sábado, 31 de dezembro de 2016

Por que Jesus fala, quando está morrendo na cruz, mulher eis ai teu filho e, ao discípulo, eis ai sua mãe?


Encontramos esta passagem significativa de Maria aos pés da Cruz no evangelho de João. (João 19,26-28)
Esta terceira frase de Jesus na cruz: "mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo (para o apostolo João): eis aí a tua mãe..."Se entende como Jesus entregando a Sua amada mãe aos cuidados do apostolo João, também chamado discípulo amado que a partir daquela hora, a recebeu em sua casa. Jesus, não obstante as Suas dores físicas e morais, no martírio da cruz pensa em Sua mãe, não quer deixa-la sem proteção, sua Mãe, precisava de proteção.
Maria, mãe de Jesus não podia ajudar ninguém, nesta hora de dor e sofrimento, mas precisava de amparo, ela devia estar com a idade de 48/49 anos, fazendo o cálculo que Jesus morreu com a idade de 33 anos e meio.
Alguns exegetas interpretam o fato de João chamar mulher para Maria mãe de Jesus da seguinte forma: “em Israel existia a lei do cunhado, isto é se um homem morre sem ter filhos o irmão mais novo deveria casar com a viúva e suscitar descendência. Os filhos que nasceriam seriam filhos do irmão falecido. Nesta perspectiva interpreta-se o episódio da mãe de Jesus, e do discípulo amado aos pés da cruz. Se considerarmos a mãe de Jesus representante da antiga aliança que permanece fiel a Deus. O discípulo amado representa o novo povo de Deus, a comunidade que aceita Jesus. Como descendência o discípulo amado, deverá acolher Maria em sua casa, isto é o povo fiel da Antiga aliança e suscitar descendência para Jesus. E desta hora em diante o discípulo recebeu em sua casa”. (conforme J. Bortolini, Como ler o Evangelho de João, o caminho da vida, Paulinas, 1994, pag.181-182).
A tradição da Igreja Grega Ortodoxa, afirma que a partir desta entrega que Jesus faz de sua Mãe Maria a proteção do evangelista João eles foram morar nas cercanias da cidade de Efeso (atual Turquia). Hoje se pode visitar uma pequena Igreja, a 5 Km de Efeso nas montanhas que conserva a casa de Maria. Conforme texto, da radio BBC de Londres na visita do Papa Bento XVI, em 2006 na Turquia: “Papa reza missa na 'casa onde Virgem Maria morreu'. No segundo dia de sua visita à Turquia, nesta quarta-feira, o papa Bento XVI rezou uma missa na cidade histórica de Éfeso, no local onde se acredita que tenha sido a última residência da Virgem Maria”.
O fato descrito de Jesus morrendo na cruz mostra quanto Maria sonhara de bom para seu filho Jesus e, agora aos pés da cruz, via-O nesta situação calamitosa! Era demasiado constrangedor e duro para ela, mas estava próxima a alegria da manhã da ressurreição. Jesus ressuscitaria e permaneceria vivo e poderoso, não só para Sua mãe Maria e Seus discípulos, mas para todos nós que cremos na ressurreição.
http://www.abiblia.org/ver.php?id=3414http://www.abiblia.org/ver.php?id=3414

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa