terça-feira, 15 de abril de 2014

Apocalipse de Pedro (gnóstico)

Escrito há quase 2.000 anos atrás, o Apocalipse de Pedro esteve banido e perdido, até que foi redescoberto em 1945.
O que é tão espantoso sobre este texto é que ele fala sobre os nossos tempos, e não sobre os tempos em que foi escrito. Fala sobre a ciência, os problemas da igreja moderna, os movimentos socias que apareceriam, e a pessoa que o escreveu, de algum modo, sabia que as informações deveriam ser mantidas em segredo, e que seriam recuperadas 2 mil anos mais tarde.


A Biblioteca de Nag Hammadi

Tradução por: http://misteriosantigos.50webs.com
Eu tive uma visão (disse Pedro) que o Salvador estava sentado no templo me falando estas palavras. 'Pedro, abençoados são aqueles acima que pertencem ao Pai. Eles revelaram vida para os que são de vida. Isto eles fizeram através de mim, já que eu os lembrei quem eles são, e de quem é o poder que os fortalece. E este poder é a habilidade de distinguir palavras de injustiça e mentira das palavras de justiça. Eles ainda são capazes de ouvir minhas palavras. Porque eles são do reino das Autoridades da Verdade, tendo sido designados a preservar sabedoria por aquele que foi perseguido por todas as autoridades. Ninguém o encontrou através das escrituras apenas, já que o nome dele nunca foi especificamente mencionado nelas, nem mesmo entre a geração dos profetas. Todavia, o Filho do Homem (que é exaltado acima de todos os homens, até mesmo acima daqueles de natureza igual e semelhança) apareceu entre aqueles que pertencem a ele.
"Mas você, Pedro, seja completo, mesmo você já sendo completo na minha consideração. Lembre-se que eu te escolhi dentre todos para se tornar a base do remanescente que eu convoquei para a sabedoria (gnosis). Então, seja forte, até que a Imagem da Santidade - que é aquele que te convidou para conhecê-lo, aquele que foi rejeitado pela humanidade, aquele que foi estigmatizado pela marca da rejeição na carne de suas mãos e pés, o que foi coroado no mundo inferior, o que se vestiu com um corpo de esplendor - que é a esperança do servo e seu distintivo de honra - te testa três vezes esta noite."
Enquanto o Senhor dizia estas coisas, eu vi os padres e as pessoas com pedras nos aproximando rapidamente; a intenção deles era nos matar! Eu estava com medo que nós iríamos morrer!
Então ele me falou, "Pedro, eu já te disse várias vezes que estas pessoas são cegas, e eles não têm líder. Se você quer experimentar a cegueira deles, segure seu manto sobre os olhos, então me diga o que você vê." Quando eu fiz isto, eu não vi nada. "Ninguém consegue ver deste jeito," eu disse. Então ele me falou para fazer novamente. Eu fiz, e eu fui tomado por uma mistura de medo e alegria, pois eu vi uma luz nova, maior do que a luz do dia. Então a luz desceu até o Salvador, e eu contei para ele o que eu vi.
Ele me falou de novo, "Coloque suas mãos nos seus ouvidos e escute o que as pessoas estão dizendo." Eu ouvi os padres enquanto eles estavam sentados com os escribas, as multidões estavam gritando. Eu contei para ele o que eu ouvi, e ele de novo me disse, "Aguce os seus ouvidos e escute o que eles estão dizendo." Eu escutei novamente. "Enquanto você está sentado, a multidão está te louvando!" Quando eu disse isto, o Salvador respondeu, "Eu te falei antes que estas pessoas não conseguem ver nem ouvir. Mas agora eu te digo para ouvir o que eles dizem, porque as palavras deles são um mistério. Guarde as palavras que você ouvir! Mantenha elas em segredo; não conte para ninguém, porque elas não são para esta época, mas para o futuro. Se você fizer isto, você será louvado pela sua sabedoria divina. Por outro lado, se você contar tudo o que você sabe, e tornar suas visões públicas, os ignorantes jogarão Deus contra você!"
Sobre a igreja:
"A interpretação é esta: que muitos irão aceitar nosso ensinamento a princípio, e se voltarão contra os padres e de volta para o Pai, pois eles fizeram a sua vontade. E o Pai revelará os Assistentes da Palavra Divina. Mas se alguns escolherem se misturar com esses padres, eles serão tomados como prisioneiros deles, já que eles são naturalmente cegos e sem percepção espiritual. Deste modo os honestos, bons, e puros serão lançados para o Operário da Morte, junto com a congregação daqueles que pregam a ressurreição do Cristo. Homens habilidosos virão depois de você, e eles serão muito aclamados pela propagação do ensinamento falso. Eles farão muitos aderirem ao nome de um homem morto, pensando que pela morte apenas (e não pela vida) eles se tornaram puros. Seus próprios meios de purificação os corromperão. E eles cairão numa congregação chamada "Nome do Erro", nas mãos de homens maliciosos e corruptos, cheios de leis e dogmas. Eles serão governados por meio de leis.
Sobre as autoridades eclesiásticas:
"Alguns discursarão contra a verdade, e também proclamarão um ensinamento maléfico. Eles irão até se rivalizar. Alguns receberão grandes condecorações, esses que fazem parte do poder dos arcontes, e eles não serão intimidados, nem mesmo pela possibilidade de sofrerem por conta de suas imoralidades. E eles analisarão os sonhos das pessoas. E se eles disserem que um sonho veio de um demônio digno do erro deles, eles pronunciarão julgamentos que levarão à perdição ao invés da integridade.
"Pois uma árvore ruim não pode gerar bons frutos. Qualquer que seja a árvore, é isso que virá dela. Certamente nem todos são da verdade. Nem todos são imortais! Na verdade, na nossa percepção todas as almas destes tempos estão naturalmente designadas à morte. Porque o homem-alma é sempre um escravo, sendo gerado para satisfazer seus desejos e destruição. Homens-alma existem em destruição e vieram da destruição! Almas adoram a carne que foi gerada com elas!
"Mas almas imortais não são como estas, Pedro. Até a morte, o imortal parece com o mortal. Mas a natureza notória da alma imortal produz pensamentos de vida eterna, tem fé, e deseja renunciar aquilo que não é bom!
"Figos não são arrancados de árvores espinhosas pelo sábio, nem uvas dos cardos. A alma mortal está sempre se desenvolvendo para aquilo o que ela já é. Já que ela não é do bem, mas do mal, ela se torna destruição e morte. Mas a alma imortal que se une com O Eterno (que é aquele de vida), se parece com a imortalidade e todos os bons frutos que vem Dele.
"Portanto aqueles que são surdos e cegos se unirão com os do mesmo tipo, e as coisas mortas se dissolverão para a não-existência. Outros serão transformados pela prática do discurso infeliz e deturpação dos mistérios.
Sobre a ciência e os 'céticos':
"Alguns daqueles que são 'intelectuais' (porém 'não-iluminados'), que não entendem os verdadeiros mistérios, irão se vangloriar de que eles sozinhos sabem toda a verdade. Eles irão acreditar em suas próprias fábulas; então, estando com inveja dos imortais, irão arrogantemente e orgulhosamente tentar trazer outros para o ponto de vista deles mesmos. (Mas estes ostentadores jamais foram salvos pelo método determinado; que é, o Caminho, embora o maior desejo deles seja a incorruptibilidade!) Ao ouvi-los falar, alguém chegaria a crer que eles tiveram uma comunicação direta com as várias hierarquias de anjos (poderes supremos, forças, autoridades), e que eles estavam presentes na própria criação do mundo! O desejo deles é serem lembrados, glorificados e abençoados pelos imortais, muito embora eles saibam que eles não têm parte na imortalidade. Aqueles que são enganados por este tipo recebem de fato uma sensação de poder da alma, mas ele emana do intelecto ao invés do espírito. Deste modo, estes 'discípulos' imediatamente se juntam com aqueles que os enganam!
Sobre os fundamentalistas:
"Outros mensageiros do erro se opõem à verdade criando leis contra pensamentos que são puros (e que são meus pensamentos). Eles falam segundo uma perspectiva dogmática limitada em suas idéias, ensinando que o bem e o mal vem do mesmo lugar. Eles transformam o que eles chamam de 'A Palavra de Deus' numa atividade comercial, e prometem um destino severo àqueles que não cooperarão. Mesmo a raça dos imortais continuará iludida até o meu retorno público. Somente pelo poder de perdoar as ofensas é que os escolhidos se separarão deles, porque eu os resgatei da escravidão de seus adversários. Ainda assim, os libertos criarão uma 'sobra de imitadores' em nome de um homem morto, que de fato é Hermas, o filho mais velho da injustiça, para que a luz que existe não seja acreditada pelos 'pequenos.' Mas aqueles deste tipo serão separados dos filhos da luz, e jogados na escuridão externa! Pois eles não entram nem liberam aqueles que estão se elevando para suas respectivas ordens.
Sobre as mulheres se tornando freiras:
"Outros ainda acham que podem aprimorar a sabedoria perfeita que a 'fraternidade' já possui; ou seja, a sociedade espiritual daqueles unidos na comunhão, através da qual o matrimônio de incorruptibilidade será revelado. Uma sociedade semelhante de imitadores aparecerá e será chamada de 'A Irmandade.' Estas irmãs irão oprimir seus irmãos dizendo coisas do tipo, "Já que a Salvação veio do útero, Deus deu privilégios especiais às mulheres." Elas não sabem da punição severa que terão que passar por se aproximarem e aprisionarem os pequenos com esta enganação.
"Até alguns que estão fora da nossa sociedade se deram nomes impressionantes, como Reverendo Tal-e-tal, Bispo Alguma-coisa, Diácono Não-sei-das-quantas, e falam como se tivessem recebido autoridade diretamente de Deus. Estes desafiam o julgamento de líderes verdadeiros, e não passam de canais secos.
Mas eu disse, "Eu estou muito perturbado pelo que você me disse, que os pequenos, na nossa percepção, são falsificados, e que multidões enganarão multidões daqueles que possuem vida, e irão se misturar com eles e destruí-los. Mas quando eles disserem o seu nome, eles serão acreditados."
O Salvador disse, "Por um tempo predeterminado, em proporção ao erro deles, eles terão autoridade sobre os pequenos. Quando chegar o momento certo, Aquele Que Não Envelhece e possui uma Compreensão Imortal se tornará jovem, e os pequenos derrubarão seus administradores. Ele irá cortar a raiz do erro deles, e a irá expor junto com toda a glória descarada que ela tomou para si. Então, Pedro, aqueles que presenciarem isto se tornarão inalteráveis.
"Venha, então, vamos prosseguir completando a vontade do Pai incorruptível. Pois veja, aqueles que trarão falso testemunho estão a caminho, e eles se envergonharão. Eles não podem me tocar agora! Mas você, Pedro, deverá permanecer entre eles. Você é um covarde, mas eu te digo, não tema! As mentes deles serão fechadas, porque O Invisível veio combatê-los!"
Quando ele me disse estas coisas, eu vi a multidão o pegar. Eu disse, "O que eu vejo, Senhor! Eles estão realmente te levando embora? Você está agarrado a mim? Quem é esta pessoa que eu vejo, contente e sorrindo na árvore? E é outro aquele cujas mãos e pés eles estão golpeando?"
O Salvador me falou, "A pessoa que você viu na árvore, aquele que está contente e sorrindo, este é o Jesus vivo! O outro, em cujas mãos e pés eles estão cravando pregos, aquele é o corpo, ele é a manifestação carnal do imortal sendo humilhada, é a aparência percebida pelo olho natural. Olhe para ele, então olhe para mim."
Eu olhei, e fiquei muito assustado e perturbado. Na minha confusão eu disse, "Senhor, ninguém está te vendo. Vamos fugir daqui!" Mas ele me disse, "Eu já não te disse para ficar longe dos cegos? Você não entendeu que eles não sabem o que estão dizendo? Eles acham que eles humilharam meu servo, quando na verdade, eles penduraram o filho da glória DELES na árvore!"
Então eu olhei de novo e vi alguém se aproximando que parecia com aquele que estava sorrindo na árvore. Ele estava preenchido com o Espírito Sagrado, e eu percebi então que ele era o Salvador.
Havia uma grande luz ofuscante em volta dele. E eu percebi a multidão de anjos luminosos invisíveis o abençoando. E quando eu olhei para ele, O Abençoado foi revelado!
E ele me disse, "Seja forte, a você foram confiados estes mistérios e a interpretação deles através da revelação divina. Aquele que eles crucificaram era o primogênito na casa dos demônios, nascido de um recipiente perecível, com o qual Eloim, o deus deste mundo, fez sua vontade por meio da Lei e sua cruz. Mas perto do primogênito você viu o Salvador vivo, o primeiro em espírito, a quem eles pegaram e libertaram, e que olha para seus assassinos com felicidade, enquanto eles ainda estão confusos e divididos entre si. Ele ri da falta de percepção deles, sabendo muito bem que eles nasceram cegos e são cegos ainda. Aquele suscetível ao sofrimento, sofreu; ou seja, este que eles percebem com seus olhos. Mas o que eles libertaram é o meu corpo divino. Sim, eu sou o espírito onisciente repleto de luz radiante! A luz que você viu ao meu redor é a nossa Ordem Celestial, que une a luz perfeita com o meu Espírito Sagrado.
"Estas coisas que você viu você irá apresentar para uma geração futura. Não há nenhuma honra verdadeira naqueles que não são imortais, mas somente naqueles escolhidos para ser de uma substância imortal, a única substância capaz de receber daquele que os fornece a sua abundância! É por este motivo que eu disse, 'Todos os que possuem, lhes será dado, e ele terá bastante.' Mas os completamente mortos - aqueles que são criaturas deste lugar - são extirpados da plantação e da recreação daquilo que nasceu de Deus. Mesmo se a substância imortal aparecer em certa quantidade neles, lhes será tomado e adicionado aos vivos. Você, então, tenha coragem e não tema nada. Nenhum dos seus inimigos te vencerão, porque eu estarei com você. Fique em paz; seja forte!"
Quando Jesus havia dito estas coisas, eu voltei a mim.
Revisado em 01/09/2009
 fonte:http://www.freewebs.com/misteriosantigos/apocalipse-de-pedro.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa