Existem muitos profissionais que têm aptidão para a área de vendas, se realizam com a profissão e são eficientes e eficazes em seus trabalhos. Então, evite sair por aí contratando o primo de um amigo (ou algo parecido) apenas para preencher logo a vaga.
Por Raúl Candeloro
Existem muitos profissionais que têm aptidão para a área de vendas, se realizam com a profissão e são eficientes e eficazes em seus trabalhos. Então, evite sair por aí contratando o primo de um amigo (ou algo parecido) apenas para preencher logo a vaga.
Siga passo a passo o processo de recrutamento abaixo e aumente as chances de atrair, identificar e contratar vendedores talentosos.
1º passo – Verifique se, de fato, há uma vaga. É necessária a contratação de uma pessoa para a realização daqueles serviços? Ou eles poderão ser acrescentados ao trabalho de outros funcionários?
2º passo – Identifique o perfil ideal para o preenchimento da vaga. Você pode fazer isso de duas formas: buscar características pessoais e profissionais que você acredita que um vendedor de sucesso deve ter ou buscar as características que o seu atual campeão de vendas possui.
3º passo – Faça uma descrição do cargo. Que trabalhos o vendedor terá de realizar? É necessário que ele viaje? Que tenha carro próprio? Coloque as exigências inerentes ao cargo para que seja possível analisar junto às características do profissional.
4º passo – Atraia candidatos. Você tem duas maneiras de fazer isso: divulgando internamente na empresa ou para o público externo. Internamente: você poderá dar chance às pessoas que trabalham em outras áreas, mas que têm potencial para vendas. Externamente: você poderá fazer anúncios em jornais ou revistas, contratar uma agência de recrutamento ou colocar cartazes em escolas especializadas, universidades e associações.
5º passo – Inicie o contato com os candidatos que demonstraram interesse. Primeiramente, analise os currículos e elimine os que não têm as exigências mínimas para o cargo. Depois, selecione os que podem ser boas opções e marque uma entrevista para identificar se o candidato possui as características necessárias. Para os que passaram, marque uma segunda entrevista. Dessa vez, investigue um pouco mais as questões profissionais do candidato e explique com mais detalhes qual é o trabalho oferecido.
6º passo – Após a segunda entrevista, o candidato deve ser encaminhado para a "área de testes", na qual você poderá avaliar o profissional em contato com o trabalho a ser realizado. Esse é o momento de fazer os testes psicológicos ou de aptidão, se a empresa oferecer. Certifique-se de que as referências e experiências colocadas no currículo são verdadeiras.
7º passo – Provavelmente, 95% dos candidatos iniciais já foram descartados. Se apenas um profissional passou por todas essas fases, parabéns! Você tem um novo vendedor! Se dois ou três chegaram até aqui, você terá de consultar a sua intuição e escolher um deles. Mas não esqueça de manter contato com os outros, para que possa acioná-los diante da abertura de uma nova vaga.
Lembre-se: um vendedor certo no lugar certo tem mais realização, sente-se mais motivado e, por isso, consegue gerar mais vendas e, conseqüentemente, maior lucratividade.
fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-inicio-de-uma-rentavel-relacao/51588/
Siga passo a passo o processo de recrutamento abaixo e aumente as chances de atrair, identificar e contratar vendedores talentosos.
1º passo – Verifique se, de fato, há uma vaga. É necessária a contratação de uma pessoa para a realização daqueles serviços? Ou eles poderão ser acrescentados ao trabalho de outros funcionários?
2º passo – Identifique o perfil ideal para o preenchimento da vaga. Você pode fazer isso de duas formas: buscar características pessoais e profissionais que você acredita que um vendedor de sucesso deve ter ou buscar as características que o seu atual campeão de vendas possui.
3º passo – Faça uma descrição do cargo. Que trabalhos o vendedor terá de realizar? É necessário que ele viaje? Que tenha carro próprio? Coloque as exigências inerentes ao cargo para que seja possível analisar junto às características do profissional.
4º passo – Atraia candidatos. Você tem duas maneiras de fazer isso: divulgando internamente na empresa ou para o público externo. Internamente: você poderá dar chance às pessoas que trabalham em outras áreas, mas que têm potencial para vendas. Externamente: você poderá fazer anúncios em jornais ou revistas, contratar uma agência de recrutamento ou colocar cartazes em escolas especializadas, universidades e associações.
5º passo – Inicie o contato com os candidatos que demonstraram interesse. Primeiramente, analise os currículos e elimine os que não têm as exigências mínimas para o cargo. Depois, selecione os que podem ser boas opções e marque uma entrevista para identificar se o candidato possui as características necessárias. Para os que passaram, marque uma segunda entrevista. Dessa vez, investigue um pouco mais as questões profissionais do candidato e explique com mais detalhes qual é o trabalho oferecido.
6º passo – Após a segunda entrevista, o candidato deve ser encaminhado para a "área de testes", na qual você poderá avaliar o profissional em contato com o trabalho a ser realizado. Esse é o momento de fazer os testes psicológicos ou de aptidão, se a empresa oferecer. Certifique-se de que as referências e experiências colocadas no currículo são verdadeiras.
7º passo – Provavelmente, 95% dos candidatos iniciais já foram descartados. Se apenas um profissional passou por todas essas fases, parabéns! Você tem um novo vendedor! Se dois ou três chegaram até aqui, você terá de consultar a sua intuição e escolher um deles. Mas não esqueça de manter contato com os outros, para que possa acioná-los diante da abertura de uma nova vaga.
Lembre-se: um vendedor certo no lugar certo tem mais realização, sente-se mais motivado e, por isso, consegue gerar mais vendas e, conseqüentemente, maior lucratividade.
fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-inicio-de-uma-rentavel-relacao/51588/
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