segunda-feira, 2 de abril de 2012

As incríveis terras-raras



29/03/2012 às 11:00 Por Ruy Ernesto Schwantes
Minério de terras-raras (Imagem: Wikipédia)
Os EUA, a União Europeia e o Japão entraram com uma ação conjunta na Organização Mundial do Comércio (OMC) acusando a China por restringir a exportação de terras-raras. Comparando com os valores do ano passado, o preço do quilo da matéria-prima subiu quase 50 vezes. O governo chinês alegou que ao limitar as exportações está protegendo as suas reservas naturais. O Brasil possui uma das maiores reservas de terras-raras do mundo e estuda a viabilidade de aumentar a exploração desses metais.
O que são terras-raras?
Terras-raras é o nome dado a um grupo de 17 elementos da série dos lantanídeos – números atômicos 57(lantânio) a 71(lutécio) acrescido dos elementos Sc (escândio) e Y (ítrio). São conhecidos pela sigla ETR (Elementos Terras-Raras). Abaixo, veja onde são encontrados esses elementos na tabela periódica:(Imagem: Taffarel Toso)
O nome não é o mais apropriado, pois os elementos não são assim tão raros. O mais raro deles, o túlio (0,5 ppm) é mais comum que a prata (0,07 ppm). Apenas um deles não ocorre na natureza por não ter um isótopo estável, o Pm (promécio).
A expressão terras é derivada do fato de que os primeiros compostos descobertos eram óxidos, que se assemelhavam às terras.
A produção mundial em larga escala de terras-raras começou no Brasil em 1885, e o Brasil manteve a liderança até 1915, quando passou a alternar-se na liderança da produção com a Índia até 1960. Nessa época, a produção dos EUA passou à liderança, até que na década de 1980 a China passou a liderar, produzindo hoje em dia cerca de 97% das terras-raras no mundo.
O Brasil é detentor de uma das maiores reservas conhecidas de ETR. As areias monazíticas existentes principalmente no litoral do Sul da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro são uma rica fonte, além de áreas em Minas Gerais (Araxá, Poços de Caldas e Tapira), Amazonas (Pitinga e Seis Lagos) e Goiás (Catalão). Outros países com importantes reservas são a China, EUA, Canadá, Malawi e Dinamarca (Groelândia).
A principal dificuldade na obtenção desses elementos está no fato de que todos eles têm propriedades químicas e físicas muito parecidas, sendo, portanto, difícil a sua separação. Os métodos mais utilizados nesse processo devem exploram as pequenas diferenças existentes em suas propriedades básicas, em sua estabilidade ou ainda na solubilidade de seus compostos.
Esses processos são: extração por solvente, cromatografia de troca iônica, formação de complexos, cristalização fracionada e precipitação.
Mas porque esses elementos são tão parecidos?
Os elementos Sc, Y, La são do mesmo grupo (3) da tabela periódica e os elementos da série dos lantanídeos tem o seu elétron diferencial em 4f, portanto, são elementos de transição interna, os elétrons do antepenúltimo nível (4f) são bem isolados quimicamente pelos elétrons 5s e 5p, isso faz com que as propriedades químicas dos elementos sejam muito parecidas.
A primeira aplicação de terras-raras foi na melhoria da iluminação, com a fabricação de camisas para os lampiões a gás. As terras-raras são muito importantes na chamada alta tecnologia. As múltiplas aplicações das terras-raras se devem a suas propriedades ímpares: magnéticas e espectroscópicas. Sendo utilizadas em muitos produtos hoje em dia.Cubo de aço magnético – originado de material de terras-raras (Imagem: Alexey Lebedev/Fotolia)
Algumas de suas aplicações incluem: Ímãs permanentes – os imãs com maior campo magnético conhecidos hoje em dia, são feitos de uma liga de neodímio (Nd2Fe14B). Materiais luminescentes, que são chamados de fósforos, utilizados em TVs e monitores de computador, ou então em laseres. Em análise clínicas é utilizado como contraste em exames por imagem de RMN (Ressonância Magnética Nuclear).
Os ETR podem ser utilizados ainda como catalisadores automotivos e em craqueamento de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...Parece que você caiu e não consegue levantar...Está a ponto de perder o ar...Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.E aí... Você pode mudar a sua vida!Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...Autor ( Lilian Roque de Oliveira )


twitter

Mapa