segunda-feira, 2 de abril de 2012

PCdoB reúne Comitê Central e faz o balanço de sua História


O presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, abriu a reunião destacando que a celebração do 90º aniversário do PCdoB, transcorrido em 25 de março, foi um grande acontecimento que atraiu as atenções do mundo político e do povo brasileiro. Ele lembrou que no Brasil os partidos políticos têm vida efêmera, sendo, portanto, notável a existência de uma formação partidária tão antiga como o PCdoB.
Foi marcante também, na opinião de Renato, o reconhecimento por amplas correntes de opinião e do mundo político que é o PCdoB e não qualquer outro, o partido que completou 90 anos agora. O outro partido que se reivindicava como comunista, o Partido Comunista Brasileiro, desapareceu em meio à onda liquidacionista do início dos anos 1990 e o que restou ainda ostentando este nome, não passa de um grupelho inexpressivo e distanciado do curso político real.
Para o presidente do PCdoB, os eventos realizados para comemorar o 90º aniversário demonstram que o Partido é respeitado pelas massas, tem prestígio político, reconhecimento amplo e plural, o que se traduziu em inumeras homenagens por meio de eventos representativos.
Rabelo se referiu especificamente ao ato político e cultural do sábado passado (24), no Rio de Janeiro, à sessão solene no Congresso Nacional, no dia 26, auspiciada por todos os partidos com assentos nas duas casas legislativas, às sessões solenes em todas as Assembleias Legislativas estaduais, ao programa de Rádio e TV, transmitido em rede nacional em horário nobre, uma peça de propaganda com elevado nível político-ideológico e estético, e à exposição iconográfica, um trabalho bem feito, resultado de grande pesquisa de documentos e imagens.
As comemorações não terminaram e seguem durante os próximos meses. Em abril será realizado o seminário "PCdoB 90 anos: história, legado, lições e alternativa socialista" e serão iniciados os trabalhos de produção de um documentário cinematográfico sobre a história do partido.
Documento histórico
Rabelo apresentou as idéias centrais do texto "PCdoB: 90 anos em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo", submetido à apreciação e deliberação do plenário. Disse que o esforço é "formular um documento que seja referência histórica para o Partido, os trabalhadores e todo o povo", o que classificou como "tarefa importante e imprescindível".
Ao elaborar e aprovar o documento sobre a história de 90 anos do PCdoB, o objetivo da direção partidária é "deixar manifesta a trajetória e o legado, além de extrair os ensinamentos, reavivar a identidade comunista e revolucionária e explicitar a orientação política atual", disse.
Renato enfatizou que o Partido Comunista do Brasil é o "autêntico representante da corrente marxista-leninista fundada em 1922, corrente que foi reafirmada e consolidada em 1962", quando o Partido se dividiu. "A reorganização ocorrida em 1962 garantiu a continuidade histórica do Partido, consolidou a existência, o florescimento e a continuidade do PCdoB até os dias de hoje", assinalou.
Ao se referir às principais etapas que o Partido atravessou ao longo de nove décadas, Rabelo mencionou as três gerações precedentes de comunistas e as lideranças históricas que são referência permanente: Astrogildo Pereira, Luís Carlos Prestes e João Amazonas. E conclamou a geração atual a levar adiante o legado dos comunistas.
O documento é extenso e será publicado em livro. Dividido em quatro capítulos, situa a história do Partido no contexto da história do Brasil, desde o início do século passado; resgata o legado dos comunistas nos 90 anos decorridos, sistematiza os ensinamentos principais da experiência histórica e apresenta a linha básica atual, consubstanciada no Programa Socialista, na estratégia e tática e na orientação política concreta no quadro atual do Brasil e do mundo.
Da redação do Vermelho, com informações da Secretaria de Comunicação do PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa