quarta-feira, 19 de março de 2014

Será que um monge irlandês "descobriu" a América?



 

No século VI , da Irlanda St. Brendan embarcou em uma viagem lendária que alguns acreditam que o levou para a América do Norte cerca de 500anos antes dos Vikings e 1.000 anos antes de Cristóvão Colombo.

Há alguma verdade na teoria ou é apenas um monte de bajulação ?

Cinquenta anos após a morte de St. Patrick , em 17 de março de 461 dC, outro santo Celtic continuou o trabalho de converter a Irlanda pagã aocristianismo. Nascido perto de Tralee no Condado de Kerry, em 484 dC,

St. Brendan , o Navegador, viajou incansavelmente para evangelizar e estabelecer mosteiros após sua ordenação sacerdotal aos 28 anos .

O monge do século VI freqüentemente navegou alto mar para espalhar o evangelho em toda a Irlanda , bem como para a Escócia,

País de Gales e Bretanha , no norte da França.

De acordo com um conto irlandês de 1.500 anos de idade , no entanto, St. Brendan embarcou em uma jornada épica particularmente no invernode sua vida de 93 anos de idade. Segundo a história , São Barinthus disse St. Brendan que ele tinha acabado de voltar de uma visita ao Paraíso,uma terra que se escondia além do horizonte. Por 40 dias St. Brendan jejuou e orou no topo de uma montanha na rochosa Península de Dingle, um dedo esguio de terra no oeste da Irlanda, que aponta diretamente para a América do Norte . O octogenário olhou para fora nas ondas do Oceano Atlântico na maravilha que estava lá fora antes de decidir ir em busca

do lendário Jardim do Éden.

St. Brendan trabalhada um barco de fundo redondo tradicional irlandesa , em forma de uma canoa e um chamado Currach , com velas quadradas e pelesde couro costuradas juntas para criar uma vedação à prova d'água ao longodo esqueleto de madeira do navio. Junto com uma tripulação de qualquer lugar entre 18 e 150 de acordo com as diferentes contas , o santo partiupara o cobalto oceano. Como o ofício frágil bater contra as ondas , St. Brendan encontrou imponentes pilares de cristal flutuando nos oceanos,ovelhas do tamanho de bois, gigantes que atiraram o navio com bolas de fogo os pássaros cheirava a ovos podres e conversando , cantando salmos .

 Finalmente, como o barco flutuou através de um nevoeiro , ele desembarcou em o que os irlandeses achava que era o Paraíso, um exuberante terra com vegetação , perfumado com flores e cheio de frutas e pedras coloridas.

Depois de ficar por 40 dias , um anjo disse aos homens para voltar para casa . Quando St. Brendan voltou para a Ilha Esmeralda , após a viagem de sete anos ,os peregrinos que ouviram a história sensacional correram para seu lado na remota County Kerry , até que ele morreu por volta de 577 dC. Muito parecido com St. Patrick , a linha entre a história ea lenda em torno

St. Brendan foi borrada . O relato de sua viagem passada de boca em boca porgerações , até que um monge irlandês do século IX , finalmente, colocá-lo no papel de um texto em latim intitulado " Navigatio Sancti Brendani " ( " A viagem de St. Brendan " ) . O livro foi um dos maiores page- torneiros da Idade Média e tornou-se tão amplamente conhecido que os cartógrafos começaram a incluir Paraíso, registrado como " St. Ilha de Brendan " , em mapas.

 Cristóvão Colombo estava ciente da indescritível foi elaborado em todos os lugares do sudoeste da Irlanda para perto das Ilhas Canárias fora da ilha que o Africano costa , como ele embarcou em sua viagem através do Atlântico em 1492.

A maioria dos estudiosos consideram " da viagem de St. Brendan " para ser  simplesmente uma alegoria religiosa, mas alguns acreditam que o conto foi baseado em uma viagem real , embora com algum embelezamento irlandês. Quando Colombo e exploradores sucederam não conseguiram encontrar a mítica ilha desenhado em seus mapas , uma nova teoria surgiu de que talvez St. Brendan e sua tripulação tinha realmente navegou claro outro lado do Atlântico e que o Paraíso era de fato a América do Norte . Os defensores apontam para sagas escandinavas que mencionaramque os irlandeses já tinha visitado a América do Norte no momento em que os vikings desembarcaram lá por volta de 1000 dC Os vikings que se refere às terras ao sul deseu pagamento em Vinland como " Irland ele Mikla ", ou "Grande Irlanda. "

Além disso, as vistas fantásticas encontradas pela St. Brendan , embora exagerada, poderia ser compensada com escalas reais entre Irlanda e América do Norte em uma rota do Atlântico Norte semelhante tomada pelos Vikings. Os pilares de cristal poderia ser icebergs , as Ilhas Faroé são o lar de grande carneiro e um coro de pássaros gritando e as bolas de fogo de cheiro desagradável pode correlacionar ao dióxido sulfúrico vomitado pelos vulcões da Islândia , menos os gigantes.

Mas será que uma viagem transatlântica mesmo ter sido possível no século VI ?

Em 1976, a moderna aventureiro Tim Severin tentou responder à pergunta.

Com base na descrição do Currach no texto, ele elaborou um navio idêntico e expulsos da Península de Dingle , com quatro companheiros exploradores na sombra da mesma montanha onde St. Brendan tinha sido arrebatado em oração antes de sua viagem (agora chamada Monte Brandon em honra do santo ) . Seguindo os ventospredominantes em toda a parte setentrional do Oceano Atlântico , cruzaram -lo usando pontos de desembarque , como as Ilhas Aran, as Hébridas , as Ilhas Faroé , Islândia e Groenlândia como degraus antes de chegar em Terra Nova.

Enquanto Severin provou que uma viagem transatlântica era possível durante o dia de São Brendan , nenhuma evidência arqueológica de um assentamento irlandesa naAmérica do Norte antes dos Vikings nunca foi descoberta . Nem descoberta de tais artefatos provar que St. Brendan foi o primeiro irlandês na América do Norte .

 Afinal, no próprio conto, St. Barinthus havia estabelecido primeiro pé na terra

distante.

Tudo descrito em " A viagem de St. Brendan " poderia ser bajulação completa, mas por séculos numerosos estudiosos também descontados os Vikings sagas desuas viagens ao Novo Mundo como lendas. Tudo isso mudou com a descoberta deum assentamento Viking no extremo norte da Terra Nova, em 1960, e os olhos irlandeses estaria sorrindo se quaisquer artefatos ligados ao St. Brendan nunca são encontrados na América do Norte.

Traduzido do site:http://www.history.com/news/did-an-irish-monk-discover-america?cmpid=Social_Facebook_Hith_03172014_1  -  17:35 - 19/03/2014

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa