sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ciúmes, deduções e desconfiança, você pode estar passando por isso.

Quem nunca disse ou ouviu a frase: “Tenho ciúmes, mas guardo para mim” que atire a primeira pedra, em algum momento do relacionamento podemos não apenas dizer como passar por isso, pelo que pode ser chamado de “ciúmes invisível”, e junto com ele vem às deduções e a desconfiança, que muitas vezes podem ser sem fundamentos e é ai que está o problema.
..
Eles parecem felizes… mas tem coisa errada ai.
No começo do namoro tudo são “flores” afinal é o momento onde em sua maioria um tenta passar para o outro uma imagem da melhor pessoa possível, onde ambos estão se cativando para convencer ao outro a investir no relacionamento, e você não conhece muito ainda sobre a pessoa que está se relacionando e por isso pode não saber algumas coisas sobre ela.
Então situações que podem de alguma forma te causar ciúmes podem acontecer. Sentir ciúmes é natural, isso sempre acontece quando sentimos que a relação está de alguma forma sendo ameaçada seja por motivos reais ou não, e o problema pode ser maior ainda, quando o “ciúme invisível” entra em cena, ele pode acontecer quando vê uma cena ou situação que de alguma forma te causou ciúmes e você guarda para você e não resolve isso, se por acaso você sentir isso novamente em outra ocasião, provavelmente você vai juntar com o que sentiu anteriormente e isso vai criando uma bola de neve, e muitas vezes você pode começar a fazer certas deduções infundadas e isso vai gerando uma serie de fantasias e essas fantasias vão se acumulando, até que toda uma trama de desentendimento se forma; e com isso pode até vir uma crise no relacionamento por coisas que na verdade podem nunca ter acontecido, a não ser na nossa cabeça.
Ao longo do relacionamento situações como essas podem acontecer várias vezes, afinal ninguém está imune ao ciúme, mas o que não pode acontecer é a falta de confiança, ou a pessoa não confia no namorado(a) que merece confiança, ou realmente o namorado(a) não merece confiança. Se você acha que seu namorado(a) não merece confiança você deveria se fazer a pergunta: Se essa pessoa não merece a minha confiança porque ela  merece meu amor? Carinho? Respeito? Já que se uma pessoa não é confiável ela rompe totalmente os laços da cumplicidade que deve existir em um relacionamento, e quando a pessoa merece a confiança e não tem ela, ele pode se perguntar quem realmente está errado se é aquele que desconfia sem nenhum motivo real ou o que não recebe a confiança que merece.
Uma forma simples de se resolver quando situações de ciúmes acontecem é utilizar o dialogo, pois cada vez que um possível problema é resolvido, o relacionamento se torna mais agradável e mais estável. E você só poderá ter um relacionamento assim se tiver disposta a resolver os problemas e superar as chamadas crises quando elas surgem e não deixar para depois ou guardar só para você. Mas, para isso, repito, é fundamental manter a cumplicidade e o diálogo no relacionamento.
Você não consegue evoluir sua relação sem cumplicidade e confiança, não podemos fazer adivinhações sobre os fatos, mas sim procurar saber o que realmente está acontecendo por meio do diálogo.
fonte http://www.diariodecasal.com.br/posts/ciumes-deducoes-e-desconfianca-voce-pode-estar-passando-por-isso/
.........................................................................................

Ciúme: Como lidar com o Problema?

Segundo a revista Psychology Today, cada pessoa cria e desenvolve uma imagem da pessoa com quem se quer estar.

Quando uma pessoa viola esta imagem e faz com que o outro parceiro se sinta triste, sozinho, insultado ou usado, o resultado é ciúme.

O ciúme pode ser uma emoção normal, se o problema o justificar.

Mas o ciúme é também um sinal de medo - de abandono, de estar sozinho, de ser rejeitado ou qualquer outro sentimento negativo.
Como resolver o problema dos ciúmes?

Primeiro,
Tente compreender o que está a levar a essa crise de ciúmes.
Os ciúmes podem ser normais numa relação saudável, se isso se justificar. Mas poderá representar um problema maior, quando um dos parceiros começa a inventar desculpas que justifiquem os seus ciúmes.

Segundo,
Tente compreender de que forma os ciúmes afectam emocionalmente cada um de vós. Conversem honestamente sobre o assunto. Comuniquem em vez de ficarem hostis.

Tente identificar as situações em que os ciúmes se tornam um problema e tome atenção à forma como se desenrola uma discussão.

Discutir só irá piorar a situação e alimentar a causa inicial dos ciúmes.

Terceiro,
Façam os dois uma lista de comportamentos do seu parceiro que poderiam ser corrigidos. Discutam desejos que gostariam de concretizar como casal.

Tenha cuidado: não faça ultimatos - apenas comportamentos que podiam ser corrigidos, e não características de personalidade. Como por exemplo: "Gostava que passasses mais tempo comigo", em vez de "Não sejas negligente, se não...".

Quando discutirem as listas, deixe o outro explicar os seus pontos de vista e oiça atentamente o que tem para dizer, sem interromper.

Quarto,
Tente identificar a ideia que cada um tem de relacionamento. O ciúme é um problema que ocorre quando expectativas como segurança, conforto e estabilidade não são correspondidas.

Identifiquem o que vos atrai. Ao compreender a atracção no outro, será mais fácil detectar a origem dos ciúmes, uma vez que pode ser essa a razão dos ciúmes.

Quinto,
Tente compreender a gravidade da situação e os seus efeitos, tanto para si, como para o seu parceiro.

Discuta a possibilidade de recorrer a aconselhamento se as coisas não melhorarem, mesmo depois de se esforçarem por isso. Considere a possibilidade de fazer terapia de casal, caso as discussões acabem em brigas acesas, e/ou se os ciúmes e os comportamentos ciumentos aumentarem.

A terapia de casal vai tentar chegar às razões e aos medos por detrás do ciúme. Uma vez que o ciume pode ter raízes em experiências de infância, os casais também podem tentar abordagens diferentes e fazer terapias individuais, complementando a de casal.
fonte http://casamento.kazulo.pt/21177/ciume:-como-lidar-com-o-problema.htm

Um comentário:

  1. A frase machista seria " o que é meu ninguém tasca"

    Pra quem não sabe conviver com seus demônios, suas fragilidades emocionais!!

    Suas carências.
    Pra essas pessoas o ciúme é uma doença!!

    Os homens na verdade, mais que ciumentos, somos muitos possessivos, e a forma de extravassar essa possessão é com ciúmes!!

    ResponderExcluir

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa