quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A sessão foi aberta por volta das 9h com a presença de 65 deputados



Wilson Dias/Agência Brasil

Câmara vota denúncia contra Temer nesta quarta-feira (02); CCJ aprovou parecer pelo arquivamento do caso

A sessão extraordinária no Plenário da Câmara dos Deputados começou sem muito atraso nesta quarta-feira (02), marcada para as 9h e iniciada pouco depois das 9h30. Antes mesmo do horário previsto, a Casa já contava com mais de 52 parlamentares, número mínimo necessário para abrir a reunião deliberativa. 


A sessão no Plenário da Câmara dos Deputados, que deve analisar a denúncia contra o presidente Michel Temer, foi aberta com a presença de 65 deputados na Casa e nove, no plenário. Os parlamentares deverão discutir e votar nominalmente o parecer aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que pede o arquivamento da denúncia.  
Desde as 7h, formou-se uma fila de parlamentares no plenário para fazer inscrição na lista de oradores que discursarão contra e a favor ao prosseguimento da denúncia. O processo deve se estender por todo o dia.

O relator do parecer, o deputado tucano Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) tinha direito a 25 minutos de pronunciamento. Ele começou sua fala pouco depois das 9h30. Em seu discurso, o parlamentar afirmou que a denúncia contra Temer se deu com falta de provas suficientes e critica a gravação feita por Joesley Batista. "Entre cinco perícias, quatro a condenam por causa de ruídos", defende.
  
O advogado de Michel Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveria começou a discursar por volta das 10h e, assim como o relator, terá 25 minutos de fala no plenário. No plenário, Mariz listou "um rol de equívocos" contra Temer. Segundo ele, o presidente da República é colocado como réu enquanto um "criminoso delator" é colocado em um pedestal [em referência ao empresário da JBS, Joesley Batista].

Mariz diz que a decisão da Câmara não influencia o julgamento. "É apenas uma questão temporal. Um ano e meio? Será que não podemos esperar um ano e meio para julgar o presidente? Ele é um facínora?", bradou o advogado de defesa. "Será que a sociedade não prefere um ano e meio de benecífios com o presidente? Será que não se pensa no homem Michel Temer?", completou. 

Também em sua fala no plenário, o advogado criticou o MPF. "O Ministério Público está desrespeitando o tripé da Justiça. Está acusando com provas, sem provas. Não pode acusar a esmo e com base em suposições e hipóteses", diz. 

Como será o rito 


Os deputados poderão falar por cinco minutos – revezando favoráveis e contras o parecer – e quando quatro oradores já tiverem se apresentado, a discussão poderá ser encerrada.  
Se o quórum mínimo for respeitado, a votação terá início – mas, nessa etapa, deverão estar presentes 342 deputados. Caso isso não ocorra, Rodrigo Maia deverá marcar uma nova sessão. 

Os votos serão realizados por chamada nominal, então os parlamentares serão convocados por ordem alfabética, começando pelos deputados de um estado da Região Norte e, em seguida, os deputados de um estado da Região Sul. No final da votação no Plenário da Câmara, tendo votado mais de 342 deputados, Rodrigo Maia deverá proclamar o resultado.

 *Com informações da Agência Brasil e Agência Câmara





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa