segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Engenharia Social: Seus funcionários são sua maior vulnerabilidade em segurança.



Eis uma ameaça à segurança que não se pode combater com tecnologia. Prevê-se que ameaças à engenharia social estão surgindo. Mas, o que é engenharia social? Se você está fazendo essa pergunta, pode ser a hora de melhorar sua segurança de TI.

Uma nova e traiçoeira ameaça à segurança da TI surgiu, da qual nem mesmo firewalls, senhas e dispositivos de segurança podem proteger você. Essa ameaça é a engenharia social: um tipo de fraude na qual os profissionais obtêm informações ou acesso ao sistema do computador por meio de artifícios ou trapaças contra uma pessoa. No mundo da segurança corporativa, seus funcionários, e não sua tecnologia, são aqueles que apresentam a maior vulnerabilidade à engenharia social.


Um relatório recente que aborda a ameaça da engenharia social à segurança da informação indica que 48% das empresas já sofreram ataques da engenharia social. O mesmo relatório, apresentado pela Dimensional Research, mostra que 34% dos participantes da pesquisa não instrui seus funcionários sobre tais perigos. Embora ter um engenheiro social de boa fé ao seu lado pareça ser ideal, nem sempre isso é possível. Sua melhor saída é pensar como os fraudulentos e manter seus funcionários (frequentemente o elo mais fraco) bem informados.

O que veio primeiro: o hacker ou a necessidade de impedí-los? No caso da engenharia social, não se trata da questão do ovo e da galinha. Aqui, há uma causa evidente. E se você conseguir pensar como um engenheiro social, considere isso como sua passagem para a segurança no emprego.

É possível combater o fogo com o fogo? De acordo com o ex-hacker, renomado mundialmente, Gregory Evans, os gerentes de TI não têm conhecimento o bastante sobre segurança. Confiar unicamente na equipe de TI para impedir que hackers acessem seus dados é como depender somente da infantaria, diz Evans. Ele acredita que você precisa de segurança equivalente aos SEALs da marinha americana, que são conhecidos sobretudo por seus papéis nada convencionais nas guerras.

Alguns alegam que isso é como contratar um incendiário para apagar incêndios. Porém, em relação à segurança da empresa, existe motivo para confiar naqueles que sabem como enganar? Talvez.

Os tradicionais profissionais da TI seguem as regras à risca. Eles estudam, aprendem e passam em todos os testes corretos. Os hackers e os engenheiros sociais, por outro lado, fazem qualquer coisa menos seguir as regras. De acordo com Evans, é possível planejar tudo o que quiser em um ambiente controlado, mas no final você estará batalhando contra o caos.

Você está em risco esteja você ciente disso ou não.

Em agosto do ano passado, a DefCon, a maior convenção de pirataria cibernética do mundo, mostrou que grandes empresas não são somente vulneráveis, mas também alvos fáceis. Na verdade, os participantes da convenção que fizeram parte de um jogo de hackers acharam a tarefa tão fácil quanto atender um telefone. Em um dos casos, um falso administrador de TI, que precisava de informações, foi persuasivo o bastante para que um funcionário compartilhasse informações de bom grado.

O fato é que, uma vez que haja humanos para impedir, haverá estratégias de engenharia social para enganar. Homens “venderam” a Torre Eiffel e a Ponte do Brooklyn. Outros fizeram a limpa em contas bancárias com esquemas Ponzi complexos. O que é mais surpreendente é que esses fraudulentos encontram pessoas que caem em suas conversas. Por isso, quando um funcionário novo recebe uma ligação de alguém alegando ser da TI, tenha certeza de que ele conhece o protocolo.

Os funcionários são sua maior brecha

Funcionários mal treinados são uma enorme responsabilidade, mas mantê-los conscientes dos riscos pode devolver a você o controle. Saber que os engenheiros sociais procuram rachaduras na armadura de sua empresa ajuda você a se manter um passo à frente da insensatez. De acordo com a Network World, todo funcionário é um alvo viável. Oitenta por cento dos enganados não são os “figurões” com acesso a todos os dados importantes, eles são funcionários comuns.

É extremamente difícil se manter despercebido hoje em dia. Afinal, há uma infinita quantidade de informações prontamente disponível nos sites de mídia social. Os engenheiros sociais estão bem cientes do valor que essas informações representam. Não somente estão disponíveis gratuitamente para o acesso, mas também preenchem lacunas de estratégias para completar ataques. Os profissionais de TI que entendem esses riscos e conseguem transmitir o conhecimento adequado aos funcionários que costumam se apresentar como a maior ameaça à segurança da organização estão com alta demanda. Eis algumas das melhores práticas que todos os profissionais de TI devem compartilhar com funcionários:

·                     Treine os funcionários, mantenha-os atualizados e conscientize-os de seu papel potencial;
·                     Sugira a implantação de configurações de privacidade mais rigorosas em sites de mídia social que disponibilizam informações profissionais
·                     Restrinja o uso do e-mail da empresa para uso pessoal
·                     Mantenha uma política de segurança no âmbito da empresa, a qual aborde expectativas e melhores práticas
·                     Mantenha um treinamento contínuo
·                     Seja um herói da segurança


O objetivo é proteger sua empresa e seus dados de engenheiros sociais desonestos; faça isso e você será insubstituível. Lembre-se, os principais aspectos aprendidos são:

·                     Ter consciência da ameaça (engenheiros sociais procuram pessoas que baixem a guarda)
·                     Saber pensar como o inimigo (significa manter-se sempre informado)
·                     E talvez o mais importante seja saber como treinar seus funcionários (eles são sua primeira linha de defesa)
·                     Se não for possível contratar segurança do nível dos SEALs, você precisará da infantaria mais forte e consciente possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa