segunda-feira, 11 de junho de 2012

Faces do Machismos: explícito, pirracento, enrustido e necessário


O machismo tem várias facetas. Aquele explícito não está mais na moda, mas ainda acontece. A barbaridade de bater na mulher porque ela saiu de casa com as amigas ou forçá-la a ter uma relação sexual quando ela não quer, encontra-se nas camadas mais baixas da consciência social. Vinte anos atrás, o pai de um menino de sete anos que eu tratava, sentou-se na minha frente e disse: “Para mim, as mulheres valem da cintura para baixo.” Era sua primeira sessão, após um ano ele não era omesmo homem, mas também não havia mudado muito, tanto é que retirou o filho da terapia quando este parou de ser violento e começou a ser capaz de se relacionar e conversar.
Apesar do nível educacional do homem não necessariamente corresponder à sua evolução como indivíduo humano, as mudanças na sociedade às quais ele está sujeito pelo simples fato de trabalho, levam-no a modificar sua relação com as mulheres em geral. Elas tem sempre mais espaço e poder social, são colegas e chefas, estão na televisão e nos órgãos de governo. Tornou-se complicado praticar o machismo explícito, e também muitos homens não acreditam mais nele. Nem por isso, chegamos à idade de ouro das relações de gênero.
Se o homem não pode mais bater na mulher, ele pode fazer pirraças. Ela saiu com as amigas? No dia seguinte ele inventa uma atividade para si mesmo. Ela não dá o que ele espera? Ele encontra uma forma para fazê-la “pagar”. Há sempre um modo para sabotar, cutucar e perturbar os planos e expectativas dela.
O machismo explícito como o pirracento remetem à mesma raíz: ambos são infantis. Um usa a força para impor sua vontade, o outro a pirraça. Entre medo, sentimento de culpa e busca pela harmonia doméstica as mulheres tendem a deixarem-se dobrar.
Uma terceira face do machismo é o estilo “enrustido”. O homem governado por esta perspectiva superou aquele tipo de dependência da mulher que o deixa inseguro todas as vezes em que sente estar perdendo o controle sobre os movimentos dela. Ele absorveu algumas necessidades humanas, do tipo: respeito, liberdade de expressão e de movimento. Reconheceu na mulher uma individualidade diferente com suas próprias legítimas exigências. Mas o que acontece se ela for mais inteligente do que ele? Ou mais culta? Ou ganhar mais?
Para o machista enrustido, a disputa pelo poder continua não no plano físico, mas naquele mental e intelectual. É bastante normal uma mulher aprender com seu homem, ele lhe explicar alguma coisa, abrir-lhe horizonte, levá-la para novos lugares reais e metafóricos. Mas será que ele aceita o mesmo? Sente-se ele à vontade para ter uma troca honesta e harmoniosa com ela, onde a reciprocidade é um fato e não um termo vago? Mulheres mestras, gurus, intelectuais podem ser reconhecidas e apreciadas sem tirar nada à identidade masculina do homem, mas o mesmo acontece raramente com a mulher com quem vive e dorme.
Enfim, há o machismo necessário. Entre o amor e o respeito pela mulher, a admiração, o reconhecimento pelo valor, o aprendizado com ela, até a proteção e exaltação dela…. O que sobra para os homens? Onde fica a identidade masculina? O homem que está disposto a aprender com a mulher, e até a segui-la (!) lá onde ela conhece o caminho melhor do que ele, esse homem que ama as mulheres mas que não quer sentir-se esmagado pela fulgorante visão dessa nova mulher mil marvilhas… o que pode fazer para preservar-se sem voltar ao machismo?
Bem diziam os estudos de psicanálise da primeira infância que a construção da identidade masculina é mais complicada para o menino do que para a menina, que distingue-se da mãe mas é ela mesma mulher. O homem moderno, que tem, geralmente, exemplos masculinos falhos em seus pais ou que simplesmente não quer ser como ele, e que, por outro lado, não está confortável em transformar sua mulher numa mãe à qual obedecer, onde encontra esse homem modelos de referência? O que é ser homem afinal?
Nesses tempos de transição e crise, tem-se a impressão que, caindo a armadura do machismo, todos vão poder ver que “o Rei está nu”.
fonte:http://www.psicologiadialetica.com/2010/06/faces-do-machismos-explicito-pirracento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa