sexta-feira, 18 de julho de 2014

O que é a política?

Opnião: e


Inicialamente é triste observar que a força empregada em alguns países considerados democráticos, é apenas para produzir ricos e não riqueza. Para entender essa questão é só comparar países desenvolvidos como a Alemanha e o Brasil. Dados mostram elevado índice de distribuição de riqueza na alemanha, o país exporta tecnológia, inclusive para o Brasil, IDH elevado. Jà o Brasil, temos uma minoria muito rica e a maioria esmagadora de pobres inclusive que vivem abaixo da linha da pobreza. Não produz riqueza, importa tecnologia de vários países como da alemanha. País está entre os mais corruptos do mundo, isso quer dizer que a política é uma ferramenta de enriquecimento próprio, ao invés de ser aplicada na produção de riqueza para o país, ou seja geração de emprego e renda. 
Ma isso tem uma explicação: enquanto existir a aplicação e predomínio da idéia de crescimento individual, uma das vertentes do capitalismo, o país continuará subdesenvolvido. O Brasil é um país de 3º mundo e tem altos indíces de corrupção de pessoas escolhidas para representar o interesse da maioria. Numa empresa capitalista como o mercado exige que seja, nenhum patrão mantém um empregado que não dê lucros ou algum retorno financeiro, todos possuem metas. Então por que manter na administração do seu país, alguém que você paga 40% do que produz e não tem nenhum tipo de retorno? 
O povo brasileiro está mal acostumado no trato com essa classe política, o Médico que cuida da sua saúde estudou mais de 10 anos para prestar um atendimento especializado e sem dúvidas merece o nosso respeito. Um político normalmente vem de representação popular, das comunidades, e não é exigido nenhum grau de escolaridade. Podem ser filhos de políticos, e são treinados para vender uma idéia, ferramenta que não o obriga a cumprir o que "promete". E de promessa em promessa o país caminha sempre na direção e no interesse de uma minoria, deixando a maioria da sociedade "á espera de um Milagre!"
 
O que é POLITICA?
 
                      Para responder a essa pergunta vamos ter que voltar no tempo. Muitas traduções e versões existem para uma mesma sistemática. Muitos consideram a Política como arte, mas existem aqueles que fazem dessa arte uma forma de enganar as pessoas e tirar proveito próprio de bens comuns. Mas como estudiosos que somos desse assunto vamos á fundo buscar a informação correta.
                      Sendo assim temos que "A Política" é uma derivação grega, em seu sentido original significava “Politikos” que esta relacionada à cidade, porém o conceito de polis é mais abrangente do que cidade, entre os séculos 8 e 6 ac. Surgiram na Grécia as “polis”, cidades-estado, estas eram quase que como países atuais, Esparta e Atenas são as mais famosas, inicialmente a palavra política fazia referencia a tudo o que é urbano, civil, público, este significado expandiu-se com a obra Política de Aristóteles (384-322 ac.), onde passou a designar-se política como a arte ou ciência do governo, durante muito tempo passou a designar os estudos dedicados à atividade humana que de alguma forma se relacionam ao governo, porém na atualidade representa as atividades praticas relacionadas ao exercício do poder do estado; sendo assim está intimamente relacionada o conceito de política ao conceito de poder, segundo Bertrand Russerll (1872-1970), filósofo britânico “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”.
                   O domínio da natureza pelo homem seria um desses meios o outro é o domínio do homem sobre o próprio homem, o poder político é apenas uma das formas de poder do homem sobre o homem, existe ainda o poder econômico, o ideológico. No poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto, este pode ser considerado o poder supremo, para tanto o poder político conta com o apoio da sociedade, onde por intermédio do estado se exercita as punições quando estas são necessárias, ainda pode se destacar no poder político a universalidade e a inclusividade; o poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população, este assunto mesmo não estando explicito nas conversas diárias é fundamental a vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
 
platão
 
                   Apesar da importância deste assunto, são poucos os que se interessam. O motivo deste desinteresse é muito fácil: vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir politicamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se. Os nossos governantes não querem cidadãos críticos, mas sim "ovelhas" para guiarem e facilmente dominarem, e que garantam a sua permanência no poder. Devemos eliminar esse entendimento sobre a política; pobres infelizes os que dizem: "não sou político, odeio política, os políticos são todos iguais, não me envolvo em política" - mal sabem eles que isso é a pura coisa política.
                   A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Ser político tornou-se profissão e das melhores, recebe-se altos salários para se beneficiar (salvo as raras exceções), pelo menos no nosso país isso é regra. O homem tem a inteligência e a força para mudar a natureza a seu favor, e só depende dele para que esta mudança seja boa ou má, e isso não é culpa da política. Não deve haver imposição, utilizar da força para fazer valer uma idéia individual é contra a coisa política, sucumbe a liberdade.
                   Devemos saber separar os indivíduos que agem apoliticamente da verdadeira essência da palavra "política".
 
Literatura para quem quer se aprofundar nesse assunto tão importante na vida de todos:
  • A Política: 
    Aristóteles
  • Dicionário de Política: 
     Norberto Bobbio
  • O Príncipe - Maquiavel
       Autor: Maquiavel, Nicolau
       Editora: Wmf Martins Fontes
 fonte:http://eusouapolitica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1962377163

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa