sexta-feira, 6 de abril de 2012

lei kandir" e consequencias ( IV ) ] : Especialização produtiva primária e meio ambiente em período recente na Amazônia

José Raimundo Trindade – Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da
Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Programa
de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná.
E-mail: jrtrindade@ufpa.br.
Wesley Pereira de Oliveira – Mestre em Economia Regional pelo PPGE da UFPA; doutorando no
Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador associado
ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E-mail: wpoeconomia@yahoo.com.br.
Resumo
Este trabalho analisa a participação das exportações da região amazônica na pauta nacional de exportação de produtos básicos e sua relação com as questões ambientais da região, demonstrando a contradição entre sustentabilidade econômica e ambiental, claramente visível na relação entre superávits da balança comercial e avanço do desmatamento na Amazônia.
Com o comportamento do setor exportador brasileiro em anos recentes, o país desponta no cenário mundial como grande produtor de commodities e/ou produtos primários – soja, carne e minério de ferro, principalmente. Há, então, uma preocupação quanto ao diferencial de crescimento do setor industrial, com elaboração de produtos com maior valor agregado, em relação ao setor exportador de produtos básicos
Nesse contexto, a Amazônia tem relevância no cenário nacional como região exportadora de produtos primários, com destaque para produtos da extração mineral (minério de ferro, principalmente), boi vivo e, na zona fronteiriça com o Centro-Oeste, especialmente a área de contiguidade entre o Mato Grosso e o Pará, ganha relevância a produção de soja.
Este trabalho analisa os seguintes aspectos: i) participação das exportações da região amazônica na pauta nacional de exportação de produtos básicos e ii) relação das exportações com a problemática ambiental , demonstrando a contradição entre sustentabilidade econômica e ambiental, claramente visível na relação entre superávits da balança comercial e avanço do desmatamento na Amazônia. Está divido em cinco partes. Além desta introdução, na segunda seção a metodologia é apresentada, sendo sucedida por uma exposição sobre o setor....continue lendo mais : http://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/viewFile/539/1008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa