sábado, 20 de julho de 2013

Andropausa e menopausa: O que o homem e a mulher têm em comum

Nós sabemos que homens e mulheres apresentam características bem diferentes, ambos possuem as suas particularidades, porém muitas vezes os organismos funcionam de maneira comum.
Conforme vamos envelhecendo – com o passar natural do tempo – nosso corpo sofre algumas mudanças e renovações, umas delas é a mudança hormonal. O nosso corpo vai perdendo sua capacidade de produção hormonal. Nas mulheres esse processo resulta a temida menopausa e, nos homens, esse processo resulta a desconhecida andropausa.
Vale ressaltar, antes de continuarmos, que a menopausa e a andropausa não são doenças, são apenas um estágio da vida da mulher e do homem, deixando claro que todas as mulheres passam por esse estágio de menopausa, mas nem todos os homens, passam pela andropausa. Somente a minoria dos homens passa pela andropausa.
A menopausa e a mulher:
Entre os 45 e 55 anos da mulher (geralmente) os ovários deixam de produzir, aos poucos e não de uma vez, os hormônios estrogênio e progesterona até perderem totalmente a capacidade de funcionar. Com essa parada nos hormônios a mulher perde a sua capacidade reprodutiva, portanto não ocorre a ovulação e nem a menstruação. A principal característica da menopausa é a parada/ausência da menstruação.
A menopausa pode, ou não, apresentar sintomas antecedentes e ocorre em um processo gradual que leva, normalmente, um ano – porém pode durar menos ou mais.
Alguns sintomas da menopausa são:
  • Ondas de calor;
  • Diminuição do desejo sexual, perda da libido;
  • Suor noturno;
  • Ressecamento vaginal: a mucosa fica mais fina, menos elástica e com pouca lubrificação.
  • Irregularidade dos ciclos menstruais;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão.
A andropausa e o homem:
Parece até brincadeira afirmarmos que o homem também tem a sua “menopausa particular”, bom, pelo menos é à menopausa que o termo “andropausa” faz analogia.
A andropausa se caracteriza pela ausência do hormônio testosterona, a partir dos 50 anos os homens sofrem uma alteração nos testículos que ocasiona a redução da produção de testosterona. Apesar de sofrerem essa mutação os homens não se tornam inférteis, eles continuam produzindo espermatozoides, então continuam férteis.  Diferente da menopausa, a andropausa não afeta todos os homens, mas sim uma pequena parcela deles.
A andropausa pode ser, ou não, anunciada. Os sintomas são:
  • Aumento da proporção de gordura corporal
  • Diminuição da massa muscular
  • Tendência à anemia
  • Tendência à osteoporose
  • Perda de interesse sexual
  • Dificuldade de ereção
  • Dificuldade de concentração
  • Problemas de memória
  • Apatia e depressão
  • Queda de pelos
  • Aumento de peso
  • Irritabilidade
  • Insônia
Para detectar a andropausa o homem pode realizar um exame de sangue, claro, com acompanhamento do urologista.
Como dissemos, a menopausa e a andropausa não são doenças, porém podem ser a porta de entrada para predispor o aparecimento ou o agravamento de algumas doenças, como a Osteoporose por exemplo.
Por isso, quando o homem e a mulher entram em suas respectivas fases é feito o exame de Densitometria Óssea para verificar a condição óssea. No caso dos homens também é realizado o exame de Ecografia de Próstata e Abdome.
Para essas duas fases há o tratamento indicado, ele se faz a base de:
  • Reposição Hormonal – o tratamento repõe o hormônio que os homens e as mulheres vão perdendo gradativamente;
  • Alimentação – é necessário incluir componentes e substâncias na alimentação para que o corpo não sofra com as alterações hormonais;
  • Exercícios Físicos – praticar exercícios adequadamente;
  • Para de fumar.
Essas duas fases são acontecem na vida dos homens e das mulheres para que ambos tenham seus corpos preparados para o processo de envelhecimento. Não são motivos de desconforto, apesar de trazerem desconforto. São processos normais e naturais.
Lembrando que sempre se deve optar por acompanhamento médico.
Curiosidade: Muitas mulheres relatam que o seu desejo sexual aumentou após a menopausa. Isso acontece porque com a baixa produção de estrogênio e progesterona, o hormônio testosterona se sobressai – embora a quantidade de testosterona nas mulheres seja mínima. Esse hormônio aguça a libido das mulheres.
fonte:http://blog.onofre.com.br/2011/10/21/menopausa-e-andropausa/
                                ............

Com ajuda dos maridos, o sexo pode ser pleno durante a menopausa

Psicóloga ensina exercícios sensuais que melhoram a vida a dois

Camila Neumam, do R7
 
Um outro grande aliado das mulheres que passam pelo pré ou pós-menopausa não está no consultório ou na farmácia, mas ao lado dela na cama: seu companheiro. A psicóloga Susana Alves, especialista em sexualidade e funcionária da Casa do Climatério - ambulatório da Unifesp que oferece atendimento multidisciplinar gratuito a pacientes que apresentem os sintomas do período -afirma que a participação do cônjuge durante essa fase da mulher é essencial para uma melhor vida a dois. Susana recomenda aos parceiros que tenham paciência com a instabilidade delas.
 
- A parceria é muito importante nesse processo todo, e é bom considerar que os homens também estão passando pelo seu processo de envelhecer. Nesta fase a mulher tem uma maior irritabilidade, ficam mais impacientes. Quando o homem perceber que ela está muito agitada, não adianta vir com contra argumentações. O melhor é deixar a discussão para um outro momento, tentar ficar sereno.
 
A psicóloga recomenda também que os maridos das mulheres que passam pela psicoterapia, faça a terapia em conjunto, pois assim conseguirão entender melhor o que se passa com suas amadas. Em alguns casos, o desconhecimento é tanto, que a falta de desejo das mulheres é encarada como traição.

- Tem homens que não entendem que a libido diminui e que ela sente dor na relação se não passar um lubrificante ou gel e não gostam que ela passe. Eles entendem que ela está simulando um desejo que ela não sente mais por ele. Em casos mais extremos, alguns acham que estão sendo traídos, porque suas mulheres não sentem desejo. Eles não percebem o que se passa com elas.
 
Na terapia de casal, a psicóloga ensina exercícios sexuais que eles podem praticar juntos. Susana explica que o objetivo é fazer com que ambos voltem a explorar seus corpos como um todo, não apenas nas zonas erógenas.
 
Para isso, um dos exercícios ensina ambos a se acariciarem devagar, um de cada vez no parceiro, de modo que toquem qualquer parte do corpo com exceção dos órgãos sexuais. A intensão é prolongar o prazer e evitar que se consuma rapidamente o ato sexual.
 
- A gente quer que eles relembrem a fase do namoro, quando havia aquela expectativa do encontro não consumado, do toque carinhoso para um sentir o outro.
 
Durante a terapia, a psicóloga também estimula o casal a permanecer mais tempo junto e sozinho. Ela recomenda que o marido a leve para jantar ou que o casal faça alguma atividade como uma caminhada, um piquenique ou mesmo sair com os amigos.
 
Quando é o caso da mulher ser muito reprimida, o marido é que deve estimular o uso do lubrificante numa espécie de jogo sensual.
 
- Quando o parceiro entende é muito legal, porque isso vai fazer parte da dinâmica sem excluir a possibilidade de prazer dos dois e sem ter aquela dúvida sobre a falta de desejo.
 
fonte:http://noticias.r7.com/saude/noticias/com-ajuda-dos-maridos-o-sexo-pode-ser-pleno-durante-a-menopausa-20091018.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa