segunda-feira, 29 de julho de 2013

República juliana

História - Brasil

A proclamação da República Catarinense ou República Juliana aconteceu com a expansão da revolta conhecida como Guerra dos Farrapos ocorrida em Porto Alegre e responsável pela proclamação da República Rio-Grandense. O movimento de proclamação da República Juliana teve principal participação de líderes como Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi e a revolução foi feita tanto por mar, quanto por terra.
A revolução farroupilha tinha a intenção de lutar contra o governo imperial que estava no controle do país. Durante essa revolução, a Marinha brasileira controlava os mais importantes meios de comunicação existentes entre os revoltosos, dessa forma, ela não permitia o acesso por mar à província no porto do Rio Grande.

Os farrapos, como eram chamados os revoltosos, sentiam necessidade de um porto, pois não poderiam avançar outras províncias, desse modo, pensaram imediatamente em uma solução. Os farrapos então conceberam a possibilidade de ocupar em Santa Catarina a chamada vila de Laguna, pois esta tinha grande importância no litoral.
Assim, comandados pelos líderes Giuseppe Garibaldi e Davi Canabarro, fizeram uma afoita travessia por terra, transportando dois barcos levados por carretas que eram puxadas por bois até o Rio Tramandaí. Tal audácia partiu da ideia apresentada por Garibaldi, o líder da tropa marítima e comandante dos navios, como uma alternativa mediante a impossibilidade de se locomoverem pela Lagoa dos Patos que estava sendo vigiada pela marinha.
Em 1839, durante o mês de julho, os farrapos conquistaram a vila de Laguna sem enfrentar muita resistência e fizeram a proclamação da República Juliana. A partir daí iniciaram a composição dessa nova República com uso de eleições, nas quais o cargo de presidente foi tomado pelo Tenente-Coronel Joaquim Xavier Neves.
Algum tempo após, o padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro ocupou o cargo de presidente, nomeado a partir dos gaúchos agitadores até então insatisfeitos. A Laguna foi escolhida como Capital interina da República Juliana e foram determinadas as cores amarela, branca e verde como oficiais. Além disso, foi estabelecida a extinção dos impostos cobrados no comércio de gado e na indústria do campo.
A República Juliana ficou conhecida na história como um estado pertencente à Santa Catarina, sendo oficializada em 24 de julho de 1839, o que justifica o nome “Juliana”. Mas teve fim ainda neste ano, no dia 15 de novembro, após a derrota em um violento ataque à Laguna. Neste episódio a esquadra farroupilha foi aniquilada e somente os líderes Garibaldi e Canabarro conseguiram fugir.


Fonte: http://www.estudopratico.com.br/republica-juliana/#ixzz2aRROFeQf

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Aprenda a controlar o colesterol desde cedo

Jovens que cultivam hábitos saudáveis e controlam as taxas de colesterol e triglicérides desde cedo
já estão se prevenindo de doenças cardiovasculares no futuro.

Pesquisa publicada no jornal da American Heart Association (Circulation) revela que dois terços da população dos Estados Unidos desconhecem que os fatores de risco de infarto e derrame (AVC) podem surgir bem antes da fase adulta.
Clélia Machado, biomédica do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, diz que mesmo quem apresenta taxas consideradas normais (colesterol total menor de 200 e triglicérides abaixo de 150) não está livre de complicações futuras. Tudo depende de um conjunto de fatores que leva em conta, por exemplo, se o paciente é fumante, se tem pressão alta, diabetes, histórico familiar e doenças ateroscleróticas.
 
A partir dos 20 anos de idade, é importante procurar um médico de confiança e realizar as dosagens de colesterol e triglicérides periodicamente. O paciente deve fazer jejum de 12 horas antes de se submeter ao exame de sangue, evitando interferência nos resultados obtidos. Diante de qualquer alteração, é necessário repetir a análise mais frequentemente e buscar orientação médica para iniciar um tratamento apropriado”, diz Clélia.
 
O consumo exagerado de alimentos ricos em colesterol, como carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga e banha, por exemplo, pode elevar os níveis de colesterol. Ao mesmo tempo, o excesso de álcool e o consumo de carboidratos e açúcar em grandes quantidades também podem fazer os níveis de triglicérides subir.
Na opinião da biomédica, para manter a saúde em dia é interessante optar por alimentos com menos gordura, incluindo carnes magras. Além disso, é recomendável que se retire a gordura visível da carne, frango e peixe antes de cozinhar, evitando fritar os alimentos. “Grelhar, assar, cozinhar ou refogar é sempre melhor do que fritar. Com relação ao leite e seus derivados, prefira os desnatados e reduza o uso de maionese, margarina, manteiga, molhos cremosos e temperos oleosos. É fundamental, também, incluir muitas frutas e vegetais frescos no cardápio diário e encontrar uma forma prazerosa de combater o sedentarismo”.

Clélia Machado,

biomédica do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) – www.cdb.com.br
fonte:http://www.esteticderm.com.br/?p=8465 
 

6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1

Conheça alguns recursos que estavam presentes no Windows 8 e acabaram sendo eliminados com a disponibilização da última atualização do sistema operacional.
A primeira grande atualização do Windows 8 trouxe diversas novidades para os consumidores. O Tecmundo analisou de forma detalhadas quais foram elas no artigo “Primeiras impressões: Windows 8.1”, publicado no início deste mês. Entretanto, não é só de adições que vive a nova versão do Windows 8.
Algumas funcionalidades que estavam presentes anteriormente simplesmente desapareceram. Ainda não se sabe se elas serão abandonadas por completo ou se na versão final do Windows 8.1 elas podem dar as caras novamente. Confira uma seleção com as ferramentas e funcionalidades que simplesmente deixaram de existir.

Windows 7 Backup e System Image Recovery

6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1 (Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)
O Windows 8 introduziu uma ferramenta bastante eficiente e simples conhecida como File History. Ela inclui também as ferramentas de backup do Windows 7, que poderiam ser utilizadas para criar uma imagem do sistema. Entretanto, a Microsoft considerou que essa ferramenta já estava obsoleta e, no Windows 8.1, ela foi excluída.
Todavia, isso não significa que você não possa importar imagens de backup criadas com o Windows 7. Elas continuam podendo ser utilizadas normalmente. O que não é mais possível é criar um backup do Windows 7 ou uma imagem do sistema. Caso você queira fazer isso, será preciso utilizar algum software adicional.

Windows Experience Index

6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1 (Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)
Uma classificação bastante utilizada para indicar o potencial da máquina no Windows 7 e no Windows 8 era a proporcionada pelo Windows Experience Index. O recurso mostrava uma classificação variável de 1 a 7,9 para o processador, a memória RAM, os gráficos e o disco rígido.
Essa funcionalidade foi removida da guia System Information, mas não foi excluída por completo. Você ainda pode acessá-la rodando o comando winsat a partir de uma linha de comando. Podemos encarar essa remoção como uma boa notícia, uma vez que a ferramenta era atualizada com frequência – consumindo recursos de sistema para executar benchmarks em segundo plano.

Bibliotecas

6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1 (Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)
Esse é mais um item que não foi removido por completo, mas localizar os itens da Biblioteca pode se tornar mais complicado para muitos usuários. Por padrão, o recurso não aparece mais no File Explorer, e no lugar dele você encontrará um link de acesso rápido ao SkyDrive.
Ou seja, na prática o que mudou é que agora o padrão é manter as biblioetcas escondidas. Contudo você ainda pode habilitar novamente o aparecimento da ferramenta. Para isso vá em “View”, clique em “Navigation” e, em seguida, marque o box “Show Libraries”.

Menos opções nativas de integração com o SkyDrive

6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1 (Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)
O Windows 8 incluía uma profunda integração com o SkyDrive e, curiosamente, algumas funções foram limitadas com a chegada do Windows 8.1. A partir de agora, você não pode mais escolher a pasta exata em que vai salvar um arquivo na nuvem. Os arquivos baixados precisam ser abertos para que se tornem disponíveis offline.
A ideia da Microsoft é fazer com que o público utilize o app específico do SkyDrive, gerenciando por ele todas as opções de sincronização. Ainda não se sabe se os recursos estarão disponíveis na versão final do Windows 8.1.

Mensageiro e Facebook Chat

6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1 (Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)
O app Messaging, parte do pacote de aplicativos de comunicação do Windows 8, também não existe mais. Em seu lugar agora existe o “Mail, Calendar and People”. A ideia da Microsoft é estimular os consumidores a utilizarem mais o Skype como ferramenta de comunicação.
Entretanto, o Modern Skype ainda não possui suporte para conversas com pessoas no Facebook. A Microsoft já confirmou que está desenvolvendo um app Modern Facebook, então em breve a compatibilidade das duas ferramentas com o Windows 8.1, de forma nativa, deve voltar a existir.

Sem integração com fotos do SkyDrive

6 funcionalidades removidas pela Microsoft no Windows 8.1 (Fonte da imagem: Reprodução/How To Geek)
O app Photos do Windows 8.1 trouxe uma série de novidades, com algumas ferramentas de edição básica de imagem. Porém, diferente do que acontecia no Windows 8, a partir de agora só é possível trabalhar com as fotos que estão armazenadas no PC e não mais com aquelas que estão salvas no SkyDrive.
De acordo com a Microsoft, o Facebook foi convidado a incluir essa ferramenta no app Modern Facebook, assim como o Yahoo! foi convidado a fazer o mesmo com o app do Flickr.
            
 fonte: How To Geek

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/windows-8/42406-6-funcionalidades-removidas-pela-microsoft-no-windows-8-1.htm#ixzz2a9AIZnyg

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Transumanismo: você está pronto para conviver com os humanos melhorados?

Eliminar doenças e aumentar as potencialidades humanas. Saiba o que o futuro pode reservar.


Você certamente já ouviu falar sobre o transumanismo. Ele consiste em uma filosofia que incentiva o uso da biotecnologia para superar limitações do corpo e melhorar as condições humanas. Pairando entre preconceitos e a alta tecnologia está a possibilidade de superar o envelhecimento, deficiências cognitivas e diversos sofrimentos causados por fatores até então incontroláveis.
Transumanistas acreditam que a maior parte do potencial humano ainda não foi apreciada, porém assumem que existe um risco de que o uso incorreto de tecnologias pode gerar diversos tipos de problemas. Por isso, estudiosos afirmam que investimentos em pesquisas são essenciais, além de serem necessários cálculos para que qualquer tipo de risco seja reduzido.

O que o transumanismo pode fazer por nós?

Entre as diversas possibilidades que o transumanismo pode trazer, algumas chamam muito a atenção da comunidade cientifica e aparecem em forma de pesquisas, que mostram todo o potencial da modificação corporal ou genética em prol de uma qualidade de vida melhor.


Avanços recentes da engenharia genética permitem que tenhamos em nossas mãos as chances de modificarmos os genes humanos antes mesmo do nascimento, gerando o que é chamado por alguns entusiastas como a evolução para uma “nova espécie humana”.
Embora o processo de terapia genética em tecido germinal ainda seja ineficiente e proibida em grande parte do ocidente, as potencialidades da tecnologia fazem pesquisadores vislumbrarem a possibilidade de vermos super-humanos nascendo em algumas décadas.
David Pearce destacou na revista Humanity+ (entidade disseminadora do transumanismo) cinco razões que podem fazer com que o sofrimento seja eliminado com o avanço de pesquisas transumanistas.

Doenças podem ser eliminadas

Os transumanistas compartilham o entendimento de que a evolução dos humanos não deveria continuar entregue apenas à natureza, que faz com que os genes passem por um processo de mutações “aleatório”, mas sim que haja uma intervenção com a finalidade de otimizar o processo.
Com estes conceitos do transumanismo, seria possível criar pessoas imunes a doenças como a AIDS e a malária, além de garantir a prevenção de doenças genéticas, como asma, diabetes, cancro, hemofilia, mongolismo, alguns tipos de doenças cardiovasculares, entre outros. Além disso, alguns aspectos do envelhecimento poderiam ser retardados ou, até mesmo, eliminados.
Outra possibilidade do transumanismo seria a melhoria do sistema imunológico, o que pode gerar uma resistência ainda maior aos mais diversos tipos de doenças, mesmo com o passar dos anos e o enfraquecimento físico decorrente da idade avançada. Essa “reprogramação” de genes representaria um ganho gigantesco na qualidade de vida e na quantidade de anos vividos.

Um futuro sem dor

Uma das possibilidades seria a de escolher o nível de sensibilidade à dor que uma pessoa vai sentir. A melhoria no corpo seria feita com foco em dores crônicas, ou seja: dores impossíveis de serem aliviadas e que são causadas por doenças ou disfunções.
As dores crônicas, que atualmente são um tormento para milhares de pessoas em todo o mundo, podem ser eliminadas no futuro com a escolha de perfil genético de tolerância à dor, antes mesmo do nascimento dos indivíduos. Além disso, o que está sendo chamado de “terapia genética autossômica” seria capaz de fazer o mesmo por adultos.
Isso seria feito com um tipo de modelação genética com base em diagnósticos prévios: com o avanço das pesquisas, em uma ou duas décadas os cientistas serão capazes de modular as respostas emocionais à dor aguda com base em variantes do gene SCN9A.




No entanto, uma fina linha divide a diminuição saudável da dor e problemas causados pela eliminação total da experimentação de sensações de desconforto. Segundo Pearce, ainda não é possível analisar e fazer mudanças genéticas de forma segura no gene SCN9A.
No futuro, humanos totalmente livres de dor só poderiam habitar em um mundo com dezenas de outros avanços, como uma inteligência artificial avançada, além de uma revolução ideológica.
O que pode ser a salvação no futuro poderia se tornar um problema caso fosse aplicado a humanos nas condições de vida atual. Um ser que permaneça em ambiente hostil, sem qualquer possibilidade de identificar dores ou problemas no corpo, pode vir a perecer – um osso quebrado, por exemplo, pode não ser sentido, o que acarretaria em dezenas de outros problemas físicos.

Felicidade artificial

Pense em um futuro em que todos podem ser felizes em grande parte do tempo. A ideia pode parecer incrível ou loucura, mas alguns transumanistas defendem que, se utilizada na dose certa, a técnica pode ser capaz de melhorar muito a qualidade de vida dos humanos no futuro.
Embora o cérebro seja muito complexo, uma pesquisa publicada na Reproductive Revolution mostra que a ausência de um único alelo pode ser capaz de prejudicar muito a percepção de uma pessoa em relação a recompensas do dia a dia. Por outro lado, a presença dele pode ajudar a dar uma visão mais otimista sobre o mundo.
No entanto, isso implica também em dezenas de questões éticas e o questionamento sobre os efeitos de termos uma população biologicamente predisposta a ser mais feliz. Os ajustes genéticos seriam feitos após a escolha feita pelos pais, que definiriam se a criança teria um “alelo da felicidade” ou se isso seria definido pela natureza, como acontece atualmente.

Visões controversas

Segundo a Declaração Transumanista, a maior prioridade do transumanismo deve ser a redução de riscos à vida e o desenvolvimento de novas formas de preservação da vida humana e da saúde, além do alivio de sofrimentos graves. No entanto, os riscos de que isso seja canalizado de forma errada são grandes e, por isso, algumas questões filosóficas sobre a dignidade humana tomam conta das discussões sobre o tema.

 
 

A polêmica ocorre por diversos fatores, mas o principal deles seria o medo de que as pesquisas percam o foco e o controle, aumentando mais ainda a desigualdade ao criar um tipo de segmentação genética.
Em outras palavras, muitos acreditam que a possibilidade de modificar genes em pouco tempo se transformaria em um privilegio de pessoas com grande poder aquisitivo, que passariam a ter filhos mais inteligentes e saudáveis do que o resto da população. Ou seja: com muito dinheiro, você poderia ter filhos “melhorados” geneticamente – ou, ao menos, com uma predisposição a terem melhores desempenhos em uma série de tarefas.
Alguns pesquisadores falam na criação de “genes puros”, o que também assusta parte da comunidade científica mais conservadora, que teme pelo fim da diversidade na espécie. Ao mesmo tempo, alguns religiosos também combatem as pesquisas com argumentos variados em torno de temas já vistos em praticamente todas as inovações relacionadas à saúde e ciência, como a condenação de um suposto “desejo de superar criações divinas”.
Em contrapartida, a Declaração Transumanista, criada em 1998, determina que o transumanismo tem como dever “definir regras éticas, incentivar e difundir pesquisas científicas, popularizar novos inventos e evangelizar métodos científicos de aprimoramento humano – claro, sempre preservando a liberdade de escolha e dignidade de toda forma de vida, tanto humana quanto não humana”, o que garantiria a eliminação de grande parte dos temores atuais em relação ao assunto.
Você acredita que a humanidade está preparada para receber gerações de super-humanos? Deixe sua opinião nos comentários.
fonte:
 
 



 

A verdadeira mudança de comportamento: como parar com um hábito

Motivação, reforço, apoio e responsabilidade.

Mudar o comportamento não é apenas uma questão de conhecimento ou de habilidade. Se isso fosse verdadeiro, então todas as campanhas de informação sobre como melhorar a sua saúde teriam feito das doenças relacionadas ao comportamento uma coisa do passado. E informações sobre sexo seguro impediriam a gravidez de adolescentes. Infelizmente, muitas pessoas falham em criar mudanças duradouras nos seus comportamentos, e repetem seus fracassos repetidas vezes em suas vidas. Alguma vez você já tentou parar com um hábito?
As empresas, como as pessoas, sofrem da mesma dificuldade para mudar o seu comportamento. E não é porque elas não saibam como fazê-lo. Existem inúmeros livros sobre desenvolvimento gerencial explicando o que fazer e as metodologias para implementar mudanças. Às vezes, os métodos abordam o desenvolvimento da organização, outras vezes a mudança cultural, mas eles realmente visam a criação de mudanças no comportamento.
O segredo para criar e manter uma verdadeira mudança no comportamento está em conseguir se motivar e permanecer motivado. Algumas pessoas começam mudanças no seu estilo de vida que duram, na melhor das hipóteses, algumas semanas. Nas academias os números de atendimentos em janeiro e fevereiro mostram que as pessoas iniciam o ano muito motivadas, porém logo perdem o entusiasmo. Outras pessoas desejam fazer alguma coisa, mas nunca conseguem a motivação exigida para começar.
Lembre-se do famoso livro da comediante Totie Fields: "Acho que na segunda-feira vou começar a dieta da batata amassada". Ela também conta: "Eu fiz a dieta por duas semanas e tudo que perdi foram as duas semanas".
Pode uma crise motivar a mudança?
 
A teoria convencional do serviço social sugere que o maior potencial para uma mudança é durante uma crise. Isso parece lógico, visto que durante uma crise, nada é normal, tudo está no ar e, como resultado, é nesse momento que existe a oportunidade para se tomar decisões importantes para o futuro. As empresas geralmente tentam fazer mudanças radicais quando estão enfrentando ruína financeira ou outras catástrofes.
Mas se uma crise tem o maior potencial para a mudança, então porque 90% dos pacientes que sofreram cirurgia nas coronárias falham em fazer mudanças de longo prazo nos seus comportamentos depois da cirurgia? *
Parar com um hábito exige estratégias de motivação de curto e de longo prazo. Quando uma crise é o gatilho que faz alguém querer fazer algo diferente, isso pode ser eficaz apenas no curto prazo.
 
Esse gatilho de motivação é chamado de Motivação Afastando-se de porque a pessoa ou a empresa está motivada para se afastar de uma situação que ela não quer. Uma pessoa que não pode respirar e se sente doente por causa do cigarro, decide parar de fumar. Alguém que não cabe nas suas roupas pode entrar numa dieta. Uma empresa está enfrentando a chegada de um concorrente com preço mais baixo e começa a procurar custos para cortar. **
Uma Motivação Afastando-se de pode fazer com que você comece! O problema é que a motivação perde força assim que você estiver no caminho. Considere esse exemplo: uma terapeuta minha conhecida tinha um cliente que dizia que seu problema era que ele já tinha sido milionário quatro vezes. A primeira vista, o problema era óbvio. Se ele tinha sido milionário por quatro vezes, isso significava que, no mínimo três vezes, ele havia perdido seus milhões.
A terapeuta descobriu que ele tinha um extremo padrão afastando-se de sobre o seu trabalho. Ele era motivado para se afastar da pobreza. Se ele estava altamente motivado para afastar-se da pobreza, sem dinheiro, ele estava muito motivado. Mas o nível da sua motivação declinava enquanto aumentava sua renda. Quando a pobreza não era mais um problema, ele começava a negligenciar para terminar os trabalhos contratados, ou se esquecia de enviar orçamentos a clientes em perspectiva, ou procrastinar ou não fazer acompanhamento. Enquanto ele estava ameaçado pela pobreza (o que seja que isso significava para ele), ele estava altamente motivado para fazer o que fosse necessário para gerar renda.
Como você permanece na linha depois que diminuir a motivação afastando-se de? Existem algumas maneiras para manter a motivação em alto nível se o gatilho original para a mudança for afastando-se de. Você precisa um constante lembrete de que não quer ser gordo, incapaz, sem saúde, pobre ou sem dinheiro. Isso exige muito trabalho e os efeitos para manter um estado de medo ou de repulsa estão longe de ser saudáveis. A outra opção é agregar a Motivação Afastando-se de a algo que tenha alguma coisa para se mover em direção a.
Visto que a Motivação Afastando-se de só é realmente eficaz por curtos períodos de tempo e a maioria das mudanças de comportamento e de hábitos levam um tempo considerável, você precisa de um mecanismo para manter a motivação. Você também pode fazer isso quando tiver uma meta que quer muito alcançar para substituir o problema que você quer evitar. Essa meta representa aquilo que chamamos de Motivação em Direção a. A Motivação Afastando-se de pode fazer com que você inicie e lhe dá um empurrão. A Motivação em Direção a o atrai cada vez para mais perto do que você quer. Dessa maneira, você consegue o benefício do empurrão de energia para se afastar daquilo que não quer e um puxão de energia que o atrai em direção ao que quer.
Na minha experiência, o problema em ter somente um gatilho de Motivação em Direção a é que se você estiver começando muito longe da sua meta, a ideia de começar é em si mesma desmotivadora. Se a sua meta é correr uma maratona e caminhar rapidamente em volta do seu edifício já lhe tira o fôlego, é mais fácil postergar a corrida para mais tarde. Se você só tiver Motivação em Direção a, sem nada para lhe colocar em ação, você pode procrastinar.
Reforço: hábitos são iguais a correr montanha abaixo
 
Mas Motivação Afastando-se de e Em Direção a nem sempre são suficientes. Os hábitos, como os cactus, são difíceis de matar. Eles são como água correndo montanha abaixo: nenhum esforço é exigido para se manter um hábito, nem mesmo um ruim. Hábitos são tipicamente rituais que você desempenha sem pensar. Eles são procedimentos com os quais você está psicologicamente comprometido. Algumas vezes eles são como fórmulas pavlovianas de reação estímulo. Senta na cadeira em frente a TV, sente "fome", pega a comida. Senta de novo na cadeira em frente a TV, sente "fome", pega a comida (de novo).
Então esse é o segredo. Um bom sistema é aquele que é mais fácil seguir do que não seguir. Se você quer que alguma coisa se torne um hábito, coloque-a no meio de um procedimento que você faz normalmente. Para se lembrar de tomar a sua vitamina, coloque-a na frente do bule de café, em vez de escondê-la no armário, esperando que você se lembre de tomá-la de manhã.
Eu não consigo salientar bastante a importância de colocar o seu novo comportamento dentro do seu procedimento normal: isso estabelece o seu comprometimento diretamente dentro do que você faz. Quando o seu novo comportamento fizer parte de um procedimento padrão, aquele que você segue sem ter que decidir cada vez, irá descobrir que ele recebe reforços de modo que, gradualmente, se parece como a água correndo montanha abaixo.
O que você vê é o que você obtem
 
Foi em um projeto de pesquisas sobre parar de fumar, que os pesquisadores descobriram que as pessoas tinham mais sucesso em se tornarem ex-fumantes se pudessem visualizar o estado do qual queriam se afastar e o estado para o qual queriam se mover. Afirmações verbais raramente são suficientemente atraentes para disparar o gatilho e manter a sua motivação.
Mas a visualização não é novidade. As pessoas sabem disso desde o inicial "Poder do Pensamento Positivo". É que somente quando você pode ver tanto o que quer e o que não quer que ela se torna mais real do que meramente dizer algo para você mesmo. Compare a ideia de estar no peso certo ou bem de saúde. É mais fácil imaginar quando você puder se enxergar dentro daquela sua roupa favorita de "magra" ou correr 3 quilômetros sem esforço.
Apoio e responsabilidade
 
O Dr. Dean Ornish colocou pacientes cardíacos em um programa anual de saúde holística, incluindo parar de fumar, uma dieta vegetariana, ioga, meditação, relaxamento e exercícios aeróbicos. Depois de três anos, 77% dos pacientes tinham preservado suas mudanças no estilo de vida. Embora as mudanças fossem grandes, eles continuaram com o programa. Por quê? Ornish forneceu a eles, duas vezes por semana, um grupo de apoio para ajudá-los a manter a motivação. ***
Na minha empresa Success Strategies, nós consideramos por um tempo o problema de manter a motivação em relação a mudança de comportamento. Embora estivéssemos acostumados a dirigir seminários sobre comunicação para nossos clientes empresariais, nós abandonamos esse tipo de curso. As pessoas adoravam os treinamentos, mas ele raramente fazia diferença no trabalho. A maioria das pessoas não tinha tempo de parar o que estava fazendo e integrar uma nova série de comportamentos quando já estavam lutando para conseguir fazer tudo que era necessário. Claramente, a ideia do dr. Ornish em providenciar um apoio contínuo era fundamental para que os seus pacientes mantivessem suas mudanças em seus rituais diários. Porém, no mundo dos nossos clientes, tempo é um recurso muito escasso. Haveria uma revolta se propuséssemos que todos os nossos participantes fizessem uma revisão duas vezes por semana!
A nossa estratégia é certamente fornecer apoio, mas mais importante, assim que todos estiverem motivados, nós queremos que eles se sintam responsáveis pela implementação de suas mudanças de comportamento. Nós ensinamos às pessoas algumas das habilidades de influência que elas necessitam para o seu trabalho e depois, posteriormente, elas relatam em pequenos grupos os resultados que obtiveram. A abordagem de grupo ajuda a manter as pessoas motivadas a persistirem parcialmente porque elas não querem ficar mal na frente dos seus colegas. Nós nos reunimos pessoalmente ou por telefone em curtas conversas para reforçar a motivação e continuar o aprendizado.

Crenças, valores e quem você é. ****
Se você não acredita que é possível mudar um hábito, nenhuma das estratégias de motivação listadas acima irá funcionar. Procure por um exemplo na sua vida onde você fez uma mudança significativa. Observe que provavelmente todas ou a maioria das estratégias de motivação estavam presentes. Se você pode fazer aquilo, não é possível que você possa fazer isso? Há apenas uma maneira de descobrir, não é?
Quão importante é a mudança para você? Se ela não estiver frequentemente na tela do seu radar, talvez você realmente não se importe o suficiente com ela para fazer a mudança. Por que mudar esse hábito é importante para você? E por que é importante isso?
Que tipo de pessoa acredita que vale a pena insistir nessa mudança que você deseja? É esse o tipo de pessoa que você deseja ser? De que modo você já é assim?
Quando você tiver identificado as crenças, os valores e a identidade que permitem você imaginar que essa mudança de comportamento é realmente possível, mantenha-as dentro do seu coração e permita que, a partir daí, elas tomem o seu lugar, espalhando por todo o seu eu físico, emocional, intelectual e espiritual. Repita isso de manhã e a noite, como parte do seu ritual matinal e noturno até que pareça natural.
Curas milagrosas não são motivação
 
Uma verdadeira mudança de comportamento é possível quando você tem as estratégias para iniciar e manter a sua motivação, quando você consegue ver o que quer, ter colocado o novo comportamento dentro de um ritual que você já faz, a crença de que é possível, valorizar o novo comportamento e pensar que você é do tipo de pessoa que faz isso.
Não é de se admirar que curas milagrosas não durem.
Anexo: o inventário da sua motivação
Você tem um projeto para mudar um comportamento importante para você?
Abaixo está uma lista com espaços em branco para você ter certeza de que todos os gatilhos da motivação estarão disponíveis.
Afastando-se de: eu não quero ________________________________________.
Em direção a: em vez disso, o que eu quero é ____________________________________.
Consequências negativas: se eu não tiver sucesso, o que irá acontecer que eu não quero? _____
Consequências positivas: quando eu obtiver sucesso, o que eu quero que aconteça? __________
Eu posso enxergar no meu olho da mente um exemplo de cada um dos acima.
Eu coloquei esse novo hábito dentro desse procedimento que eu já faço naturalmente _________.
Eu estou prestando contas regularmente a _______________ para alcançar a minha meta.
Eu acredito que é possível fazer isso porque: ________________________________________.
Eu já obtive sucesso em realizar algo assim na minha vida quando eu ______________________.
Isso é importante para mim porque ________________________________.
O tipo de pessoa que faz isso é ________________________________________________.
Eu sou daquele tipo de pessoa porque _______________________________.
 
O artigo "Real Behavior Change: How to Break a Habit" encontra-se no site www.successtrategies.com 
Tradução JVF, direitos da tradução reservados.
Shelle Rose Charvet
 fonte:http://www.golfinho.com.br/artigospnl/artigodomes201210.asp

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os cabos submarinos da internet!

Os cabos submarinos da internet!

O que você vê acima é um cabo de comunicações submarino. Com um diâmetro de 69 milímetros (2,7 polegadas), que transporta 99% de todo o tráfego internacional (ou seja, internet, telefonia e dados privados) e conecta todos os continentes da Terra, com exceção da Antártica.
Esses cabos de fibra óptica incríveis! atravessam os oceanos por centenas de milhares de quilômetros. Abaixo você vai encontrar fotos, descrições e links mais informativos sobre está incrível rede de cabos que conectam o nosso planeta. 

Mapa da rede de cabo submarino


Este é um mapa de todos os cabos submarinos em todo o mundo. É uma captura de tela do site http://www.submarinecablemap.com/, um site interativo que permite dar zoom e localizar cada cabo submarino conhecido no mundo. Informações sobre a empresa que detém o cabo e os vários pontos de desembarque de cada cabo, também é fornecida.

Mundo submarino da internet



Acima esta o inovador cabo CS, foi projetado especificamente para instalação de cabos de fibra óptica, sendo o maior de seu tipo no mundo. Construído em 1995 pela Kvaerner Masa da Finlândia, que é de 145 metros de comprimento (476 pés), com uma lufada de 24 metros (78 pés) e uma profundidade de 8,5 metros (28 ft). Ele é capaz de transportar até 8.500 toneladas de cabos de fibra óptica. 

O navio tem 80 cabines, das quais 42 são cabines de oficiais, 36 são cabines da tripulação e duas são suites representativas. A resistência normal do navio no mar, é de 42 dias, mas pode ser estendida a cerca de 60 dias, por meio de apoio logístico.





Originalmente, os cabos submarinos eram simples ponto-a-ponto. Com o desenvolvimento de  tecnologia  foi desenvolvida a unidades submarinas de ramificação (USR), que nada mais e do que ligar mais de um destino em um cabo único. Sistemas de cabos modernos agora geralmente têm suas fibras dispostas em um anel de auto-cura para aumentar a sua redundância, com as seções submarinas seguindo caminhos diferentes no fundo do oceano.





O sistema funciona perfeitamente e demonstra o sucesso a longo prazo, livre de erros de transmissão e com rotas de até 6.000Km com 100 Gbps através do Oceano Atlântico, ou seja, em um cabo típico pode deslocar dezenas de terabits por segundo no exterior. As velocidades melhoraram rapidamente nos últimos anos, com 40 Gbit / s oferecido nessa rota apenas três anos antes, em agosto de 2009.

1. Polietileno 
2. "Mylar" fita 
3. Stranded de metal (aço) fios 
4. Barreira de água de alumínio 
5. Policarbonato 
6. De cobre ou de alumínio do tubo 
7. Vaselina 
8. As fibras ópticas

Vida submarinha


Quais são os efeitos ambientais de colocar um cabo de telecomunicações no fundo do mar? Como isso afeta o fundo do oceano e os animais que vivem lá? Apesar de literalmente milhões de quilômetros de cabos de comunicações foram colocados no fundo do mar ao longo do século passado, alguns artigos revisados ​​por especialistas científicos documentaram os efeitos desses cabos na vida marinha. Um artigo recente de pesquisadores da MBARI eo Monterey Bay National Marine Sanctuary descreve uma pesquisa biológica única de um cabo no fundo do mar profundo fora Califórnia central. Esta pesquisa constatou que o cabo teve apenas pequenos impactos sobre os animais que vivem no fundo do mar e dentro. 

Na foto acima, vemos uma variedade de vida a vida marinha perto do cabo Pioneer Seamount, que atravessa o mar, plataforma continental de Half Moon Bay. Os animais nessa imagem incluem várias estrelas do mar e as estrelas cesta, uma anêmona, e um número de jovens rockfish. Para a escala, o cabo é de cerca de 3,2 cm (1,25 polegadas) de diâmetro.


A partir de 2006, as ligações via satélite representavam apenas 1% do tráfego internacional, enquanto o restante foi levado por cabo submarino. A fiabilidade dos cabos submarinos é alta, especialmente quando (como mencionado acima) caminhos múltiplos estão disponíveis, no caso de uma ruptura do cabo. Além disso, a capacidade total de carga de cabos submarinos está nas terabits por segundo, enquanto os satélites normalmente oferecem apenas megabits por segundo e exibi maior latência. No entanto, um típico multi-terabit, sistema de cabo submarino transoceânico custa várias centenas de milhões de dólares para construir.
fonte:http://novidadeinteressante.blogspot.com.br/2012/08/os-cabos-submarinos-da-internet.html

Sony quer registrar seus sinais vitais nas fotos que você tira


Patente apresentada recentemente pela manufaturadora detalha o funcionamento de um estranho sensor que pode ser utilizado em dispositivos móveis.
Por Ramon de Souza em 22 de Julho de 2013




dos desenhos que compõem a patente (Fonte da imagem: Reprodução/USPTO)
Na última quinta-feira (18), a Sony apresentou uma patente bastante interessante para o Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos. A tecnologia, nomeada simplesmente como “Botão de câmera com sensores integrados”, descreve um mecanismo capaz de registrar diversos tipos de sinais vitais do corpo de um indivíduo e anexar essas informações nas fotos que ele tirar com seu dispositivo móvel (um celular, um tablet ou uma simples máquina fotográfica portátil).
O conjunto de sensores seria capaz de medir a temperatura corporal, batimentos cardíacos, pressão e nível de oxigênio no sangue, frequência respiratória, condutância da pele e outros detalhes biológicos do corpo do fotógrafo. Essas informações seriam anexadas nos arquivos de imagem junto com outros metadados que já estamos acostumados a consultar (data, horário, modelo da câmera, configurações etc.).
Apesar de ser uma tecnologia um tanto estranha, o objetivo da Sony é facilitar o autodiagnóstico e automatizar exames rotineiros em consultórios médicos, eliminando a necessidade de equipamentos mais complexos. E você, gostou da ideia? Isso pode combinar bem com a lente fotográfica acoplável em smartphones que a Sony pode revelar em breve, segundo rumores. Caso queira conferir a patente em sua integridade, basta clicar neste link.
fonte: U.S. Patent & Trademark Office, DVICE

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/sony/42248-sony-quer-registrar-seus-sinais-vitais-nas-fotos-que-voce-tira.htm#ixzz2ZnnOHtcz

Você briga muito em casa?

:: Silvia Malamud ::
Você faz parte do rol de pessoas que têm grande parte da sua vida envolvida em diversas discussões familiares de difícil solução? Às vezes, você acha que esse tipo de situação nunca vai terminar e/ou explode ou ignora, ou sai de casa, ou fica acuado dentro do seu quarto esperando aquilo tudo passar?

Experimentar consecutivamente este tipo de vivência pode ser mais danoso para sua expressão no mundo do que você pode imaginar. Os sentimentos subliminares que vêm das brigas crônicas, além de gerar enorme mal-estar, levam a reações emocionais defensivas indevidas para lidar com este tipo de estresse. O problema é que se você sente que nunca é ouvido, por exemplo, como reação para a vida afora, você pode ir com uma crença infundada do tipo: "Eu não valho nada", ou "sou insignificante" e por aí vai... E como reação emocional, reflexo do que você passou ou ainda passa, você pode ter se tornado aquele tipo que tenta se impor a qualquer custo ou naqueles que se isolam por achar que não vale a pena nem tentar colocar a opinião. Se você observar, verá que nas duas soluções, o pano de fundo, o que rege o movimento, é a angústia.

Situações danosas dessa ordem, indubitavelmente, geram reações indesejáveis mundo afora, e pior, ficamos atados a elas como robôs. Como se um eu nosso percebesse uma parte sua agindo, e sem estar satisfeito com esse padrão de funcionamento, sente-se impotente por não conseguir mudar. E nesse caso, se você não fizer nada a esse respeito, invariavelmente repetirá o mal-estar que constantemente passa ou passou em casa.

Os cenários mudam, mas nosso sistema de sobrevivência, a nossa máquina cerebral, se não fizer um bom trabalho de reprocessamento, de ressignificação, continua fixo no padrão de funcionamento aprendido. Não é nada produtivo passar por experiências diferentes das que tivemos em casa e reagir com a mesma reação aprendida. Muitas vezes, as pessoas percebem que as situações ao longo da vida podem ser diferentes e que o ocorrido em casa já passou, mas fica difícil ser diferente, o que só piora as angústias, inclusive, promovendo baixa autoestima.
E o que fazer para mudar este ciclo de repetição?

Mesmo quando se tem segredos de família mal-resolvidos. Acesso difícil de pais com filhos ou de filhos com os pais. Quando os pais sentem dificuldades para se impor, quando sentem que perderam a mão para com os filhos e que não têm mais autoridade. Quando filhos, mesmo que adultos, sentem-se desqualificados pelos pais e pela família em geral e em qualquer vivência complicada nesse âmbito onde alguma angústia de difícil solução insiste em permanecer, a abordagem terapêutica EMDR ajuda a reprocessar o tema central e toda a rede de informações emocionais implicadas.

Saiba mais sobre EMDR e como funciona:
EMDR é uma abordagem desenvolvida por Francine Shapiro, EUA, e que hoje é mundialmente conhecida e divulgada. A terapia passa por movimento ocular bilateralizado ou algum outro movimento bilateral para que o cérebro possa reproduzir a fase REM do sono, que é quando sonhamos e tentamos resolver alguma questão emocional através dos nossos simbolismos emocionais, pessoais e às vezes universais. O EMDR é neuropsicologia e ajuda o cérebro a se conduzir como se estivesse passando por um sonho acordado.
A partir de uma espécie de campo cirúrgico criado pelo terapeuta e paciente, este, totalmente consciente, reprocessa a situação perturbadora onde cenas difíceis, sensações corporais, lembranças e outros, vão sendo reprocessados para a cura e mudança definitiva de padrões de funcionamento, muitas vezes de toda uma vida.



fonte:http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=12982

Celular molhado

Operação resgate: celular molhado
O celular deu um mergulho nas profundezas do vaso ou na piscina? Não se preocupe, nós mostramos como salvá-lo!


Foi só um mergulho!
Com o pobre aparelho ainda pingando, remova a bateria em primeiro lugar para evitar o que já foi explicado acima e para preservar o restante das placas de uma descarga elétrica espalhada. Com ela já fora e descansando sobre uma toalha, retire também o cartão de memória e o chip (cartão SIM) e seque-os. 

Sim, tudo bem que a esta altura você já estará à beira de uma crise de nervos e de abstinência do seu celular, mas deixe-o repousando por mais algum tempo, certificando-se que não há indícios de umidade (principalmente a condensação nas partes translúcidas internas).
Seu celular e a água não combinam
Ria o quanto quiser, mas os casos em que pobres aparelhos foram inundados por completo por tomarem banhos em baldes, caírem junto com seus donos em piscinas, em vasos sanitários ou por terem tomado muita chuva não são raros. Você está muito mais suscetível do que imagina a esta “dor de cabeça”.
É justamente por este motivo que indicações de deixar o aparelho longe de água ou do calor em excesso ganham até mesmo folhetos separados na compra de um aparelho novo, ou ainda boas doses de páginas de manuais. O pior de tudo é que a garantia é perdida na maioria dos casos (e os técnicos conseguem identificar quando tudo foi encharcado por fitas especiais).
Mas qual é o risco? “É só água”!
Alguns dizem que eletricidade e água não devem andar juntas e nem próximas. Isso se deve pelo fato de que a água a conduz por toda a sua extensão, fazendo com que — nos casos de contato direto com as placas e circuitos — a energia pule de um ponto para o outro de forma inapropriada (o que pode até queimá-los, caso essa descarga seja muito grande), criando o que é chamado de curto circuito.
Além da avaria do seu equipamento, curtos em baterias podem gerar aquecimento excessivo pela circulação acelerada de energia, algo que sabemos que não é bom. Dada a sensibilidade dos compostos de íons de lítio da bateria, ela pode chegar até mesmo a explodir com a variação de temperatura.
Viu só o perigo ao qual você está exposto? Mas, se a coisa já aconteceu com você, tente manter a calma (ou o pouco que restou dela) e siga as nossas dicas para trazer o seu querido, amado e importante aparelho de volta à vida! E lembre-se: NÃO TENTE LIGAR O APARELHO AINDA.
Operação resgate: primeira parte
A primeira etapa da nossa busca pela salvação do celular é acudi-lo o mais rápido possível, isto é, retirá-lo da água como se a sua vida dependesse (e em alguns casos pode até depender!) disso.
Esta etapa é necessária para proteger os conectores destas pequenas partes contra a oxidação, gerada pela reação com o oxigênio e com a água, uma vez que eles armazenam boa parte de seus dados.
Água escorrendo? Jamais!
Com o aparelho “pelado” em mãos, pegue folhas de papel absorvente (pode ser papel toalha, papel higiênico ou até mesmo lenços) ou uma toalha que não solte pêlos e vá eliminando os excessos de água. Não faça pressão demasiada e evite esfregar as partes mais internas. Troque as folhas à medida que o líquido é absorvido para continuar com o processo.
Agora, deixe o aparelho em uma posição praticamente vertical, para que tudo o que penetrou a camada mais interna escorra.  Vá repetindo a etapa anterior até não sentir mais tanta umidade na superfície.
Etapa três: rajada de vento
Após algum tempo, é normal que se forme uma camada de “suor” sob a proteção da tela, é o restante da umidade que ainda está preso no aparelho e que ainda o impede de ligá-lo. Agora você tem dois caminhos possíveis: deixar que o aparelho seque normalmente em dois ou três dias de puro repouso ou apelar para um secador de cabelo.
Para ajudar na secagem passiva, opte por ambientes secos, com temperatura mais elevada e uma boa circulação de ar. Alguns falam para posicionar o celular sobre aparelhos de recepção de televisão e outros equipamentos eletrônicos que possuam ventoinhas. Veja qual é o que oferece a melhor combinação de calor e umidade, mas sem excessos.
Também não exponha o aparelho diretamente à luz do sol. Isso pode causar outra série de problemas, de desbotamentos (ainda mais se ela for escura) e descascamentos na parte externa a rachaduras. Tenha bom senso.
Que bom se o aparelho fosse tão grande
Se escolher a rota do secador fique atento para dois detalhes. Em primeiro lugar, não podem existir grandes aglomerações de água dentro do aparelho, pois você apenas as empurrará ainda mais para dentro com o vento forte. Também não utilize muito calor, aliás, prefira “a frio”.
Dizemos isso porque alguns dos modelos que estão mercado têm partes plásticas tão sensíveis que se deformam até mesmo com um simples esfregão de dedo, imagine com o calor do ar! Você não vai querer ficar com ele torto e deformado, não é mesmo? Sendo assim, também desista imediatamente da idéia do forno (você não pensou nisso, diga que não!).

Agora já é tarde



Segure a ansiedade
Nesta hora, alguns recomendam colocar o aparelho em um recipiente repleto de arroz, haja vista que este absorve mais rapidamente a água restante, livrando o corpo do seu equipamento mais rápido. Alternativas, quando disponíveis, são os sacos contendo Silica gel, um produto sintético poroso que pode absorver cerca de 30% de seu peso em umidade, comumente acompanhando eletrônicos mais sensíveis.
Para os mais audaciosos
Como dito no início da página, se você expôs seu aparelho ao contato com líquidos sua garantia provavelmente já deixou de existir. Não quer esperar tanto e deseja conhecer cada parte do seu aparelho? Então parta em busca de uma chave compatível e abra-o. Não desencaixe seus componentes, apenas retire a casca (body kit).
Faça tudo com gestos delicados, sem forçar os componentes. Com as placas expostas, aplique uma boa corrente de ar frio (também com o secador) para evaporar todas as gotas e a umidade remanescentes.
Se o seu aparelho caiu em água salgada, também pode ser interessante — uma vez removida a bateria — lavá-lo rapidamente sob água doce ou com água destilada, de modo a frear a oxidação (o sal acelera muito a corrosão dos circuitos e componentes). Se lidar com álcool, opte sempre por ambientes abertos, seguros e distantes de qualquer fonte de calor.
Aproveite que o papel estará ao seu lado
A volta... E suas consequências
Recoloque os componentes vagarosamente e tente ligar o celular. Não havendo resposta, respire fundo e tente plugá-lo no conector de energia para verificar se a bateria não foi descarregada no processo. Foi mostrado sinal de vida, tudo piscando e o sistema está carregando? Então parabéns, você acabou de ressuscitar seu “bichano” e poderá retomar sua vida!
Mas nem tudo é alegria. É provável que algumas coisas não estejam como antes, principalmente no que diz respeito à duração da bateria. Ao ser exposta à água, pode ser que a sua capacidade de reter a carga caia para menos de metade da original. Ao menos esta parte não é tão cara e pode ser facilmente trocada nas lojas autorizadas e revendedoras.
E aí, já deixou seu celular cair na água, dar um mergulho pelas profundezas das poças da sua rua esburacada em dia de chuva? Conseguiu recuperá-lo? Não deixem de postar suas próprias dicas, experiências e sugestões, elas podem salvar (o telefone de) alguém. Até a próxima!
            
fonte: http://www.tecmundo.com.br/celular/1781-operacao-resgate-celular-molhado.htm#ixzz2ZmP7MaC3

sábado, 20 de julho de 2013

Andropausa e menopausa: O que o homem e a mulher têm em comum

Nós sabemos que homens e mulheres apresentam características bem diferentes, ambos possuem as suas particularidades, porém muitas vezes os organismos funcionam de maneira comum.
Conforme vamos envelhecendo – com o passar natural do tempo – nosso corpo sofre algumas mudanças e renovações, umas delas é a mudança hormonal. O nosso corpo vai perdendo sua capacidade de produção hormonal. Nas mulheres esse processo resulta a temida menopausa e, nos homens, esse processo resulta a desconhecida andropausa.
Vale ressaltar, antes de continuarmos, que a menopausa e a andropausa não são doenças, são apenas um estágio da vida da mulher e do homem, deixando claro que todas as mulheres passam por esse estágio de menopausa, mas nem todos os homens, passam pela andropausa. Somente a minoria dos homens passa pela andropausa.
A menopausa e a mulher:
Entre os 45 e 55 anos da mulher (geralmente) os ovários deixam de produzir, aos poucos e não de uma vez, os hormônios estrogênio e progesterona até perderem totalmente a capacidade de funcionar. Com essa parada nos hormônios a mulher perde a sua capacidade reprodutiva, portanto não ocorre a ovulação e nem a menstruação. A principal característica da menopausa é a parada/ausência da menstruação.
A menopausa pode, ou não, apresentar sintomas antecedentes e ocorre em um processo gradual que leva, normalmente, um ano – porém pode durar menos ou mais.
Alguns sintomas da menopausa são:
  • Ondas de calor;
  • Diminuição do desejo sexual, perda da libido;
  • Suor noturno;
  • Ressecamento vaginal: a mucosa fica mais fina, menos elástica e com pouca lubrificação.
  • Irregularidade dos ciclos menstruais;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão.
A andropausa e o homem:
Parece até brincadeira afirmarmos que o homem também tem a sua “menopausa particular”, bom, pelo menos é à menopausa que o termo “andropausa” faz analogia.
A andropausa se caracteriza pela ausência do hormônio testosterona, a partir dos 50 anos os homens sofrem uma alteração nos testículos que ocasiona a redução da produção de testosterona. Apesar de sofrerem essa mutação os homens não se tornam inférteis, eles continuam produzindo espermatozoides, então continuam férteis.  Diferente da menopausa, a andropausa não afeta todos os homens, mas sim uma pequena parcela deles.
A andropausa pode ser, ou não, anunciada. Os sintomas são:
  • Aumento da proporção de gordura corporal
  • Diminuição da massa muscular
  • Tendência à anemia
  • Tendência à osteoporose
  • Perda de interesse sexual
  • Dificuldade de ereção
  • Dificuldade de concentração
  • Problemas de memória
  • Apatia e depressão
  • Queda de pelos
  • Aumento de peso
  • Irritabilidade
  • Insônia
Para detectar a andropausa o homem pode realizar um exame de sangue, claro, com acompanhamento do urologista.
Como dissemos, a menopausa e a andropausa não são doenças, porém podem ser a porta de entrada para predispor o aparecimento ou o agravamento de algumas doenças, como a Osteoporose por exemplo.
Por isso, quando o homem e a mulher entram em suas respectivas fases é feito o exame de Densitometria Óssea para verificar a condição óssea. No caso dos homens também é realizado o exame de Ecografia de Próstata e Abdome.
Para essas duas fases há o tratamento indicado, ele se faz a base de:
  • Reposição Hormonal – o tratamento repõe o hormônio que os homens e as mulheres vão perdendo gradativamente;
  • Alimentação – é necessário incluir componentes e substâncias na alimentação para que o corpo não sofra com as alterações hormonais;
  • Exercícios Físicos – praticar exercícios adequadamente;
  • Para de fumar.
Essas duas fases são acontecem na vida dos homens e das mulheres para que ambos tenham seus corpos preparados para o processo de envelhecimento. Não são motivos de desconforto, apesar de trazerem desconforto. São processos normais e naturais.
Lembrando que sempre se deve optar por acompanhamento médico.
Curiosidade: Muitas mulheres relatam que o seu desejo sexual aumentou após a menopausa. Isso acontece porque com a baixa produção de estrogênio e progesterona, o hormônio testosterona se sobressai – embora a quantidade de testosterona nas mulheres seja mínima. Esse hormônio aguça a libido das mulheres.
fonte:http://blog.onofre.com.br/2011/10/21/menopausa-e-andropausa/
                                ............

Com ajuda dos maridos, o sexo pode ser pleno durante a menopausa

Psicóloga ensina exercícios sensuais que melhoram a vida a dois

Camila Neumam, do R7
 
Um outro grande aliado das mulheres que passam pelo pré ou pós-menopausa não está no consultório ou na farmácia, mas ao lado dela na cama: seu companheiro. A psicóloga Susana Alves, especialista em sexualidade e funcionária da Casa do Climatério - ambulatório da Unifesp que oferece atendimento multidisciplinar gratuito a pacientes que apresentem os sintomas do período -afirma que a participação do cônjuge durante essa fase da mulher é essencial para uma melhor vida a dois. Susana recomenda aos parceiros que tenham paciência com a instabilidade delas.
 
- A parceria é muito importante nesse processo todo, e é bom considerar que os homens também estão passando pelo seu processo de envelhecer. Nesta fase a mulher tem uma maior irritabilidade, ficam mais impacientes. Quando o homem perceber que ela está muito agitada, não adianta vir com contra argumentações. O melhor é deixar a discussão para um outro momento, tentar ficar sereno.
 
A psicóloga recomenda também que os maridos das mulheres que passam pela psicoterapia, faça a terapia em conjunto, pois assim conseguirão entender melhor o que se passa com suas amadas. Em alguns casos, o desconhecimento é tanto, que a falta de desejo das mulheres é encarada como traição.

- Tem homens que não entendem que a libido diminui e que ela sente dor na relação se não passar um lubrificante ou gel e não gostam que ela passe. Eles entendem que ela está simulando um desejo que ela não sente mais por ele. Em casos mais extremos, alguns acham que estão sendo traídos, porque suas mulheres não sentem desejo. Eles não percebem o que se passa com elas.
 
Na terapia de casal, a psicóloga ensina exercícios sexuais que eles podem praticar juntos. Susana explica que o objetivo é fazer com que ambos voltem a explorar seus corpos como um todo, não apenas nas zonas erógenas.
 
Para isso, um dos exercícios ensina ambos a se acariciarem devagar, um de cada vez no parceiro, de modo que toquem qualquer parte do corpo com exceção dos órgãos sexuais. A intensão é prolongar o prazer e evitar que se consuma rapidamente o ato sexual.
 
- A gente quer que eles relembrem a fase do namoro, quando havia aquela expectativa do encontro não consumado, do toque carinhoso para um sentir o outro.
 
Durante a terapia, a psicóloga também estimula o casal a permanecer mais tempo junto e sozinho. Ela recomenda que o marido a leve para jantar ou que o casal faça alguma atividade como uma caminhada, um piquenique ou mesmo sair com os amigos.
 
Quando é o caso da mulher ser muito reprimida, o marido é que deve estimular o uso do lubrificante numa espécie de jogo sensual.
 
- Quando o parceiro entende é muito legal, porque isso vai fazer parte da dinâmica sem excluir a possibilidade de prazer dos dois e sem ter aquela dúvida sobre a falta de desejo.
 
fonte:http://noticias.r7.com/saude/noticias/com-ajuda-dos-maridos-o-sexo-pode-ser-pleno-durante-a-menopausa-20091018.html

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa