quinta-feira, 12 de abril de 2012

Descubra os sintomas da fome oculta

Se você reclama de fraqueza, cansaço e indisposição, esteja alerta, pois esses podem ser um sinal da fome oculta. A nutricionista Izaara Alvarenga explica as implicações causadas pela escassez no consumo de certos alimentos. "Podemos definir fome oculta como sendo um estado fisiológico transmitido do sistema digestivo para o sistema nervoso", descreve a nutricionista.


FOME OCULTA, VOCÊ SABE O QUE É?
Podemos definir fome oculta como sendo um estado fisiológico transmitido do sistema digestivo para o sistema nervoso, acompanhado por sensações desagradáveis provocada pela ausência de alimentos.

Fome oculta é uma carência nutricional de vitaminas e minerais, conhecidos também como micronutrientes. É um problema que afeta todas as classes sociais assim como também não distingue idade e sexo, já atinge um quarto da população da população mundial.

Os sintomas na maioria das vezes somente são percebidos a longo prazo, alguns deles:

. Dores musculares: o individuo que pratica atividade física ou até mesmo atividades diárias mas não repõe os nutrientes perdidos;

. Fraqueza, cansaço e indisposição;

. Dificuldade de concentração;

. Maior vulnerabilidade a infecções: queda do sistema imunológico.
As vitaminas possuem funções semelhantes umas as outras, mas também apresentam funções especificas, então as conseqüências quanto a carências das mesmas estarão relacionadas ao tipo de vitamina especifica.

Quanto aos minerais, destaca-se a anemia que se faz pela ausência de ferro no organismo.

Aparentemente, você, caro leitor, pode pensar que a fome oculta é algo simples, mas o preocupante é quando os sintomas não são percebidos e então ao longo do tempo as conseqüências aparecem em forma de doenças, como o câncer, osteoporose, hipertensão e problemas cardiovasculares, tudo isso acontece porque os nutrientes que combatem essas doenças estão em falta no organismo.
Como já dito nos artigos anteriores a este, não é preciso muito para se ter qualidade alimentar, uma alimentação rica em verduras, frutas, cereais integrais e os macronutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídeos se fazem fatores protetores deste mal.

Alimentação colorida, equilibrada, balanceada e desta forma saudável é o melhor remédio para se prevenir e até mesmo se recuperar da fome oculta.

Assim como os excessos fazem mal a saúde, a escassez também geram problemas sérios a saúde.

Atitudes e escolhas saudáveis só fazem bem a saúde!

Evite o consumo de alimentos industrializados e embutidos, excesso de sal, gordura e açúcar. E opte por alimentos in natura. Pratique uma atividade física e tenha prazer em viver,
sorria e seja feliz!!! Boa semana!!!

Izaara Alvarenga
 Nutricionista
fonte:http://local.artigosinformativos.com.br/Descubra_os_sintomas_da_fome_oculta_Sao_Paulo_Sao_Paulo-r1242186-Sao_Paulo_SP.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me por Email

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa