do PIS/PASEP/NIT
- Cartão do Cidadão
fonte:http://calendariopispasep.com.br/pagamentos-do-pis-e-do-abono-20132014-ja-comecaram-confira.html

Benefícios do melão na saúde


Energia: Os melões tem vitamina B. as vitaminas do complexo B são responsáveis por uma grande quantidade de produção do seu corpo de energia (são necessárias para o corpo a processar açúcares e carboidratos). Assim, melões comer pode dar-lhe energia substancial.

Prevenção do Câncer: Melão e melancia tem uma rica fonte de licopeno (pigmento que dá a planta de melancia e tomate sua cor vermelha), um carotenóide conhecido pela sua capacidade antioxidante. Consumo do licopeno tem sido associada a um menor risco de câncer de próstata. Também previne coração e cancros do cólon.

Coração cautela: Lypocene, encontrado em abundância na melancia, também melhora as funções cardíacas. Um estudo recente realizado por pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que as mulheres com maior concentração de licopeno no plasma sanguíneo tinham um risco 33 por cento menor de desenvolver doenças cardiovasculares do que aqueles com níveis mais baixos. Além disso, a fibra do melão juntamente com a vitamina C e potássio ajuda a reduzir o colesterol e manter o seu coração seguro.

Reduzir a pressão arterial: Devido ao seu elevado teor de água e em combinação com potássio (mineral que ajuda a controlar a pressão arterial), o melão é útil na manutenção de níveis de pressão sanguínea saudável. Um copo (250 ml) de melão ou duas xícaras de melancia contém cerca de 10 por cento do valor diário recomendado de potássio.

Diabetes: Os minerais como o potássio e o magnésio presentes nos melões ajudar no bom funcionamento da insulina no organismo, reduzindo assim o nível de açúcar no sangue.

Perda de peso: O melão é o alimento ideal para as pessoas que querem perder peso, porque eles são pobres em sódio, gordura, colesterol e pobre em calorias (um copo inteiro de melancia contém apenas 48 calorias). Eles também fazem você se sentir mais cheio por causa do alto teor de água. A doçura natural encontrado nos melões irá ajudá-lo a não ser tentado a pegar os doces calórico.

Fibra: O Melão tem uma quantidade notável de fibra alimentar, tornando-se bom para aqueles que sofrem de constipação.

Evite golpes de calor: O Melão é feito principalmente de água e é muito eficaz contra desidratação. também pode reduzir o calor no corpo e, portanto, pode prevenir doenças relacionadas com o calor.também pode aliviar o cansaço.

Ideal para as mulheres: O Melão fornece ácido fólico, que é importante para as mulheres grávidas, pois ajuda a criar fetos saudáveis.

Ideal para os homens: um aminoácido chamado citrulina, presente na melancia, é usado pelo corpo para fazer outro aminoácido, a arginina. A arginina é benéfico na cura de disfunções eréteis.É um estimulante conhecido do óxido nítrico, que é pensado para relaxar e dilatam os vasos sanguíneos bem como Viagra e outras drogas destinadas a tratar a disfunção erétil (DE).

Benéfico para os olhos: O beta-caroteno (precursor da vitamina A) presentes na melancia ajuda a manter a sua visão afiada, especialmente à noite. As lutas contra a Vitamina A age-related degeneração macular, a principal causa de perda de visão em pessoas mais velhas.

menstruação E menopausa: O melão ajuda a normalizar a menstruação na menopausa, pois ativa a circulação

Fazer refeições só de melão o dia inteiro revigora e limpa o organismo.

Enfim...os benefícios do melão e da melancia são muitos, e vale a pena ter sempre em nossa casa.
fonte:http://beneficiodasfrutasnasaude.blogspot.com.br/2011/07/beneficios-do-melao-na-saude.html

Livro de 2 cm² é descoberto nos Estados Unidos. O que há nele?

Obra foi lançada em 1965 e possui textos que não podem ser identificados por olhos humanos.
Por Renan Hamann em 10/08/2013
 
Imagine qual seria a sua curiosidade ao se deparar com um livro de apenas 2 cm² e 1 mm de espessura. Certamente, você ficaria com muita vontade de descobrir o que está sendo dito nele — e não precisa se sentir culpado, pois a sensação seria a mesma para a grande maioria das pessoas. Mas como fazer para ler algo assim? Apenas com os olhos humanos seria impossível.
Na Universidade de Iowa (Estados Unidos), um livro com as dimensões que foram mencionadas anteriormente foi encontrado em uma biblioteca que reúne mais de 4.000 obras em miniatura. A bibliotecária responsável pelo encontro afirma que ele estava na caixa de “microminiaturas”, sendo ainda menor do que os outros itens que estariam na mesma coleção.
Só era possível identificar a capa, que mostra uma cruz dourada em meio a uma superfície vermelha. Com isso, havia grandes chances de o pequeno livro ser uma versão reduzida de uma bíblia, mas a bibliotecária Colleen Theisen queria ir além. Como informa o The Atlantic, Theisen recebeu a ajuda de Giselle Simón para colocar a obra em um microscópio da Biblioteca de Iowa, conseguindo identificar qual era a editora do livro.

Com isso, conseguiram chegar ao nome da Toppan Printing. Rastreando e cruzando informações, conseguiram descobrir que o livro foi lançado na Feira Mundial de Nova York de 1965. Mas ele não era uma obra independente, pois fazia parte de um conjunto com uma versão maior do mesmo texto: o primeiro capítulo do Gênesis (livro da Bíblia) escrito pelo Rei James para a igreja Anglicana.

sábado, 10 de agosto de 2013

Medo de computador


Numa sociedade cada vez mais permeada por computadores, e dependente deles para tudo (alguem imagina um banco não informatizado ?), existe ainda um número muito grande de pessoas que morre de pavor de chegar perto de um computador. Essas pessoas, hoje se sabe, sofrem de uma forma de fobia (medo irracional), denominada ciberfobia. Não estou brincando com vocês, não.
 A American Psychological Association incluiu recentemente essa fobia em seu catálogo oficial de diagnósticos psicológicos, e até já existe tratamento padronizado para ela.

Em geral, uma pessoa com ciberfobia não tem apenas medo ou aversão a computadores. É um medo mais amplo, por assim dizer. São identificadas facilmente, e todos nós conhecemos pelo menos um amigo ou parente que sofre desse mesmo mal. Não conseguem utilizar um controle remoto, têm enormes dificuldades com os botões do telefone celular, começam a suar frio se têm que programar uma gravação com o videocassete. Videogames, nem pensar... Se confrontadas com um teclado qualquer, como no caixa do banco, têm vontade de sair correndo e esquecer ou adiar o que tinham que fazer. Computador, então, é o pior.
Têm medo de mexer no teclado e provocar algum dano irreversível, não entendem nada do que está aparecendo na tela, e nem conseguem (ou querem...) aprender a utilizar um programa simples. O mais interessante é que não sentem nenhum fascínio pela tecnologia, nem têm curiosidade de aprender.
Preferem manter à distância.  Por isso, a ciberfobia é um aspecto particular de um grupo de fobias maior, chamado de tecnofobia, ou seja, medo obsessivo de tudo que é alta tecnologia ! Não é uma doença que deva ser objeto de gozação, pois provoca sofrimento e sentimentos de incapacidade aguda em quem é portador, pois hoje em dia é praticamente impossível deixar de conviver com os computadores, em uma sociedade moderna. Computação, para a maioria das pessoas, passou a ser um opção do tipo "ame-a ou deixe-a" e tem provocado inúmeros conflitos (por exemplo, conheço muitos casos em que um dos cônjugues se apaixona por computação e a transforma em um hobby.
Se o parceiro ou parceira for ciberfóbico, isso acaba gerando um "viúvo computacional" do outro lado, o que tem levado a diversos divórcios...).  A ciberfobia é muito danosa para o indivíduo e sociedade. Para a pessoa, impede que ela progrida pessoalmente, ao adotar as ferramentas maravilhosas que a Informática proporciona para melhorar nossa produtividade e facilitar nosso acesso à informação. A tendência nos bancos, por exemplo, é diminuir muito o papel das agências tradicionais, e aumentar a presença de caixas automáticos para tudo.
Os automóveis têm controles cada vez mais complexos, e os aparelhos eletrodomésticos de uso diário, do telefone ao videocassete, estarão, no futuro, cada vez mais integrados por computadores. Um ciberfóbico acaba tendo que viver como no século passado, e se isola muito com isso.

Por isso tudo, recomendo o tratamento, que não foge do padrão adotado para as outras fobias, como claustrofobia, agarofobia, etc. Consiste em usar as técnicas da psicologia comportamentalista, que utiliza reforços positivos e negativos para diminuir a incidência dos comportamentos fóbicos indesejados e aumentar os desejados.

Geralmente são bastante efetivas. No caso da ciberfobia, o importante é se aproximar gradativamente do computador, começando com coisas muito simples e úteis para o ciberfóbico, de preferência que sejam tarefas repetitivas e pouco "assustadoras".

Depois de progride para coisas mais complexas. Para isso, é fundamental contar com a ajuda de um psicólogo experimentado nesse tipo de terapia (aqui em Campinas, o Instituto de Psicologia da PUCCAMP pode indicar terapeutas nessa linha). Se você é um ciberfóbico (pouco provável, pois não estaria sequer lendo essa coluna !), arme-se de coragem e vença seu problema. Não vai se arrepender.
fonte:http://www.sabbatini.com/renato/correio/corr9614.htm

As redes sociais como aliadas da aprendizagem

O uso das redes sociais, usufruídas de forma consciente, concebe-se como verdadeiro aliado da aprendizagem.

As redes sociais podem se transformar em verdadeiras aliadas da aprendizagem, desde que utilizadas de forma consciente e mediadas pelo educador
        
Imagine a situação: um educador se dirige a seus alunos com o intuito de descobrir quantos deles possuem perfis nas redes sociais. É possível imaginar uma cena na qual quase todas (para não dizer todas, por completo) as mãos estariam erguidas, no sentido de afirmar que ali, ali mesmo, boa parte usufrui de tal recurso tecnológico. Assim, não há como negar que essa se trata de uma realidade imutável.
Em face dela, eis que um questionamento emerge de maneira relevante: como fazer das redes sociais ferramentas aliadas da aprendizagem? Respostas a tal indagação por certo se tornam plausíveis à medida que um dos atributos do educador é buscar meios, subsídios, os quais lhe proporcionarão a eficácia necessária à concretização dos objetivos a que se propõe, mediante a relação de ensino x aprendizagem. Um deles, por excelência, é fazer com que os educandos se sintam motivados a adquirir o conhecimento de que tanto precisam – dada a condição de que atualmente se mostram mais “exigentes” do que nunca. Dessa forma, por que não fazer do espaço virtual um campo fecundo? Pois, mais do que entreter, elas também podem atuar como forma de interação, tornando-se um dispositivo valioso do qual pode se valer o educador no sentido de facilitar seu trabalho em sala de aula.

Com base nessa premissa, o presente artigo tem por finalidade abordar os aspectos benéficos proporcionados pelo uso das redes sociais, desde que utilizadas de forma consciente por ambas as partes (docente x educandos). O primeiro aspecto que deve se levar em conta diz respeito ao contato estabelecido entre o educador e os alunos por intermédio dessas redes. Se tal espaço se concebe como “público”, a imagem do professor, enquanto profissional, deve ser consideravelmente preservada, no sentido de que o professor deve ser concebido como tal dentro e fora de escola. Assim, a forma como deverá proceder não é a mesma que se manifesta dentre um grupo de amigos íntimos. Certa disso, Betina von Staa, pesquisadora da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, afirma:

“O mais importante é fazer com que os professores se lembrem de que não existe tecnologia impermeável, mas comportamentos adequados nas redes”. 

Nesse viés de conduta, o educador pode orientar os educandos no sentido de lhes incutir que os grupos no Facebook ou as comunidades do Orkut atuam como importantes espaços para troca de informações acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula. Assim, neles imersos, os alunos poderão ter a oportunidade de indicar links, páginas de instituições, vídeos, reportagens interessantes, as quais poderão, em muito, contribuir para o avanço da aprendizagem. Mas, em meio a esse ínterim, algo é incontestável: a presença do professor como mediador das relações.

De posse das informações colhidas, torna-se propício o momento para sugerir um debate virtual cujo tema pode ser um fato polêmico, atual. Tal procedimento permite que os mais tímidos se posicionem frente à turma e desenvolvam a capacidade argumentativa, tão útil quanto necessária.
Outro aspecto, também benéfico, reside no fato de que o calendário das atividades, tais como a entrega de trabalhos (não excluindo a rotina manifestada no interior da sala de aula, pois isso deve ser concebido apenas como complemento), visitas a peças teatrais, visitas a cinemas, enfim, novidades acerca do universo cultural, podem ser retratados por meio do “Meu calendário” e “eventos”, disponibilizados pelo Facebook. Quanto às dúvidas que forem surgindo, por que não compartilhá-las e, sobretudo, saná-las num espaço a elas destinado? O chat, por exemplo. Contudo, esse não pode ser o único meio de auxiliar os educandos nas necessidades diárias.

Dessa forma, muito já se falou em interação. Vamos, portanto, aos cuidados que se deve ter ao fazer uso do benefício em questão. O primeiro deles é estabelecer regras previamente, as quais devem atuar como um código de conduta. Assim, quem desrespeitá-las estará sujeito (a) a punições cabíveis ao ato. As verdadeiras intenções de se utilizar as redes sociais como aliadas da aprendizagem precisam estar claras para os pais, de modo a não correr o risco de interpretações errôneas.

Por último, sempre haverá aqueles educandos, ainda que em menor proporção, que não usam esses recursos tecnológicos. Dada essa realidade, torna-se imprescindível o fato de eles não se sentirem excluídos, por isso o ideal é fazer uso dessas ferramentas disponibilizadas pela intranet da própria escola. Assim, todos poderão ter acesso.

Por Vânia Duarte
fonte:http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/as-redes-sociais-como-aliadas-aprendizagem.htm

A Ficha Limpa e o Avanço da Cidadania

Em nossa opinião, duas palavras definem, claramente, os últimos tempos da política brasileira. Corrupção e roubalheira. Aliás, não é privilégio de um único partido. Corrupção é o mesmo que suborno. É também uso de meios ilegais, em benefício próprio, para apropriar-se de informações privilegiadas. Roubalheira é assalto aos bens que pertencem ao Estado.
Desde a implantação da Ficha Limpa (FL), em 2012, ela vem sendo alvo de questionamento por parte considerável da sociedade. Muitos são os argumentos. Existe, no Brasil, um sentimento de descrença com a política, com a impunidade, com as leis, com os partidos e seus representantes. Isso se justifica. Afinal, parte considerável de nossos políticos andam de mãos dadas com a corrupção. Não todos.
Terrível mesmo é saber a somatória da corrupção e quem vai pagar a conta. É algo absurdo. Para o economista Ricardo Amorim, presidente da Ricam Consultoria, a corrupção custa, aos cofres públicos, cerca de R$ 100 bilhões ao ano.
Além do alto custo, a corrupção morde uma fatia considerável do nosso famigerado PIB (Produto Interno Bruto). Resultado: milhares de escolas, postos de saúde, postos de trabalhos, estradas e moradias populares deixam de ser construídas em todo o país.
Ninguém menos que Rubem Alves diz que a política é a profissão mais vil. Apesar de considerá-la a mais nobre entre as vocações. O fato, lamentável, é que muita gente faz da política um meio de vida. São os políticos profissionais que se encontram em todos os  partidos.
A bem da verdade, as mudanças políticas e eleitorais, que almejamos, não vão ocorrer do dia para a noite. É insensatez pensar o contrário. Logo, temos uma longa trajetória a percorrer. Ou melhor, precisamos avançar e solidificar a construção da democracia, da cidadania, da educação e do estado de direito.
Por isso, a novíssima FL é um avanço democrático muito importante. Ela prevê que, qualquer candidato com a ficha suja e cujos direitos políticos foram extintos pela Justiça Eleitoral, fica no ostracismo por oito anos.
Para se ter uma ideia de seu alcance e importância, na última eleição,  (2012) inúmeros candidatos foram barrados. Os Estados do Ceará (209 casos) e Minas Gerais (152 casos) lideram o topo da listagem de impedidos. De outro lado, teremos novas eleições em mais de cinquenta cidades brasileiras. Portanto, temos muito a comemorar. Parece pouco, mas não é. Ate há pouco tempo, isso não acontecia graças à inaplicação da lei. Enfim, precisamos de mais transparência e dar um basta na corrupção.
 
PARTICIPAR DO PODER PÚBLICO
Pelo sim, pelo não a FL é uma maneira de, nós cidadãos, participarmos do poder público. O poder deve ser do cidadão e suas preferências não podem ser negligenciadas como acontece há muito neste país.
Em sendo assim, para transformar nossa realidade é preciso que a sociedade civil - mídia, sindicatos, ONGs, partidos políticos - exija dos governantes uma educação pública de qualidade. Por quê? Porque é através de uma boa educação é que vamos ter cidadãos mais conscientes, de seus direitos e deveres. Vale lembrar que os países de primeiro mundo venceram essa etapa. 
Na realidade, boas escolas formam melhores cidadãos, isto é, gente comprometida com os interesses da polis. Ninguém nega que um cidadão, com boa formação educacional, tem a possibilidade de escolher melhor em quem vai votar e, também, faz escolhas conscientes. Dificilmente ocorre o contrário.
Outro argumento muito utilizado é que não temos opção de escolha. É verdade. Nossos candidatos são a imagem de nossa sociedade. Ou seja, temos uma parcela considerável de gente mal educada que cospe nas ruas, que gosta de levar vantagem sempre, que não respeita fila, que joga lixo na rua e que urina em postes e viadutos. Apesar disso, vamos sediar uma Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).
Pois bem, há quem diga que a FL não vai resolver as mazelas de nossa política. É verdade.
 Hoje, não é tão fácil enganar o eleitor como outrora. A informação circula no ar. Isso se dá através das várias mídias sociais, que alcançam os incontáveis grotões distantes dos centros urbanos. Um exemplo: quem não se lembra do casal Roriz? Joaquim Roriz (PSC), desistiu de sua candidatura ante a FL e pôs em seu lugar, para concorrer ao governo do DF, Weslian Roriz (PSC), sua esposa. Nas urnas, os eleitores perceberam a marotagem. Foram derrotados.
Em conclusão, ninguém contesta que a FL é uma conquista enorme de nossa democracia e um gigantesco salto qualitativo em termos de cidadania. Fica claro, portanto, que os vários argumentos usados para desqualificar e justificar a inutilidade da FL são inservíveis. Finalmente, nós cidadãos temos de participar das decisões do Estado e lutar para que as leis sejam cumpridas com rigor.  (Ricardo Santos é prof. de História)
fonte:http://meuartigo.brasilescola.com/politica/a-ficha-limpa-avanco-cidadania.htm

Quais as funções dos governadores e deputados estaduais


Conheça as funções dos governadores e deputados estaduais, como: administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, legislar em favor do estado, entre outros.

Os governadores e os deputados estaduais, possuem semelhanças quanto ao cargo ao qual pertencem, pois tanto os governadores como os deputados estaduais tem funções a exercer em beneficio de um estados, em todas as suas atribuições se direcionam a solucionar problemas estaduais, no entanto, as funções de cada um dos cargos são totalmente distintas ficando cada um responsável por diferentes realizações para que haja uma excelente administração do estado em que foram eleitos.

Governadores

Saiba que o termo “governador” foi estabelecido a partir de 1947 mas, ao longo da história do Brasil, o cargo que era similar ao de governador já existia muito antes, no entanto, com terminologias totalmente diferentes, as funções eram bastante semelhantes, podemos citar o cargo de donatário e capitão-mor, no Período Colonial; o cargo de presidente de província, no Período Imperial; e o de presidente de estado, na República Velha. No Brasil, o governador tem um mandato de quatro anos,  considerado o cargo político que representa o poder executivo na esfera dos Estados e do Distrito Federal.

É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. Dentre o poder executivo do Estado, o cargo de governador é o cargo político que representa a autoridade máxima, e a principal função do governador é de chefiar o executivo a nível estadual.
Curiosidade: Somente em países cujo pacto é federativo, o governador é eleito de quatro em quatro anos, através de votação.

Deputados Estaduais

Os deputados estaduais estão em um carga em que não se diferencia muito dos governadores, apenas possuem funções mais especificas, recebe o nome de deputado o candidato que foi eleito pelo povo para ser seu representante no parlamento, segundo a Constituição Federal de 1988, deputado estadual é um detentor de cargo político que tem a incumbência de representar o povo na esfera estadual. E para um candidato ser eleito é considerada a votação de seu partido político ou coligação de partidos, além da votação recebida pelo candidato, só que o candidato pode concorrer à reeleição diversas vezes, sem haver uma quantidade limitada de mandatos.
As principais competências dos deputados estaduais é a de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.
Fonte úteis:
http://www.brasilescola.com/politica/deputado-estadual.html
http://www.zevariedades.com/politicos-e-suas-funcoes/

Calúnias e difamações - Evite esse problema.

Fofocas e acusações sem fundamento podem levar a processo judicial

Calúnia e difamação são crimes contra a honra, previstos em lei pelo Código Penal
Carregando...
. Muita gente, porém, se arrisca a ser processado graças a comportamentos pouco prudentes em assembleia, ou até em conversas de elevador.


Mas como os conceitos são bem parecidos, há que se esclarecer cada um:

Calúnia
- O que é? É imputar um fato que é crime, previsto em lei, a alguém, na presença de terceiros ou para terceiros. Exemplo: chamar o síndico de ladrão, caso ele seja honesto, é calúnia.

- Pena: Detenção de seis meses a dois anos, e multa


Difamação
- O que é? É imputar um fato que não é crime, mas que ofende a reputação, na presença de terceiros ou que chegue a conhecimento de terceiros. Exemplo: dizer que o zelador protege tal funcionário em detrimento de outros é difamação, já que isso não é crime.


- Pena: Detenção de três meses a um ano, e multa


Ou seja, para haver crime de difamação e/ou calúnia são necessárias apenas três pessoas: o agressor, o agredido e um terceiro. Também é importante saber que é possível ser condenado por esses crimes apenas por propagá-los. Não é necessário ser quem inventou a mentira para ser processado.


Portanto, deve-se tomar muito cuidado com comentários feitos em público sobre determinada pessoa e seus atos, principalmente em assembleias, já que em alguns casos, os ânimos podem se exaltar e é possível que escape algum comentário indesejável, que não esteja em consoante com a verdade.

Porém, qualquer conversa em que se atribua a outra pessoa algo que essa não é, ou não fez, e se enquadra na descrição acima, já pode ser considerada difamatória ou caluniosa.

Deve-se empregar cuidado especial em situações consideradas adversas, como brigas, reclamações devido a barulho excessivo, desentendimento com funcionários do condomínio, ocupação de vaga de garagem imprópria, entre outros. É nas horas da cabeça quente que pode vir à tona uma palavra indevida.

Outro ponto é que, em geral, as ações de difamação e calúnia são acompanhas de danos morais também.
Também vale saber que esse tipo de ação é movida pelo agredido contra o agressor, ou seja, mesmo que seja o síndico o caluniador ou difamador, o condomínio não pode sofrer processo por isso, como se vê abaixo,na decisao
de 2006 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais:

- A obediência ao princípio do devido processo legal nas fases postulatória, instrutória e decisória afasta qualquer insinuação de cerceamento de defesa. Não se confunde a figura do Condomínio com a pessoa natural de um dos condôminos, mesmo em se tratando de seu representante legal. O condômino responde pelos atos que pratica na qualidade de morador, ainda que tenha o cargo de Síndico. Entre as atribuições de competência do Síndico estabelecidas pelo artigo 1348
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do Código Civil
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, não consta a defesa de interesse particular de qualquer condômino; pelo contrário, o inciso II do mencionado dispositivo confere àquele os atos necessários à defesa dos interesses comuns.


Caso o síndico esteja sofrendo esse tipo de situação, ele deve, como qualquer outro condômino, dar queixa na delegacia.

Um cuidado a mais para ser tomado: caluniar ou difamar mortos também pode resultar em processo. Ou seja, tome cuidado com qualquer tipo de comentário, inclusive em relação aqueles que já faleceram.

Para ter ganho de causa, o agredido deve contar com testemunhas consistentes, como mostra essa jurisprudência, do Tribunal de Justiça de São Paulo, de 2009. Como as testemunhas da autora divergiram nos seus depoimentos, ela não ganhou a causa.

- A Autora diz ter sido ofendida pelos requeridos. Prova que não é segura para a procedência do pedido. Divergência entre as testemunhas. Ação improcedente.


Outro processo de calúnia, dessa vez por causa de uma vaga de garagem e sua apropriação indébita. A ação é do TJ-SP, de 2010. O Autor não ganhou a causa já que a vaga de garagem é um bem imóvel.

- Queixa-crime por calúnia. Suposta imputação, ao querelante, de crime de apropriação indébita de vaga de garagem em condomínio. Não caracterização do delito. Provimento a recurso do querelado para alterar dispositivo da absolvição


Mais jurisprudências

Segundo o entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o fato de estar prestando contas de sua gestão, perante os condôminos, não autoriza o síndico a fazer afirmações acusatórias sem nenhuma relevância para apreciação da matéria, principalmente em ações ocorridas antes de sua administração. Veja:


- Diz o TJ/RJ que, provada a inexistência do fato, como a emissão de cheque sem fundos, e o agir doloso do agente contra o ofendido, pessoa que contesta na Justiça cobranças que considera indevidas, não há como deixar de se reconhecer a prática do crime de calúnia.

Acusações feitas a funcionários também podem gerar problemas judiciais.

- O TJ/RJ caracterizou dano moral sobre um zelador acusado em assembleia de furto, favorecimentos em troca de propinas e de freqüentes desrespeitos às regras do condomínio. 

Fonte: Fontes consultadas: Marcio Bagnato, diretor de condomínios da administradora Habitacional, Jackson Kawakami , advogado, Cristiano de Souza Oliveira, advogado, Reinaldo Lino, advogado, Rosana Figueiredo, advogada, www.jusbrasil.com.br, www.stj.gov.br

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Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


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