sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ser prestativo

Uma das qualidades de um bom vendedor é a de ser prestativo. O vendedor por sua natureza profissional, mais do que ninguém, depende de pessoas, portanto, normalmente o vendedor é o cara mais legal ou mais chato da empresa, divertido e conhecedor de piadas mil, também é muito prestativo.
O interesseiro logo se percebe, normalmente mau vendedor, vende apenas uma vez pois não é prestativo de verdade, quando se aumentam os problemas logo os interesseiros desaparecem, maus vendedores munidos de pouca ou nenhuma formação de caráter.
O prestativo logo se destaca, se não é o melhor vendedor, ainda será. Está disposto a assumir responsabilidades, busca soluções para ambos os lados, empresa x cliente. Para o interesseiro a empresa está contra o cliente e então trata de arrumar clientes piores ainda, como uma espécie de vingança. Já o prestativo quer o melhor para ambos os lados e como compartilha da dor dos dois lados e assume responsabilidades, trata de arrumar bons clientes.
Essa característica de auxiliar outras pessoas está muito ligada à segurança pessoal, auto confiança. Uma pessoa que se encontra em uma posição segura na vida, tem mais firmeza de caráter para auxiliar outras pessoas, auxiliar seus clientes, auxiliar seus colegas de trabalho. Tem que ser muito grande para ser humilde.
E como começar? Não é fácil para alguns, já para outros parece que isso é tão natural quanto andar para frente.
Duas coisas podem ajudar:
  1. Seus problemas não são tão grandes assim, por pior que pareça a situação.
  2. Separe bem as categorias de problemas: financeiros, amorosos, profissionais, etc. Não deixe que se misturem.
Aliás, existe uma historinha que fala sobre a árvore de problemas, conta que quando se chega em casa, deve-se tirar o casaco de problemas e deixá-lo lá fora na árvore dos problemas, não trazer para casa.
Ampliando um pouco esse conceito, pense que na frente de cada empresa cliente, há uma árvore dessas, deixe seus problemas ali, tire-os de sua mente por alguns instantes, provavelmente, no cliente, você ganhará um casaco novo cheio de novos problemas, esse você não pode esquecer, o seu antigo casaco deixe naquela árvore.
Resolva os problemas dos clientes e de sua empresa, assuma mais responsabilidades, você verá a grande transformação dos casacos velhos e surrados deixados para trás em um novo guarda-roupas repleto de sooluções.
Cada “muito obrigado” recebido com gratidão te indicará que esse é o caminho, como placas que sinalizam direções corretas e perigos a serem evitados.
fonte:http://tarcnux.wordpress.com/2010/09/17/ser-prestativo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa