terça-feira, 13 de maio de 2014

Bluetooth USB Adapter


O sonho da comunicação sem fio entre equipamentos já é uma realidade faz bastante tempo. Primeiro foi o infravermelho, muito popular entre usuários de PDAs, mas com o inconveniente de distância e de ser preciso apontar um aparelho para o outro.
De uns tempos pra cá várias tecnologias lutam por um espaço, como o WiFi e o Bluetooth. O Bluetooth é indicado para conectar dispositivos, como PDAs e celulares, impressoras, teclados, fones de ouvido sem fio, e computadores pessoais.
O Zire 72, Tungsten E2, Palm TX, Treo 650, Treo 700, LifeDrive, e muitos outros aparelhos com os sistema Palm OS ou Windows Mobile, possuem chip de Bluetooth, mas a maioria dos usuários não utiliza esse recurso.
Uma das maneiras mais interessantes para utilizar o Bluetooth é acessar o computador, e com isso ter conexão com a Internet, transferir arquivos, efetuar o sincronismo, e muitas outras funções. E tudo, claro, sem fio, em uma distância que teoricamente é de até 10 metros.
O acessório da Proporta que testamos irá adicionar a capacidade de Bluetooth ao PC, sendo que para isso basta você o conectar a uma saída USB.

O Adaptador

O Bluetooth USB Adapter vem na embalagem tipo blister, contendo o próprio adaptador Bluetooth na especificação 1.2, que é mais recente, e com interface USB versão 1.1 para se conectar ao computador. Um CD com software de instalação, e um pequeno manual de instruções, complementam o produto.

Detalhes

A conexão e identificação do adaptador não poderia ser mais fácil, bastando conectar o acessório a uma saída USB do computador para que ele seja reconhecido pelo sistema. Se for o Windows XP com Service Pack 2 o driver estará presente e será instalado sem maiores dificuldades.De toda forma o ideal é instalar o software que está no CD do adaptador, pois além de instalar o driver, ele também adicionará diversos serviços, como o de acesso a rede, que permite conectar seu PDA à Internet usando a conexão do PC, serviço de sincronismo, para efetuar o hotsync, transferência de arquivos, FAX, sincronização do PIN (aplicativos padrões), rede Dial-Up, gateway de áudio, porta serial, e headset.O software instalado será em português, o que certamente agradará a muitos usuários. A instalação do programa segue o padrão do Windows, e por isso não deve apresentar maiores dificuldades, mas recomendamos que durante esse processo você já configure os serviços que desejar, e faça o reconhecimento do seu PDA/smartphone.Ao adicionar seu equipamento é recomendável utilizar um código de pairing, que nada mais é que uma chave do PC e do PDA para que exista maior segurança durante a identificação dos aparelhos. O mesmo código deve ser inserido nos dois equipamentos durante a configuração.Opções de segurança podem ser alteradas para permitir o acesso automático do PDA ao computador, ou exigir permissões, dentre outros detalhes.

Dando nome ao PC
 

Selecionando serviços a instalar
 

Adicionando dispositivos Bluetooth
 

Configurando pairing
Uma vez que você instalou o software no PC, do ponto de vista do adaptador está tudo pronto. Como nosso objetivo principal é utilizar o Bluetooth do Palm, temos de ir nele e configurar os detalhes da comunicação. No caso do Palm TX é muito fácil, basta seguir o tutorial, que ele mesmo configura as diversas opções, como a conexão com a Internet e sincronismo por Bluetooth, serviços esses já ativados na instalação do adaptador no PC. Cada aparelho terá suas próprias configurações, e ainda pode variar no tipo de recursos Bluetooth suportados, e por isso recomenda-se consultar a documentação do mesmo.
Uma vez terminada a configuração, basta ir no PDA ou smartphone, e ativar o Bluetooth, e conectar a rede. Quando alguma comunicação Bluetooth estiver sendo efetuada, o adaptador ficará com a luz azul interna acessa.

USB Bluetooth no PC
Agora é só aproveitar e utilizar uma vasta gama de recursos, como conversar pelo MSN e ICQ, navegar na Internet, acessar os e-mails, transferir arquivos, escutar suas músicas favoritos que estão no PC, dentre várias outras possibilidades.

Observações

Em nosso teste utilizamos um PC com sistema Windows XP, um modelo de PDA da Palm e um da HP, e sem programas adicionais conseguimos navegar na Internet, acessar e-mails, transferir arquivos, contatos, e mais.
De toda forma, algumas funcionalidades estão disponíveis apenas acrescentando programas que podem não acompanhar seu aparelho, como conversar pelo ICQ e MSN, onde você precisará do VeriChat, ou outro programa, no caso dos modelos com Palm OS.
O adaptador em si é fácil de instalar, mas a utilização de alguns recursos vai depender e muito do que você possuir. Um exemplo é o compartilhamento da Internet. O mais fácil é quando o usuário tem acesso via cabo ou ADSL. Aí basta nessa placa de rede ativar o compartilhamento da conexão e ativar no Bluetooth o serviço de Acesso a Rede.
Lembre-se que o adaptador Bluetooth serve para conectar diversos aparelhos aos PC, e não apenas PDAs e smartphones, e alguns serviços que podem ser instalados são para esses outros dispositivos, como fone de ouvido sem fio, e impressora.

Avaliação

Com um acessório pequeno, e barato, você dará nova vida ao seu PDA ou smartphone. Imagine estar sentado vendo TV, e ao mesmo tempo acessando seu computador e a Internet. Mas o PC também ganha, pois você poderá adicionar acessórios, como teclados e impressoras Bluetooth.
Por tudo isso consideramos o Bluetooth Mini USB Adapter da Proporta muito útil, e prático.

Prós:- Pequeno
- Utiliza o Bluetooth 1.2
- Software em português
- Tem diversos serviços já disponíveis
Contras:
-
Alguns serviços podem ser relativamente complicados de configurar para um leigo
Avaliação final:
- Ótimo
Avaliado por:
-
José Augusto Junqueira Neto, PalmBrasil
fonte:http://www.palmbrasil.com.br/materias/review-bluetooth-usb.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa