sábado, 28 de maio de 2016

Fidel Castro nasceu em Tracuateua-PA

dezembro 7, 2011 at 2:47 am
Tracuateua um povoado do litoral paraense pode trocar seu nome após a realização de um plebiscito.
Se o povo responder sim a consulta a cidade passará a se chamar Nova Fidel. Ganhará após a mudança de nome uma estátua em homenagem a Fidel Castro. Na cidade será erguido um parque temático sobre as raízes brasileiras do líder cubano: seu lugar de nascimento (às margens do rio Quatipuru), a casa de sua família, sua escola.
O músico mais famoso da região, Evandro Mesquita, já compõe um samba para o próximo carnaval: A verdadeira história de Fidel, é o que diz o pesquisador da resignação e ex-atleta Edilson Silva Oliveira, mais conhecido como o Didi da Nova Fidel.
Fidel Castro não nasceu na província cubana de Oriente, e sim no remoto município de Tracuateua, no nordeste do Pará.
Parece loucura?
Pode até ser. O fato é que essa tese circula de boca em boca no interior do estado há pelo menos 40 anos e, nos últimos meses, tem ganhado repercussão internacional.
Reportagens foram publicadas em jornais e revistas na Espanha, no Chile e na Venezuela. E uma rádio de Miami também já divulgou a história.
Segundo o pesquisador Edílson Silva Oliveira, conhecido como ” Didi da Nova Fidel ” (que passou os últimos 15 anos investigando a história), o pai de Fidel chegou ao Pará na década de 20 meio sem querer – o navio em que viajava deu pane. Acabou em Tracuateua, onde conheceu Delfina Smith, uma descendente de alemães. Os dois se apaixonaram e tiveram um filho, Fidelzinho.
Depois de alguns anos vivendo no interior do Pará, a família teria se mudado para Iquitos, na Amazônia peruana, e, de lá, alguns anos mais tarde, para Cuba.
As provas documentais que compravam a tese de DIDI foram destruídas por um incêndio no cartório onde Fidel teria sido registrado e cartas que ele teria mandado do Peru para Tracuateua sumiram.
A única sustentação da teoria são os relatos de Dagoberto Smith, irmão de Delfina Smith Castro , que afirma ter 102 anos de idade – aliás, segundo as biografias, o nome da mãe de Fidel é Lina Ruz Gonzalez, mãe de Raul Castro.
É ela que apresenta como a pretensa mãe Fidel Castro nas Biografias Oficial universal do Grande Guerrilheiro e Revolucionário comunista cubano. Mesmo assim, Edílson Oliveira quer um exame dos DNAs de Dagoberto e de Fidel. “Aposto com quem quiser: Fidel é paraense”, sustenta o pesquisador.
O blogueiro que já admite sua derrota no plebiscito do próximo domingo já se prepara para assumir a defesa de mais uma causa perdida. Desta vez, vai se juntar ao DIDI para mudar o nome de Tracuateua para nova Nova Fidel.
Para evitar a pecha de forasteiro, o blogueiro já convidou para cuidar do marketing da campanha os radialistas professores Beto Amorim e Ailton Rocha, famosos apresentadores da Rádio Educadora de Bragança.
Fafá de Belém não precisará chorar. E ninguém vai ficar repetindo aquele mantra piegas do Orly de que ninguém muda o nome de lá.
Viva Nova Fidel!!!
Comentário do blogueiro. Didi, não achas melhor o nome de Fidelteua?
Imagem: Google
https://professorcavalcante.wordpress.com/2011/12/07/bomba-bomba-fidel-castro-nasceu-em-tracuateua/
                 

                       ................................................................................................



Título: Pedido DNA para provar que Fidel nasceu no Pará

Autor: 
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2006, Internacional, p. A26

Um pedido de exame de DNA para comprovar a origem brasileira do ditador cubano Fidel Castro acaba de chegar à Universidade Federal do Pará.

 Três pesquisadores paraenses, 
Jessé Feitosa, seu filho, Dantas, e Edilson Oliveira garantem que Fidel nasceu em Tracuateua, no nordeste do Pará.

Eles querem provar isso comparando o DNA de um suposto tio de Fidel, Dagoberto, hoje com 102 anos, que vive em Tracuateua. 

Eles pesquisaram os passos de Angel Castro, pai de Fidel, pela América Latina.

Angel Castro teria chegado à cidade paraense na década de 1920, onde conheceu Delphina Smith, com quem se casou e teve Fidel.

 Foram aparecer, tempos depois, em Iquitos, no Peru, perto da fronteira do Brasil. Não se sabe o que fez a família entre Tracuateua,
 Iquitos e Cuba, apenas que Angel sumiu, aparecendo depois para pegar Fidel e ir a Cuba,
 nos anos 1950.

Especula-se que Angel esteve em Tracuateua e em Igarapé-Açu, no Pará, onde há uma colônia de espanhóis. Lá, havia uma família Castro na comunidade 

de Bom Jardim. 
No poder, Fidel teria despachado Ernesto Che Guevara ao Pará para apagar sua origem. Che seria responsável pelo incêndio no cartório de Santa Maria da 
Foz do Tauari, em Gurupá, nos anos 60.


http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/322159/complemento_2.htm?sequence=3


                         ..................................................................................



A história secreta de Fidel Castro segundo Edilson Dan Brown

Fidel Castro é paraense, de Tracuateua, cidade que fica a a 5 minutos de Bragança que, por seu turno, fica a 205 quilômetros de Belém.

Quem nos conta desta pesquisa é o  blogueiro e educador Luís Cavalcante e o Dan Brown  é o pesquisador Edilson Silva Oliveira.

CUBA X BRAGANÇA
[…] Che Guevara faz uma parada em um caminho poeirento. Licio Viana, um caminhoneiro, pára. E o Che lhe pergunta em perfeito portunhol: “Será que posso chegar à Bolívia de carona?”. O Che, na verdade, tem outro objetivo: queimar um cartório que possui uma bomba, a verdadeira certidão de nascimento de Fidel Castro. ( Será que ele também queimou unzinho?)
Poderiam ser cenas de um filme inverossímil. Mas tudo é real. A teoria da genética brasileira de Fidel Castro soa com força na região de Bragança, no Estado do Pará. Inclusive há gente disposta a fazer um exame de DNA para provar a explosiva conexão caipirinha-mojito.
[…] Angel Castro, o pai de Fidel, chegou em um barco nos anos 20. Apaixonou-se por Delfina, uma formosa jovem de Tracuateua. Tiveram um filho, Fidel, ao qual chamavam Fidelito…”. Angel Castro, segundo conta esta biografia paralela, era um espanhol que ia e vinha com seu barco. Desaparecia por tempos.
Um dia, Angel e Delfina se mudaram para Iquitos, na Amazônia peruana. Mas o casal brigou e Angel foi embora para Cuba. Delfina mandou o filho para um seminário religioso. Ao saber disso, Angel resgatou a um já adolescente Fidel e o levou a Cuba, para sempre.
Alguns anos depois, para surpresa da comunidade de Tracuateua, Fidel aparece na televisão como líder máximo da revolução cubana. “As cartas que Delfina enviava a sua irmã Isaura Smith Castro Arvalo não deixam dúvidas. A data de nascimento de Fidel também: 13 de agosto de 1926” , assegura Edílson Silva.
Áurea do Rosário Smit, 100 anos, esposa de Pedro Smith, conhecida como dona Lili, cunhada de Delfina, ainda vive, na localidade de Tamatateua (Igarapé Apara, em Capanema). Esconde as cartas em algum lugar. Mas não quer falar. A outra testemunha se chama Dagoberto, também irmão de Delfina. Tem 102 anos. Se proclama tio legítimo de Fidel Castro. E afirma ter provas definitivas que foram enviadas à embaixada cubana no Brasil.
Dagoberto vive entre as árvores, em uma humilde casa de madeira. Apesar da idade, fala com lucidez: “Minha irmã Delfina nos contava tudo por carta. Fidel sabe perfeitamente que aqui está sua família” O ancião confessa que foi preso “por causa desta história”. Sua filha, Gesina, de 58 anos, também não tem dúvidas: Nos anos 70 veio aqui um jornalista que entrevistou Fidel. Quando perguntou a ele por que não havia voltado a Tracuateua, Fidel chorou”.
Há pessoas que, inclusive, afirmam ter visto um barbudo Fidel caminhando pelos campos.
Chico Isaac, suposto primo-irmão de Fidel e ex-vereador do lugar, tem uma duvidosa semelhança com Castro. Não se deixa fotografar. Ainda que confirme a teoria a sua maneira: “Quando ele (Fidel) caiu e rompeu a rótula, se levantou rápido. Se vê que tem sangue bragantino”, fanfarroneia.
[…] UM MISTERIOSO INCÊNDIO
Os documentos do cartório queimaram misteriosamente nos anos 60. “Existem várias teorias. Uma é que a ditadura brasileira os queimou para viesse não gerar o sentimento de patriotismo Brasileiro na população e para que não se espante o comunismo. A outra foi os sacerdotes que as autoridades na época não se importavam com as atrocidades cometidas pelos líderes religiosos.
Augusto Corrêa era prefeito da cidade de Bragança e padrinho de batismo de José Ismaelino, mas não se incomodava com nenhuma das atitudes cometidas pelos sacerdotes italianos para que não viesse se alastrar o comunismo na Região Bragantina e no Brasil.
Em ultima hipótese, foi Che Guevara”, explica Edílson Oliveira.Edílson se mostra exultante: “Nova Fidel”- A cidade do amor fraterno ( Chama de luz ) …vai se transformar em um grande pólo turístico que desenvolverá a região”. Por enquanto, ele já mandou fazer em miniatura o modelo de estátua de Fidel Castro que quer para a cidade.
Na verdade, tanto faz que não haja prova definitiva. Os moradores encontram novos indícios onde querem. “Tribuna do Pará” publicou uma imagem de Fidel castro com uma camisa da seleção brasileira de futebol com uma orgulhosa legenda: “Existe maior prova sobre a verdadeira nação de Fidel?”. Segundo Edílson, a relação de amigos com brasileiro e cubano são tão fortes, que quando a seleção brasileira de futebol foi desclassificada nas oitava de finais na copa do Mundo no ano de 1986 no México o povo cubano, em ato de regozija-se sensibilizou com o povo brasileiro, até o próprio Fidel Castro decretou Luto Nacional em território cubano.
O Brasil é um país muito importante para nós e nos identificamos muito com o Brasil. Para ser ter um ideia, era preciso ver como ficou este país na copa do mundo, dizia Fidel. Houve um luto nacional. E há mais: Hilária, a babá de Fidel, confessou tudo em um documentário de Jessé. E Lício Viana, o caminhoneiro, morador de Igarapé-Açu, descreveu na cintura, com pelos e sinais, a chegada de Che Guevara a Tracuateua. Para cúmulo, Tracuateua significa em língua indígena “formiga de bunda grande”. Uma espécie que está extinta, sinal inequívoco, segundo Edílson, que o nome tem que ser trocado.

http://lapaoloni.blogspot.com.br/2012/05/blog-diario-de-um-educador-historia.html
EDILSON SILVA OLIVEIRA
Pesquisador da Resignação.
projeto_arcadenoe@yahoo.com.br
semear_novafidel@yahoo.com.br

Um comentário:


  1. Amigos, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 76 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infanto-juvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados ara a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.
    Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br

    Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.

    Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o aos seus amigos.

    Atenciosamente, João José da Costa, Escritor.

    ResponderExcluir

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa