sábado, 28 de setembro de 2013

Com rico acervo histórico e cultural, Ouro Preto é Patrimônio Mundial

Cidade foi a primeira brasileira a receber reconhecimento da UNESCO
 
Em 1980, Ouro Preto se tornou a primeira cidade brasileira a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (Foto: Thinkstock/ Getty Images)


No auge do ciclo do ouro, no século 18, Ouro Preto (MG) era a maior cidade das Américas. Por suas ladeiras, circulavam cerca de 150 mil pessoas, brasileiros e estrangeiros que chegaram na região atraídos pelas minas de ouro que ali existiam. Essa movimentação trouxe uma série de problemas, como fome e conflitos, mas também uma grande riqueza cultural e histórica.








Riqueza que atrai visitantes ainda hoje
e que fizeram da cidade o primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade brasileiro, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1980.
A Secretaria Municipal de Turismo estima que, anualmente, 1 milhão de turistas visitam Ouro Preto. Dados da Semana Santa de 2013 mostram que 51% dos visitantes, moram fora de Minas Gerais, inclusive em outros países, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos e Argentina. Um dos principais atrativos da cidade é o conjunto arquitetônico, o maior de arquitetura barroca do país.
Em suas ladeiras, os turistas poderão conhecer pelo menos 20 igrejas e capelas, muitas delas com obras de Aleijadinho, um dos maiores escultores do período colonial brasileiro. A riqueza trazida pelo ouro coletado ali é evidenciada nas igrejas, repletas de esculturas e detalhes em ouro. Outro destaque cultural da cidade é a Casa de Ópera de Vila Rica, o teatro mais antigo da América Latina. Fundado em 1770, o teatro tem uma arquitetura que lembra uma lira.
Palco da Inconfidência Mineira – quando a elite mineradora tentou se separar de Portugal por conta dos altos impostos cobrados pela Coroa – Ouro Preto conta também com um rico patrimônio histórico. A antiga prisão foi transformada no Museu da Inconfidência. Do outro lado da Praça Tiradentes – onde a cabeça do alferes foi exposta – a antiga Escola de Minas se transformou em um rico museu de ciências. Locais como a Casa dos Contos, Casa dos Inconfidentes e a Casa de Claudio Manuel da Costa preservam um pouco do período, com acervo original da época.
Patrimônio Cultural da Humanidade



Acervo histórico e cultural de Ouro Preto rendeu à
   cidade o título de Patrimônio da Humanidade
                  (Foto: Divulgação/ Lucas Conrado)


Em 1980, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura (Unesco) concedeu a Ouro Preto o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade se tornou a primeira no país a receber tal título. “Uma cidade recebe o título ao comprovar a excepcionalidade do bem preservado, mostrando que é único e importante para contar a história do país”, comenta Patrícia Reis, Coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil.
Para que um local receba o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, ele deve atender a dez requisitos estipulados pela Unesco em 1972, tais como representar uma obra-prima do gênio criativo humano, ser exemplo de um edifício ou conjunto arquitetônico que ilustre um - ou mais - estágios da história humana, estar ligado a eventos ou tradições humanas de importância mundial. A coordenadora explica que, assim que um governo candidata uma cidade à avaliação, ele está se comprometendo a preservar o patrimônio, o que significa algumas vantagens para ele. “No caso de Ouro Preto, receber o título colocou a cidade como uma das prioridades na distribuição de recursos para a preservação histórica”, destaca Patrícia.
Ela conta que os governos federais fazem uma lista de locais candidatos a se tornarem patrimônios da humanidade. “Essa lista deve mostrar a variedade cultural e natural do país. “Hoje, temos 19 sítios no Brasil, sendo 12 culturais e sete naturais. Você enxerga biomas diferentes como Mata Atlântica, vegetação de costa, Pantanal como Patrimônios Naturais. Nos culturais, temos elementos da colonização, exploração de diamantes, ocupação espanhola e trabalho dos jesuítas”, destaca Patrícia.
Essa lista é encaminhada à Unesco, junto de um dossiê, que explica por que aqueles patrimônios devem ser reconhecidos. A lista é encaminhada às Nações Unidas, que repassa para avaliação do Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios (Icomos). O Conselho observa os detalhes da inscrição e fazem visitas ao local, para avaliar o respeito aos critérios. Caso algum ponto não está sendo respeitado, a Unesco encaminha ao governo, que deve procurar corrigi-lo. Quando tudo estiver de acordo, o sítio é considerado como patrimônio cultural da humanidade.
“Quando um local é recusado, ele pode ser inscrito novamente em um ou dois anos. Não é raro isso acontecer”, comenta Patrícia. Ela destaca que também pode acontecer de um sítio perder o título. Em 2009, o Vale do Rio Elba, na Alemanha, perdeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. O governo local decidiu construir uma ponte que descaracterizava o local. Em 2007, o mesmo havia ocorrido com o Santuário Natural de Órix Árabe, devido à diminuição da área preservada.
No caso de Patrimônios Naturais da Humanidade, o trâmite é o mesmo. A única diferença está no órgão que avalia o sítio. Ao invés do Icomos, o responsável é a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
fonte:http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/09/com-rico-acervo-historico-e-cultural-ouro-preto-e-patrimonio-mundial.html

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como cancelar o Claro 3G

Para cancelar o Claro 3G é necessário, antes de tudo, ligar no 1052 (SAC da Claro — ligação gratuita) e solicitar o cancelamento.

Ligue no 1052, e se conseguir ser atendido, anote a data e horário da ligação, o nome do atendente e o número de protocolo. Solicite o cancelamento do serviço. O atendente deve confirmar alguns dados pessoais e efetuar o cancelamento sem impor obstáculos e sem transferir a ligação.
Caso consiga fazer o cancelamento desta maneira, guarde com cuidado os dados anotados e aguarde alguns meses, observando se continuará recebendo cobranças do serviço cancelado.
Se não conseguir cancelar pelo 1052 (o que acontece na maioria das vezes) tome imediatamente as seguintes ações:
  • Responda o questionário online do Procon informando o que aconteceu durante o atendimento.
  • Reclame na Anatel (ligue para o número 133) informando o ocorrido.
Após esses procedimentos, a Claro deverá entrar em contato dentro de 5 dias para resolver a questão e finalmente cancelar o 3G.
Caso a operadora não entre em contato dentro desse prazo, ligue novamente para a Anatel e reitere sua reclamação.


Leia mais: http://explicatudo.com/como-cancelar-o-claro-3g#ixzz2g0f0DhTg

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Colágeno em pó

Queridinho das celebridades, o colágeno em pó mantêm o corpo firme e longe das rugas

Por Eliane Contreras

Benefícios do colágeno em pó

Por que essa substância tem tanto poder? É um tipo de proteína – aliás, 30% da proteína do nosso corpo é colágeno – que tem como funções principais formar as fibras que dão sustentação à pele. O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%. “Dos 50 anos em diante, a queda aumenta drasticamente”, diz Jocelém Salgado, pesquisadora e professora de nutrição humana da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). A produção passa a ser de apenas 35%, em média (socorro!).

Por isso, alguns nutricionistas, dermatologistas e médicos ortomoleculares consideram o consumo do suplemento importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo.

Sabrina Sato e Letícia Spiller aderiram ao colágeno em pó faz tempo, Claudia Ohana acaba de virar fã. O suplemento entrou no cardápio das atrizes que querem manter o corpo firme e o rosto jovem por mais tempo. E tudo indica que está dando supercerto. Você também pode fazer o mesmo para adiar as ruguinhas. O colágeno é barato, prático (basta dissolver o pó na água), facilmente encontrado no mercado e sem contraindicação.

Por que o colágeno funciona com a dieta?

Você está na faixa dos 20? Fique tranquila! Uma dieta caprichada em alimentos que estimulam o organismo a produzir colágeno é suficiente. Agora, se você vive estressada, fuma e abusa do sol, a produção desse componente começa a falhar mais cedo. E, sozinha, a dieta pode não dar conta. “Para essas pacientes, costumo recomendar a suplementação a partir dos 21 anos”, diz Amilton Macedo, dermatologista especializado em medicina ortomolecular, de São Paulo.

“O que as mulheres mais sentem com a queda do colágeno é a redução da elasticidade e a hidratação da pele”, afirma Mariana Vilela Stang, nutricionista do Amarynthe Spa, em São Paulo. Daí para aparecer rugas, celulite e flacidez é um pulo. “As unhas e o cabelo também ficam quebradiços e sem brilho”, completa a nutricionista Laura Breves, da Todavida Assessoria em Nutrição, do Rio de Janeiro. Tem outros prejuízos que a gente não nota de imediato: tendões, ossos e cartilagens – estruturas de sustentação que dependem do colágeno – ficam fragilizadas.

Menos fome e mais músculos


Para sentir na pele os efeitos do colágeno, classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como novo alimento, você precisa consumi-lo todos os dias. Alguns profissionais preferem indicar a substância manipulada de acordo com a necessidade de cada paciente, mas também é vendida pronta, em cápsula ou em pó. A primeira opção é mais prática. Mas a segunda, diluída em água, tem a vantagem de proporcionar saciedade. Ou seja, de quebra, dá uma força no controle do peso. Você malha? Ótimo! “Nesse caso, o colágeno também ajuda na construção dos músculos”, afirma a nutricionista Laura Breves. Os primeiros efeitos podem ser percebidos após dois ou três meses do consumo diário. Vale tentar!

Quais são os alimentos ricos em colágeno?

As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe). Mas, para o colágeno ser sintetizado pelo organismo, é importante você também consumir boas fontes de vitamina C (limão, melão cantalupo, caju, kiwi, acerola e goiaba) vitamina E, selênio e zinco (avelã, amêndoa e castanha-do-pará).

E a gelatina?


A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias. Já a gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente. A explicação está no processo: “A hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade”, explica a engenheira de alimentos Gisele de Carvalho Döll, de Curitiba. Ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado.
fonte:http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/colageno-po-488950.shtml?

Navega e para...

NavegaPará para poucos


Resolvi produzir este artigo após ler reportagem de um jornal local em sua edição de domingo (26/07/09) que tratou do programa de inclusão digital do governo do estado do Pará, o Navega Pará, que se utiliza da cobertura de fibra ótica da Eletronorte para expandir o sistema Wireless, internet sem fio.

O objetivo do programa além de democratizar o acesso à internet para a sociedade é melhorar os laços institucionais do governo. Um programa sem crítica por sua importância social e democrática. Nem a oposição êxita em criar dificuldades.

O problema está no principal problema do estado. A baixa renda de grande parte de sua população. A renda per capita gira em torno de 450 a 500 reais. Pesquisas socioeconômicas demonstram que quase 1/3 dos paraenses ganham um salário mínimo, ou seja, 465 reais. Para essas pessoas é impossível adquirir um computador, que no mínimo custa duas vezes o seu rendimento mensal.

Neste sentido podemos afirmar que o programa de inclusão digital do governo abarca um contingente mínimo de pessoas. Como mostrado na reportagem, o município de Marituba, o primeiro a ser 100% digital, ou seja, receber em seu território o sinal da internet sem fio.
O problema é que o referido município detém um baixo índice de desenvolvimento econômico de sua população, limitando consideravelmente o acesso a rede mundial de computadores. Esse cenário pode ser reproduzido em outros municípios do estado.

Não tenho como intuito criticar o programa, mesmo porque o considero uma das mais importantes políticas públicas criada nos últimos tempos, mas ela retrata um cenário triste e que mostra o produto criado pelo modelo “desenvolvimentista” praticado pelo Estado. Esse programa cria ilhas tecnológicas em um Estado rico e ao mesmo tempo pobre.
fonte:http://henriquegeo.blog.terra.com.br/2009/08/07/navegapara-para-poucos/

domingo, 15 de setembro de 2013

Mobilidade Social

Quando um cidadão consegue aumentar sua renda, melhorar suas condições de vida e mudar de classe social, esse processo pode ser conceituado como mobilidade social. Porém, no campo sociológico, a mobilidade social visa estudar e compreender as diferentes formas utilizadas para diferenciam um conjunto de pessoas pertencentes a uma mesma cultura.

Além da ascensão social, a mobilidade social também se refere ao rebaixamento social. Ao estudar as causas e efeitos da mobilidade social, torna-se possível detectar o nível de relações conquistadas e perdidas, comportamentos e capacidade de mobilidade de uma sociedade.  Além de verificar as vias de mobilidade.
Uma sociedade estratificada é aquela em que não há nenhuma possibilidade de ascensão, quando o mais pobre permanece pobre a vida inteira, e o mais rico permanece rico a vida inteira seja pelas condições econômicas ou imposições políticas de uma determinada região ou país.
A sociedade estratificada era muito comum no feudalismo, quando a elite era composta sempre pelos clérigos, nobres e reis, e a camada menos favorecida pelos servos, camponeses e guardas. Com ou sem mobilidade social, a sociedade é composta por hierarquias socioeconômica  e , em determinados países, políticas e religiosas.
A ideia de sociedade estratificada viria a cair a partir do renascimento comercial, no processo de formação das nações e, principalmente, a partir da queda do absolutismo, um processo de quebra de barreiras sociais que marcaria a era moderna por meio do avanço dos pensamentos liberais. Afinal, por que o rei deveria ser eternamente nobre, se o seu sangue tem a mesma cor do sangue dos servos?
A implementação de regimes políticos mais democráticos, como a República e a Monarquia parlamentarista, gerou a liberdade para a emergência social. Porém, a mobilidade social obedece padrões inerentes a cada tipo de sociedade, ou seja, enquanto que na sociedade brasileira e norte-americana a mobilidade é medida, principalmente, pela renda, em países situados no Oriente a hierarquia social é estabelecida a partir da política e da posição religiosa.
Existem dois tipos de mobilidade social, a horizontal e vertical.
  • Horizontal: mobilidade alcançada a partir de um estatuto sem alteração substancial sobre as condições materiais e culturais das classes sociais envolvidas. Por exemplo, a pessoa se casa, adquire um novo estatuto social, mas permanece nas mesmas condições de vida e renda.
  • Vertical: Quando, ao obter melhor ou pior renda, o indivíduo muda de classe social, emergindo ou decaindo para outra classe social.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobilidade_socialhttp://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/mobilidade-social.htmhttp://contextopolitico.blogspot.com.br/2008/10/sociologia-mobilidade-social.html

Advogado prega ódio e preconceito contra maranhenses

Gustavo Zanelli é nome do advogado de ideias e ideais fascistas que tem usado o seu perfil no Facebook para pregar o ódio, o preconceito contra maranhense, nortistas e nordestinos em geral, e até a separação do Brasil onde a região Norte e Noderdeste seriam riscada do mapa do país.
Entre as aberrações publicadas pelo causídico paranaense de extrema-direita, está um estranho relato ocorrido com o discípulo de Mussolini, supostamente ocorrido na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Zanelli chega a xingar a servidora de burra. “Hoje estive na Universidade Federal do Maranhão para tomar ciência de um pedido de providência que requeri, na qualidade de advogado, estive especificamente em um dos departamentos da Medicina, tratei do assunto com a Chefe d e um dos Departamentos, que é médica e já tem seus 40 e tantos anos…”, escreveu o advogado.


O Blog do Robert Lobato pediu ao um amigo, especialista em redes sociais, para identificar se o perfil se trata de um fake”.
Segundo o amigo é possível se tratar de um perfil falso, pelas características das informações sobre o suposto advogado. Chama atenção também as constantes críticas e ofensas à família Sarney, o que poderia ser algum desafeto dos Sarneys por trás do personagem nazifascista.
Contudo, é importante que os maranhenses e todas as pessoas de bem, democratas e tolerantes, repudiem esse tipo de perfil nas redes sociais, fake ou não, como forma de combater o ódio, o preconceito e inspirações ideológicas racistas que pregam a superioridade de uma raça, povo ou etnia.



E mais: caso seja um perfil real, caberia à Assembleia Legislativa, ou quiçá à Ordem do Advogados do Brasil, no Maranhão, uma repúdio formal contra as declarações raivosas e mesmo doentias do senhor Gustavo Zanelli.

fonte:http://robertlobato.com.br/advogado-nazifascista-prega-odio-e-preconceito-contra-maranhenses/

sábado, 14 de setembro de 2013

O espelho: ver o seu defeito refletido no outro incomoda demais...

Acho que a maioria das pessoas já ouviu dizer que quando temos algo que não aceitamos em nós e vemos esse defeito em outra pessoa, isso nos causa um incômodo intenso. E muitas pessoas vão externar esse incômodo atacando o outro, criticando, julgando. 
Há quem fale até que tudo, absolutamente tudo, que você não gosta em outra pessoa, tudo que você critica, é exatamente um defeito que você tem. O outro é apenas um espelho seu, refletindo o que você não gosta em si mesmo. 
Esse é um ponto de vista interessante. Acredito que a necessidade de criticar e julgar o outro nem sempre é porque carregamos o mesmo defeito, mas certamente está diretamente ligado a questões de autoestima. Já escrevi um texto que fala sobre “O que nos leva a falar mal dos outros”: http://www.eftbr.com.br/mostra_artigo.php?idconteudo=63&idsecao=1 
A necessidade de se elevar, de se sentir superior levando a uma irresistível vontade de falar dos defeitos alheios como se disséssemos “eu sou melhor do que fulano que tem tal defeito”. 
Quero também dizer que quando eu escrevo esses textos e falo sobre esses temas, me baseio em análises que faço do meu próprio comportamento, dos meus defeitos e não só de defeitos de clientes e outras pessoas. Algumas pessoas leem o que eu escrevo e, às vezes, têm a impressão de que tenho algo de mais elevado ou “espiritualizado” por enxergar essas coisas. Impressão equivocada... 
Mas vamos voltar à teoria do espelho. Certamente é verdade que quando vemos o nosso defeito no outro, o incômodo é grande. Ainda mais quando esse defeito está semiconsciente ou inconsciente; ou quando é algum defeito que tentamos reprimir, mas que no nosso íntimo está latente. Hmm... quando vemos no outro, sentimos raiva, vontade de falar mal, pensamentos de julgamento vêm à tona. Algumas pessoas expressam, outras não. 
Vemos uma pessoa muito julgadora e aí falamos: “fulano é muito crítico, muito julgador”. E o que estamos fazendo ao fazer esse comentário? Julgando e criticando exatamente o defeito que apontamos no outro. 
O que não gostamos no outro, certamente, revela coisas muito importantes a nosso respeito. Sempre que estou aplicando terapia de EFT em alguém, pergunto ao cliente quem são as pessoas que mais o incomodam. Nossa! Como surge material para trabalhar que revela defeitos do cliente que ele não aceita, além de várias outras questões de autoestima. 
O interessante é que alguns clientes falam: “mas eu não quero falar de fulano, ou tratar fulano na terapia”. Sentem como se fosse uma perda de tempo. Estão pagando para “tratar” de outra pessoa. Mas o que sempre explico é que falar do outro é falar de si mesmo. Você está, na verdade, falando dos sentimentos que VOCÊ sente ao falar do outro. Então, estamos tratando 100% você e não a outra pessoa. 
Tive um exemplo assim recentemente. A cliente falava sempre da sogra: “ela é julgadora, desdenha dos outros, acha que sabe tudo etc.” Ela tinha resistência em falar dela durante a sessão de EFT, pois sempre dizia sentir como se perdesse tempo, que não valia a pena “falar dela”. 
Depois de tratarmos a raiva em várias sessões, ela mesma chegou à conclusão e falou: “nossa! Tudo isso sou eu quem carrega. Eu sou julgadora, eu desdenho, eu acho que sei de tudo...”. Ficou bem claro e consciente, portanto, teve um efeito terapêutico excelente. 
E como é difícil lidar com pessoas difíceis. E como é difícil lidar com a crítica. Essas situações e pessoas trazem à tona nossos defeitos mais profundos, por isso é tão importante dar atenção ao que você sente ao lidar com essas situações. Se você sentiu algo de negativo, se você se incomodou, então o problema é seu e não do outro (mesmo que a pessoa tenha criticado você ou tenha sido desagradável). Aí você revida e o outro se sente incomodado – também é problema na autoestima dele, por isso que se incomodou. 
 
fonte:http://www.eftbr.com.br/artigo.asp?i=189

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sustentabilidade?

O que é sustentabilidade, conceito, desenvolvimento sustentável, gestão sustentável, meio ambiente, ações
Sustentabilidade: desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações
Conceito de sustentabilidade 
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas a sustentabilidade

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Benefícios
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
fonte:http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm

Grupo de trabalho aprova ampliação de mandatos de cargos eletivos para cinco anos

Sem consenso e com quórum baixo, o grupo adiou a decisão sobre duração dos mandatos dos senadores, que hoje é oito anos

Depois de aprovar o fim da reeleição para cargos majoritários, o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados criado para debater a reforma política aprovou hoje (12) proposta que amplia de quatro para cinco anos, a partir de 2018, a duração dos mandatos de presidente da República, governador, prefeito, vereador e deputados federal e estadual. O colegiado também aprovou que a eleição para todos os cargos será realizada em um único dia.
Sem consenso e com quórum baixo, o grupo adiou a decisão sobre duração dos mandatos dos senadores, que hoje é oito anos. Como o colegiado já havia aprovado a coincidência das eleições, cabe agora definir se os senadores terão mandato de cinco anos, como os demais cargos eletivos, ou de dez anos.
“A maioria do grupo de trabalho entendeu que, não havendo mais o direito da reeleição, o mandato de quatro anos ficaria muito curto para presidente, governador, prefeito executar tudo que foi planejado no período eleitoral”, argumentou o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).
A discussão sobre a possibilidade da criação de uma janela para troca de partidos provocou polêmica no grupo. Autor da proposta, Marcelo Castro sugeriu que os parlamentares tenham um mês, antes do fim do prazo de seis meses para as novas candidaturas, para trocar de legenda sem necessidade de apresentar justa causa.
“Um parlamentar que foi eleito por um partido passaria quatro anos e seis meses obrigado a cumprir as determinações do partido, não poderia sair sob pena de perder o mandato e, quando fosse 53º mês de eleito, ele teria um mês para mudar se quisesse. Ou seja, defendemos o princípio da fidelidade partidária, mas não defendemos a fidelidade partidária eterna porque isso não existe em nenhuma relação humana", ponderou Castro.
O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi contra a proposta e defendeu que o grupo reforce ainda mais os partidos. Segundo ele, a possibilidade de uma janela abriria margem para corrupção. “A janela seria um balcão [de negócios]”, frisou Maia.
Todas as propostas aprovadas pelo grupo serão agrupadas em um ou mais projetos que precisarão ser aprovados tanto pela Câmara como pelo Senado. Na semana que vem, o grupo vai se concentrar no debate sobre o sistema politico.
fonte:http://administradores.com.br/noticias/cotidiano/grupo-de-trabalho-aprova-ampliacao-de-mandatos-de-cargos-eletivos-para-cinco-anos/80024/

Atestado X Declaração Médica

a) Atestado médico x declaração de comparecimento ao médico – Há uma situação que gera polêmica que é a “declaração de comparecimento ao médico”. São dois documentos totalmente distintos. O primeiro, atestado médico, diz sobre a incapacidade do empregado e por quanto tempo. O segundo é meramente uma informação que o empregado esteve presente num determinado lugar e hora para fazer uma consulta.


b) Declaração de comparecimento ao médico – há obrigação de abonar? - Ora, se da consulta não resultou nenhum afastamento, então, a empresa tem obrigação de abonar esse dia? De forma alguma. Não há obrigatoriedade do abono. O abono é uma liberalidade da empresa.


c) Declaração de comparecimento ao médico não dá direito a se ausentar o dia todo – o empregado tendo feito apenas uma consulta, sem que o médico tenha dado afastamento, e não comparecer, por esse motivo, o dia todo ao trabalho, ele tem direito a ter a ausência toda justificada? A resposta é não. Se o empregado trabalha das 7:00 às 17:00 horas e foi ao médico às 8:00 horas da manhã, não há porque justificar o dia todo. A justificativa é para o horário do comparecimento e, também, por bom senso, o tempo de deslocamento até o trabalho. Se o empregado terminou a consulta às 8:30 horas e, considerando o meio de transporte utilizado, poderia chegar às 10:00 horas no trabalho e não o fez, o período restante é injustificado. Ainda assim, o médico da empresa poderá checar se a ida ao médico era realmente necessária. .


d) O empregado que tendo condições de voltar ao trabalho e não o faz pode ser punido? – sim. O período que não há justificativa de ausência, é considerado injustificado. Toda falta injustificada é passível de punição. Qualquer mudança de procedimento utilizado é importante que seja comunicado. Para tanto, iremos expedir um comunicado para todos os empregados, pois, a partir disso, ninguém pode alegar desconhecimento da regra.
fonte:http://sstma.blogspot.com.br/2009/08/atestado-x-declaracao-medica.html

Auxilio-doença

Benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Para os demais segurados inclusive o doméstico, a Previdência paga o auxílio desde o início da incapacidade e enquanto a mesma perdurar. Em ambos os casos, deverá ter ocorrido o requerimento do benefício. Clique aqui para mais informações sobre pagamento.
Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social.
Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.

Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição e  desde que tenha qualidade de segurado quando do início da incapacidade, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget em estágio avançado (osteíte deformante), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), contaminação por radiação (comprovada em laudo médico) ou hepatopatia grave.
Não tem direito ao auxílio-doença quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resulta do agravamento da enfermidade.

O trabalhador que recebe auxílio-doença é obrigado a realizar exame médico periódico e, se constatado que não poderá retornar para sua atividade habitual, deverá participar do programa de reabilitação profissional  para o exercício de outra atividade, prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.
Quando o trabalhador perder a qualidade de segurado, as contribuições anteriores só serão consideradas para concessão do auxílio-doença se, após nova filiação à Previdência Social, houver pelo menos quatro contribuições que, somadas às anteriores, totalizem, no mínimo, a carência exigida (12 meses).

O auxílio-doença deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefício se transforma em aposentadoria por invalidez.

A empresa poderá requerer o benefício de auxílio-doença para seu empregado ou contribuinte individual que lhe preste serviço e, nesse caso, terá acesso às decisões referentes ao benefício.

Nota: A Previdência Social processará de ofício o benefício, quando tiver conhecimento, por meio de documentos que comprovem essa situação, de que o segurado encontra-se incapacitado para o trabalho e impossibilitado de se comunicar com o INSS. Nesse caso, será obrigatória a realização de exame médico-pericial pelo INSS para comprovação da alegada incapacidade.  

Veja também Benefício concedido ao segurado incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente de trabalho ou de doença profissional.
  • Requerimento do auxílio-doença pela Internet
  • Como requerer o auxílio-doença

    O benefício pode ser solicitado pelo telefone 135, pelo portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais.

    Importante: Se foi exercida atividade em mais de uma categoria, consulte a relação de documentos de cada categoria exercida, prepare a documentação, verifique as exigências cumulativas e solicite seu benefício.
    • fonte:
  • http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=21

domingo, 1 de setembro de 2013

Administrar é a arte de conduzir pessoas e atingir resultados

Como administrador você tem responsabilidade direta sobre as pessoas que compõem sua equipe, você necessita assegurar de que as pessoas que estão com você o ajudam a alcançar resultados, estão satisfeitas e fazendo o que gostam.

Da mesma forma que não existem duas empresas iguais, certamente não haverá de existir também duas pessoas exatamente iguais. Todos nós possuímos pontos negativos e positivos. Os pontos positivos são aqueles que mais nos dão confiança, pois nos ajudam no alcance de nossos objetivos, já os negativos procuramos omitir, as vezes evitá-los, visto que dificultam muito nossa caminhada profissional.
O papel do administrador é o de ajudar às pessoas a desenvolverem cada vez mais seus pontos positivos e corrigir, na medida do possível, os pontos negativos.
 Isso, naturalmente, demanda avaliação individual de maneira constante para que os profissionais de sua equipe possam ter de forma muito transparente e nítida o conhecimento de suas capacidades e dificuldades, este processo necessita ser ininterrupto através da ferramenta do feedback. Faz-se necessário que o administrador tenha facilidade para dar um correto e bom feedback.
Diante disso, é imprescindível que o administrador saiba lidar com as diferenças individuais de caráter, personalidade e interesses de seus liderados, e trabalhar de forma a sempre explorar o máximo possível a potencialidade de cada um, o que torna-se vital interagir de maneira adequada e sintonizada com a individualidade, ainda mais neste mundo atual dos negócios onde se fala tanto em inclusão social e diversidade.
Este talvez seja um dos maiores desafios para o administrador: Saber utilizar a variedade de habilidades e competências contida em sua equipe.
Muito importante também é assegurar que seus liderados estão no lugar certo e fazendo o que gostam, pois não é raro encontrar profissionais insatisfeitos porque não possuem a menor aptidão para fazer o que estão fazendo. "Albert Schwitzer dizia que o sucesso não é a chave para felicidade. Ao contrário, a felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que está fazendo, será bem sucedido. Se não gosta do que faz, mude de profissão".
Não se esqueça nunca: Administração é resultado. Resultado é o produto final da arte de administrar.
Por tudo isso, lembre-se, os recursos mais importantes de que sua equipe necessita são liderança, motivação e aprendizado constante. Isso significa oferecer a seus liderados tudo aquilo que é mais importante para que seja menos complicado e traumático trilhar os caminhos certos para alcançar os objetivos traçados.
fonte:
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/administrar-e-a-arte-de-conduzir-pessoas-e-atingir-resultados/72424/




 

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa