terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Pesquisa descobre para onde lixo jogado nos oceanos é arrastado


Pesquisadores suíços fizeram primeiro mapeamento global sobre poluição nos oceanos. Estudo mostra que 10% de todo o lixo produzido para no mar.

Pesquisadores suíços fizeram o primeiro mapeamento global sobre a poluição nos oceanos.

Ilha de Koror, Oceano Pacífico. Área de proteção ambiental. Um paraíso de água transparente e praia limpa – mas é só de longe. De perto, o que se vê é lixo, principalmente plástico. Os bichos que se alimentam no mar podem confundir: o que é saco plástico e o que é água viva?

Longe dali, no Havaí, um lixão no mar. São as correntes marítimas que levam a sujeira produzida a milhares e milhares de quilômetros de lá.

Os redemoinhos formados pela circulação oceânica acabam recebendo esse material e o lixo circula, sem ter como sair. Os lixões dos cinco oceanos, reunidos, cobririam duas vezes o território brasileiro.

O roteiro de poluição foi traçado pela expedição Race for Water, a “corrida pela água”. O grupo suíço está fazendo o primeiro mapeamento global da sujeira nos cinco oceanos do planeta.

O barco saiu de Bordeaux, na França, em março de 2015 e chega ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (4), 300 dias depois da partida. Serão mais de 40 mil milhas náuticas, o que corresponde a mais que uma volta inteira ao mundo.

O cenário que os pesquisadores encontraram até agora é muito mais grave do que se imaginava. Além do plástico inteiro, partículas misturadas à areia foram encontradas em todas as praias, e representam um dos maiores perigos para a fauna marinha.

O comandante da tripulação explica que o plástico leva até cinco anos para chegar a lugares distantes e vai se partindo em pequenos pedaços que acabam sendo engolidos por peixes e pássaros.

E nem é preciso ir tão longe para flagrar cenas tristes: em São Vicente, no litoral paulista, a gaivota sai com um pedaço de plástico preso ao bico. Depois, engole. A ingestão de material plástico mata um milhão de aves marinhas a cada ano.

Quem vir o local mostrado no vídeo pode achar que está num aterro sanitário. É praticamente isso. Mas o lugar é cercado de água – é o mangue no litoral de Santos, em São Paulo. O lixão que se formou ali é o resultado de anos e anos de sobe e desce das marés que trazem lixo e depositam.

Lá é o lugar onde as aves costeiras marinhas se alimentam. Além de se contaminarem, elas ainda transportam a sujeira pra região oceânica em áreas preservadas.

No Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, imagens feitas pelo Projeto Albatroz: perigo no ninho dos filhotes de aves em risco de extinção: plástico levado por bichos que voaram até ali.

“Além de liberar essas substâncias tóxicas dentro do organismo das aves, ela vai deixar de se alimentar do que ela realmente precisa. Esse animal ou morre sufocado, pode acontecer a obstrução do intestino, isso quando ela não alimenta um filhote com esse resto de plástico achando que está levando comida de verdade”, afirmou Juliana Yuri Saviolli, veterinária do Projeto Albatroz.

Como proteger nossos bichos? Como lidar definitivamente com o lixo que é de todo mundo, que vem de todas as partes e que se espalha sem controle? Por enquanto, são perguntas sem respostas.

Na chegada ao Rio, a fundação Race for Water e o governo suíço começam uma campanha nacional de conscientização: mar sem lixo, mar da gente. O resultado da expedição pelos oceanos vai ser levado à Conferência das Mudanças Climáticas, em Paris, em dezembro.

Fontes: Pesquisa de imagens:Google
Edição do dia 03/11/2015

03/11/2015 21h56 - Atualizado em 03/11/2015 22h01

 
 
A TARTARUGA E ANIMAIS MARINHOS AGRADECEM
 
                          Oferendas é considerado Poluição?

                        Nós somos os poluidores da Natureza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa