segunda-feira, 6 de maio de 2013

As setes colunas da sabedoria

Provérbios 9:1 “A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.”

A mensagem de sabedoria de Salomão, que vamos tratar é: Uma casa construída com sete colunas de sabedoria. Então, a primeira coisa que precisamos saber é que existem palavras muito semelhantes na Bíblia: Sabedoria e conhecimento são semelhantes, mas não são a mesma coisa.

Conhecimento é quando tu sabes de um fato. Mas, a sabedoria é quanto tu sabes o que fazer com os fatos da vida, quando tu sabes lidar com as situações, quando tu sabes enfrentar, espiritualmente, as adversidades, isso se chama sabedoria. Quando tu sabes lidar com qualquer situação, em linha com a Palavra, tu estás sendo uma pessoa sábia.

Portanto, é muito interessante que saibamos distinguir o que é conhecimento e o que é sabedoria. Quando sabemos de alguma coisa, conhecemos essa alguma coisa, mas, quando sabemos lidar com os fatos, com as circunstâncias, com as adversidades, temos sabedoria.

O conhecimento me faz lembrar daquela ilustração de um velho pregador que disse que andavam dois cowboys, nos Estados Unidos, no meio do deserto. De repente, eles viram um índio colocando o seu ouvido na terra. Um dos cowboys disse que era interessante como os índios conseguem, quando colocam o seu ouvido na terra, perceber coisas tremendas, distâncias, se vai haver chuva, se vai haver sol. Eles pararam junto ao índio e perguntaram o que ele estava ouvindo com o ouvido encostado ao chão. E o índio disse que estava ouvindo o barulho de uma carruagem que já devia estar há dez quilômetros daquele lugar. Disse que ela é puxada por um cavalo preto e um branco, quem dirige é um homem vestido de preto, dentro está uma mulher usando roupa vermelha, um bebê nos braços e um homem idoso. Ocowboy ficou muito impressionado. Ficou se perguntando como era possível um índio saber tantas coisas. E perguntou ao índio como ele sabia de tudo isso. E o índio respondeu que a carruagem já havia passado por ele, ali, há quinze minutos. Ele tinha conhecimento!

Bem, se tu fumares, sabes que o próprio Ministério da Saúde informa que fumar faz mal à saúde e provoca câncer. Se alguém fumar e morrer, essa pessoa teve conhecimento, já sabia do fato. Isso é conhecimento. Sempre que alguém fuma, é candidato à morte. Todo mundo sabe disso. E qual é a sabedoria no meio de tudo isso? É pegar o cigarro, jogar fora e nunca mais fumar. Eu sei e tenho conhecimento de que cigarro mata. Se eu pego um cigarro e jogo fora, sou uma pessoa sábia. Portanto, quem fuma está em desobediência, está violando as leis de Deus, a Palavra, logo, se tiver um câncer no pulmão, Deus não tem obrigação de curá-la. Isso é o conhecimento.

E a sabedoria? É tu saberes lidar com os fatos, com o inesperado, com as situações. Isso vale, também, para viver em família. Viver em família exige sabedoria, exige uma postura sábia. É preciso que o marido saiba lidar com a esposa, tenha conhecimento bíblico e aplique o conhecimento na prática, no dia a dia da relação.

Um casal só é feliz quando os dois vivem com sabedoria. Isso me faz lembrar daquela historinha de um filho que perguntou ao pai quanto custava viver casado. E o pai disse que não sabia porque estava casado há vinte anos e ainda estava pagando o preço.

Salomão diz em Provérbios 3:13-16 “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra.”

Toda pessoa sábia tem mais tempo de vida; riquezas e honra chegam a sua vida.

Diz Provérbios 3:17-18 “Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm.” Portanto, meu amado, se a felicidade é reter a sabedoria, o ensinamento de Deus para a prática da vida, então, vamos voltar ao que disse o sábio em Provérbios 9:1 “A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.” A sabedoria edificou a tua vida.

Todos nós estamos construindo uma casa chamada vida! Tu deves viver na casa que constróis. As sete colunas de que o sábio Salomão fala, e sabemos que o número sete, na Bíblia, é o número da perfeição, mostra como se constrói uma casa, uma vida feliz, com longevidade, com honra, com riquezas, com prazer.

Muitas casas caem porque foram construídas erradamente, ou foram usados materiais errados. Vamos aprender como se constrói uma casa, uma vida bem construída para que haja prosperidade, saúde, riquezas, honra, longevidade e felicidade.

Gostaria de ter ouvido esta mensagem há quase trinta anos, porque, talvez, fosse uma pessoa ainda mais feliz por ter conhecido essa verdade. Mas, o dia de hoje nos serve para ilustração.

Vamos então mostrar que Jesus fez um seminário e ensinou nesse seminário como construir uma casa. Além de Engenheiro e Arquiteto do universo, Jesus também é o Engenheiro e Arquiteto de casas. Olha como Ele explica em seu seminário. Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;”

Ele agora dá um seminário mostrando como é que se edifica. Ele diz em Mateus 7:25-27 “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” O insensato constrói sua casa de qualquer maneira.

Tu só podes saber qual é a qualidade da tua casa, da tua vida, no dia da adversidade. Eu dou Graças a Deus pelo Ministério que Ele me deu de ensino, de revelação, porque, quando tu aprendes a Graça de Deus, edificas tua casa com ouro, prata, pedras preciosas. Ou seja, com valores fortes, valores eternos, e não com palha, madeira e feno, conforme as expressões de Paulo.

Eu dou Graças a Deus porque o nosso Ministério é um Ministério da Palavra e está jogando materiais bons, está dando cimento, pedra, ferro porque tu só vais dar valor a tua construção que está sendo feita nesta Igreja, quando tu enfrentares uma adversidade. É aí que tu vais perceber que eu te ensino a confiar em Deus. E vais começar a rechaçar esses problemas, essas mentiras e vais começar a tomar posse. Tu estás aprendendo aqui a ter qualidade nos materiais que vais usar para edificar a tua casa, a tua vida.

Só há duas espécies de construtor: Ou ele é prudente e constrói sobre a rocha, ou ele é insensato e constrói sobre a areia. E só há duas espécies de fundamentos, ou fundações: Ou é rocha sólida, ou é areia. Portanto, cada vida, cada casa – eu sou uma casa, tu és uma casa construída neste Ministério – é testada. Todos passamos por provações, por tempestades, por adversidades. E a qualidade de uma construção é vista pela resistência que ela oferece a tempestades. Olha como diz em Mateus 7:25 “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” Significa o quê? Uma pessoa prudente construiu sobre a rocha.

Todos lembramos que há tempos, há meses, há dois meses, vimos o que é um furacão, uma tempestade, quando aquele storm passou nos Estados Unidos, o Katrina, e tu viste que rebentou casas e prédios, alagou a cidade, morreu um monte de gente. E tu reparaste que, no meio daquela tempestade, daquele furacão, que dizimou noventa e cinco por cento das casas daquela cidade, em Nova Orleans, algumas casas ficaram de pé. E por que elas ficaram de pé? Porque tinham fundações. Os materiais que foram empregados eram bons. Quando o vento e a tempestade passaram, agüentaram. Amado, por isso eu quero te dizer: Tu estás construindo uma casa e tens que viver nesta casa. Eu estou te dando os materiais para tu a construíres com alicerces sólidos e seguros.


Estamos entendendo que Salomão – o homem mais sábio da Bíblia Sagrada, tirando Jesus, – construiu a sua casa sobre sete colunas. Ele disse que seria uma casa construída com sabedoria, que resistiria às tempestades, que traria felicidade, paz e prosperidade. É isso que tu queres? É isso que eu quero. É isso que todos nós necessitamos.



Eu passo por tempestades tão grandes, tão grandes, que, se eu não tivesse materiais sólidos na minha construção, já teria desabado há muito tempo. Mas, percebo que tenho a minha vida sobre a rocha. Para se construir uma casa sobre a rocha demora. Na areia, tu levantas uma coluna, um telhado num instante. Há pessoas que só se preocupam com a decoração interna da casa, e se esquecem da sustentação das colunas da vida.

Vamos entender, hoje, quais são as colunas de sabedoria que resistem à tempestade, que trazem felicidade, paz, harmonia e prosperidade.

1ª. Coluna: O temor do Senhor.

O temor do Senhor é o princípio do saber. Diz Provérbios 1:7 “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”

Os loucos não são os eleitos. Há gente louca que vai à igreja só quando tem necessidades,mas não fica sustentado no temor de Deus. E, se uma pessoa não tem temor de Deus, na realidade, ela não tem a primeira coluna básica da vida que traz felicidade: prosperidade e bem-estar.

O que é temor de Deus? Temor de Deus não é tu teres medo de Deus. Não é teres medo, achando que, se Jesus vier amanhã, vais ficar. Não! Se Jesus vier amanhã todos iremos com Ele, porque estamos mais do que preparados, santificados, justificados em Cristo. Temer quer dizer: Ter reverência e respeito.

Tu sabes onde começa uma vida de temor a Deus? Na vida de oração. Eu não sei quantos dos que me ouvem acordaram hoje mais cedo para orar. Mas, posso dizer que a esmagadora maioria do povo de Deus não tem uma vida de temor a Deus na questão da oração. Sabemos que temor a Deus é o princípio da sabedoria. A consagração a Deus pela oração é muito importante para a vida de um cristão!

Irmão, tenho batido nesta tecla: há falta de temor a Deus. Muitas vezes, a igreja é trocada pelo time de futebol que está jogando. Onde está o temor a Deus? É por isso que, quando passa um vento, a casa cai. Se tem Copa do Mundo, tem futebol, não tem Igreja. Se tem um feriado, não tem Igreja.

Normalmente, as pessoas não costumam ter uma vida de consagração. Mas a Bíblia diz que o temor a Deus exige que tenhas um rompimento com o mundo. Tu não podes mais amar o mundo. O Brasil e as nações do mundo não temem a Deus. Usam o Seu Nome em vão, desprezam a Palavra do Senhor, abandonam a Casa de Deus num dia de domingo. Amado, se tu não guardares o domingo na Casa do Senhor, a quem tu temes? Quem tu respeitas? Quem tu reverencias?

Se alguém despreza a Palavra de Deus, quando vem um problema grave a essa pessoa, a uma nação, a primeira coisa que o povo costuma dizer é: onde está Deus? E Deus responde que está onde eles O colocaram.

A maioria das pessoas, hoje em dia, aceita o aborto livre. Uma pessoa que teme a Deus não pode aceitar o aborto livre. As pessoas têm uma relação sexual, engravidam e se dão o direito de abortar. Não pode ser assim!

As nações louvam a adoram falsos deuses e demônios. As nações se esquecem de Deus. Obadias, o profeta menor, diz em Obadias 1:15 “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.”

Quando houve o incidente mundial nos Estados Unidos, em que os aviões derrubaram as torres, muitos americanos se perguntaram onde estava o Deus daquele país. E uma pastora,Ana Grahm, filha do doutor Billi Grahm foi à televisão e disse que Deus estava onde os americanos O tinham colocado. Os governantes mandaram tirar as Bíblias das escolas, proibiram fazer oração em sala de aula, proibiram ler a Bíblia, proibiram as pessoas de dizerem que são cristãs, todo mundo aceita aborto, o homossexualismo, e agora, perguntam onde está Deus?

Aqui no Brasil, o satanismo tem tomado conta do nosso país, até na vida de muitos dirigentes desta pátria. Já existe uma luta entre dirigentes querendo que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja aceito. Isso se chama Sodoma e Gomorra.

A Bíblia diz que a pessoa que teme a Deus é feliz. É feliz porque cremos em um só Deus, no Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, na infalibilidade da Sua Palavra. Somos governados pelo Senhor Jesus Cristo. Somos dirigidos pelo Espírito Santo e tememos a Deus. Quando chega uma situação e tu percebes que é contra a Bíblia, dizes que não aceitas. Fazes bem porque essa é a atitude do temente a Deus. Então, a primeira coluna para uma casa estar bem erguida, para enfrentar as tempestades é o temor a Deus.

O temente a Deus não vai um dia à Igreja e falta dois, nem só vai uma vez por semana. Esse não é temente a Deus. Sê temente a Deus. Estou te dando materiais firmes e fortes para a construção da tua vida. O homem, a mulher que temem a Deus, devem ter um relacionamento em casa conforme a Bíblia manda.

2ª Coluna: A Misericórdia.

Diz a Palavra em Lamentações 3:22-23 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”

Amado, as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Elas se renovam a cada manhã. 2 Samuel 24:14 “Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas, nas mãos dos homens, não caia eu.”

Os homens, normalmente, não são misericordiosos. O que diz a Palavra no Salmo 23:6 “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

Ora, se Davi disse que era melhor cair nas mãos de Deus, porque Deus é misericordioso, e não os homens, e que a bondade e a misericórdia de Deus hão de segui-lo, gostaria de dizer aos internautas e àqueles que nos assistem em mais de duzentos países do mundo, onde estamos chegando, que, se Satanás conseguir tirar a misericórdia da nossa conduta, ele matou o cristianismo.

A Igreja que não é misericordiosa, que não tem compaixão com os que sofrem, deve fechar as suas portas. Temos a obrigação de ter misericórdia e compaixão com os que sofrem. Por isso é que evangelizamos o mundo, estamos pregando o evangelho de Jesus ao mundo inteiro.

Amado, a Igreja Cristo Vive é um hospital para o abandonado, para o quebrado, por isso é que ha gente que esteve nu, com fome, preso, com sede, e fomos visitá-los, vesti-los, libertá-los. É um refúgio para os que estão vivendo em tempestades. Não empurramos ninguém para baixo; levantamos a pessoa, restauramos o rejeitado para o Reino de Deus.

A Igreja não é um tribunal para julgar os crentes e as pessoas de modo geral. Ninguém tem o direito de julgar ninguém na obra de Deus; nem se meter na vida de ninguém. Não me meto na vida de ninguém e ninguém se mete na minha vida. Não nos metemos na vida uns dos outros, porque somos misericordiosos. Não somos críticos, não somos fariseus, pois eles é que se achavam espirituais, superiores aos demais, mas condenavam as pessoas que sofriam. Vejamos Atos 15:5 “Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.”

Vejamos, também, Atos 15:15 “Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito:”.

Diz Atos 15:10 “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?”

Eles colocavam jugo sobre os ombros das pessoas para as punir, as condenar. Então, a lei, na realidade, não é misericordiosa. Nós temos que ter misericórdia com os que sofrem, porque ou eles não conhecem bem a Deus, ou estão caídos, ou desviados. Se nenhum ministério te quiser, as portas da Igreja Cristo Vive estão abertas para ti!Este Ministério não tem o direito de julgar ninguém, ninguém tem o direito de julgar. Se Deus traz aqui o caído, o drogado, o prostituído, o abandonado, é porque o Senhor quer que ele seja erguido. É muito simples se apontar o dedo para uma pessoa, só que, quando tu apontas um dedo para alguém, não esqueças que tens quatro dedos teus apontados para ti.

Nesta igreja, somos misericordiosos. Gosto quando alguém chega aqui à frente e diz que chegou destruído, que era um louco, que tinha dez, vinte relacionamentos, que era um cabra da peste, mas, depois que chegou aqui e começou a me ouvir, hoje, é uma pessoa firme, séria, vai se casar, vai se restaurar e refazer a sua vida.

Diz Mateus 5:7 “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”

Aqui não diz que alcança câncer, mas que alcança misericórdia. Amado, muita gente tem sido perdoada porque usou de misericórdia para com os outros. Quem não é misericordioso nunca recebe misericórdia.

3ª Coluna: Confiança.

Amado, qualquer relação para dar certo deve ser baseada em confiança. Se tu vais ao médico e o médico te dá uma receita, nem entendes o que está escrito na receita. O balconista da farmácia sabe, mas tu não sabes.Tu compras o remédio e o médico diz que é de três em três horas que deves tomá-lo. Tu acordas uma hora da madrugada, quatro horas da manhã, sete horas da manhã, dez horas da manhã. Por quê? Porque tu acreditaste, tiveste confiança no médico.

Tu entras em um avião, confias que aquele comandante está preparado e que, se tu vais para São Paulo, não vais chegar a Cuba. Ele tem um vôo cujo destino é São Paulo. Entre marido e mulher é preciso confiança. Não existe casamento quando o marido não confia na esposa e a esposa não confia no marido. Esse casamento não existe. Assim também é com Deus.

Vê Hebreus 10:35 “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”

Amado, sou salvo, tu és salvo, porque confiamos na Graça de Deus. Somos curados porque confiamos nas Chagas de Cristo. Somos livres porque temos confiança no poder do Nome de Jesus. Somos perdoados porque acreditamos no Poder e confiamos no Sangue de Jesus. Temos esperança do futuro porque acreditamos no Deus a quem servimos. Ele tem toda autoridade. Confiamos nessa autoridade. Diz Isaías 57:13 “Quando clamares, a tua coleção de ídolos que te livre! Levá-los-á o vento; um assopro os arrebatará a todos, mas o que confia em mim herdará a terra e possuirá o meu santo monte.”Não é o que confia em ídolos, é o que confia em Deus.

Deus nunca pediu para ninguém defendê-lo. Tu não lês, na Bíblia, Deus pedindo para alguém O defender. Mas, Deus pede, na Bíblia, para confiarmos Nele. Portanto, confiança em Deus, no próximo, no Ministério, no Pastor, no Corpo de Cristo é muito importante na nossa vida.

Revela Apocalipse 21:8 “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” Os incrédulos não confiam. Como é grande a lista dos que não confiam.

Amado, confia no Deus vivo. Ele não se importa com o teu passado. Se pecaste, erraste, praticaste um crime, pulaste a cerca, hoje, confia! Tu estás aqui. Confia em Deus, porque Ele tem a solução para todos os teus problemas. Ele vai derrubar todos os gigantes que intentam contra ti. E, Ele manda te dizer nesta mensagem: “Nada te será impossível. Tudo te será possível.” Recebe essa Palavra!

4ª Coluna: A administração do dinheiro.

Sim, porque estamos construindo uma casa que vai nos gerar prosperidade. A Bíblia fala em honras, riquezas e felicidade. Então, o que a Bíblia diz a respeito da administração do dinheiro? Nós já ensinamos diuturnamente, esse assunto, porque Salomão disse emProvérbios 3:9 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;”.

Tu honras a Deus quando pegas as primícias da tua renda, os teus bens, o teu dízimo e os dás ao Senhor.

A Palavra diz em Provérbios 3:10 “e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”

Então, para que alguém tenha prosperidade é preciso obedecer à Palavra. Dizimar é fechar as portas para o ladrão. Os dez por cento se tornam um milagre, acabam com contas atrás de contas, com contas extras, com dinheiro no saquitel furado, com a maldição econômica.

Portanto, se tu és um empresário, um negociante, se tens um restaurante, uma loja, uma fábrica, um escritório e tudo te acontece de negativo, se tens avarias, quebras, empregados que dão problemas, gastos invisíveis, talvez te perguntes se Deus pode te ajudar. Deus pode te ajudar e Deus quer te ajudar! Deus tem um milagre financeiro para ti. Jesus já levou os nossos pecados, as nossas doenças, a nossa pobreza para nos dar paz, saúde e prosperidade. E Ele diz à Igreja que não é contra a riqueza; o diabo é a favor da pobreza. Pobreza não é uma bênção, pobreza é maldição. Deus ama a prosperidade dos Seus filhos eleitos e amados.

Diz João 10:10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” O diabo é o ladrão. Também estou falando de contas extras que tu não contavas, avarias, quando o teu dinheiro parece que vai para um saquitel furado.

O ladrão, Satanás usa pessoas para nos roubarem, enganarem-nos, prejudicarem-nos, usa pessoas que não pagam o que devem aos crentes. E, às vezes, a pessoa fica com medo de se proteger dessa situação e diz que o dinheiro que vai dar de dízimo vai fazer falta. Aí o ladrão vem e leva. Onde está a solução para isso? Está em fechar as portas ao diabo, ao ladrão, através da fidelidade ao que diz a Palavra, conforme vemos em Malaquias 3:10-11 “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Portanto, quando tu honras a Deus com o teu dízimo, Deus te dá cobertura, e as portas se fecham ao diabo. Quando alguém é dizimista, Deus diz ao diabo para parar de roubar o Seu filho, e repreende o diabo para sempre. Vemos o dízimo como Poder de Deus. Ele amarra o diabo para que não roube mais, abre as portas das prisões onde o diabo esconde e aprisiona o dinheiro, bens, casas e negócios.

Às vezes, falo com um empresário que diz estar diante da possibilidade de um grande negócio, só que esse negócio está engavetado há três anos. Foi o diabo que o engavetou. Se tu não consegues fazer vendas dos teus produtos, da tua loja, é o diabo que está prendendo essas vendas. Então, tu precisas fechar as portas do diabo ladrão, honrando a Deus.

Hoje, tu podes ver o fim da tormenta financeira na tua vida. A partir de hoje, o inimigo não te tocará mais. O príncipe das trevas não tocará na vida daquele que tem a administração do seu dinheiro nas mãos de Deus. Esse é o lar que tem prosperidade.

5ª Coluna: A felicidade.

Amado, muita gente chega à obra de Deus dizendo que já esqueceu ou nunca soube o que é felicidade ou ser feliz. Diz em Provérbios 3:13 “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;”. Feliz o homem que sabe lidar com as dificuldades, as intempéries e as adversidades.

Se a Bíblia diz que quem tem sabedoria é feliz, há milhares de pessoas que nos assistem, nos mais de duzentos países aonde estamos chegando agora, e pela Internet, no mundo inteiro, que não conseguem sorrir, porque deixam que a sua alma fique amargurada, que se lamente tanto, que fique num estado como se a sua vida fosse um livro de Lamentações de Jeremias. Há gente que diz que não tem nada para ser feliz. Amado, cristianismo começa com a alegria do Espírito.

Paulo diz em 1 Tessalonicenses 5:16 “Regozijai-vos sempre.” Salmo 118:24 “Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” Aqui não diz para ninguém chorar nem se entristecer.

Muita gente tenta encontrar felicidade na bebida, na droga, no prazer sexual irresponsável, mas a felicidade não está nessas coisas. A felicidade só existe em Cristo Jesus. E a sabedoria de Deus gera felicidade. Tu não precisas ficar de cara amarrada, porque tens uma dádiva que o servo do demônio, o joio e o cabrito não têm.

Diz Romanos 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Uma das coisas que não entendo é: quando a pessoa está no mundo, ela dança, samba no carnaval, é passista e grita, ri e fica numa felicidade só. Quando se converte, passou na porta da Igreja, já começa a viver de cara amarrada, é sombria, triste, fala com os outros sempre de cara amarrada. Por que essa pessoa, para ser crente, precisa de cara emburrada?

Por que as pessoas olham para mim, no louvor? Porque o meu louvor é sorridente. Eu estou louvando, eu rio, esbanjo felicidade no altar. Eu estava morto em uma cama de hospital apodrecido em vida, cheio de bichos na perna, todo quebrado, poli-traumatizado. Deus me tirou da cadeira de rodas, das muletas e agora eu venho para a Igreja e fico sério, sem sorrir? Não pode!

Quando vou para o meu escritório orar, dou bom dia para o Senhor, para o Espírito Santo com todo carinho e agradeço pela minha esposa, meus filhos, meu neto, porque sou feliz. É uma felicidade olhar a minha família. Quando fico no meu altar, não fico chorando e me lamentando, lamuriando-me, não. Eu agradeço ao Senhor pela obra maravilhosa que Ele fez na minha vida. Digo para o Senhor que sou Pastor e a minha felicidade é o altar, a Igreja, o ensino, a Palavra. Agradeço a Deus pelo meu lar, pela minha esposa que me ama, pelos netos, filhos, genro, nora, pela Igreja. Eu não fico lá xingando, fazendo um truque para ver se impressiono Deus. Eu sou o que digo porque eu sou o que sou porque a Bíblia diz que eu sou assim.

6ª Coluna: A crença no Senhor.

Diz em Provérbios 3:26 “Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.”

Diz Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Tu esperas o teu negócio, a tua casa, o teu carro, então, recebe tudo o que esperas!

Diz em 1 João 5:4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

Tu deves crer em Deus, nas promessas, na Palavra, em ti mesmo! Tu precisas ter auto-estima; deves te olhar no espelho e dizer que és bárbaro, que és filho de Deus, que tens a imagem e a semelhança de Deus. Tu deves amar a ti mesmo.

Essa coisa da auto estima, da confiança, faz-me lembrar que uma senhora estava num lugar público e um rapaz chegou junto dela para flertar. E ele disse que a conhecia de algum lugar. E a senhora disse que o conhecia também, pois ele tinha a cara do seu terceiro marido. E ele, assustado, perguntou quantas vezes ela havia sido casada. Ela respondeu que foi casada duas vezes. Isso é ter auto estima, confiança, é realmente acreditar. Com essa atitude, o casamento já estava amarrado.

Vê Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

A fé olha as impossibilidades e diz que é uma grande oportunidade para ver Deus agir. Tem fé em Deus. Vive por fé. Nada é impossível a quem libera a fé; a quem acredita.

7ª Coluna: A Graça de Deus.

Amado, a revelação da Graça de Deus é o único evangelho. Não existem outros evangelhos, nem outro evangelho. A Graça de Deus é o único, é o Favor de Deus, é maior do que qualquer pecado.

Diz Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”.

O que faz uma casa ser firme e forte é a revelação da Graça de Deus.

Mostra a Palavra em João 1:16 “Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.”

Diz 2 Coríntios 1:15 “Com esta confiança, resolvi ir, primeiro, encontrar-me convosco, para que tivésseis um segundo benefício;”.

Segunda Graça! Então, meu irmão, a primeira Graça é a Graça da Salvação. A segunda Graça é o segundo benefício, é o conhecimento de uma vida vitoriosa; é conhecermos a nossa posição em Cristo, é sabermos o que diz em Romanos 8:30 “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.”

Diz em Hebreus 10:14 “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”

Diz em Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

Revela Romanos 8:38-39 “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Isso é a segunda Graça! Glórias a Deus!

Talvez, tu digas que chegaste aqui e pecaste muito. Mas a Palavra diz em Romanos 5:20 “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,”.

Graça é ser livre, é saber que tudo já foi pago, é saber que tu és um espírito com Jesus.

Continua em Romanos 5:21 “a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.”

A Graça de Deus é a coluna de sustentação da nossa vida. É a sétima coluna. A Revelação da Graça é a força para a nossa vida. É o padrão das sãs Palavras de Cristo, é a sã Doutrina de Jesus Cristo, é a força, é a Pedra Angular, é o único Evangelho, são as Boas Novas de grande alegria.

Portanto, uma vida bem construída jamais poderá, em algum momento, ser manipulada, nem ser vulnerável. Uma vida bem construída tem rocha sólida, tem fundamentos. A Graça manifestada nos dá uma boa consciência, nos livra da lei e nos faz acreditar que Deus vai nos dar muito além do que temos sonhado. Deus vai nos colocar muito acima de onde temos chegado porque por fé e por Graça.

Tens os sete pilares de uma vida construída sobre a rocha. Venha o vento que vier, caia a chuva que cair, transbordem os rios, a tua casa ficará de pé, porque foi construída sobre a Rocha, e a Rocha é Jesus. Pronto, a tua casa está construída.
Fonte:http://igrejacristovive.com.br/mensagens/as-sete-colunas-da-sabedoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa