domingo, 21 de agosto de 2011

NÃO SEJA UM INOCENTE ÚTIL: DEFENDA- SE DA MANIPULAÇÃO




Alguns pesquisadores modernos relativizam a importância da televisão e da Internet, enquanto veículos formadores da opinião pública, alegando que a influência que eles têm sobre o indivíduo não é livre, mas depende dos valores pessoais de cada ser humano, estruturados no curso de sua vida.
Pessoalmente, penso que tal idéia não condiz com a realidade, pois programas como as telenovelas e o Big Brother, entre tantos outros (inclusive os telejornais e os editoriais de portais da Internet) demonstram que sempre existe a possibilidade de manipulação, o que significa um passo ainda além, uma vez que manipular é o lado negativo de formar opinião.
E COMO SE MANIPULA, NESSES VEÍCULOS?
1. Pode se manipular o público quando se explora a sua deficiência de informação. As pessoas, quando não são bem informadas se tornam vítimas de argumentações enganosas.
2. Pode-se manipular o público confundindo propositalmente a importância dos fatos, o que acontece, quase sempre com setores jornalísticos não muito sérios.
Por exemplo, minimizar e dar pouca importância a um fato relevante e destacar, exageradamente, um outro relativamente insignificante é manipulação (política, ideológica ou religiosa).
3. Pode-se manipular o público apresentando fatos ou notícias isolados, fora de seu contexto. Assim, apresenta-se o pecador como inocente e o inocente, como pecador.
4. Pode-se manipular o público, sonegando-se dados importantes para a sua correta informação. Modificam-se cifras, mudam-se números com o objetiivo de apresentar, não a verdade por inteiro, mas uma meia-verdade, com o o intuito de confundir.
BEM, E DAÍ?
Respondendo a essa hipotética pergunta, eu diria que, a partir dessas informações, todos nós temos o dever de zelar pela nossa saúde mental, pela nossa autenticidade, pela preservação de nossa inteligência e pela aquisição de conhecimentos sobre a sociedade em que vivemos.
Isso equivale a possuir um filtro crítico, para não sermos vítimas de quaiquer idéias. Os "ladinos" e os oportunistas de plantão (INCLUSIVE OS RELIGIOSOS DA TV) não perdem tempo em explorar a alienação de pessoas sinceras, mas excessivamente crédulas.
Faça o possível para não ser uma "vaquinha de presépio" ou um inocente útil. Você tem o seu próprio valor, que não pode ser diminuído por quem quer que seja, uma vez que este valor foi-lhe conferido como uma dádiva, pelo Criador.
Tony Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa