quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Livros revelam novos escândalos financeiros do Vaticano

3 nov, 2015

'Avareza' e 'Via Crucis', escritos por jornalistas italianos, contém informações inéditas sobre escândalos e corrupção na gestão das finanças da Igreja

Chegarão às livrarias italianas na próxima quinta-feira, 5, dois livros explosivos que prometem sacudir mais uma vez o Vaticano. As obras, escritas por jornalistas italianos, contém informações inéditas sobre escândalos e corrupção na gestão das finanças da Igreja. As publicações ocorrem na mesma semana em que a Igreja anunciou a prisão de dois funcionários suspeitos de terem vazado documentos internos da Santa Sé a jornalistas.

“Avareza”, de Emiliano Fittipaldi, e “Via Crucis” de Gianluigi Nuzzi, autor de “Vatileaks”, lançado em 2012, prometem alimentar a polêmica em torno da afamada relação da Igreja com o dinheiro arrecadado de paróquias em todo o mundo. Os autores sugerem que Francisco enfrenta uma mistura de forças formidáveis na sua tentativa de reformar a burocracia sigilosa do Vaticano, notoriamente ineficiente e opaca.

A assessoria da Santa Sé criticou os lançamentos, salientando que ambos os livros são “o resultado de uma traição grave de confiança do Papa, e que os autores estão tirando proveito de uma entrega gravemente ilícita de documentos confidenciais.” Também sublinhou que “publicações deste tipo não contribuem de forma alguma para estabelecer a clareza e a verdade” e não são “uma maneira de ajudar a missão do Papa”.
O Washington Post obteve uma cópia adiantada de “Avareza” e informa que ele inclui detalhes sobre algumas contas suspeitas no Banco do Vaticano, grandes gastos por cardeais e um suposto desvio de fundos destinados a hospitais.

Um incidente relatado por Fittipaldi descreve um passeio de helicóptero feito pelo ex-secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, que custou à Igreja  US$ 26.400  em 2012. Bertone foi afastado pelo Papa Francisco. Fittipaldi também documenta como uma fundação religiosa pagou para reformar a casa de Bertone.

Fittipaldi cita, ainda, documentos internos mostrando que a maior parte do dinheiro enviado ao Vaticano por paróquias católicas – que totalizou US$ 415 milhões em 2013 – foi depositada em uma conta usada principalmente para cobrir o funcionamento da máquina burocrática da Santa Sé e não para trabalhos de caridade.

Gianluigi Nuzzi, que lança “Via Crucis” também na quinta-feira, é autor de “Vatileaks”, livro que trouxe os primeiros detalhes sobre as batalhas de poder no setor financeiro da Igreja, com informações tiradas de documentos confidenciais roubados pelo ex-mordomo do Papa Bento XVI.  As revelações balançaram o papado do antecessor de Bento e alguns acreditam que podem até ter levado a sua renúncia.
“Via Crucis”, baseia-se em documentos, entrevistas e gravações de Francisco feitas durante reuniões a portas fechadas, de acordo com Chiarelettere, a editora italiana de Nuzzi.

O livro revela as tentativas do atual papa de pôr em linha as autoridades financeiras da Igreja, alertando que os “custos estão fora de controle” e exigindo transparência depois de encontrar “orçamentos não oficiais” e fundos mal-utilizados por autoridades. O livro também examina supostas tentativas de sabotar as reformas de Francisco, descreve o estilo de vida extravagante de alguns cardeais e documenta o mau uso do dinheiro recolhido nas igrejas.
“Se nós não sabemos como administrar o nosso dinheiro, que é material, como podemos guiar as almas dos fiéis, que não podem ser vistas?”, disse Francisco, segundo o livro, em uma reunião com autoridades financeiras da Igreja. O livro também se propõe a desvendar a explicação completa por trás da decisão surpreendente de Bento XVI de “se aposentar” em 2013.

fonte:http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/livros/livros-revelam-novos-escandalos-financeiros-do-vaticano/

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa