quarta-feira, 11 de abril de 2012

O início de uma rentável relação

Existem muitos profissionais que têm aptidão para a área de vendas, se realizam com a profissão e são eficientes e eficazes em seus trabalhos. Então, evite sair por aí contratando o primo de um amigo (ou algo parecido) apenas para preencher logo a vaga.

Por Raúl Candeloro
 
Existem muitos profissionais que têm aptidão para a área de vendas, se realizam com a profissão e são eficientes e eficazes em seus trabalhos. Então, evite sair por aí contratando o primo de um amigo (ou algo parecido) apenas para preencher logo a vaga.
Siga passo a passo o processo de recrutamento abaixo e aumente as chances de atrair, identificar e contratar vendedores talentosos.

1º passo – Verifique se, de fato, há uma vaga. É necessária a contratação de uma pessoa para a realização daqueles serviços? Ou eles poderão ser acrescentados ao trabalho de outros funcionários?

2º passo – Identifique o perfil ideal para o preenchimento da vaga. Você pode fazer isso de duas formas: buscar características pessoais e profissionais que você acredita que um vendedor de sucesso deve ter ou buscar as características que o seu atual campeão de vendas possui.

3º passo – Faça uma descrição do cargo. Que trabalhos o vendedor terá de realizar? É necessário que ele viaje? Que tenha carro próprio? Coloque as exigências inerentes ao cargo para que seja possível analisar junto às características do profissional.

4º passo – Atraia candidatos. Você tem duas maneiras de fazer isso: divulgando internamente na empresa ou para o público externo. Internamente: você poderá dar chance às pessoas que trabalham em outras áreas, mas que têm potencial para vendas. Externamente: você poderá fazer anúncios em jornais ou revistas, contratar uma agência de recrutamento ou colocar cartazes em escolas especializadas, universidades e associações.

5º passo – Inicie o contato com os candidatos que demonstraram interesse. Primeiramente, analise os currículos e elimine os que não têm as exigências mínimas para o cargo. Depois, selecione os que podem ser boas opções e marque uma entrevista para identificar se o candidato possui as características necessárias. Para os que passaram, marque uma segunda entrevista. Dessa vez, investigue um pouco mais as questões profissionais do candidato e explique com mais detalhes qual é o trabalho oferecido.

6º passo – Após a segunda entrevista, o candidato deve ser encaminhado para a "área de testes", na qual você poderá avaliar o profissional em contato com o trabalho a ser realizado. Esse é o momento de fazer os testes psicológicos ou de aptidão, se a empresa oferecer. Certifique-se de que as referências e experiências colocadas no currículo são verdadeiras.

7º passo – Provavelmente, 95% dos candidatos iniciais já foram descartados. Se apenas um profissional passou por todas essas fases, parabéns! Você tem um novo vendedor! Se dois ou três chegaram até aqui, você terá de consultar a sua intuição e escolher um deles. Mas não esqueça de manter contato com os outros, para que possa acioná-los diante da abertura de uma nova vaga.

Lembre-se: um vendedor certo no lugar certo tem mais realização, sente-se mais motivado e, por isso, consegue gerar mais vendas e, conseqüentemente, maior lucratividade.

fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-inicio-de-uma-rentavel-relacao/51588/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa