segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Falsa Modéstia

Na verdade, a falsa modéstia é uma forma muito grande de soberba, de orgulho que não leva a nada.
É super desagradável quando elogiamos o trabalho, a obra de alguém, e a pessoa nos diz, “imagine só, isso não está tão bom assim”.
Recebamos os cumprimentos que são feitos com sinceridade, e que, na verdade, a pessoa que os fez seguramente achou muito proveitoso o que leu e que nós escrevemos ou fizemos.
Nossa tendência e nosso aprendizado sempre foi para não nos acharmos melhores e que tudo o que fazemos seja perfeito.
Mas de outro lado, se foi o melhor que tenhamos conseguido fazer, devemos receber os elogios e cumprimentos pela boa vontade que nos caracterizou no momento da nossa iniciativa.
E também reconheçamos se nossa obra ou nosso projeto foi um sucesso, seja profissionalmente, seja beneficiando a quem nos propusemos ajudar.
A falsa modéstia desconcerta, se exagerada, a quem tenha feito os cumprimentos, deixando a pessoa que elogiou sem saber o que dizer, pois a conversa termina ai.
Um belo trabalho, com resultados esperados, leva geralmente a mais estudos e mais trabalhos , no sentido de se conseguir as vitórias propostas, e isso requer um esforço   digno de reconhecimento por parte de quem quer que seja o alvo, podem ser pessoas, empresas, esportes, etc.
Para isso, alguém trabalhou, estudou e se empenhou bastante, com certeza prejudicando sua vida particular, esportiva, prazeres corriqueiros como ir a uma sessão de cinema, teatro ou outros divertimentos que fazemos nos momentos ociosos.
Essas pessoas merecem o respeito e reconhecimento, e deverão sempre receber elogios devido à sua dedicação.
Portanto, sem nenhuma falsa modéstia, devemos receber sim os elogios concernentes ao bem estar que nosso trabalho, dependendo de cada profissão, proporciona a muitas pessoas.
Cumpre ao recebedor dos elogios dosar sua modéstia e sua discrição e recebê-los adequadamente em relação ao clima existente na ocasião.
Como complemento, poderá ser dito que o “trabalho” tenderá a ser enriquecido, e o recebedor deverá declarar-se à disposição para novas idéias, que poderão ainda mais ampliá-lo.
Isso sim é uma modéstia autêntica e produtiva, pois poderá trazer ao projeto, seja ele de que natureza for, resultados cada vez melhores e, dependendo do objetivo a ser alcançado, um benefício para a humanidade.
Por outro lado, devemos estar conscientes de que certos empreendimentos nem sempre trarão resultados imediatos, mas que, sem gerar elogios iniciais, podem constituir sementes que, lançadas em solo fértil, poderão originar frutos benéficos.
Que a ausência de elogios não traga frustração e não impeça ao gerador de novas idéias, de continuar na sua jornada.
Mas, não nos furtemos de receber e nem de prodigalizar os elogios oportunos, com sobriedade.
fonte:http://amandadelboni.com/2014/08/24/falsa-modestia/

Um comentário:

  1. Significado equivalente a:

    Significado de Garganta:

    Pessoa com falsa modéstia, fala da boca pra fora só para se provar.

    Exemplo do uso da palavra Garganta:

    Nunca vi João ajudar um mendigo, mas ele vive dizendo que os ajuda. Ele é muito garganta!
    http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/garganta/5361/

    ResponderExcluir

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa