domingo, 22 de maio de 2016

Nina Oliveira ensina a receita do premiado 'Pirarucu do Porto do Sal'

Boteco da Nina venceu o concurso 'Comida di Buteco' com o petisco.
O É do Pará mostra passo a passo a nova delícia da culinária paraense.


No último dia 18, o Boteco da Nina foi o vencedor do concurso “Comida di Buteco”, com o prato “Pirarucu do Porto do Sal”. O petisco venceu a fase regional e agora representará o Pará na etapa nacional do concurso que vai eleger o melhor boteco do Brasil.
Prato "Pirarucu do Porto do Sal" é o vencedor da etapa regional de concurso gastronômico, em Belém (Foto: Divulgação)
Prato "Pirarucu do Porto do Sal" foi o vencedor da
etapa regional de concurso gastronômico, em Belém
(Foto: Divulgação)

E como o é de praxe, o É do Pará foi ao Boteco da Nina para pegar a receita que agradou o paladar do paraense nos 18 dias de concurso.
Ingredientes para o preparo do pirarucu
250 gramas de pirarucu seco dessalgado e cortado em pedaços tipo isca de peixe
50 gramas de farinha de trigo (sem fermento)
Meio litro de óleo
Ingredientes para o preparo da farofa
100 gramas de farofa
Meia cebola picada
Meio tomate picado
200 ml de leite de coco
Cheiro verde a gosto
Ingredientes para o preparo da banana
Uma banana da terra
100 gramas de açúcar misturada com canela em pó
1 xícara de café de óleo
Alface, cebolinha e pimenta dedo de moça para decorar

Modo de preparo do Pirarucu “Porto do Sal”
Preparando o peixe
Para começar, despeje o óleo em uma panela e coloque para esquentar. Enquanto isso, passe o pirarucu no trigo e tire o excesso da farinha. Quando o óleo estiver bem quente, coloque os pedaços do peixe empanado para fritar. Quando ele estiver bem dourado já está pronto. Aí deixe o excesso de óleo escorrer e reserve as iscas.
Preparando a farofa ao leite do coco
Em uma tigela misture a farofa, a cebola, o tomate, o cheiro verde e o leite de coco. Mexa tudo e deixe descansar por uns 10 minutos.
Preparando a banana da terra
Inicialmente coloque o óleo em uma panela e coloque para esquentar. Durante o processo de fervura do óleo, pegue a banana da terra e a corte ao meio. Depois corte novamente para deixar um formato de cruz, dividindo os pedaços em quatro partes. Após o óleo ficar bem quente, frite os pedaços de banana até ficarem douradas. Em seguida, misture as fatias com açúcar e canela, coloque-as em uma tigela e deixe descansar por 20 minutos. Após o tempo de descanso, as aqueça em uma panela até o açúcar com canela derreter e os pedaços ficarem caramelados.
Montagem do Prato
Coloque a alface no canto do prato. Depois posicione a farofa, em seguida a isca de pirarucu, os pedaços da banana, pimenta dedo de moça e por fim a cebolinha. Agora é só servir!

http://g1.globo.com/pa/para/e-do-para/noticia/2016/05/nina-oliveira-ensina-receita-do-premiado-pirarucu-porto-do-sal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa