segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Você sabe o que é um trabalho em grupo?

Você sabe o que é um trabalho em grupo?

Eu desconhecia até o momento em que tive que entrar num grupo para realizar um projeto. Aliás, a história vem bem antes disso. Tudo começou na escola, quando a professora juntou-nos em grupos para realizar uma maquete. Eu, agora, não recordo exatamente sobre o que era, mas recordo que havia argila, montanha, madeira...

Depois vieram outros trabalhos em grupo, onde, na verdade, eram apenas duplas. O engraçado é que desde então, eu comecei a reparar que num grupo nem todos conseguem fazer algo, pois uns jogam para os outros e depois se dispersam em “sabe-se se lá o quê”.

Veio o Ensino Médio e o trabalho em grupo continuou ali presente. E até a sistemática continuou a mesma: grupo de cinco onde 2 pessoas faziam todo o trabalho, sendo um para a pesquisa e outro para a concretização dela, e o resto fazia nada, nem comparecia nos encontros grupais.

O Ensino Médio se foi e veio à faculdade e acredite: essa dinâmica de “grupo” continuou. E o projeto em grupo realizado era anual. E você: já imaginou ter que encarar as mesmas caras de segunda a segunda, sabendo que sequer escolheu e sequer foi escolhido?; sabendo também que foi uma escolha simultânea, buscando afinidades desconhecidas para um primeiro momento?

Pronto! Lá está o grupo formado!

Grupo formado e cada um sem saber o que deve fazer e todos tentando fazer a mesma coisa. É uma confusão! Mas, é bem por aí mesmo... Até pesquisa de como formar e se lidar com um grupo foi feita. É preciso aprender a se trabalhar com as diferenças, não é?

E foi encontrado vários tipos de pessoas nesses grupos: há a pessoa que não sabe o que fazer, há aquela que só quer mandar, há o tímido, há aquele que nunca tem a opinião formada e sempre se escora nos outros... Ou seja, infinidades de personalidades em diversas pessoas.

Enfim, grupo formado, já com algumas afinidades em comum encontradas. Depois vem as competições internas para provar que um é melhor do que o outro. E nesse entremeio, há outros grupos, vivendo a mesma situação. Mas, além disso, há ainda as competições entre os grupos já formados.

Um grupo se fecha porque quer manter as ideias e as atitudes internamente, zelando assim pela imagem que o outro grupo vai ter, mas às vezes solta o que não deveria... Algo do tipo “aquele cara é um mala, não suporto mais ele no grupo!” E o mal estar interno interfere no relacionamento, que interfere no trabalho, que interfere nas notas... que interfere em tudo! O mal estar corre solto porque, na verdade, ninguém sabe como trabalhar em grupo até sair de um, pois decide não entrar em mais nenhum!

Depois de ver tanta competição interna e externa, procurei no dicionário o significado de “grupo”. Então, percebi que o significado era um tanto quanto engraçado... 

Você sabia que a palavra “mentira” é uma das definições dada pela palavra “grupo”? Pois é, estava lá no dicionário! Outra definição dada: “certo número de pessoas reunidas”. Mas, essas pessoas reunidas não fazem nada? 

Está aí a grande mentira, porque a definição não diz que há a realização de alguma ação desse grupo, pois são todos inertes, pequenos átomos que preenchem o espaço vazio.

Deve ser por isso que a ideia de montar um “grupo” é falha, é mentira, é um átomo... 

Até o átomo é algo tão pequenino e algo que até hoje não consigo entender exatamente o que é. Mas sei que um átomo junto com o outro forma uma matéria, isto é, forma algo sólido, mas mesmo assim não tem ação. Será que isso quer dizer que "grupo" é algo sólido que não tem ação, e só é importante porque compõe um conjunto de coisas?

Que tal criarmos outro termo para ser utilizado já que esse é uma mentira e é tão sem ação?
Joyce Gomes
09/05/2013
fonte:http://guitarraflutuante.blogspot.com.br/2013/05/voce-sabe-o-que-e-um-trabalho-em-grupo.html

Um comentário:

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa