quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pré-sal para a educação - Atualidades

No dia 26 de junho de 2013, a Câmara dos Deputados em Brasília, aprovou projeto de lei que destina 75% dos royalties provenientes da extração de petróleo e gás natural do Pré-sal para a educação. Os 25% restantes serão destinados para a saúde. Apesar de o Brasil ter investido mais em educação entre os anos 2000 e 2010, as demandas e carências na qualidade do ensino, na valorização dos professores e dos aparelhos de ensino ainda são altas.

plataforma petroleoDevemos considerar que a população não é um objeto estático, as gerações nascem, crescem e se desenvolvem, necessitando de boas escolas públicas e privadas nas diferentes regiões do Brasil. Porém, com mais verba disponível, devemos repensar a pedagogia a ser implementada no nosso país. Bastaria somente construir e reformar mais escolas, digitalizar integralmente as salas de aula com computadores e tablets e aumentar consideravelmente o salário dos professores?
Além dos objetivos citados acima, o Brasil precisa renovar a sua visão de sociedade, de direito social, de acesso e interpretação da realidade do cotidiano e dos livros. Devemos nos enxergar como brasileiros, herdeiros da África, da Península Ibérica e de todos os traços culturais que nos formaram; além de nos afastarmos da autoalienação imposta por uma escola limitada transmissora somente de regras gramaticais, fórmulas matemáticas e decorebas de mapas e fatos históricos.
A escola precisa ensinar o aluno a pensar, a interpretar, a planejar e a viver utilizando o conhecimento como instrumento de apoio e não como objeto final de aprovação acadêmica. Outra questão que me preocupa é a arquitetura do conhecimento sobre ecologia aplicado nas escolas brasileiras, principalmente, no ensino fundamental. Sabemos que em escolas públicas e privadas, há bons trabalhos de ensino sobre assuntos ambientais iniciados por professores dedicados, independente da matéria que lecionam.
Porém, no Brasil, numa visão geral, a educação ambiental ainda não está profundamente presente nas salas de aula independente dos livros de biologia. Mesmo sendo uma competência inserida na biologia, acredito que as questões ambientais devem ser abordadas pelo professor de história do Brasil, ao relatar, por exemplo, sobre os impactos ambientais da  expansão da monocultura  da cana-de-açúcar no Nordeste na época do Brasil Colônia; pelo professor de geografia ao relatar as divisões geográficas de nossos estados, inserindo a visão das fronteiras agrícolas e a responsabilidade de cada estado sobre determinados biomas e ecossistemas; e até mesmo, pelo professor de química, para explicar o comportamento do carbono na atmosfera em regiões cada vez mais afetadas pela poluição atmosférica.
Precisamos retirar a educação ambiental brasileira da superfície, a ecologia precisa ser mais inserida nos livros didáticos de todas as matérias. O professor de física necessita ter computadores em sala capazes de simular os desequilíbrios climáticos respeitando o entendimento básico de nossos alunos.
O pré-sal é gerador de combustível fóssil poluente, nada mais consciente do que utilizar seus recursos para ensinar e conscientizar nossos jovens sobre as questões ambientais iminentes.
Fontes:
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12289http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/camara-destina-75-dos-royalties-para-educacao-e-25-para-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa