segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Ana, mãe de Samuel – Texto 1 Sam. 1: 1 a 7

O seu nome, assim como o seu modo de ser, nos apresenta uma mulher "graciosa" amável, mansa e generosa.
Apesar de possuir estas tão boas características, ela vivia triste.
A Bíblia nos diz que ela e Penina eram esposas de Elcana. Mas enquanto 
"Penina tinha filhos" ela "Ana não os tinha".
Num lugar mais profundo do seu coração, estava o imenso desejo de ser mãe. A sua alma ansiava por um filho mas a Bíblia diz que 
"o Senhor lhe tinha cerrado a madre" (1Sa 1:5b).
O seu desejo não estava coincidindo com o desejo de Deus na sua vida naquele momento. O tempo de Deus era diferente do seu tempo, assim como foi o tempo de Sara, o de Rebeca e o de tantas outras mulheres que amavam ao Senhor mas tinham também suas madres cerradas.
 
Podemos hoje aprender muito com a vida de Ana.
Podemos dividir sua vida em três fases
1ª Fase – Anos de tristeza.
1ª Característica, Verso 5 – O milagre que ela queria não acontecia.
Porque? Porque ela era estéril.
 
2º Característica, - verso 4 – O milagre que ela não tinha a rival tinha sobrando.
Quem já olhou para alguém e disse “Deus, me dá só 10% do que este fulano tem?
 
3ºCaracterística  Verso 6 –  AFRONTA.
Já imaginou,  Penina irritando Ana? Ana por favor me ajuda com este menino enquanto eu cuido dos outros 30 que eu tenho, afinal você esta ai sem nenhum.
Penina provocava Ana, e ela passava mal.
 
4ºCaracterística. Verso 7 – Depressão. Ana chorava e não comia. Chorar, tristeza e falta de apetite são sintomas de depressão.
 
5º Característica- Verso 7 – Rotina ou Tédio. Isto acontecia ano após ano.
Pior coisa em nossa vida, é por uma expectativa e nada mudar, tudo igual.
Nada acontece. Tudo igual, nada muda. Mesma gordura, mesmo salário, mesmos problemas.
As vezes muda sim, fica pior.
 
Era esta a vida de Ana.  Não tinha o milagre, o que ela não tinha os outros tinham sobrando, era afrontada, depressiva, e tédio, tudo sempre igual.
 
2º Fase na vida de Ana - A mudança
Mas houve um ano onde tudo mudou, houve um ano que ela agiu diferente, e por causa deste um ano que ela agiu diferente todos os outros anos foram diferentes. Deus quer que você entenda que sua vida não tem a ver só com você mesmo. Tem a ver com uma geração, tem a ver com seus filhos e até seus netos.
Se Ana não mudasse, se um dia ela não tivesse tomado uma postura diante do Senhor, seu filho Samuel, o homem mais importante de seu tempo, não teria nascido.
 
1ª Atitude diferente - verso 9 –- Ana foi falar com Deus.
Não adianta falar do seu problema pra todo mundo e não falar com quem realmente pode mudar a sua vida.
Você costuma contar seu problema pra todo mundo? Você dedica tempo em oração à Deus apresentando suas necessidades? Conforme esta passagem, Filipenses 4:6, como devemos proceder?
 
2º Atitude diferente - verso 11 – Ela fez um voto.  Ela fez uma promessa pra Deus.
Ela fez um desafio, se o Senhor me der, eu te devolvo.
Você já fez um voto? Você já jejuou alguma vez em sua vida?
 
3ª Atitude diferente – verso 12 a 18. Ela creu na palavra de vida que saiu da boca do profeta, do sacerdote. Nem o profeta Eli sabia do poder que estava na boca dele. Mas ele falou e Ana creu. Sabe o que Ana fez, ela pegou a palavra e disse “é para mim”.
A prova de que ela creu, é que ela voltou a comer e a sua tristeza foi embora. Foi embora a incredulidade e a depressão.
 
4ª Atitude – Verso 19 – Ela agiu. Se relacionou com seu esposo, e quando estava com ele no leito, diz a palavra, Deus se lembrou dela.
A Bíblia diz: “Ele faz da estéril, alegre mãe de filhos”.
 
Reflita
Você precisa de um milagre? Quais são as atitudes que você está tendo para ver seu milagre acontecer?
 
3ª Fase da vida de Ana.  Os anos da alegria.
1Samuel 21 e 22
1ª Característica dos anos de alegria. Ana não tinha que ir a forra com gente, ela tinha que ir a forra com a afronta, é contra o capeta que você tem que esfregar o seu milagre, a preocupação de Ana não era provar para Penina e para os homens, sua preocupação era com seu voto a Deus.
 
Deus é o Deus que cura a esterilidade.
Quais são as áreas de esterilidade em sua vida? Ele pode curar, Ana é um exemplo, tome uma atitude, este ano vai ser o seu ano da multiplicação se você agir, vai ser o ano da virada se você se levantar para buscar a Deus, vai ser o ano da vitória se você começar a orar e suplica em vez de reclamar.
 
2ª característica dos anos de alegria de Ana. 2 Samuel 2: 21. Ela teve Samuel e + 5 filhos. Ou seja, Ela teve mais filhos que Penina. Quando Deus abre um ventre, ele abre, quando Deus abençoa uma vida, ele abençoa. A benção do Senhor é sem medida.
 
3ª Característica dos anos de alegria de Ana. Morreu Eli o homem mais importante de Israel naquele tempo, quem assumiu o lugar dele? Samuel. Naquele tempo, era a mesma coisa que assumir a presidência da nação.
O que virou a mãe de Samuel do dia pra noite? Virou a dona Ana, a mãe do presidente.
 
Todas as pessoas, de alguma forma, passam por afronta nesta vida, vejam nosso Senhor Jesus, Ele suportou a terrível afronta da cruz, mas a glória e o poder da ressurreição foi algo indescritível.
 
Reflita
É da afronta que se levanta para a vitória.
 
Oração
Senhor ajuda-nos a agir da forma correta, a não sermos conformistas com o que esta errado e mal resolvido em nós. A orarmos e suplicarmos com mais intensidade e frequência, a agirmos com fé e não com incredulidade, a não reclamarmos, mas sim, apresentarmos diante de ti nossas necessidades e aflições. Livra-nos da depressão e do tédio, ajuda-nos a nos levantarmos e ver em nós cumprido os seus propósitos.
fonte:http://www.igrejadafamiliaemsantos.com.br/index.php/grupos-pequenasfamilias/estudos-peq-familia-categoria/item/194-ana-m%C3%A3e-de-samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa