sábado, 14 de dezembro de 2013

O QUE A PRESSÃO PSICOLÓGICA PODE DESENCADEAR NO SER HUMANO

Conforme algumas pesquisas na qual foram realizadas pude observar diversos processos de pressão psicológica que desencadeiam problemas físicos e emocionais, segue abaixo o LER que além de ser causado por movimentos repetitivos pode apresentar os sintomas decorrentes do estresse psicológico e da pressão na qual vem sofrendo.
Causada principalmente por esforço repetitivo, a LER é um conjunto de doenças que irrita e ataca os músculos, nervos e tendões. Sua causa esta associada principalmente aos movimentos repetidos e contínuos com a sobrecarga do sistema músculo-esquelético - musculatura que recobre o esqueleto e esta totalmente presa ao osso, responsável pela movimentação corporal. Além de uma postura corporal inadequada, onde pode estar presente não apenas na coluna vertebral como também nos membros inferiores (pés, Joelhos...) e superiores (ombros, punhos...).

Estas deixam as articulações fora de eixos e desse modo o movimento gerado pelos músculos acontece fora dos padrões. A LER está sempre muito vinculada aos movimentos repetitivos ligados principalmente ao uso do computador, mas o que muitos não sabem é que a pressão psicológica e o estresse também podem provocar a doença.


As principais vítimas desta doença são os profissionais que passam grande parte do seu dia na dependência de um movimento. Ela não é um vírus e não é contagiosa, muito menos ocasionada por uma bactéria, mas sim por um movimento repetitivo, como uma atividade esportiva mal realizada, bem como uma pressão do chefe por resultados eficazes.


Atualmente os trabalhadores são cada vez mais exigidos em suas empresas. Falta flexibilidade no tempo e no ritmo de trabalho, faltam canais de diálogo entre estes trabalhadores e a empresa, e há uma constante pressão por parte da alta administração para manter a produtividade. Fatores que contribuem para o surgimento da LER.


Conheça outros tipos de pressões psicológicas


A pressão pode ser separada por tipos. A do tempo está relacionada à sobrecarga de trabalho quando alguém falta. "As pessoas pareciam acreditar que o desenvolvimento tecnológico dos últimos 50 anos teria atenuado a carga de trabalho. Em contrapartida, as pessoas teriam mais tempo para sua família e lazer, mas não é esse o cenário que se concretiza nas organizações".


Veja, abaixo, quais os tipos de pressão as quais prejudicam o processo criativo:


Pressão de tempo: Percepção de falta de tempo ou tempo insuficiente para execução de tarefas, que está relacionada com a sobrecarga de trabalho, por falta de pessoas e de recursos materiais, bem como pelo excesso de tarefas e pouco tempo para executá-las. Provoca esforço extra, leva ao estresse e prejudica a qualidade de vida;


Auto-exigência elevada: Pressão psicológica, ela é resultado da auto-cobrança pela necessidade de ser reconhecido, de não ser punido pela chefia ou colegas de trabalho por seus resultados ou comportamento;


Pressão da família e dos amigos: Resultado da cobrança pela ausência, contraposta pela necessidade de sustentar o lar;


Pressão por resultados: Cobrança da chefia para que um trabalho seja realizado, geralmente associada à necessidade de se atingir algum resultado previamente estabelecido por metas e indicadores financeiros, independentemente da disponibilidade de pessoal e de recursos.


Trocar idéias e experiências com os colegas é uma forma de enfrentar a sobrecarga e demais pressões. Além disso, é importante um planejamento de tempo.


Para as empresas


De acordo com diversas pesquisas, o desafio das empresas não é vender, mas gerir as pessoas de maneira positiva, para que elas possam vender cada vez mais. Uma forma de fazer isso seria, então, oferecer benefícios, para que atinjam suas metas?

"Quando a pressão por resultados é atrelada a recompensas financeiras, por exemplo, ela se torna mais aceitável, mas é importante ressaltar: isso não a torna saudável".


As mais simples demonstrações de reconhecimento podem servir como incentivo para que os funcionários melhorem seu desempenho e sua capacidade de tolerância à pressão. Contudo, é preciso refletir: os resultados organizacionais favoráveis são obtidos a que custo? Se houvesse mais espaço dedicado à criatividade nas organizações, os resultados seriam os mesmos? Seriam melhores ou piores? E a saúde do trabalhador, como ficaria?


O importante é observar os sintomas e decorrente desse fator deverá procurar um psicólogo para acompanhamento e minimização do estresse, praticar um esporte, fazendo com o que o estresse seja controlado.
  

  fonte:http://sonhodeliberdadecleo.blogspot.com.br/2011/05/o-que-pressao-psicologica-pode.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa