quinta-feira, 7 de junho de 2012

CRM vai apurar morte de menino que ressuscitou

“Eu falei: Deus, se tu existe, traz o meu filho de volta”, disse o pai de Kelvys Santos, 2 anos, que, segundo a declaração de óbito, morreu na noite da última sexta-feira (01) no Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), em Belém.

O motivo teria sido uma parada cardiorrespiratória. Por maior que fosse a fé de Antônio Carlos Santos, um catador de açaí, nem ele nem as dezenas de pessoas presentes no velório, que aconteceu na tarde do último sábado (02), esperavam o que sucedeu. Kelvys teria se levantado, reclamado de sede e bebido água.

O que teria acontecido depois foi um misto de espanto, orações, agradecimentos, lágrimas e desmaios. Kelvys teria ainda arrotado e cuspido um pedaço de algodão. Levado às pressas pelo pai à Unidade de Saúde de Cotijuba, cidade natal do menino, a morte foi confirmada pelo médico de plantão, que, segundo o pai, afirmou que se o garoto estava vivo, morreu a caminho do hospital. O menino então foi enterrado. O caso está sendo investigado e permanece sem explicação.

O Conselho Regional de Medicina (CRM), através de sua corregedoria, instaurou procedimento, na manhã de ontem, para apurar todos os fatos citados na denúncia de Antônio Carlos. Segundo a presidente do CRM, Fátima Couceiro, ainda é cedo para afirmar que houve negligência médica por parte do HRAS. Segundo a presidente, o caso só poderá ser explicado após a análise dos documentos e circunstâncias do atendimento.

Segundo o pai da criança, o HRAS teria ficado com as três vias do atestado de óbito de Kelvys e as três cópias do documento ficaram com a funerária chamada por funcionários do hospital para fazer o traslado do corpo da criança. “O documento de Declaração de Óbito possui três vias, uma delas devendo ser entregue à família”, explica Fátima Couceiro.

IML

Ainda segundo Antônio Carlos, uma psicóloga do hospital o teria aconselhado a não procurar o Instituto Médico Legal (IML) por conta de taxas de serviços que supostamente seriam cobradas da família. A assessoria de imprensa do IML afirma que o Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves não cobra qualquer tipo de taxa para realizar os procedimentos.

“Todos os nossos serviços são oferecidos de graça à população e os custos são arcados pelo governo do Estado. Em caso de morte natural, pode ser solicitado o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que é realizado de forma totalmente gratuita”, explica a assessoria de imprensa do Centro de Perícias.

INTERNAÇÃO

Segundo o hospital, Kelvys foi internado às 15h34 com quadro de febre de cinco dias e falta de ar há três. O menino foi examinado pela médica de plantão, que constatou desidratação e pneumonia, solicitando exames de laboratório e raios-X.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a declaração de óbito aponta como causa da morte insuficiência respiratória, broncopneumonia e desidratação. Ainda de acordo com o HRAS, Antônio Carlos informou que não tinha condições de arcar com o funeral, por isso foi acionado o auxílio funeral da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). A equipe do DIÁRIO tentou, sem sucesso, entrar em contato com a diretoria do HRAS durante a manhã, mas não conseguiu maiores esclarecimentos.

Delegada pedirá explicações ao hospital

O caso está sendo investigado na Seccional Urbana de Icoaraci. De acordo com a diretora da seccional, Elizeth Cardoso, o primeiro passo é investigar a denúncia. “Eu estou preparando o ofício para entregar à direção do hospital solicitando informações de tudo o que foi feito na criança, quais eram os médicos de plantão e quais os procedimentos foram adotados”, fala a diretora.

Ainda segundo Elizeth Cardoso, é preciso cautela antes de acusar alguém, pois o caso é delicado. “O primeiro passo é investigar. Se houver necessidade, nós vamos pedir a exumação do corpo ao Ministério Público. Nós não podemos nos precipitar. É preciso primeiro investigar a procedência da denúncia feita por ele (pai da criança). Por que enterraram o corpo?”, questiona a diretora.

fonte:http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-156905-CRM+VAI+APURAR+MORTE+DE+MENINO+QUE+RESSUSCITOU.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa