sábado, 7 de dezembro de 2013

Celtins - Responsabilidade socioambiental


Presente em todos os 139 municípios do Estado do Tocantins e participando diretamente do desenvolvimento socioeconômico do Estado, a Celtins reconhece que distribuir energia elétrica é, por si só, um fator imprescindível para a inclusão social.
Para a empresa, uma gestão sustentável é aquela que equilibra interesses econômicos, ambientais e sociais. Trata-se de articulação dessas três dimensões considerando os diferentes públicos interessados no negócio: colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, sociedade e governo.
Política de Sustentabilidade
A Celtins, considerando a importância dos públicos com os quais se relaciona (acionistas, poderes públicos, investidores, comunidade, clientes, fornecedores, público interno) e o ambiente no qual está inserida, cumpre o seu papel de empresa cidadã e adota o conceito de responsabilidade socioambiental em sua gestão, assumindo os seguintes compromissos:
Valores, transparência e governança
• Disseminar valores, políticas e manter canais de comunicação abertos com nossos stakeholders;
• Prestar contas de nossas ações e respectivos impactos de forma clara e transparente;
• Estabelecer uma relação de confiança e considerar as expectativas e opiniões de  nossos stakeholders.
Governo e sociedade
• Ao interagir com todos os nossos públicos, adotar padrões éticos, fundamentados em princípios de honestidade, integridade e transparência;
• Contribuir sempre que pertinente e possivelpossível, com políticas, programas e projetos que colaborem para o desenvolvimento sustentável de nossa área de concessão;
• Cumprir a legislação ambiental, a legislação de saúde e segurança do trabalho e demais normas vigentes.
Fornecedores
• Assegurar a equidade, a isenção e a integridade na relação com fornecedores e parceiros, contribuindo para o seu desenvolvimento por meio do compartilhamento de conhecimentos, diretrizes e valores, estimulando seu envolvimento em práticas de responsabilidade socioambientais.
Clientes e consumidores
• Atender às expectativas dos clientes, consumidores, acionistas, colaboradores, parceiros e órgãos reguladores, por meio do comprometimento constante com a melhoria da qualidade da energia fornecida e dos serviços prestados, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
• Promover a melhoria contínua de nossos sistemas de gestão.
Comunidade
• Atuar como agente de melhorias socioambientais, maximizando os impactos positivos e minimizando os impactos negativos de nossas atividades, viabilizando investimentos socioambientais que promovam o desenvolvimento regional,  a geração de renda, o esporte e a educação, respeitando a cultura, os valores e costumes das comunidades que atendemos;
• Respeitar os direitos humanos e apoiar o cumprimento das “Metas do Milênio”, incentivando nossa rede de relacionamento a fazer o mesmo.
Público interno
• Valorizar e respeitar o colaborador, adotando práticas de trabalho que promovam a segurança e a saúde, proporcionando um ambiente seguro e adequado, estimulando a participação na gestão do negócio, garantindo o direito à associação e à negociação coletiva, respeitando a diversidade; motivando a construção de uma harmonia interna e a melhoria da qualidade de vida.
Meio ambiente
• Promover a preservação do meio-ambiente, a prevenção da poluição e o consumo consciente;
• Estimular a educação ambiental dos colaboradores, fornecedores e da comunidade;
• Apoiar entidades de pesquisas, a inovação tecnológica e do setor elétrico associadas ao meio-ambiente, à saúde e à segurança do trabalho.
Relatórios
Prestam contas das ações da empresa e seus respectivos impactos de forma clara e transparente, abordando os aspectos econômicos, ambientais e sociais.
Rede Energia
2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005
Celtins
2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008  | 2007
Investimentos Socioambientais
Investir em projetos da comunidade é para a Celtins uma forma de apoiar o desenvolvimento do Estado. Esses investimentos são focados na educação; no esporte e no desenvolvimento regional, por meio de projetos que promovam a geração de renda.
Adesões e Parcerias
Através de ações concretas e de divulgação sistemática, a Celtins colabora com o cumprimento das Metas do Milênio, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e aderiu, em 2006, ao Compromisso Todos pela Educação oferecendo apoio por meio da comunicação, do investimento social, da mobilização, das relações com o poder público e de recursos financeiros, com objetivo de colaborar com a melhoria da qualidade da educação no Brasil.
Convênios de Arrecadação – Desde 2001 a empresa mantém convênios de arrecadação de doações de clientes por meio da conta de energia, para organizações sociais. A maior parte das organizações tem como finalidade o atendimento de crianças e adolescentes.


fonte:http://www.celtins.com.br/sobre-a-celtins/responsabilidade-socioambiental/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa